Qual guitarra comprar para começar ?

Autor Mensagem
SkyHeart
Veterano
# set/08


Aee galera..
Então eu to para finalizar meu curso de violão ( 3 anos ) sei bastante coisa... mas eu curto msm rock, metal e td mais.. gostaria de saber ql a melhor opção de guitarra ( marca, estilo e td mais ) e amplificador ( marca ) que eu possa comprar para começar a treinar mais... nada tão caro tb.. to em média com uns 500 reais só para a guitarra , qual vcs aconselham para mim começar a pegar mais o jeito da coisa ?

vlw desde de jáa.
abração.

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

com 500 reais pra tocar rock e metal vc vai precisar de captação humbucker, para evitar chiados desgradáveis ao usar distorção.

Nessa faixa de preço acho que vc encontra umas Dolphin Les Paul, Condor RX-30...

viniciuspq
Veterano
# set/08 · Editado por: viniciuspq
· votar


Eu comecei agora tambem e curto rock e metal tb...
Eu tinha comprado uma eagle strato, com 2 single coil, mas quando ouvi uma com double humb. de um amigo fiquei doido...
É exatamente o que o Marcos Borba falou... single coil pra rock e metal não rola...

Eu comprei uma Epiphone Les Paul Special II por R$ 530,00 lá na santa efigenia em sao paulo...
São 2 captadores double humbucker, tem vários reviews dela no youtube.. é só procurar.

O cubo eu peguei um marshall mg10-kk ( tem o mg10-cd tb que é a mesma coisa só muda pintura ) que pra rock e metal não tem melhor. São 10 Watts, pra estudo é excelente. Se a grana pro ampli tiver curta, pega um meteoro nitrous drive, ele parece uma imitação do marshall... dá uma olhada nos 2 no youtube que tem reviews. Tendo uma boa distorção, aí vc nem precisa comprar pedal no começo...

Não se deixe levar pelo que os outros vão dizer nem caia na conversa de vendedor. Forum tem muita gente que entende e tem muita gente que só fala mal pq ouviu falar... E gosto é pessoal.
Teste a guita na hora, ouça o ampli, veja se te agrada... Quem vai tocar é você.

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


Entao..
eu tava pensando em uma stratocaster mas queria saber mais a marca e modelo .. tipo eu n entendo mto dessas digamos assim " configuraçoes" como captador etc.. entao precisava q alguem me explicasse um pouco tb.. eeu to dando uma olhada pelso topicos ae pra ve se achoo esses tipo de coisas.. pq eu vou tocar de td, n sooh rock e metal.. rock nacional, mpb.. de td um poko.. mas n conehço mtos modelos essas coisas entao complica.. pq mtos vendedores apodem acabar me enrrolando saca ? " aa leva essa akii, eh um poko mais barata e compensa" essas coisas e dps eu emf erro, acabao levando uma giutarra lixo rpa casa e tendo q arrumar td hroa.. entende ? =x

ja ouvi falar dessa condor RX-30 em um outro topico dizem q eh boa..

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart
Bom vi que você é iniciante!
Uma dica muito boa é ler as regras, para não criar tópicos repetitivos!
Foram criados tópicos desse tipo recentemente, e com a mesma faixa de preço, da um pulo na busca ou vasculha o forúm de guitarra ae!

Com esse preço, eu recomendaria a SX STT62. Mas como você quer trocar algo mais pesado vai precisar de uma guitarra com humbucker! Eu juntaria mais um pouco (uns 200 ~ 300 reais) e pegaria uma Cort que é uma ótima guitarra.. Nem que fosse usada!

lindoso
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

com 500 reais soh pra gastar na guitarra, vc pega uma bakana

eu t aconselharia a pegar uma sx sst 62, mas como vc vai tokar rock e metal, vc precisaria de um cap humbucker, e ela eh sss


como vc eh iniciante, pega uma condor rx 30, eh ate mais barato

mas vc tbm pode pegar uma les paul sx

eu n sei muitas guitarras, por isso t aconselho a peskisar no mercado livre ou esperar por mais respostas aki msmo


espero ter ajudado
vlw

viniciuspq
Veterano
# set/08 · Editado por: viniciuspq
· votar


Strato eu testei umas Washburn da série X e parecem boas... Tem um modelo que tem 2 double humbucker e um single coil... hsh...

Aí é bem versátil... vc pode alternar quais captadores vai usar pra cada estilo de som.

E essa de vendedor querer te enrolar acaba rolando mesmo. Vai certo do que você vai comprar... e testa pra ver se te agrada...

Use a busca, veja os video reviews no youtube, entenda as diferenças...

Edit
Eu vi no youtube essa cort rx-30 que o pessoal tá recomendando, é no estilo hss ( 1 humb e 2 single coil ), é versátil já q vc quer tocar de tudo e o som parece legal... Agora é só vc ir na loja e testar... Testa várias guitas no mesmo ampli, pq o ampli vai vai fazer diferença...

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

considere basicamente dois tipos de captador:

Bobina Simples (Single Coil) - Estes são captadores com sons bem característicos, apresentam clean muito expressivo, com um overdrive dá pra obter ótimos sons também. Costumam ter um som um pouco mais estalado.

Bobina Dupla (Humbucker e afins) - Estes tem som mais gordo, suportam distorção sem chiados indesejáveis.

OBS: esses não são todos os tipos de captadores existentes, isso na verdade não é nem a ponta do iceberg, mas é algo básico pra saber sobre configurações de caps.

Configurações comuns:

H-H: Dois Humbuckers: configuração mais comum em guitarras Les Paul. Essa possui Humbucker na ponte e no braço. O Humbucker da ponte oferece mais sons médios/agudos. O do braço sons bem graves.

H-S-S: Além do Humbucker na ponte, há um single no braço (belos cleans relativamente graves) e um no meio. É uma configuração muito versátil, talvez a mais versátil dentre as apresentadas aqui. Aparece em stratocaster (custom).

H-S-H: Humbucker no braço, e na ponte. Além disso há um single no meio, o que garante uma opção a mais e maior versatilidade. Costuma aparecer em superstratos.

S-S-S: Um single na ponte, um no braço e um no meio. Geralmente vem em guitarras do tipo stratocaster.

Diferença entre posições de captadores:

Braço: sons mais graves
Meio: sons médios
Ponte: sons agudos

Há a possibilidade de ativar duas posições de captadores, o que "mescla" as características sonoras deles.

Espero ter ajudado. Desculpe qualquer erro ou confusão.

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


GuitarHome

entao kra, peço desculpas por ter criado otro topico assim.
mas eh q se eu falasse algo em otro topico ja usado, dificilmente iria aparecer alguem la denovo pra me responder... entao criei otro. mas peço desculpas...

lindoso

entao kra.. eu vou tocar de td..
maas eu curto msm eh rock e metal saca ?
queria tocar um system, ac/dc, scorpions..
eu curto bastante rock nacional tb como cpm, capital, jota skank e td mais.. de td um poko.. soh garanto a vcs q n irei tocar axé/pagode e samba em uma guitarra...

entao ... uma guitarra q toque de td um poko, n tenha som zuado .. pra ser sincero eu to esperanu final de mes pra juntar com oq eu ja tenho entao eu vou fikar com uns 700 soh rpa guitarra, ai mes seguinte eu compro um ampli de 200 por ae..

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

deu pra dar uma clareada?

viniciuspq
Veterano
# set/08
· votar


entao ... uma guitarra q toque de td um poko, n tenha som zuado .. pra ser sincero eu to esperanu final de mes pra juntar com oq eu ja tenho entao eu vou fikar com uns 700 soh rpa guitarra, ai mes seguinte eu compro um ampli de 200 por ae..

Só não menospreze o a importância do ampli... é melhor balancear.
Experimenta testar uma guita bem fraquinha num ampli fuderoso e depois faz o contrário... pega uma gibson da mais fuderosa e coloca num ampli daqueles de mercado pra vc ver...
Tem ampli baratos e bons... se é pra estudo, não precisa ser um de mais de 15 watts... Pesquisa no forum de amplis.


Toma cuidado com mercado livre tb, tem uns tópicos aqui no forum com dicas pra não ser enrolado.

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


Condor RX-30!

não pegue Eagle (qualidade inferior), Shelter Les Paul (custa uns 800, tá acima do seu orçamento. mas se poder, vá nela!), ou Shelter Strato (só tem captadores single, fica um chiado chato pra tocar com distorção, e rock e metal usa muito distorção!), muito menos Epiphone Special (a linha Special dizem q é horrível, ela é de compensado! mas já a Standard são ótimas =D, porém custam 2 mil). já as Dolphin não sei...

como o MarcosBorba disse, HSS é uma das (se não for A) configuração mais versátil... e a Condor RX-30 é HSS.

e ela custa mais ou menos uns R$350, daí sobra grana pra vc trocar cordas, levá-la no luthier pra regular (muito importante!!), e/ou comprar acessórios (cabo, correia, capa, palhetas...)


abraços!!

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


entao ... uma guitarra q toque de td um poko, n tenha som zuado .. pra ser sincero eu to esperanu final de mes pra juntar com oq eu ja tenho entao eu vou fikar com uns 700 soh rpa guitarra, ai mes seguinte eu compro um ampli de 200 por ae..


cara, não se espante mas é melhor uma guitarra média e um ampli bom do que o contrario

GuitarHome
Veterano
# set/08
· votar


entao kra, peço desculpas por ter criado otro topico assim.
mas eh q se eu falasse algo em otro topico ja usado, dificilmente iria aparecer alguem la denovo pra me responder... entao criei otro. mas peço desculpas...


Precisa pedir desculpas não cara! Sei como é, por ser primeira guitarra você quer o máximo de informações para fazer a "compra certa".
Mas aproveita mesmo com esse tópico aberto, e da um pulo na busca e recolhe umas informações!

Uma coisa que eu te aconselho é não comprar sem testar! Não é porque a galera gosta que você tem que gostar também! Uma guitarra boa para certa pessoa, pode não ser boa para outra pessoa! Por isso aconselho que você teste o máximo de guitarras possíveis nessa faixa de preço!

Outra coisa, porque você não junta mais uma graninha (sei que é foda ficar juntando) e pega uma guitarra mais legal de uma vez? Assim não será preciso trocar ela num futuro tão próximo!

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


MarcosBorba

Ajudou sim kra vlw msm.. agora to sacando os estilos de cap e suas funçoes !..

--


Mas entaao. eeh q assim gente.. eu tenho 16 anos.. eu trampo.. ganho uma grana boaa.. eu tocando violao a 3 anoos. prestes a montar uma bagunça com uma galerinha.. a ansiedade por uma guitarra eh definitivamente imensa.. entao eu achoo q a melhor opçaao eh comprar uma por volta dos 700 ( que eu nao precise trocar por um bom tempo, e q seja de boa qualidade.. ) e no mes segiunte comprar um ampli ( pq ateh eu começar a pega o jeito da coisa ampli nao sera TAO necessario.. posso ligar ela nu som aki em ksa, ter uma qualidade de som baixa mas estarei treinando.. ) daai eu compraria um ampli regular.. nao tao exagerado.. moro em ap tb.. n posso comprar um adoidado neeh.. um de pequeno porte ta de bom tamanho, mas algo de qualidade tb.. que nao deixe o som com baixa qualidade e q o over dele tb fique legal ( sem chiados ) neste caso acredito q a melhor opçao vai ser uma guitarra com cap HSS pelo visto nesse estilo da pra mim tocar de td e com qualidade..

apesar de ser iniciante nao quero algo q eu precise trocar tao cedo.. pq pode ser o barato q saia caro... lembrando tb q junto aos 700 ja pretendo imbutir os acessorios.. capa/cabo ( otra coisa q eu queria saber .. pq ja vi mtos cabos de má qualidade, apesar de o fato dele funcionar bem ou nao eh questao do dono cuida... mas msm assim, ql eeh uma marca boaa de cabo ? ) .. palheta ( é o de menos a se imbutir nesse orçamento e eu ja tenho =x )...

boom tb lembrando q a guitarra deve ser agradavel em seu desing.. a stratocaster eu gosto mto.. as cores eu n seei se da para mim escolher, como funciona isso ?

diante disso q eu disse agora..
ql vcs aconselham ?

agradeçendo dnv tds q ja me ajudaraam ae .
vlw msm xD

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

esse amplificador é ótimo para tocar em casa (apenas em casa, já que tem pouquíssima potencia):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78590949-amplificador-fender-ch ampion-600-valvulado-5-watts-novo--_JM

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


Kraa eu to com uma guita do meu primo aki em ksa.. ela eh uma Dolphin sooh n sei q marca apenas com um cap na ponte.. acho q eh single pq com o over do ampli fica um poko chiado.. nao eh tao ruin ela.. ma so desing n em agrada mtoo nao.. eh bem parecido com uma strato mas nao eh ela.. xD o ampli eh da fender .. squier sp.10 algo assim.. eh de pekeno porte dgamos q por votla de 25x25cm ... nao eh tao ruim, e acho q n foi tao kro..

mas alguem ae concorda em eu comprar uma guita por volta dos 700 e dps um apli.. por volta dos 200/250 .. aa otra coisa.. o ampli de qnts watts ? tipo eu to em apto.. mas começo do ano q vem vou me mudar pra casa denovo ( e tem um estudio bem do lado mano.. vai ser foda ushush xD ) .. entao ql seria o ideal de watts.. 10/15 ? ..

e vem ca..
qual eh o mais apropriado ja q vou tocar de td..

uma stratocaster SSS , qual marca ?
oou uma condor rx-30 HSS ?

e a respeito das cores da giuta.. como funciona ?

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

compra um de uns 15~20w. Bom, o recomendável é ter um amp no mínimo razoável. Se não der, compre uma placa de som boa pro seu computador e toque usando algum simulador de amp (Amplitube por exemplo).

Eu tenho um amp de 200 reais e digo: é terrível. Os timbres não se definem, os sons limpos ficam embolados em bases...

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

para começar é bom uma guitarra o mais versátil o possível. Como vc não conhece muito de guita é bom começar com a rx30 (pois é mais versátil). Mais pra frente, quando vc estiver certo do que vc quer, vc compra uma guitarra pra ficar mais tempo com ela.

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


entao..

mas assim, kra n to pensando em trocar tao cedo saca ?
se der pra continuar com essa por uns 5 anos ta de boa suhsuhsuh xD

por isso to querendo uma de uns 600 por ae..
pra mim poder pega os eskema e continuar com ela bastante tempo..
aai eu compro uma giuta boa.. e mais pra frente um ampli bom tb.. nem q seja de 300/400 .. sooh vou ter q esperar mais..

aai pedal/pedalera, isso seria mto mais pra frente, quando eu tiver beem razoavel na guita.. ai sim..
aa otra coisaa .. em caso de eu querer alavanca.. q eu qro ...
toda guitarra tem ? como eh isso ae ?

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

basicamente tem dois tipos de pontes com alavanca:

Tremulo: dá pra fazer umas alavancadas leves e alguns vibratos
A regulagem desse tipo de ponte é simples

Floyd rose: é desse tipo de ponte que caras como Joe Satriani usam. Contudo ela tem uma regulagem geralmenta enjoada. Necessita levar em luthier com maior frequencia. Porém ela permite alavancadas brutais (quando a ponte é de boa qualidade, o que custa $$)

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


outra coisa, com pontes tipo floyd Rose, vc vai precisar de tarraxas de boa qualidade e isso também custa $$

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


Hehe..

pelo q eu rpetendo apgar ( 700/600 ) vou pegar uma strat ou les paul..

agora elas tem q ser HSS neeh ?

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

Les paul eh HH

Algumas stratos são HSS

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


não sei se vc sabe mas, um Humbucker é assim:

http://www.gibson.com/press/gear/PICKUPS/Humbucker_db.jpg

ou assim:

http://cachepe.zzounds.com/media/quality,85/brand,zzounds/fit,400by400 /Humbucker_gold-7507290e1faa46e44e2d86970b206b42.jpg

e um Single Coil é assim:

http://www.seymourduncan.com/images/products/electric/stratocaster/SSL -6.jpg

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


acho q vai ser uma stratocaster msm com cap HSS .. modelo vcs aconselham a condor rx 30 .. voou dar uma olhada..

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

realmente eu conheço poucos modelos de guitarra, mas dá uma olhada na busca do fórum que vc deve achar alguma coisa com esse tipo de captação.

Quanto à alavanca eu acho que não é muito negócio arrumar guitarra com floyd rose no começo pois pode dar bastante dor de cabeça (caso não haja um luthier por perto)

guitarclub
Veterano
# set/08 · Editado por: guitarclub
· votar


SkyHeart
como o MarcosBorba já disse (vou só adicionar info, hehe):
les pauls são HH (dois humbuckers), e stratos são SSS (tres singles) e algumas HSS (um humbucker, dois singles)

stratos tem ponte tremolo, e les pauls tem ponte fixa (sem alavanca).

na verdade existem les pauls com alavanca, mas são bem mais caras e bem mais dificeis de se achar...

Quanto à alavanca eu acho que não é muito negócio arrumar guitarra com floyd rose no começo pois pode dar bastante dor de cabeça (caso não haja um luthier por perto e caso não tenha bastante dinheiro pra ficar mandando a guita pro luthier frequentemente) (2)

pega uma com ponte tremolo (strato), captaçao HSS, ou uma les paul (ponte fixa, captação HH)

acho que é mais negócio vc pegar a strato, hehe.

vai na busca, etc, procure por alguma strato HSS na faixa de preço q vc poder pagar...
abraços!

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


SkyHeart

essa pode ser uma boa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80851964-guitarra-ibanez-grx-14 0-bk-_JM

SkyHeart
Veterano
# set/08
· votar


Tendi..
eeh achoo q vai ser uma strato HSS ..

voud a ruma olha nas condor..
dolhpin.. ibanez.. e tals.. a que tiver esse tipo de captaçao e com o preço dentro do meu orçamento e tiver boa qualidade e me agradar eu pego.. xD

.. soh um detalhe.. vale a pena comprar akeles afinadores.. tipoo eu sei afinar maas eu n soou mtoo bom n.. smepre sai algo errado e n consigo arrumar xD ..

alavancar meeu, coisa normal msm.. a q vem junto coma guita sooh rpa fazer uma brincadeirinha.. n quero anda de tao profissional nao.. ampli tb. um razoavel q n me de problemas xD ..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual guitarra comprar para começar ?