Reforma Ibanez EX350 - Paf Pro + Evolution

    Autor Mensagem
    duchoi
    Veterano
    # set/08 · Editado por: duchoi


    E ae galera do fórum,

    Há um tempo atrás eu tinha postado sobre a compra da minha EX350 (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/185018/).
    Dei uma pesquisada geral na guitarra, e parece que a minha foi uma edição que foi fabricada somente até 1994, ou seja, com certeza a guitarra tem mais de 14 anos!
    Pois bem, depois de muuuito pensar vou finalmente fazer a sonhada reforma que consiste em:

    - Ponte Gotoh cromada;
    - Captador Dimarzio Evolution (ponte);
    - Captador Dimarzio Paf Pro (braço);
    - Captador Sound Texas Custom (meio);
    - Repintura para branco, escudo branco;
    - Refazer a parte elétrica.

    Vou gastar por volta dos 1100 reais, visto que o Paf Pro está atualmente na ponte e vou mudá-la para a posição do braço. Acham que é uma boa combinação?

    Ah sim, cotei com vários luthiers e o que me pareceu mais honesto e confiável foi o José/André do DEMILA MUSIC, uma luthieria que fica no metro São Bento (SP). Eles dão 15 dias pra fazer o serviço e 3 meses de garantia, com nota fiscal e tudo. Achei que ficou bem em conta.
    Alguém conhece esse luthier?

    Enfim, queria algumas opiniões com relação à reforma em geral, tipo preço, captadores, cor da guitarra, etc.

    Bom, fico no aguardo. Abraços!

    Bigtransa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    esse texas custom não vi no site da malagoli..... vc vai fazer de acordo com suas especificações? acho q tem tudo pra ficar bom....

    Douglas_
    Veterano
    # set/08
    · votar


    duchoi
    Enfim, queria algumas opiniões com relação à reforma em geral, tipo preço, captadores, cor da guitarra, etc.

    Opa, eu tbm reformei minha guitarra, quase completamente, fora pintura, se quiser dar uma olhada veja este tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/146734/

    Eu posso falar sobre o Evolution. O do Braço é tem um timbre bem gordo, com ganho médio-alto.

    O da ponte tem muito ganho, muito mesmo, é recomendado pra guitarristas experientes (que não é o meu caso), pois capta tudo (principalmente os erros). Mas em compensação quem aprende a usá-lo consegue efeitos e timbres muito bons. Ele é um captador que uso desde clean a distorção pesada, mas é bastante agudo e tem um timbre peculiar.

    Mas se atente para o fato de que ter captadores top o resto do equipamento não acompanhar pode ocasionar frustrações.

    abç

    Sabak
    Veterano
    # set/08
    · votar


    duchoi
    É tipo, nunca usei o Evo na minha guita! Sempre tive vontade, mas não oportunidade! :P

    Mas já toquei em várias guitas que tem EVO na ponte, e gostei bastante do cap. eu recomendo! Mas vai saber! depende muito de gosto cara.

    Mas me diga, porque quer repintar sua guitarra??

    duchoi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mas me diga, porque quer repintar sua guitarra??

    Cara, você não tem noção do estrago que o antigo dono fez nela. Hahahaha
    Pintura toda rachada, até sem tinta na parte de trás, marcas e buracos. Sem falar que a cor dela é feiinha. Acho que toda branca, com headstock e captadores pretos, com ferragens cromadas vai ficar legal.

    Mas se atente para o fato de que ter captadores top o resto do equipamento não acompanhar pode ocasionar frustrações.

    Ah sim, tenho plena consciência disso.
    Aqui em casa não dá pra tirar um som legal, mas nos treinos da igreja e da banda tem uns amps legais. Haha
    Acho o som do Evo da hora. Realmente tem essa característica de pegar tudo que vc toca num som super limpo e agudo.

    duchoi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Up!

    Chegou essa semana as tarraxas Gotoh (sem trava), knobs Gotoh e o Dimarzio Evolution bridge.

    Tava dando uma olhada nos reviews e posts sobre esse captador e agora fiquei com medo de ele ser "alto" demais comparado ao Paf Pro.
    Já tinha testado numa Jem 555 na loja e ele é bem estridente mesmo. Não cheguei a tocar com acompanhamento (banda) mas to com medo que ele fique sobresaído demais.
    Será que vale a pena trocá-lo pelo Evo2?

    Bom, o importante é que só falta eu conseguir o dinheiro da ponte pra iniciar a reforma (estagiário é fogo! HAHA).

    TakeN
    Veterano
    # out/08
    · votar


    duchoi
    - Ponte Gotoh cromada;

    cara, juro que não é pra te desanimar. um amigo meu colocou uma ponte dessas numa guitarra igual à sua, não durou 3 meses. ARREBENTOU com a madeira onde ficam presos os pivôs da ponte.

    esse basswood coreano é muito frágil, excelente pra uma ponte EDGE III, mas pra colocar uma ponte mais firme que exige mais de estrutura, na boa, esquece.

    Lembrando que para colocar essa ponte nessa guitarra o luthier precisará fazer um belo corte dentro da guitarra pra que ela fique ajustada. não sei se você contou com isso, mas esse serviço não é muito barato, acho que tá em torno de 100 à 150 reais.

    com todo esse dinheiro gasto se você juntasse com o dinheiro referente à venda dessa guitarra você poderia comprar uma excelente guitarra já.

    a ponte pode até ficar boa, mas não dura não viu, e garanto que é aterrorizante você estar tocando com sua guitarra bonitinha e a ponte sair com pivôs e tudo, tirando o fato de que as molas vão exercer grande pressão na madeira onde ficam os parafusos do "spring holder", que provavelmente irá quebrar também.

    na minha opnião não compensa, e tenho certeza que se vc perguntar a um bom luthier ele dirá algo parecido (se ele for honesto e não estiver louco atrás de serviço)

    abraço.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    TakeN
    estranho isso...não sabia, tipo não tou dizendo q eh mentira, um amigo meu comprou uma condor gx50 vintage, a madeira onde a ponte vinha presa (ponte de dois pivôs estilo american standard) apodreceu aí saiu os parafusos do jeito q vc disse, pq o basswood da guitarra dele parece ser meio vagabundo...mas com ibanez eh a primeira vez q ouço isso, ateh pq sei de muitas pessoas q compram uma ibanez rg350 e põe um floyd rose gotoh e fica bem legal, a única modificação eh q tem q tirar a tampinha de trás da guitarra, fora isso, fica perfeito...

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tenho uma ex370 de 1991!

    pus a gotoh ficou otima
    tenho um superdistortion na ponte tb
    !!

    duchoi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    cara, juro que não é pra te desanimar. um amigo meu colocou uma ponte dessas numa guitarra igual à sua, não durou 3 meses. ARREBENTOU com a madeira onde ficam presos os pivôs da ponte.
    Fiquei até com medo agora cara, até mandei um email pro luthier que vai fazer o trabalho pra verificar essa informação.
    Talvez até valha a pena pra mim fazer um corpo novo se isso for verdade.

    Mas queria saber do captador, será que essa combinação fica legal? (Paf Pro + Evo)

    TakeN
    Veterano
    # out/08
    · votar


    edilsonaragaojr
    tipo, não é questão de ser uma "Ibanez", como todas as marcas de qualquer coisa tem produtos bons, medianos e ruins. Se fosse uma Ibanez japonesa em Alder por exemplo, isso seria impossível acontecer. Mas as guitarras coreanas e indonesianas da Ibanez não tem um alto padrão de qualidade como as do japão, isso já percebe-se pelo acabamento. Se você olhar em volta do jack do cabo da minha JEM333 indonesiana você verá como o acabamento deixa à desejar, a pintura naquela região por exemplo ficou mal-feita.

    ainda mais dizem que as guitarras coreanas são feitas de compensado de madeira revestida com um top de basswood, aí não tem guitarra que aguente uma GOTOH mesmo, graças a deus não é o caso da minha.

    sobre ter que tirar a tampa não sei não cara, meu amigo que eu disse (é meu professor na verdade) não teve que tirar a tampa não, a unica coisa é que o luthier teve que fazer uma adaptação com cortes na madeira pra ficar certinho, por fora não se vê nada, mas por dentro a guitarra fica modificada.

    essa da madeira apodrecer eu nunca presenciei =\ a dele quebrou apenas.

    busterchair
    qual o país de fabricação dessa guitarra? mesmo se for coreana ou indonesiana fazem 17 anos que ela foi fabricada (nasceu comigo praticamente a guitarra ahahaha), não sabemos como eram fabricadas as guitarras das fábricas secundárias da ibanez naquela época, sei que as de hoje em dia são bem lucrativas pra ibanez, mão-de-obra barata, produtos de baixa qualidade e caaaaaaras!

    TakeN
    Veterano
    # out/08
    · votar


    duchoi
    Talvez até valha a pena pra mim fazer um corpo novo se isso for verdade.

    cara, na boa, você estará montando uma guitarra nova praticamente, onde só a madeira do braço e os trastes serão originais oO
    seria bem melhor mandar fazer uma guitarra "neck through body" com um luthier bom ou comprar uma guitarra mais foda (nem que seja usada) do que fazer isso, posso até não tocar bem, mas tenho experiência nisso.

    e verdade é ... isso realmente aconteceu, mas é o que eu disse, tem gente que fica com uma GOTOH a vida inteira numa guitarra dessas, e tem pessoas que tem a má sorte da ponte quebrar a guitarra (e nao foi só com o meu professor que aconteceu isso, já vi outros casos aqui mesmo na minha cidade)

    se quiser te mando fotos da guitarra, isso aconteceu semana passada. juro que posto aqui as fotos se voce pedir.

    bom, talvez o luthier aja de má fé falando que é mentira, afinal quanto mais serviço pra ele melhor, e alguns luthiers depois da cagada dizem : "o risco era seu, eu fiz meu trabalho corretamente, sua guitarra que não suportou"

    Mas queria saber do captador, será que essa combinação fica legal? (Paf Pro + Evo)

    eu prefiro o Paf Joe (é o Paf Pro com as modificações do Joe Satriani, dá um som mais gordo, muito mais bonito e não é caro, acredito que seja o mesmo preço que o Evolution)

    e sobre o Evolution eu acho um captador chato, achei o timbre dele muito "artificial".

    eu optei pelos captadores :
    Seymour Duncan JB (ponte)
    Seymour Duncan 59' (braço)
    captador single do meio desligado e esquema de push-pull com os dois humbuckers (vc precisa comprar uma chave seletora de 3 posições e alguma coisa a mais da parte elétrica, mas isso o luthier pode fornecer pra você como parte do serviço)

    muitos dizem que essa combinação da Seymour Duncan é perfeita e muito versátil, eu acredito que sim, uso e não troco esses captadores por nada.

    duchoi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    TakeN
    seria bem melhor mandar fazer uma guitarra "neck through body" com um luthier bom ou comprar uma guitarra mais foda
    Isso não é verdade. Se eu fosse fazer uma guitarra inteira não sairia por menos de 1000, isso sem contar pintura e instalacões do hardware. Estou esperando o orcamento ainda, mas fica por volta de 300 a 400 reais o corpo em madeira nobre. Disse isso pq a pintura vai me custar 250 reais.

    eu prefiro o Paf Joe
    Na verdade se vc não leu acima, eu tinha o paf pro quando peguei a guitarra.

    E realmente é um som meio artificial, mas eu gosto muito do agudo estalado do Evo; só não sei se fica boa na madeira da minha ibanez. =]

    john_joao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    esse basswood coreano é muito frágil, excelente pra uma ponte EDGE III, mas pra colocar uma ponte mais firme que exige mais de estrutura, na boa, esquece.


    como assim? que asneira...

    pode ser que a madeira dessa guitarra em especial esteja fragilizada, mas não existe essa de uma floyd rose de mais qualidade exigir mais de uma madeira que outra!

    TakeN
    Veterano
    # out/08 · Editado por: TakeN
    · votar


    john_joao
    não existe essa de uma floyd rose de mais qualidade exigir mais de uma madeira que outra!

    agora eu que é digo, que asneira.
    você já lixou uma RG coreana ou japonesa? se fizer isso ou ver pessoalmente vai entender do que estou falando. ou você acha que a pressão exercida pelas pontes são todas iguais?

    john_joao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    TakeN

    ou você acha que a pressão exercida pelas pontes são todas iguais?



    a pressão não é exercida pela ponte!

    e sim pelas molas e cordas!

    john_joao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    se eu pegar uma gotoh e uma pont x usando mantendo exatamente as caracteristicas na guitarra(corda, afinação, molas e etc.), o maximo que pode haver é uma diferença na distribuição dessa pressão, e nada mais.

    khenshyo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    rapaz...

    tem muita gente que usa RG350DX com ponte GOTOH sem nenhum problema... agora seu amigo pode ter tido azar no caso citado acima.

    e se não me engano o Ozielzinho usava uma GOTOH na sua RG350DX ^^

    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma Ibanez EX350 - Paf Pro + Evolution