Autor |
Mensagem |
Douglas_ Veterano |
# set/08 · Editado por: Douglas_
Galera FCC, apresento agora o upgrade mais barato que já fiz na minha guitarra.
Histórico: Já notou que em guitarras equipadas com Floyd Rose quando é tocado um power chord com Palm Mute e distorção pesada parece que tem uma espécie de reverb depois a cada palhetada? O som fica meio sem definição.
Se não notou ou é sortudo ou ainda não prestou atenção.
O vilão Esse problema acontece devido a ressonância na cavidade das molas. E quem causa essa ressonância são justamente elas: as molas. Elas vibram junto com a guitarra, mas essas vibrações não param ao mesmo tempo que as cordas são abafadas, causando o efeito (ou defeito) descrito anteriormente.
A solução: Tiras as molas... er.... não sejamos radicais.
Na verdade existem diversas soluções. O Steve Vai, por exemplo, usa lenços de papel enfiados na cavidade das molas, mas fica um tanto quanto deselegante. Na minha opinião a melhor solução é essa:
http://www.youtube.com/watch?v=CJnAbPrmJNA
Na falta da mangueirinha, utilizei canudos de plástico desse tipo:
http://www.mbembalagens.com.br/images/277.jpg
O único problema é que diâmetro dos canudos é maior que o das molas, resolvido facilmente dobrando os canudos ao meio.
Faça o teste, coloque em uma mola e compare a vibração dela com a que está sem canudo.
Resultado
Ficou PERFEITO!! Sem vibrações!
O timbre ficou bem mais definido!
FCC também é cultura!!
Abraços
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
Douglas_ Se não tivesse o maldito "back-box" isso, e muitas outras coisas, não aconteceriam. Abç
|
Nefelibata Veterano |
# set/08
· votar
Douglas_
Rapaz, vou tentar isso qdo chegar em casa e ver o q dá!
Abraço
|
Douglas_ Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Mas se não existisse o "back-box" como funcionaria a Floyd?? =S
Talvez se os fabricantes já colocassem os "canudinhos" na fase de montagem...
|
Douglas_ Veterano |
# set/08
· votar
Nefelibata Rapaz, vou tentar isso qdo chegar em casa e ver o q dá!
Fiquei pensando nisso a tarde toda... assim que cheguei em casa corri pra comprovar.
Não esqueça de postar os resultados aqui. Eu ia gravar um som com o antes e o depois, mas depois que coloquei os canudos deu preguiça de tirar.
|
|
# set/08
· votar
Douglas_ Funcionaría com se deve, mantendo-se a sua principal função, para aquilo que ela foi originalmente desenvolvida, proporcionar maior estabilidade de afinação com o uso da alavanca. Abç
|
Douglas_ Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Funcionaría com se deve, mantendo-se a sua principal função, para aquilo que ela foi originalmente desenvolvida, proporcionar maior estabilidade de afinação com o uso da alavanca.
Mas quem vibra são as molas. Tudo bem que elas ficam dentro da cavidade sem nada pra evitar as vibrações, mas sem o "back box" as molas ficariam "enterradas na madeira" e isso prejudicaria a manutenção. Certo? Ou falei besteira?
abraço.
|
|
# set/08
· votar
Douglas_ Cara, vc já percebeu como é uma ponte Fender comum... Pois é... Como a base da ponte estaria pousada sobre o tampo, as molas não vibrariam tanto, evitando esse problema. Abç
|
Douglas_ Veterano |
# set/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Humm... saquei... mas agora só se alguém vier com um design novo baseado na ponte da Fender. Agora quem tem Floyd pode tentar remediar.
Abraço.
|
|
# set/08
· votar
Douglas_ Como eu disse antes, basta não ter o "back-box", como nas Fenders Ritchie Sambora ou nas Peavey Wolfgang. Abç
|
erico.ascencao Veterano |
# set/08
· votar
Olha pessoal, isso só reforça uma idéia minha: fazer um estudo sobre o sistema de ponte flutuante.
Faço Engenharia Mecatrônica (na prática, 60% Mecânica e 40% Eletrônica/Computação/Automação) e daqui uns 2 anos (ou 3, ou 4, ou 5...) eu me formo. Penso em fazer um TCC sobre a estabilidade das pontes flutuantes. A idéia inicial seria estudar uma ponte tipo Floyd Rose e analisar o que influi na estabilidade dela, e quiça propor algumas alterações para torná-la melhor sem gastar muito.
Prometo que se eu conseguir melhorar a Floyd Rose, eu vendo a vocês a preços módicos... hauhauahuauhaa
|
Manubio Veterano |
# set/08
· votar
erico.ascencao tu faz POLI num faz???
vo tentar fazer o esquema do canudo aqui tb pra ver como fica...
|
Douglas_ Veterano |
# set/08
· votar
Manubio vo tentar fazer o esquema do canudo aqui tb pra ver como fica...
Só não esqueça de postar o resultado depois, blz.
|
|
# set/08
· votar
erico.ascencao A idéia é boa, mas não precisa tanto, basta eliminar o 'back-box"... Abç
|
marcioguita Veterano |
# set/08
· votar
Canudo é simples e deve melhoar sim! vou colocar.... VLW pela ideia :)
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# set/08
· votar
Assim que li o tópico fui lá fora e cortei uns tubos de borracha q encaixaram certinho dentro das molas e coloquei. No teste de dar petelecos nas molas deu uma grande diferença o antes e o depois, no som eu senti também uma diferença mas não sei se é efeito psicológico ou sei lá, depois vou fazer um teste melhor tirando e colocando as borrachas novamente.
|
Sabak Veterano |
# set/08
· votar
Dahora cara! eu já tinha percebido esse digamos "defeito" em guitarras com Floyd, mas muitas vezes pensei que era frescura minha e/ou nem pensei em procurar alguma solução!
Muito legal mesmo!
Só tenho que colocar em ação o plano de "assalto ao Macdonald's" e levar os canudos comigo! xDD
|
Soulface Veterano |
# set/08
· votar
Já vi isso aqui no fórum há alguns anos...
|
Zandor Veterano |
# set/08
· votar
Só tenho que colocar em ação o plano de "assalto ao Macdonald's" e levar os canudos comigo! xDD
Eu acho que o canudo é diferente, tem que ser aquele de borracha do vídeo ou serve esses aí de beber?
|
Sabak Veterano |
# set/08
· votar
The Root Of All Evil Faz o teste cara! depois posta suas conclusões aqui de novo!
:P
|
Sabak Veterano |
# set/08
· votar
Zandor Ah cara! pra falar a verdade eu não sei!
mas o link da foto que o Douglas_ passou, é igual aos do Mac.. oõ
http://www.mbembalagens.com.br/images/277.jpg
... pelo menos me paraceu! :P
|
Douglas_ Veterano |
# set/08
· votar
Zandor Eu acho que o canudo é diferente, tem que ser aquele de borracha do vídeo ou serve esses aí de beber?
Pode usar canudo de beber mesmo, o importante é não deixar as molas vibrarem.
Sabak Dahora cara! eu já tinha percebido esse digamos "defeito" em guitarras com Floyd, mas muitas vezes pensei que era frescura minha e/ou nem pensei em procurar alguma solução!
Eu achava que era defeito na pedaleira... sério mesmo! ahuahauha
Mas testa mesmo e depois posta aqui.
abc.
|
Douglas_ Veterano |
# set/08 · Editado por: Douglas_
· votar
Soulface Já vi isso aqui no fórum há alguns anos...
Mas isso é coisa antiga mesmo, se não me engano, Dimebag tbm usava um lance pra parar as vibrações da ponte dele, mas não era nas molas.
|
Douglas_ Veterano |
# set/08
· votar
up!!
|
# set/08
· votar
Manubio Sim.
|
Manubio Veterano |
# set/08
· votar
erico.ascencao eu tb cara...q ano?
|
# set/08
· votar
Manubio 3º da mecatrônica. E tu?
Que emocionante, nerds se econtrando no mundo real.... hauhauuahuauaha!
|
suply2002 Veterano |
# set/08
· votar
Douglas_
ARREPIOU!!! muito bom... vou fazer isso na minha STRATO...
Esse caninho vende no depósito por metro.
=)
|
Manubio Veterano |
# set/08
· votar
erico.ascencao eh, so bixo ainda....
|
Tio Frank Veterano |
# set/08
· votar
perfeito, funcionou com os canudinhos e nem eram esses ai dobráveis, era uns vagabundenhos daqui de casa mesmo .
|