aulas - parar ou continuar?

    Autor Mensagem
    guitarclub
    Veterano
    # set/08 · Editado por: guitarclub


    olá pessoal!

    cheguei numa dúvida, e acho a opiniao aqui do pessoal do FCC muito importante!!

    bom.. eu fiz aula de violão de mais ou menos abril/07 até fevereiro/08, e desde entao to fazendo aulas de guitarra.

    tenho um vasto (vasto significa "nao muito grande", certo? se for isso, eu realmente tenho um vasto) conhecimento teórico... aqui vou listá-lo pra ficar mais facil a visualização:

    - sei um pouco sobre campo harmonico
    - sei um pouco sobre formação de acordes
    - sei um pouco sobre formação de escalas
    - sei um pouco sobre arpejos
    - sei um pouco sobre padrão melodico

    e acho que só... alem de saber ler cifras e tablaturas, e de ter sabido ler partituras (tinha um pouquinho de dificuldade... dai acabei me acostumando com tabs e cifras, e desaprendi a ler partituras).

    e eu tava querendo parar de fazer aula...

    porque?

    1- porque nao tenho tempo pra estudar guitarra em casa, dai a aula nao rende
    2- preciso comprar equipamento (com a grana da aula, hohoho!)
    3- acho daoríssimo nego que sabe tocar e nunca fez aula... (um exemplo é meu tio e meu primo. os dois tocam relativamente bem, apenas por diversão, e nunca fizeram aula. meu tio aprendeu tudo sozinho, na marra, e depois ensinou meu primo. uma vez meu primo veio aqui e eu mostrei umas tabs pra ele... e ele nao sabia ler, ou seja, tirava tudo de ouvido... fiquei pagando ainda mais pau pra ele!)
    4- meus guitar heroes são (eram) a maioria autodidatas
    5- meu professor curte mais esses negocios de "guitarra virtuose", e eu não. eu curto coisa simples... penta menor, escala blues, um pouquinho de diatonica... nada de velocidade, two-hands... esses negocios...
    6- acostumei-me muito com esses negocios de professor passar as musicas, de pegar cifras e tabs na net... preciso treinar ouvido! quero tirar musica de ouvido!!!!
    7- nao quero nada sério com música.... adoro música, porém quero isso apenas como diversão, como forma de prazer!

    acho que só...

    mas eu tenho medo de eu sair e me arrepender depois (se bem q ainda to no 1º colegial, ainda dá tempo de eu me arrepender. qdo entrar na faculdade, não vou ter tempo pra aulas de guitarra MESMO... pretendo prestar uma pública!)...

    ou eu acabar largando a guitarra por nao ter mais aulas, sei lá...]

    obs: se eu for largar, pretendo continuar até o final do ano. depois eu saio...



    o que me dizem??!!

    por favor, me ajudem!!!!



    muito obrigado pela atenção, pessoal, e desculpem-me pelo longo texto... eu precisava desabafar...

    grande abraço!!!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    4- meus guitar heroes são (eram) a maioria autodidatas
    5- meu professor curte mais esses negocios de "guitarra virtuose"


    Não tem nada a ver.

    Pq não tocar e com prazer mesmo que por diversão? Conhecimento nunca é demais.

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    Pq não tocar e com prazer mesmo que por diversão? Conhecimento nunca é demais.

    tambem acho... mas continuar pagando R$100,00 por 4 aulas no mês e nao aproveitá-las bem por nao ter mto tempo pra estudar em casa, que é a parte mais importante, além da minha não-necessidade dessas técnicas "virtuosas"...

    creio que nao vai demorar muito pra ele começar a me passar as tais tecnicas virtuosas...

    abraço e obrigado, cara!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    Não existe técnica-virtuosa e sim guitarrista virtuose. Se não quiser ser um, converse com o seu professor sobre suas preferências musicais... se ele não respeitá-las, aí sim você deve procurar outro.

    Eu me arrependo por não conhecer tanto de teoria... se você estudar 1 hora por dia está bom... que seja menos, mas pegando um pouquinho por dia já dá resultado.

    Pagar por conhecimento nunca é dinheiro jogado fora.

    Abraço...

    guitarclub
    Veterano
    # set/08 · Editado por: guitarclub
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    Pagar por conhecimento nunca é dinheiro jogado fora.
    quando as aulas são bem aproveitadas, realmente nao é dinheiro jogado fora... vai adquirir conhecimento mesmo... mas esse nao é meu caso.

    Não existe técnica-virtuosa e sim guitarrista virtuose. Se não quiser ser um, converse com o seu professor sobre suas preferências musicais... se ele não respeitá-las, aí sim você deve procurar outro.
    ta, vamos supor q conversei, e ele nao vai me passar nada dessas tecnicas que eu nao curto (velocidade, two hands, etc). entao eu iria pra aula pra aprender o que? sendo q ele ja me passou os outros negocios, como campo harmonico, formação de acordes e escalas, arpejos....

    abraços

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    sendo q ele ja me passou os outros negocios, como campo harmonico, formação de acordes e escalas, arpejos....

    Música não se resumo a isso.

    Você já sabe ler tablatura e partitura? Sabe improvisar? Já está tocando com banda?

    Na guitarra você morre e não vai aprender tudo.

    guitarclub
    Veterano
    # set/08 · Editado por: guitarclub
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    cara...

    eu sei que preciso, mas mesmo assim acho que nao preciso muita mais teoria, tecnicas, etc.

    eu preciso é de musicalidade, feeling, percepção musical... e isso tudo vem de mim, e nao das aulas....

    e outra q eu nao to aproveitando as aulas!!! to praticamente jogando dinheiro fora...

    e outra... hoje em dia tem muita coisa q dá pra achar na internet.... e eu tambem tava precisando fazer alguma luta... sei lá, preciso aprender a me defender. e meus pais falaram, ou guitarra ou luta... acabei ficando com a guitarra, por enquanto.

    abraços e muito obrigado cara!

    El Musicista
    Veterano
    # set/08 · Editado por: El Musicista
    · votar


    PedroShinzato

    Eu tentando arrumar uma grana p/ voltar a fazer aula, na maior ansiedade e felicidade porque tá chegando a hora disso acontecer, e o tu pensando em parar...

    Faz isso não cara... Na boa mesmo...

    Se eu estivesse em seu lugar, faria aula mesmo se fôsse depois de madruga (há 02 anos atrás eu trabalhava e estudava à noite, chegava da Facul e ia treinar guitarra, e era satisfatório chegar na aula com as lições "nos trinkes", mesmo sabendo que p/ mim foi mais penos do que p/ outros que têm a semana inteira livre p/ treinar).

    Se você não está satisfeito com o professor que curte virtuose, faz aula com outro.
    Se você parar de fazer aula, a não ser que você tenha uma extrema força de vontade (o que sinceramente não acredito que você tenha hoje, pelo estado de desmotivação no qual que você aparenta estar), você vai sucumbir velho... Sério mesmo...

    Você falou dos seus Guitar Heroes que eram auto-didatas;
    Quantos dos seus Guitar Heroes eram auto-didatas?
    Quantos outros auto-didatas que você conhece que de fato são Guitar-Heroes?
    Cara, é um ou outro que consegue "se dar bem" sendo auto-didata... Até p/ quem estuda e se mata de estudar é difícil!!!

    Sei lá brother, espero que você não me leve a mal, desculpa se peguei meio pesado contigo.
    Sinceridade acima de tudo.
    Mas se você aceita minha opinião, não faça isso.
    Troque de professor e continue buscando conhecimento.

    Grande abraço!

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Musicista
    obrigado pela opinião!

    mas cara, tbm nao é só isso... eu to desmotivado pra tocar guitarra, dai as aulas tao virando uma obrigação... nao to mais sentindo prazer por fazer aula... isso, aliado a minha falta de estudos de guitarra em casa, tão fazendo as aulas nao renderem!

    em relação do q vc falou de ser auto didata e se dar bem... é realmente um ou outro, mas eu nao quero me dar bem no meio da musica. nao quero viver disso... só tenho isso como hobbie! e, por ser apenas um hobbie, acho muito relaxo até com meus pais, que tão pagando aula e eu nao aproveitando, e eu acho que nao preciso de tanto conhecimento pra ter musica apenas como um hobbie!

    sacou?!

    abraços e obrigado!!

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    Compreendi sim...

    Ainda bem que você não me levou a mal...

    Falou...

    Manubio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato
    já manja de penta? com blue note? já tem a base teórica de tudo q vc quer tocar por enquanto? então para cara, de verdade, no começo do post eu ia falar pra vc num parar, mas vc tah infeliz com a guitarra, ai num tem como...

    Eu pago 180 conto por mes nas minhas aulas, faço engenharia na USP, sobra, quando dá ainda, umas 2 horinhas por dia, e nestas 2 horinhas eu treino, eh corrido, e eu sei q se eu tivesse mais tempo renderia mais, mas tb sei q se eu num fizesse aula eu num iria estar aprendendo nada, estaria empacado, paradão, nunca iria melhorar, talvez sua pegada num seja pra algo virtuoso, mas ter um professor pra te ajudar a utilizar bem as pentas seja legal, te dar uns toques e etc, isto tudo ajuda muito...

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Manubio
    hehe (desculpem a franqueza, mas) é esse de resposta q queria me ouvir ahuehauaa (mas se bem que as do El Musicista e do Nick ajudaram muito tbm!)

    então cara, é o que to pretendendo fazer!

    pra o tipo de musica q quero tocar agora, ja tenho tudo o q eu preciso... só falta tempo para eu tirar musicas, formar banda com meus amigos, etc!

    eu pensei nao em PARAR TOTALMENTE... em dar um tempo... dai se eu sentir necessidade, se surgirem mtas duvidas, etc, eu volto a fazer aula....


    abraços e obrigado todo mundo pelas opinioes e comentarios!

    e não parem não hehe

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Aulas são sempre boas.

    Só o fato de ir nelas,já te faz evoluir.

    Abraço

    Hyrah
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    Véio, esse negócio de ser auto-didata é bobagem. O importante é absorver o conhecimento, não importa se sozinho ou com ajuda de professor. Se você pode cortar o caminho, porque vai querer ir pelo caminho mais longo?

    Agora, se você não tem maiores pretensões na música, então desencana. Música, para você, deve ser um hobbie, não um estresse, certo? Se isso te incomoda, então pára.

    Espero ter ajudado, man.

    ps. Vasto significa exatamente o contrário do que você quis dizer.

    Sleave
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Primeiro que vasto significa grande, enorme, etc.


    Bom, se tu se sente desmotivado, é melhor parar mesmo, que já pára de gastar seu dinheiro e perder o seu tempo e do teu professor também.

    E isso aí de ser auto-didata, francamente, hein. Você falou que quer ter musicalidade, feeling, conseguir tirar músicas de ouvido, e não sei aonde as suas aulas interferem nisso.

    Tenta fazer umas aulas mais dinâmicas, leve algum solo, alguma música que goste pro seu professor ouvir e os dois tentem tirar juntos na aula, sem uma folha com linhas e números na tua frente (leia-se tablatura).

    Pega os dois, e tenta achar algum acorde no meio da música, começa a passar ele pro papel, vai vendo se a música é em tom maior ou menor, se o acorde a seguir é mais agudo ou mais grave do que veio antes. De começo pega algum Pop Rock, algo mais calmo, que seja mais fácil de identificar os acordes, as viradas, solos.

    Com o passar do tempo vai evoluindo e pegando músicas mais pesadas.

    Tenta fazer a tua aula render o máximo possível. Mostre músicas pro teu professor, solos que tu gosta, que ele vai te passar algum exercício que te auxilia na hora de solar.


    Mas bem, tu já treinou bastante técnica? Palhetada alternada, hammer on, pull off, bend, tem tudo isso aí na ponta dos dedos?
    Independência nos dedos, tudo certinho?

    E se tens um bom conhecimento de teoria, e uma boa técnica, pode parar com as aulas então e começar a aprender por conta.

    Mas só pra responder de forma mais direta o teu tópico: Eu não pararia com as aulas, há sempre uma coisa nova a se aprender, há sempre um macete que seu professor sabe pra te ensinar uma coisa que aparenta ser difícil.

    Sem falar que há coisas que tu não percebe, mas que alguém com mais experiência na hora pode perceber, e te dar umas dicas.

    Mas se for o caso de querer parar com as aulas, por que não tenta achar um professor que dê aulas 'livres?'. Tipo, tu treina em casa, dai lá um belo dia te surge uma dúvida, ou um solo muito foda que tu quer tirar mas não consegue sair duma parte, e liga pro professor, marca uma aula.

    Assim tu desenvolve tua musicalidade por conta própria, e quando apertar, tu tem um auxílio pelo menos.

    bahhhh
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Antes de tudo, tocar qq instrumento tem q ter prazer e vontade, se perdeu o prazer e está sem vontade, realmente está jogando dinheiro fora, autodidatas funcionam qdo tu tem prazer, tem vontade e não tem dinheiro (hehehe), se largar as aulas, tu vai largar a guitarra (minha opnião).

    [ ]´s

    Manubio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    cara, apesar do q eu falei, no teu lugar, eu nunca largaria as aulas, eu larguei por dois anos pra fazer cursinho pra entrar na facu, e me fez uma falta danada, eu acabei desestimulado a tocar, e só fui ficando pior a cada dia, quando vc e seu professor chegam em um ponto onde ele entende o q vc curte, vc acaba saindo da aula estimulado a tocar, pq ele vai passar coisas pra vc q batem com o q vc quer, tipo, eu to tendo aula a 5 meses com um professor, e ele sabe q eu curto oficina, malmsteen, satriani, vai, e ele vai me passar os exercicios ai ele fala, dá uma olhada com isto fica legal assim, e puf, parece o tipo de musica q eu curto, entendeu? isto eh legal, pq quando chega em casa eu to cheio de idéias e de vontade de melhorar...

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    então, pessoal!
    primeiramente, muito obrigado pela atenção!!

    Bolo de laranja
    eu sei, cara... eu sei q mesmo eu só indo, nao treinando em casa, etc, vou evoluir (pouco, mas vou). mas (falando na linguagem dos economistas da vida) é que o custo-benefício acaba nao sendo viável... pagar um preço creio eu que "médio" para evoluir bem devagar... acaba não compensando!!
    abraços e obrigado!!


    Hyrah
    obrigado pelo significado da palavra vasto, hehe! vai q eu usasse errado em alguma redação... poderia dar problemas...
    então... é o que to falando: além de nao ta compensando (como eu disse na resposta ao bolo de laranja), eu nao pretendo nada além de diversão e prazer da música... e pra isso, no meu ponto de vista nao preciso de uma supertécnica --- mesmo porque, pra fazer o tipo de som que eu curto não é preciso muita técnica, nem teoria...
    abraços e obrigado!!


    Sleave
    <repete as primeiras linhas da resposta ao Hyrah>
    bom, hammer-on, pull-off, bend, esses negocios, eu aprendi meio que sozinho (na verdade foi no FCC, no Cifraclub, etc).
    já palhetada alternada foi meu professor q me ensinou (acho algo tão simples, que o pessoal dá tanta ênfase...)
    eu tenho algum conhecimento teorico e de tecnicas, mas se der problema posso recorrer ao meu caderno, à internet...
    já em relação às aulas livres, achei fantastica a idéia! to querendo ver com ele se ele faz isso!
    abraços e obrigado!!


    bahhhh
    prazer e vontade por tocar guitarra, eu nao perdi (ok, perdi um pouco de vontade sim, mas nao vem ao caso, acho).
    o q eu perdi prazer mesmo e ficou meio q algo forçado, obrigatório, foram as aulas...
    e nao sei se largo a guitarra assim tão rapido, hehe. acho q vou continuar pelo menos por um tempo antes de largar, se eu sair das aulas! =P
    abraços e obrigado!!


    Manubio
    então.. eu acho que ele entende o que eu curto... de vez em quando ele me ajuda com as musicas q curto, talz. eu tirei o primeiro solo completo da minha vida (o primeiro da Knockin on Heavens Door) com ele, foi bem legal. eu chegava em casa e tinha vontade de tocar! mas essas ultimas aulas tá sendo mais teoria... e eu me sinto um lixo, pq ele passa coisas faceis pra eu estudar, mas eu por falta de tempo, preguiça e desistímulo acabo não estudando... e fico aulas e aulas parado em algo simples... é foda!
    abraços e obrigado!!

    Rmiguez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    Cara.. a única coisa que me fez balançar se vc devia continuar aula ou não foi você dizer que ta sem tempo pra se dedicar...

    Pois, se vc está sem tempo pra se dedicar... com aula ou sem aula você não vai evoluir...

    E outra... eu também sei um pouco de tudo que você falou... mas quero saber um muito e por isso me dedico!

    Se ta com outras prioridades para e pensa no que vc realmente quer... só por diversão vc não precisa fazer aulas...

    Outra: falou que não curte as mesmas coisas que teu prof. .. então camarada, se for continuar as aulas, procura um prof que esteja mais adequado ao teu perfil.. e que atenda suas necessidades.... tem prof por exemplo que pode te dar aula de percepção (ajudar a treinar o ouvido) que parece ser o que vc quer!

    Abraço

    kohler1000
    Veterano
    # set/08
    · votar


    (vasto significa "nao muito grande", certo? se for isso, eu realmente tenho um vasto)

    Pelo contrário.

    Espero ter ajudado...

    jigo__
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Kra nem li us outros tópicos, apenas o seu e o q eu penso é o seguinte, pede para o seu professor ensina o q vc gosta, caso contrario arrume outro...

    Nao pare de fazer aula, pois ja fiz essa burrice e hj me arrependo mto, mais mto msm, se for o caso troke o professor, ouvido essas coisas vem com o tempo, estude tecnicas, e tire suas musicas prediletas, nunca peça pro seu professor tirar, só se for em casos urgentes...
    Tem coisas q só um professor podera te ensinar, nao se eskeça disso e boa sorte
    !!!!!!!!!!!!!!!!!

    mr bungle
    Veterano
    # set/08 · Editado por: mr bungle
    · votar


    quer uma dica pra dar uma empolgada? compre alguma coisa nova! sério!!!! não sei suas possibilidades e condições financeiras, mas comprar/trocar pedais, guitas, amplis, captadores aumentam muito sua vontade de tocar e experimentar! pelo menos quando dou uma desanimada faço uns rolos com as coisas aqui e me divirto um tempão com as coisas novas! e não para as aulas, eu aprei por muito tempo e me arrependi, e hj mesmo não estando muito afim vou, mesmo não tendo estudado ou sequer olhado pra guitarra algumas vezes.... e provavelmente teria largado mão se tivesse parado!

    Sleave
    Veterano
    # set/08
    · votar


    mr bungle deu uma boa dica, que eu ia dar também, mas acabei esquecendo.

    Troque o amplificador, pedais, ponte, corda, captador, qualquer coisa, vai te dar um ânimo, vai querer treinar bastante pra tirar um som bom dum equipamento bom.

    Eu fico animado só de comprar uma palheta nova...

    balck7
    Veterano
    # set/08
    · votar


    sei, lá, eu parei minhas aulas "falsas de violão (meu professor me ensinava guitarra escondido, pois minha mae odiava rock) eu me ferrei pra terminar de aprender harmonia sozinho... foi na tentativa e erro... perdi muito tempo, acho q se eu tivesse continuado, poderia hoje ser um desses meninos prodigios como felipe melanio e sasha savistanovics,q ganharam a promoção do nig evolution e tinha 15 e 16 anos....

    bom, mas se vc nao se preucupa com o tempo, eu acho q estudar sozinho te dara uma maneira de tocar bem particular sua..

    Davi Dornelles
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato


    rapaz.......

    guitarra é igual mulher.

    Quando pega o cabra pelo pescoço não tem volta mais não.

    Mas falando sério, o lance dos teus parentes e afins serem autodidatas, isso é apenas talento mano velho.

    Tem gente que nasce com essa percepção, outros precisam apurá-la com estudo e escutando música boa.

    Conheço casos como do meu brother Roger Franco que iniciou a guitarra com 20 anos... é tarde pra kct né não!

    E o cara não tinha talento não! O que ele toca hj, foi pura e simplesmente terrível 12 horas de estudos por dia!

    Então reveja suas prioridades cara. Se você já tem uma base boa de harmonia e tararitarara, você consegue se virar aos poucos. Assine uma revista boa e compre ou baixe bons vídeos de aulas. E sempre ouvindo boa música como jazz, rock, soul, funk (tradicional blz! heeh) e vai curtindo a música como você mesmo disse.


    abraço!

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    devem ta pensando q abandonei o topico, mas nao abandonei não, hehe.

    to lendo todas respostas, e queria dar um IMENSO MUITO OBRIGADO para todos!!

    tao me ajudando bastante!!!

    obrigadão mesmo!! abraços pessoal!!

    guitarclub
    Veterano
    # set/08 · Editado por: guitarclub
    · votar


    acho q já me decidi:

    nao vou parar mais agora não! além da maioria do pessoal falando preu nao parar, eu, nao sei como, curti uma fritação...

    eu tava escutando jimi hendrix de boa... classicão, talz. dai tava querendo ve uma versão ao vivo dele tocando Machine Gun no youtube... e, quando pesquisei, apareceu uma versão do Buckethead tocando... ele faz uns sons de "robozinho", star wars, etc. dai isso me inspirou a escutar Van Halen (tenho cd deles aqui no PC, mas nao curti mto...)

    mas eu escutei o VH com outro ouvido, to começando a curtir!

    e agora to querendo aprender a dar uma fritadinha de vez em quando, haha!!

    abraço pessoal, brigadão!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a aulas - parar ou continuar?