Ajuda na escolha da guitarra Cort / Les Paul

    Autor Mensagem
    Melmac
    Veterano
    # out/08


    Olá galera, consulto quase que diariamente o forum, mas nunca tinha postado algo. Hoje venho até aki pedir a ajuda de vcs!!

    Bom é o seguinte: estou para comprar uma guitarra no final do ano e estou numa dúvida cruel!
    Estou procurando uma guitarra até R$1000,00 que tenha uma qualidade de som boa, principalmente no quesito " Sustain ", pois gosto de solos com mais "sentimento" no lugar de velocidade. Procuro uma guitarra que não me limite a um único tipo de som, pq não tenho um estilo de som específico. Gosto desde os limpos até os carregados de distorção!
    Eu acho q uma Les Paul seria legal para mim, por possuir o braço colado e oferecer maior sustain (li isso no forum), alem de gostar de solos como do Slash, Zakk... mas tenho meto de sentir falta da alavanca pois tbm gosto de Van Halen, e outros sons q tem alavancadas... (como disse: ñ tenho gosto definido). Minha outra opção seria uma cort x6, q aki no forum tbm falam muito bem dela, pelo custo benefício... versatilidade (por possuir Coil-Tap )... mas falam q essa guitar tem uns pontos fracos como a ponte e um sustain não tão grande como essas Les Paul's " mais baratas".

    As opções seriam: Cort x6 (ou modelo similar), Shelter SX, Les Paul RMV ou condor CLP II.
    OBS: não gosto do modelo strato! minha escolha seria um desses modelos.

    Sei q o sustain depende de uma série de quesitos...mas uma tunada no futuro, trocando (os caps) uma Les Paul dessas em questão sempre vai ganhar em sustain da cort x6? Ou esse lance de braço colado não é regra geral?

    Tataum
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Tataum
    · votar


    maninm, vc tá numa sinouca de bico... se tem sustain, não tem floyd e se tem floyd, não tem sustain....

    o Cort X11 seria uma ótima pedida nesse valor.... (Floyd)

    ou a Condor CLPII, Lesp Paul.... Sustain sem alavanca...

    ó dúvida cruel.... vc ki tem que decidir o que é mais importante, sustain ou alavanca?

    sustain vc pode simular com delay, compressor e uma pancada de outras coisas...

    Melmac
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Melmac
    · votar


    Tataum

    Pow nem fala...

    mas oq conta mais para um bom sustain?
    será que uma x6 com uns caps maneiro, não m oferece isso não?
    achei ela avista por R$650,00
    com o resto da grana da pra dar uma equipada

    guitarclub
    Veterano
    # out/08
    · votar


    creio q uma les paul sempre vai ter mais sustain que uma Cort x6, ainda mais se colocar um captador q tenha bastante sustain!

    não sei se as les pauls mais furrebinhas tem bastante sustain, mas, acho q as dessa faixa de preço tem um bom sustain sim, pois já são de qualidade melhor (feitas na maioria das vzs de mogno, com braço colado, etc...)


    creio q seria o ideal pra vc ter 2 guitarras ;P

    mas como acho q vc não pode comprar as duas agora, hehe:

    acho q a x6 serviria melhor pra tocar algo do estilo de Slash, Zakk, etc, do que uma les paul serviria pra tocar Van Halen, Satriani, etc (pela falta de alavanca, e braço mais grosso, que costuma dificultar na hr dos solos à 50000 bpm...)


    abraços!

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tataum

    Sem floyd = sem sustain??

    É cada coisa que eu leio...

    Melmac

    X-6 com caps top vai ficar uma guita pra vida toda.

    Melmac
    Veterano
    # out/08
    · votar


    PedroShinzato

    Realmente não posso comprar as duas agora... o bolso não tá deixando!! rsrs..

    é, eu estava pensando desse lado tbm ("acho q a x6 serviria melhor pra tocar algo do estilo de Slash, Zakk, etc, do que uma les paul serviria pra tocar Van Halen, Satriani, etc ")

    lendo tbm aki no forum, vi algumas sugestões para melhorar o sustain, como colocar tarraxas com travas e um roller nut...
    esse sistema funciona em um modelo com floyd?

    a x6 tem atras do braço uma " emenda " ( acho q o nome é Scarf-joint ). isso tbm prejudica o som??

    guitarclub
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Melmac
    desculpe se estou falando bobagem, mas q eu saiba a x6 já vem com roller nut (que é aquela pestana com trava, certo?)

    não sei se aquilo dá mais sustain não...

    oq pode te ajudar é pedais q dao mais sustain, como o compression sustainer da Boss..

    abraços!

    Bigtransa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Melmac
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81736333-guitarra-eagle-egt61-s atin-floyd-rose-2-humb-lancamento-2008-_JM

    tudo q vc precisa..... floyd, madeira boa e e construção neck through body (mais sustain).... troca os caps q fica bala....

    Rod Turtle
    Veterano
    # out/08
    · votar


    PedroShinzato
    Não,roller nut é um negócio para aumentar a estabilidade de afinação em stratos,e não poderia ser colocado numa guitarra com floyd.O nut de floyd é locking nut,e não roller.

    Melmac
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bigtransa

    Obrigado pela sugestão!
    Vou dar uma pesquisada no modelo!!!

    Megamedes
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu iria de Condor. Apesar de ter uma guita com Floyd e adorar em todos os quesitos (Sustain, timbre, alavancadas e etc.), não sei se com você iria acontecer a mesma coisa já que o valor é baixo. Ou se não a Cort Viva Gold II, pra mim é a melhor guita com floyd nessa faixa.

    Boa sorte =)

    Melmac
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Quem tiver mais modelos: Ajuda aew Galera!!! :D

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # out/08
    · votar


    mas tenho meto de sentir falta da alavanca pois tbm gosto de Van Halen, e outros sons q tem alavancadas...

    Alavancada não serve pra nada, vai de ponte fixa que você só tem a ganhar.

    Melmac
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Megamedes

    vou de Floyd mesmo!!!
    como disse o PedroShinzato acima, talvez uma Les Paul possa me dificultar para tocar alguns estilos q gosto. O ideal seria ter os dois modelos.

    e atualmende os modelos mais baratos, estão muito diferentes da Gibson... aew não tem graça! rsrs..
    a shelter mudou o modelo... =(
    a mais parecida na minha opinião é a Epiphone

    Slash Hammett
    Veterano
    # out/08
    · votar


    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=213080

    ltd mh 250
    construção neck through body tb
    porem excede um pouco o q vc quer gastar

    Melmac
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Melmac
    · votar


    Pessoal agora vamos la: me ajudem a escolher um modelo com floyd!!!

    Eu quero a princípio, uma guitarra para estudar e tocar em casa mesmo... nada de show por enquanto!

    os modelos a princípio são:
    . Cort x6
    . EAGLE EGT61 ( que nosso amigo citou acima)

    qual seria a melhor?
    a Cort X6 tem o sistema Coil-Tap ...
    a Eagle EGT61 tem o braço inteiriço...

    *outra dúvida que tenho: caso eu escolha a Cort X6, e eu vá mudar os captadores... os caps tem q ser algum modelo específico para esse sistama Coil-Tap? ou qualquer captador pode ser usado nesse sistema, executando a mesma função??

    OBS: alguem sugere mais algum modelo de guitarra????

    Melmac
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Slash Hammett

    po0o0w... excede bastante!! rsrs...
    a princípio "é muita guitarra pra mim"

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Melmac
    Eu tenho uma X6 e estou gostando muito dela. Não tenho parâmetros pra comparar com Les Paul, mas digo que a X6 é bem versátil. Um dia ainda pretendo pegar uma Les Paul - uma Condor CLPII Gold Top, linda!

    Olha, acho que a Eagle EGT é interessante. Se você pegar uma e colocar 2 humbuckers com 4 fios (pra poder fazer o coil tap) e mais um single, você terá uma guitarra com captadores bons e com corpo que dará maior sustain que a Cort. Não sei nada sobre a ponte da EGT, mas estou gostando muito do comportamento da minha ponte, e a da EGT não deve ser longe disso, afinal é tudo Floyd Rose Lic. Pra você ter uma idéia, todo dia antes de finalizar minhas tocanças aqui em casa, fico brincando de fazer harmônicos com a Floyd, e meto a mão mesmo, sem dó, e a bichinha se comporta muito bem.

    Mas se você for louco o suficiente, pode fazer isso:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Alex_Lifeson6.jpg

    Phedoo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Melmac
    Cara, tenho uma X6 tb, quanto a sustain, nao se preocupa muito...é só vc nao dexa a mesma nota soando por uns 15s q é boa...é claro q uma ponte fixa (les paul) iria da mais sustain...mas acho suficiente o da X6.

    Quando fui compra a minha tava na duvida entre uma superstrato (X6) e uma sg (shelter sx)...acabei pegando a floyd por ser mais versatil e mais proximo do q curto tocar (metal mesmo)...a sg fica pra proxima...

    Se vc coloca uns caps tops na X6 (aconselho isso, pq a construçao dela é muito boa) acho q fica animal...a minha ta original ainda, e num tem coisa melhor nessa faxa de preço nao, e vc viu ela por 650 onde? por um acaso foi megadisconildo? (comprei a minha lá, paguei +/- isso tb)

    Nefelibata
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Melmac

    Rapaz eu tenho um X-11 e recomendo demais!

    sobre o sustain... eh relativo, não eh soh a guitarra q dah o sustain... tem várias outras coisas q influenciam tb.

    Por exemplo: amp. bom. Com um amp ruim o sustain fica um lixo. Experiência própria.

    Overdrive/distorção boa, q ofereça sustain sem ter q abusar do drive.

    Mas uma coisa q influencia mto eh o feedback. Oq eh isso? eh o seguinte, se vc tocar em volume baixo o sustain eh beeem menor, mas com um volume alto, o próprio som do amp realimenta a vibração da corda por uma espécie de ressonância. Jah reparou q qdo vc toca uma corda em uma nota, uma outra corda começa a vibrar sozinha? agora imagine um som alto fazendo isso com a guita toda.... fica ótimo.

    Assim eu consigo sustains com minha x-11 tipo da for the love of god sussegado.

    Abraço

    Melmac
    Veterano
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao
    é tudo que precisava!!! resolveria meu problema na boa!!! HAUSEHaue... Les Paul com Floyd é ótima!! :P

    Pow eu não conhecia essa Eagle EGT não... A aparência é muito bonita!! Mas ja dei uma pesquisada no aki no forum, e o pessoal não gosta muito não. Esse lance de gosto, é muito pessoal mesmo... eu resolvi pedir a ajuda de vcs, para talvez" não perder tempo" e ir em busca de um instrumento ja de confiança, até pq, como não tenho um ouvido bem treinado, se eu testar na loja em um ampli foda (q é oq geralmente os vendedores fazem pra encher seus olhos do cliente) posso acabar levando gato por lebre!

    Phedoo
    Não.. vi em duas lojas em Niterói (Studio som João e Cheiro de música) mas somente para venda no site.Mas entrei em contato com a primeira, e me falaram q se eu for na loja, posso comprar ela pelo valor do site (a vista), na loja ela esta com o valor de 840(acho).
    Onde fica megadisconildo? é loja virtual?

    Melmac
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Melmac
    · votar


    Nefelibata

    Mas vc ja chegou a testar a X6?
    eu nunca toquei em nenhuma das duas, mas o pessoal fala aqui q a única diferença é a aparência... é verdade?

    gostaria de saber se isso é realmente verdade, pq acho a X6 bem bonita (a x11 um pouco mais!!) e com a diferença de preço, ja poderia rolar um captadorzinho pra X6.

    Nefelibata
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Melmac

    Então, a x-6 soh vi de perto, a x-11 eu tenho.

    nos modelos até 2007 as diferenças eram:

    A diferença tb tah na construção do braço. Na x-11 são 3 peças de maple, enquanto na x-6 eh uma peça soh. Teoricamente deixa o braço mais estável com 3 peças ao invés de uma apenas.

    E os captadores. Na x-6 são motherbuckers, na x-11 bluebuckers, soh q ambos são bons, vai de gosto.

    marcação na escala da x-11 dente de tubarão, x-6 pontos brancos.

    x-11 top flamedmaple.

    Acho q eh soh :-P.

    nos modelos 2008 pra frente as diferenças são:

    X-11

    CONSTRUCTION Bolt-on
    BODY Basswood w/ flamed maple top
    NECK Maple 3pc, Modern "U" Shape
    NECK WIDTH 1F : 43mm / 24F : 56mm
    NECK THICKNESS 1F : 19mm / 12F : 21mm
    FINGERBOARD
    Rosewood, 15 3/4" Radius (400mm)
    FRET
    24 / Jumbo (2.9mm)
    INLAY
    White Sharp Triangle
    TUNER
    Die cast
    SCALE 25 1/2" (648mm)
    NUT Locking Nut w/ Retainer Bar
    BRIDGE Double locking-II
    PICKUP EMG-HZ OPEN SA1-BBMMSB-EMG-HZ OPEN TB1(H-S-H)


    X-6

    CONSTRUCTION Bolt-on
    BODY Basswood
    NECK 5pc Stripe Reinforcement, Modern "U" Shape
    NECK WIDTH 1F : 43mm / 24F : 56mm
    NECK THICKNESS 1F : 19mm / 12F : 21mm
    FINGERBOARD
    Rosewood, 15 3/4" Radius (400mm)
    FRET
    24 / Jumbo (2.9mm)
    INLAY
    White Dot
    TUNER
    Die cast
    SCALE 25 1/2" (648mm)
    NUT Locking Nut w/ Retainer Bar
    BRIDGE Double locking-III
    PICKUP Bluebucker BBHGB-BBMMSB-BBHGB (H-S-H)
    CONTROL 1vol, 1tone (w/ push pull), 5way s/w

    Cabe a vc dizer se vale a pena a diferença de preço.

    Soh q até agora eu não vi x-11 do modelo novo pra vender.

    Abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nefelibata
    A minha X6 já tem os Bluesbucker, até porque eles são azuis mesmo...

    Melmac
    Esse lance da EGT é um lance mais experimental. Pergunte pro Bertola sobre a construção dela, desprezando o captador e também a ponte. Tu pode gastar R$700 na Eagle, mais R$400 +- nos captadores, aí depois você junta uma grana e coloca uma Gotoh...

    Phedoo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Melmac
    A megadisconildo é uma loja de Duque de Caxias, mas acho q da pra compra pela internet agora, quando eu comprei a minha o sistema deles tava com problema entao comprei por telefone, daqui de SP. Se nao fosse por nao ter a X6 em estoque na epoca, teria chego bem rapido. Da uma procurada ae na net.

    entre X6 e X11 só compensa a X11 se vc nao pretender dar um upgrade nela...pq a construçao é praticamente a mesma, só muda uns detalhes, e a X11 tem o flamed maple...mas eu prefiro a X6 grafite (a minha!), pq acho q a diferença mesmo d uma pra outra sao os caps...

    masc073
    Veterano
    # out/08 · Editado por: masc073
    · votar


    A Cort tem um modelo Cort Z-Custom, com captadores Top Seymour Duncan. Já vi algumas no ML por R$1800,00. Têm um estilo parecido com uma espécie de misto entre Les Paul e PRS. Vi alguns vídeos dela e achei muito boa.
    Recomendo. Acredito que são uma das melhores guitarras para se comprar nessa faixa de preço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Melmac
    Tem modelos da Cort meio parecidos com o estilo PRS, com corpo em mogno e Floyd.

    Melmac
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Melmac
    · votar


    Vlw mesmo galera!!!
    VCs me ajudaram muito!!

    Vou ver se dou um pulo na loja para testar a X6...
    assim q testar, ou se comprar, posto aki para falar pra vcs!

    Abração para todos!

    e mais uma vez: muito obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na escolha da guitarra Cort / Les Paul