Solução pra Ressonância em Floyd Rose: tens tesoura e canudinho?

Autor Mensagem
Douglas_
Veterano
# set/08 · Editado por: Douglas_


Galera FCC, apresento agora o upgrade mais barato que já fiz na minha guitarra.

Histórico:
Já notou que em guitarras equipadas com Floyd Rose quando é tocado um power chord com Palm Mute e distorção pesada parece que tem uma espécie de reverb depois a cada palhetada? O som fica meio sem definição.

Se não notou ou é sortudo ou ainda não prestou atenção.

O vilão
Esse problema acontece devido a ressonância na cavidade das molas. E quem causa essa ressonância são justamente elas: as molas. Elas vibram junto com a guitarra, mas essas vibrações não param ao mesmo tempo que as cordas são abafadas, causando o efeito (ou defeito) descrito anteriormente.

A solução:
Tiras as molas... er.... não sejamos radicais.

Na verdade existem diversas soluções. O Steve Vai, por exemplo, usa lenços de papel enfiados na cavidade das molas, mas fica um tanto quanto deselegante. Na minha opinião a melhor solução é essa:

http://www.youtube.com/watch?v=CJnAbPrmJNA


Na falta da mangueirinha, utilizei canudos de plástico desse tipo:

http://www.mbembalagens.com.br/images/277.jpg

O único problema é que diâmetro dos canudos é maior que o das molas, resolvido facilmente dobrando os canudos ao meio.

Faça o teste, coloque em uma mola e compare a vibração dela com a que está sem canudo.

Resultado

Ficou PERFEITO!! Sem vibrações!

O timbre ficou bem mais definido!


FCC também é cultura!!

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Douglas_
Se não tivesse o maldito "back-box" isso, e muitas outras coisas, não aconteceriam.
Abç

Nefelibata
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_

Rapaz, vou tentar isso qdo chegar em casa e ver o q dá!

Abraço

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas se não existisse o "back-box" como funcionaria a Floyd?? =S

Talvez se os fabricantes já colocassem os "canudinhos" na fase de montagem...

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Nefelibata
Rapaz, vou tentar isso qdo chegar em casa e ver o q dá!

Fiquei pensando nisso a tarde toda... assim que cheguei em casa corri pra comprovar.

Não esqueça de postar os resultados aqui. Eu ia gravar um som com o antes e o depois, mas depois que coloquei os canudos deu preguiça de tirar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
Funcionaría com se deve, mantendo-se a sua principal função, para aquilo que ela foi originalmente desenvolvida, proporcionar maior estabilidade de afinação com o uso da alavanca.
Abç

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Funcionaría com se deve, mantendo-se a sua principal função, para aquilo que ela foi originalmente desenvolvida, proporcionar maior estabilidade de afinação com o uso da alavanca.

Mas quem vibra são as molas. Tudo bem que elas ficam dentro da cavidade sem nada pra evitar as vibrações, mas sem o "back box" as molas ficariam "enterradas na madeira" e isso prejudicaria a manutenção. Certo? Ou falei besteira?

abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
Cara, vc já percebeu como é uma ponte Fender comum... Pois é...
Como a base da ponte estaria pousada sobre o tampo, as molas não vibrariam tanto, evitando esse problema.
Abç

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Humm... saquei... mas agora só se alguém vier com um design novo baseado na ponte da Fender. Agora quem tem Floyd pode tentar remediar.

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_
Como eu disse antes, basta não ter o "back-box", como nas Fenders Ritchie Sambora ou nas Peavey Wolfgang.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Olha pessoal, isso só reforça uma idéia minha: fazer um estudo sobre o sistema de ponte flutuante.

Faço Engenharia Mecatrônica (na prática, 60% Mecânica e 40% Eletrônica/Computação/Automação) e daqui uns 2 anos (ou 3, ou 4, ou 5...) eu me formo. Penso em fazer um TCC sobre a estabilidade das pontes flutuantes. A idéia inicial seria estudar uma ponte tipo Floyd Rose e analisar o que influi na estabilidade dela, e quiça propor algumas alterações para torná-la melhor sem gastar muito.

Prometo que se eu conseguir melhorar a Floyd Rose, eu vendo a vocês a preços módicos... hauhauahuauhaa

Manubio
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
tu faz POLI num faz???

vo tentar fazer o esquema do canudo aqui tb pra ver como fica...

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Manubio
vo tentar fazer o esquema do canudo aqui tb pra ver como fica...

Só não esqueça de postar o resultado depois, blz.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
A idéia é boa, mas não precisa tanto, basta eliminar o 'back-box"...
Abç

marcioguita
Veterano
# set/08
· votar


Canudo é simples e deve melhoar sim! vou colocar....
VLW pela ideia :)

The Root Of All Evil
Veterano
# set/08
· votar


Assim que li o tópico fui lá fora e cortei uns tubos de borracha q encaixaram certinho dentro das molas e coloquei.
No teste de dar petelecos nas molas deu uma grande diferença o antes e o depois, no som eu senti também uma diferença mas não sei se é efeito psicológico ou sei lá, depois vou fazer um teste melhor tirando e colocando as borrachas novamente.

Sabak
Veterano
# set/08
· votar


Dahora cara!
eu já tinha percebido esse digamos "defeito" em guitarras com Floyd, mas muitas vezes pensei que era frescura minha e/ou nem pensei em procurar alguma solução!

Muito legal mesmo!

Só tenho que colocar em ação o plano de "assalto ao Macdonald's" e levar os canudos comigo! xDD

Soulface
Veterano
# set/08
· votar


Já vi isso aqui no fórum há alguns anos...

Zandor
Veterano
# set/08
· votar


Só tenho que colocar em ação o plano de "assalto ao Macdonald's" e levar os canudos comigo! xDD

Eu acho que o canudo é diferente, tem que ser aquele de borracha do vídeo ou serve esses aí de beber?

Sabak
Veterano
# set/08
· votar


The Root Of All Evil
Faz o teste cara!
depois posta suas conclusões aqui de novo!

:P

Sabak
Veterano
# set/08
· votar


Zandor
Ah cara! pra falar a verdade eu não sei!

mas o link da foto que o Douglas_ passou, é igual aos do Mac.. oõ

http://www.mbembalagens.com.br/images/277.jpg

...
pelo menos me paraceu! :P

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


Zandor
Eu acho que o canudo é diferente, tem que ser aquele de borracha do vídeo ou serve esses aí de beber?

Pode usar canudo de beber mesmo, o importante é não deixar as molas vibrarem.

Sabak
Dahora cara!
eu já tinha percebido esse digamos "defeito" em guitarras com Floyd, mas muitas vezes pensei que era frescura minha e/ou nem pensei em procurar alguma solução!


Eu achava que era defeito na pedaleira... sério mesmo! ahuahauha

Mas testa mesmo e depois posta aqui.

abc.

Douglas_
Veterano
# set/08 · Editado por: Douglas_
· votar


Soulface
Já vi isso aqui no fórum há alguns anos...

Mas isso é coisa antiga mesmo, se não me engano, Dimebag tbm usava um lance pra parar as vibrações da ponte dele, mas não era nas molas.

Douglas_
Veterano
# set/08
· votar


up!!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Manubio
Sim.

Manubio
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
eu tb cara...q ano?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Manubio
3º da mecatrônica. E tu?

Que emocionante, nerds se econtrando no mundo real.... hauhauuahuauaha!

suply2002
Veterano
# set/08
· votar


Douglas_


ARREPIOU!!! muito bom... vou fazer isso na minha STRATO...

Esse caninho vende no depósito por metro.

=)

Manubio
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
eh, so bixo ainda....

Tio Frank
Veterano
# set/08
· votar


perfeito, funcionou com os canudinhos e nem eram esses ai dobráveis, era uns vagabundenhos daqui de casa mesmo .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solução pra Ressonância em Floyd Rose: tens tesoura e canudinho?