Autor |
Mensagem |
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08
· votar
Kamo kun Headstock invertido
msm sendo palmeirense guitarra verde nao rola hauhuahuahua!
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/08
· votar
japaubatuba
agora chega uma besta perguntando se colocar captador igual do satriani vou conseguir um timbre igual o dele? pow da licensa ne meu satriani tem tonelada de equips e o cara acha q soh guitarra eh o sulficiente?
A única coisa que concordo com você.
tenho um violao que troquei o nut de plastico por um de osso nao mudou merda nenhuma!
Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra companheiro... essa comparação não é válida.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08
· votar
Nick_Oliveri_Guitar
Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra companheiro... essa comparação não é válida.
vc tah falando besteira a frequencia eh a msm todas as cordas tem a msm afinacao das cordas de uma guitarra logo nao mudar o que muda da guitarra para o violao eh a tensao ,timbre ,corpo etc mas nao a frequencia! =P
e msm em guitarra o mudanca de timbre eh irrelevante!
|
axleWs Veterano |
# ago/08
· votar
Nick_Oliveri_Guitar apesar de não ser válida pra tí, pra mim foi.
eu tenho um memphis ac-39 (violão barato) e como já disse atrás, sou horrível de ouvido. a mais ou menos 1 ano e meio troquei o rastilho (acho que é esse o nome) que era de plástico por um de osso. e mesmo o violão sendo de nylon, a diferença foi tão gritante que até meus péssimos ouvidos notaram.
abraços
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/08
· votar
japaubatuba
vc tah falando besteira
Cara, eu fiz um curso sobre isso (freqüências).
É a mesma coisa de comparar um violino + violão + guitarra. Uma guitarra ligada em um amp comparada a um violão ligada em lugar nenhum é completamente diferente, isso é lógico. As saídas de som são diferentes, SIM, inclusive a vibração das cordas. Estude antes para não dizer merda.
axleWs
mesmo o violão sendo de nylon, a diferença foi tão gritante que até meus péssimos ouvidos notaram.
O nosso amigão aí acha que não muda... isso deve-se chamar cêra no ouvido. Em um violão eu não perceberia tanto mas em uma guitarra... é óbvio.
|
kiki Moderador |
# ago/08
· votar
Nick_Oliveri_Guitar Desculpe, até mesmo pelo seu trabalho em gravar, mas esse teste é inútil. concordo com muita coisa que voce disse, mas discorde desta parte.
acho que o teste cego foi util sim.
1. pra mim, pra aprender a prestar mais atenção às diferenças de timbres de tipos de captador, já que leio muito sobre isso aqui, mas toquei poucas guitarras na minha vida (e todas de single coil). infelizmente não tenho acesso a um arsenal como do nosso amigo japaubatuba, que fez a gentileza de tentar compartilhar um pouco desse equipamento conosco. nas primeiras ouvidas do teste da ponte eu nao consegui descobrir nada de nada. dei uma lida nas respostas dos demais (inclusive a sua) e e re-ouvi. ai consegui fazer mais ou menos o teste do braço. acho que aprendi com isso.
2. pra outros que possivelmente tanto ou mais inexperientes que eu aqui no forum, desmistificar esse lance de guitarra tal e captador tal. já vi moleque que nunca tocou na vida comprar uma guitarra e querer trocar os caps, ou trocar de guitarra, por que leu aqui no forum que o cap X faz som de Y. se o rapaz não conseguir diferenciar os sons do teste, não precisa se preocupar em trocar nada. fica pro arquivo de consulta do FCC.
O timbre é a identidade do guitarrista... até o timbre influencia na maneira de tocar com certeza! mas o timbre é a soma de todos os elementos da cadeia. o nosso amigo japaubatuba fez um teste bacana, isolou um dos elementos - a guitarra, com modelo e caps especificos - e fixou o resto. já da algum parametro.
é isso!
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08 · Editado por: japaubatuba
· votar
Nick_Oliveri_Guitar Cara, eu fiz um curso sobre isso (freqüências).
ta eu tb sou formado em matematica estudei fisica durante 3 anos da minha vida isso tb inclui acustica e frequencia de ondas! e o que isso tem de mais?
As saídas de som são diferentes, SIM, inclusive a vibração das cordas.
cara vc tah falando de intensidade e timbre mas se mudar a frequencia pode ter certeza tem um instrumento desafinado!
faco das suas palavras as minhas!
Estude antes para não dizer merda.
SEGUE UM COMENTARIO SEU NO TOPICO DO TESTE!
Não... até pq estou desconfiado que você usou apenas 1 guitarra nesse teste depois de ouvir novamente com um fone bom.
preciso dizer algo mais?
segue um link de um bom topico para vc dar uma lida e aprender um pouco! http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/191060/
|
axleWs Veterano |
# ago/08
· votar
japaubatuba cara uma ressalva, no vídeo eu vi o cuidado danado que vc tinha pra colocar a rg, era pra não encostar na lp? xD
abraços
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/08
· votar
japaubatuba
Não... até pq estou desconfiado que você usou apenas 1 guitarra nesse teste depois de ouvir novamente com um fone bom.
Sim, bastava você mudar a captação da mesma guitarra e mexer em ajustes do amp... ninguém diria qual guitarra era, ou seja, o teste é inútil. Até a intensidade no jeito de tocar faria diferença nessa hora. Algumas guitarras soaram parecidas... pq será? Sua pegada.
Já fiz esse tipo de teste aqui e todo mundo errou. Usei um POD 2.0 para que descobrissem o que era amp real e simulação. Não usei amp algum e muita gente não soube distingüir.
cara vc tah falando de intensidade e timbre mas se mudar a frequencia pode ter certeza tem um instrumento desafinado!
Pára vai... não tente consertar a merda que disse antes.
|
B.Frusciante Veterano |
# ago/08
· votar
Sim, bastava você mudar a captação da mesma guitarra e mexer em ajustes do amp... ninguém diria qual guitarra era, ou seja, o teste é inútil.
Agora exagerou em
Tudo bem, pode ser com guitarra de humbuckers(afinal, todas tem a mesma merda de som), mas quero ver você conseguir fazer com que uma Strato soe como uma Tele, só mudando de captador ou ajustando a equalização do amp(não vale usar equalizador de 99 bandas), não consegue mesmo.
|
Rabbit Veterano
|
# ago/08
· votar
Esfriemos.
Acho que o teste foi valido pela brincadeira. Mas acho que nao desmistificou coisa nenhuma, com todo respieito ao nosso amigo japaubatuba. Mesmo sendo um teste muito vago, a pequena parcela de pessoas que fez o teste soube diferenciar muita coisa. Nao quer dizer por que 10 pessoas fizeram um teste (a maioria inexperiente) que ja virou um estudo cientifico.
Acho que existe diferenca sim, em ateh guitarras de mesma marca e modelo. Estou numa loja de instrumentos toda semana, e toda semana tenho a oportunidade de colocar varias guitarras no meu colo. Uma vez consegui notar diferenca entre duas Gibsons praticamente identicas. Mas soh reparei porque ao meu lado estava um tecnico de som que me fez reparar a diferenca, pois antes dele me dizer eu nao tinha reparado nada. Tudo eh questao de perspectiva.
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/08
· votar
B.Frusciante
Basta "splitar" para ficar com som de single... já muda bastante. Não há exagero algum.
|
Kamo kun Veterano |
# ago/08
· votar
Headstock invertido Mas uma PRS dessa tinha que ser exeção =/
O teste foi util,acho que foi só pra descontrair um pouco e ver +/- como estamos, mas não pra levar como referencia tbm ,pq quando é pra valer tipo em show ou album ai complica um pouco pra diferençia uma guitarra de outra Comparar timbre de guitarras assim é facil, dificil é se alguem posta um som e falar pra vc dizer qual guitarra/marca/cap ta sendo usado Mesma coisa um amp valvulado e um bom simulador, ouvindo de perto fica facil diferenciar, mas em uma gravação complica.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08
· votar
Rabbit a ideia era a brincadeira ,mas , com o intuito de alguma forma tb poder ajudar o pessoal! tb acho q nao vale como um estudo cientifico mas me esclareceu algumas duvidas qt ao povo como vc disse o pessoal soube diferenciar muita coisa! e tb espero q ajude as pessoas no sentido de uma auto analise de como anda sua percepcao auditiva!
porem acho q nao serve como um argumento concreto em qlqr outra discussao que futuramente esse assunto venha ser discutido!
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08
· votar
Kamo kun Comparar timbre de guitarras assim é facil, dificil é se alguem posta um som e falar pra vc dizer qual guitarra/marca/cap ta sendo usado
brother falou tudo!
se assim o pessoal erra imagina tocando ao vivo pra um monte de bebado? vc acha que alguem vai tal ligando se o som da sua guitarra tah com um timbre de epiphone?
lol ponto pra vc!
|
Bog Veterano
|
# ago/08
· votar
japaubatuba para mim esse teste foi bem eficiente no sentido de provar que:
Hehhe, acho que é um pouco menos, não chega a "provar", mas para reforçar algumas idéias. Diria que ele é mais "curioso" ou "interessante" do que "útil", mas não tem nada de errado nisso. ;)
1- msm quem toca guitarra tem dificuldade de distinguir guitarras totalmente diferentes agora imagine o povao que nem toca e soh que saber de beber?
Concordo. Tem muito mais "eu li em algum lugar que" do que diferença audível aí...
braco envernizado escudo trata se apenas de estetica!
Aqui eu já discordo um pouco. A questão nesses casos também tem a ver com conforto. Por exemplo, eu não conseguiria tocar numa LP sem aquele escudo erguido, e acho escala envernizada extremamente desconfortável.
5- perguntas relativas a cabos, tarrachas ,ponte ,ferragens em geral tb nao sao relevantes em relacao a timbre ,mas sim qt a qualidade e durabilidade
Qualidade no sentido de durabilidade, nível de ruído e afinação eu concordo. Tenho uma Tonante, e aquelas tarraxas não seguram afinação nenhuma, hehehe.
6- comparativo 1: gibson studio vs epiphone standard
tb nao tem relevancia qd o assunto eh tratado sobre timbre mas sim qd sao colocadas em xeque a aparencia e a tocabilidade e qualidade pode se descartar as diferenca de timbre
Neste caso, eu discordo parcialmente. Digo isso porque quando eu toquei uma Gibson LP Studio pela primeira vez, queria comprar uma Epiphone, e a diferença foi gritante o suficiente para me fazer mudar de idéia. O som era bem diferente.
9- comparativos entre as fenders (americanas ,japonesas e mexicanas) esse comparativo tem mais a ver com influencias do que com as guitarras em si!
Concordo parcialmente. Como disse no teste, o som das duas teles era (bem) parecido. Uma era mais aguda, a outra mais anasalada, mas no meio de uma música barulhenta, é difícil imaginar alguém dizendo qual é qual.
10- deve usar mais o seu tempo livre estudando treinando do que ficar na paranoia com timbre
Isso acho já que vai de cada um. E você mesmo não entra em acordo com isso, já que tem equipamentos MUITO bons, mas não toca tão bem. Não acho isso errado, porque eu também acho que tenho equipamentos acima do meu nível. Por isso digo: estudar e treinar, comprar equipamentos e afins, isso vai de cada um decidir o quanto é bom para si. Guitarra, no MEU caso, é hobbie, então para mim a única medida que vale é a da diversão.
|
Bog Veterano
|
# ago/08
· votar
kiki agora, como é que os caras diferenciam as teles?
Eu sei que uma tinha o som mais anasalado e a outra mais agudo. Mas chutei qual era qual, hehehe.
|
axleWs Veterano |
# ago/08
· votar
Bog hehe, vc é muito feliz, o dia que eu diferenciar um A de um C to feliz pra caramba xD
abraços
|
Bog Veterano
|
# ago/08
· votar
Nick_Oliveri_Guitar Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra
Hein?! Nunca ouvi falar disso! =O
japaubatuba a frequencia eh a msm todas as cordas tem a msm afinacao das cordas
Opa, mas lembre-se que o som final não é simplesmente a frequência fundamental. Se fosse assim, tudo ia soar igual a um diapasão. Os timbres diferentes dos instrumentos existem por causa das diferenças nos harmônicos produzidos, aquele monte de informação que fica em volta da frequência fundamental. É por isso que alguns instrumentos soam mais "graves" que outros, ou que os captadores da ponte tendem a soar mais cristalinos que os do braço, mesmo tocando a mesma nota. O componente principal não muda, mas existem muitas outras frequências ali, definindo o timbre do instrumento.
|
Bog Veterano
|
# ago/08
· votar
kiki já vi moleque que nunca tocou na vida comprar uma guitarra e querer trocar os caps, ou trocar de guitarra, por que leu aqui no forum que o cap X faz som de Y.
É, aí também é exagero. Acho complicados os dois extremos: achar que a guitarra não faz diferença, que o timbre é TODO resultado da forma de tocar; e o oposto, achar que trocando a cor da parte de trás do headstock, o som muda radicalmente.
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08
· votar
Bog braco envernizado escudo trata se apenas de estetica!
Aqui eu já discordo um pouco. A questão nesses casos também tem a ver com conforto.
verdade esqueci disso tb! = P 6- comparativo 1: gibson studio vs epiphone standard Neste caso, eu discordo parcialmente. Digo isso porque quando eu toquei uma Gibson LP Studio pela primeira vez, queria comprar uma Epiphone, e a diferença foi gritante o suficiente para me fazer mudar de idéia. O som era bem diferente
sei lah tenho vontade de fazer um teste desse tb pra ver se eh tao facil assim de saber o que eh gibson e o que eh epiphone!
9- comparativos entre as fenders Concordo parcialmente. Como disse no teste, o som das duas teles era (bem) parecido. Uma era mais aguda, a outra mais anasalada, mas no meio de uma música barulhenta, é difícil imaginar alguém dizendo qual é qual. no meio de uma musica barulhenta eh por ai msm ainda mais ao vivo!
10- deve usar mais o seu tempo livre estudando treinando do que ficar na paranoia com timbre
Isso acho já que vai de cada um.
eu acho q escrevi isso pra mim msm vivo falando pra mim essa eh a ultima guitarra tenho q aprender a tocar =P
mas não toca tão bem
discordo de vc eu acho q nao toco porra nenhuma !
axleWs cara uma ressalva, no vídeo eu vi o cuidado danado que vc tinha pra colocar a rg, era pra não encostar na lp? xD
vc ficou prestando atencao nisso? hauhuahuahu
tenho cuidado pra kct com todos! as fender america e a gibson nem fica no pedestal fica no case!
|
Headstock invertido Veterano |
# ago/08
· votar
PedroShinzato acho q vc podia escrever um livro falando dessa teoria de decifrar cores de guitarra de acordo com a palhetada!!
seja rapido... vai que alguem escreva o livro antes de vc, dai irá robar todos seus creditos!!
hehehe
Já pensou! No futuro, os caras abrem um topico em um forum perguntando quem tinha aperfeiçoado essa técnica e os carinhas respondem:
-Foi o Headstock invertido...Diz a lenda que ele frequentava o fórum!!!
hehehehehehe quem me dera!
|
Headstock invertido Veterano |
# ago/08
· votar
japaubatuba msm sendo palmeirense guitarra verde nao rola hauhuahuahua
Verdade... Meu pai já teve uma Strato verde-cana...assustador!
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/08
· votar
Headstock invertido Verdade... Meu pai já teve uma Strato verde-cana...assustador!
verde cana e foda hein? huahuahuahua
ela foi customizada por ele?
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/08
· votar
E eu não li a parte dos cabos... essa foi foda.
Cabo muda drasticamente o timbre... basta pegar um Satã Angelo e um Planet Waves... você percebe a mudança de som na hora.
Bog
Em um violão a freqüência é muito mais baixa que de uma guitarra
Hein?! Nunca ouvi falar disso! =O
Experiência com música vai te ensinar isso.
Baixa no sentido de vibração das cordas e resultado final de som... violão não tem o mesmo sustain também. São coisas muito distintas para o cara dizer que o nut não influencia.
|
Bog Veterano
|
# ago/08
· votar
Nick_Oliveri_Guitar
Experiência com música vai te ensinar isso.
Como assim?
Baixa no sentido de vibração das cordas e resultado final de som...
Até onde vai o meu conhecimento, dizer que violão tem uma frequência 'mais baixa' que uma guitarra equivaleria a dizer que violões, no geral, produzem mais frequências baixas, e menos frequências altas. Seria o mesmo que dizer que violões têm naturalmente som mais "gordo" e menos "rico" que guitarras, o que é bem esquisito.
Mas pelo que parece, você está querendo dizer que uma corda 010 num violão precisa vibrar menos vezes do que numa guitarra para produzir a mesma nota. É isso?
Seja qual for a resposta (certo ou errado), você poderia citar uma fonte confiável que explique este fenômeno de forma mais detalhada? Nunca ouvi nada a respeito, e se for um fato conhecido, certamente existe um nome para ele e material disponível, não é mesmo?
|
r2s2 Veterano |
# ago/08
· votar
japaubatuba para mim esse teste foi bem eficiente no sentido de provar que: 3- perguntas qt a mudanca de caps simples para duplo ,passivo para ativo sao relevantes! assim como tipo de cordas , amplificadores, pontenciometros ,blindagem
4- perguntas qt a diferenca de timpre entre guitarra branca vs preta ,escudo muda o som? ,pestana de osso muda o som? braco envernizado muda o som? etc.... essas perguntas devem ser ignoradas! trata se apenas de estetica!
5- perguntas relativas a cabos, tarrachas ,ponte ,ferragens em geral tb nao sao relevantes em relacao a timbre ,mas sim qt a qualidade e durabilidade
6- comparativo 1: gibson studio vs epiphone standard
tb nao tem relevancia qd o assunto eh tratado sobre timbre mas sim qd sao colocadas em xeque a aparencia e a tocabilidade e qualidade pode se descartar as diferenca de timbre
7- comparativo 2: ibanez RG (as top) vs Ibanez Jem (steve vai) a msm digo aqui timbre "igual" ,tocabilidade "igual" , Durabilidade "igual" acabamento totalmente diferente a jem eh uma rg efeitada num teste cego soariam como a msm guitarra!
8- comparativos entre guitarras baratas e de baixa qualidade nesse caso tratasse mais de qualidade do que de timbre uma vez que esses produtos sao (quase sempre) destinados a iniciantes de uma forma geral! uma vez passada essa fase normalmente a pessoa jah tem mais certeza do que quer!
9- comparativos entre as fenders (americanas ,japonesas e mexicanas) esse comparativo tem mais a ver com influencias do que com as guitarras em si! uma vez q se trata de otimas guitarras porem com algumas diferencas na construcao e no material usado (eu particularmente ficaria com a mais bonita ou a que fizesse menos ruido ou ainda a q pudesse comprar com meu orcamento! O.o)
Muito legal o teste cara, bem revelador.
Mas quanto a isso que vc disse acima, eu discordo um pouco. O q vc disse se aplica a gravação, que corta muito do colorido do som. Ao vivo dá pra perceber bem mais algumas diferenças, e ainda mais quando vc está tocando, pq vc sente que aqui tem que apertar mais que ali para sentir o som de certa forma.
Em termos de fórum está ótimo, pq o q vemos aqui é o gravado mesmo. Sobre a validade do teste, creio que é útil sim.
|
r2s2 Veterano |
# ago/08
· votar
Bog Seja qual for a resposta (certo ou errado), você poderia citar uma fonte confiável que explique este fenômeno de forma mais detalhada?
Resposta: Experiência com música vai te ensinar isso
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/08
· votar
Bog
no geral, produzem mais frequências baixas, e menos frequências altas.
Errado.
Mas pelo que parece, você está querendo dizer que uma corda 010 num violão precisa vibrar menos vezes do que numa guitarra para produzir a mesma nota. É isso?
Não.
Bog
Seja qual for a resposta (certo ou errado), você poderia citar uma fonte confiável que explique este fenômeno de forma mais detalhada?
Não há fenômeno, é simples, entende quem quer (rs):
http://lazer.hsw.uol.com.br/violao5.htm
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/08
· votar
Hehehehehehehehehe... tem certo usuário que calado é poeta. (rs)
|