resultado do desafio aos guitarristas!

Autor Mensagem
japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08 · Editado por: japaubatuba


link para o teste! http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=193125


Bom pessoal segue abaixo o resultado e alguns dados curiosos!



Ate o momento tivemos 87 downloads dos audios e 29 respostas entre caps do braco e da ponte!

vamos aos dados:

1 pessoa acertou as cores da guitarra!

3 pessoas conseguiram escutar uma stratocaster no teste!

6 pessoas nao definiram as telecaster!

62% das pessoas conseguiram diferenciar captadores simples de duplos no teste da ponte!

76% diferenciaram os caps simples dos duplos no teste do braco



caps da ponte

2 pessoas acertaram todas as respostas


68% acertaram a gibson LP
57% acertaram a epiphone semi acustica
50% acertaram a ibanez rg
43% acertaram a telecaster japonesa
31% acertaram a telecaster americana

caps da braco

2 pessoas acertaram todas as respostas

61% acertaram a ibanez rg
46% acertaram a epiphone semi acustica
46% acertaram a Gibson LP
23% acertaram a telecaster japonesa
23% acertaram a telecaster americana

segue em anexo a e o video com o resposta do teste!

tah eu sei q sou feio e toco mal nao precisa falar




bom e isso ae espero q esse teste tenha servido para ajudar vcs em alguma coisa!

vlw!

Kamo kun
Veterano
# ago/08
· votar


Acertei os da ponte
Mas confudi a lp com a epi no braço xD
Aos que ouvirao uma strato, devem ter confundido com a tele
E o Headstock invertido tem poderes paranormais pq acertou as cores em um teste cego o_O

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Kamo kun
E o Headstock invertido tem poderes paranormais pq acertou as cores em um teste cego o_O


kkkkkkkkkkkk

axleWs
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba
ainda bem que num chutei, ia errar tudo, pra mim tá tudo igual :D

mas parabéns pela iniciativa

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba

Hehehe, bizarro eu ter acertado tudo. Mas se olhar bem os comentários que eu fiz no outro tópico, dá para notar algumas coisas:

1. A Sheraton foi a que soou mais gordona.
2. A LP tem mais ganho e mais harmônicos que a Sheraton.
3. A Tele americana tem o som mais anasalado que a japa. Na verdade, gostei mais do som da japa. Pensava que tinha uma strato no meio, e por isso pensei que a americana era ela, até me tocar que não tinha strato nenhuma, hehe.
4. A RG tem o som mais mortinho de todas, com menos harmônicos. É um humbucker soando como um single com o tone lá embaixo.

Hahhaha, mas acho que acertei com uma boa dose de sorte. =P

Vou colocar aqui de novo o que tinha te dito no e-mail:

Mas continuo achando que no fim das contas isso tudo é meio irrelevante. Só tem dois tipos de timbre: os que eu gosto e os que eu não gosto. O povo encana com o tipo de pintura da parte de trás do headstock, como se isso influenciasse de um jeito absurdo o timbre. Eu sou do tipo que gosta simplesmente de ouvir a guitarra e - principalmente - sentir se ela é confortável. Tanto faz se ela é de plástico ou de mogno virgem do Himalaia.

guitarclub
Veterano
# ago/08 · Editado por: guitarclub
· votar


no teste da ponte, acertei 3
ficou assim o meu:

Gibson Les Paul
Tele Japonesa
Ibanez RG
Gibson Sheraton
Tele Americana


no braço, acertei 2
ficou assim o meu:

Ibanez RG
Tele Americana
Gibson Les Paul
Gibson Sheraton
Tele Japonesa



acabei de fazer, ia postar no outro topico, mas tava fechado. entao fui escutando, escrevendo, e, no final, conferindo as respostas...


bom, até que nao to tão ruim assim! eu achava que iria pior.

o que foi fodz é que eu nao conheço muito sons de cap. de braço, principalmente de Tele... daí fui meio chutando

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba

Tá mas quem foram as duas pessoas que acertaram todas do cap da ponte?

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Caraio, meu ouvindo ainda está bom... só troquei a IBANEZ pela TELE.

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


acertei os do braço!
o/
so confundi as duas teles. a que eu botei "standard" era a japa.
acetei 3 na ponte.
po eu achava que tava pior...
:S

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


eu sabia, só quis dar chance pro povo aí

heuahehauea!!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08 · Editado por: japaubatuba
· votar


Bog

Mas continuo achando que no fim das contas isso tudo é meio irrelevante. Só tem dois tipos de timbre: os que eu gosto e os que eu não gosto. O povo encana com o tipo de pintura da parte de trás do headstock, como se isso influenciasse de um jeito absurdo o timbre.

para mim esse teste foi bem eficiente no sentido de provar que:

1- msm quem toca guitarra tem dificuldade de distinguir guitarras totalmente diferentes agora imagine o povao que nem toca e soh que saber de beber?

2- reforcou mais a ideia que 99% das pessoas nao saberia dizer 100% a diferenca entre duas guitarras de msm corpo e msm captador e apenas marca diferente num teste cego ( exemplo classico epiphone lp vs gibson lp)

3- perguntas qt a mudanca de caps simples para duplo ,passivo para ativo sao relevantes! assim como tipo de cordas , amplificadores, pontenciometros ,blindagem

4- perguntas qt a diferenca de timpre entre guitarra branca vs preta ,escudo muda o som? ,pestana de osso muda o som? braco envernizado muda o som? etc.... essas perguntas devem ser ignoradas! trata se apenas de estetica!

5- perguntas relativas a cabos, tarrachas ,ponte ,ferragens em geral tb nao sao relevantes em relacao a timbre ,mas sim qt a qualidade e durabilidade

6- comparativo 1: gibson studio vs epiphone standard

tb nao tem relevancia qd o assunto eh tratado sobre timbre mas sim qd sao colocadas em xeque a aparencia e a tocabilidade e qualidade pode se descartar as diferenca de timbre

7- comparativo 2: ibanez RG (as top) vs Ibanez Jem (steve vai)
a msm digo aqui timbre "igual" ,tocabilidade "igual" , Durabilidade "igual" acabamento totalmente diferente a jem eh uma rg efeitada num teste cego soariam como a msm guitarra!

8- comparativos entre guitarras baratas e de baixa qualidade
nesse caso tratasse mais de qualidade do que de timbre uma vez que esses produtos sao (quase sempre) destinados a iniciantes de uma forma geral! uma vez passada essa fase normalmente a pessoa jah tem mais certeza do que quer!

9- comparativos entre as fenders (americanas ,japonesas e mexicanas)
esse comparativo tem mais a ver com influencias do que com as guitarras em si! uma vez q se trata de otimas guitarras porem com algumas diferencas na construcao e no material usado (eu particularmente ficaria com a mais bonita ou a que fizesse menos ruido ou ainda a q pudesse comprar com meu orcamento! O.o)

10- deve usar mais o seu tempo livre estudando treinando do que ficar na paranoia com timbre

o que acho importante em relacao a uma guitarra em ordem

1- tocabilidade
2- conforto
3- timbre
4- aparencia
5- marca

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Tá mas quem foram as duas pessoas que acertaram todas do cap da ponte?
eles

Bog
Kamo kun

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


Pow, acertei todos do braço e só troquei ibanez pela gibson na ponte. Acho que tá ótimo pra quem nunca tcou em nenhuma dessa ae =)

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


o Kamu Kan errou o teste do braço, trocou a Sheraton pela Lespa.

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


apenas o Bog acertou todas.

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


O fernando almeida tbém acertou, mas não especificou as teles

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


E o Headstock invertido tem poderes paranormais pq acertou as cores em um teste cego o_O

Treino isso há muitos anos...

(heheheheh)

guitarclub
Veterano
# ago/08
· votar


Headstock invertido

E o Headstock invertido tem poderes paranormais pq acertou as cores em um teste cego o_O

Treino isso há muitos anos...


por favor, me ensine essa técnica!!

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


PedroShinzato
por favor, me ensine essa técnica!!

Cara! Vc tem que prestar atenção na palhetada! Dependendo da cor da guitarra o cara palheta de forma diferente...por exemplo, se a guitarra for verde o cara fica com um desgosto tão grande que toca sem firmeza...mas daí relacionar todas as cores e todas as formas de palhetar isso só com muito treino!!!

Hehe

Kamo kun
Veterano
# ago/08
· votar


Headstock invertido
se a guitarra for verde o cara fica com um desgosto tão grande que toca sem firmeza...
Não se for essa :
http://www.digimart.net/images/4021/DS00460387_1.jpg
xD

kiki
Moderador
# ago/08
· votar


japaubatuba
grande teste! gostei da ideia!

reforcou mais a ideia que 99% das pessoas nao saberia dizer 100% a diferenca entre duas guitarras de msm corpo e msm captador e apenas marca diferente num teste cego
com certeza!

Kamo kun
Headstock invertido
bom, se voce reparar bem, ele chutou cores beeeeeeeeeeeeem diferentes, tipo sunburst e natural...
ò_Ô

kiki
Moderador
# ago/08
· votar


agora, como é que os caras diferenciam as teles?

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


japaubatuba
para mim esse teste foi bem eficiente no sentido de provar que:

1- msm quem toca guitarra tem dificuldade de distinguir guitarras totalmente diferentes agora imagine o povao que nem toca e soh que saber de beber?

2- reforcou mais a ideia que 99% das pessoas nao saberia dizer 100% a diferenca entre duas guitarras de msm corpo e msm captador e apenas marca diferente num teste cego ( exemplo classico epiphone lp vs gibson lp)


Discordo. Teste cego serve para provar nada.

Sim, são pouquíssimas pessoas no mundo que têm ouvido absoluto... e de 10 guitarristas no Brasil 1 se destaca, ou seja, quem já tem mais experiência aqui no fórum acertou seu teste, com uma margem de erro de 1 guitarra, o que já é muito bom.

E o que importa no final das contas é o resultado final... se uma música ficar com excelentes timbres tocados com uma telecaster (vide CD do John 5) é o que vai valer.

Discordo novamente sobre o timbre. O timbre é a identidade do guitarrista... até o timbre influencia na maneira de tocar, vide nosso colega Vinicius_Nogueira aqui do FCC.

O nut influencia no som. Só quem já trocou pode dizer isso... não adianta você fazer teste com uma guitarra com nut de grafite, plástico ou seja lá o que for, esse teste só seria válido se fossem nuts diferentes na mesma guitarra.

Desculpe, até mesmo pelo seu trabalho em gravar, mas esse teste é inútil.

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


O teste é útil sim meu camarada!!! Não venha qerer pagar de bonzão!
Eu por exemplo, percebi que minha audição não está como eu imaginava, e procurarei treiná-la mais, porém minha "paranormalidade" está afiada!!! ¬¬

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


Kamo kun
Não se for essa :

Sim esse se inclui!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Headstock invertido

O teste é útil sim meu camarada!!! Não venha qerer pagar de bonzão!

Pagar de bonzão? (rs) Será que sou eu mesmo? (rs)

Foi útil pra você em que sentido?

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08 · Editado por: japaubatuba
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Discordo. Teste cego serve para provar nada.

bom! a opiniao eh sua e respeito!

E o que importa no final das contas é o resultado final... se uma música ficar com excelentes timbres tocados com uma telecaster (vide CD do John 5) é o que vai valer.

tb concordo com isso

Discordo novamente sobre o timbre. O timbre é a identidade do guitarrista... até o timbre influencia na maneira de tocar, vide nosso colega Vinicius_Nogueira aqui do FCC.

sim isso tb eh verdade!
mas a questao q coloquei em xeque era:
1 sera q steve vai nao tiraria o msm timbre numa RG?
2 e Yngwie Malmsteen sera q ele tb? nao poderia usar uma strato de outra cor?

nunca botei em xeque as caracteristica do timbre dos guitarristas ateh pq existem uma porrada de equipamentos efeitos ,amplis ,pedais ,rack etc enfim um monte de parafernalha para mudar o som da guitarra!
agora chega uma besta perguntando se colocar captador igual do satriani vou conseguir um timbre igual o dele? pow da licença ne meu satriani tem tonelada de equips e o cara acha q soh guitarra eh o sulficiente?

O nut influencia no som. Só quem já trocou pode dizer isso... não adianta você fazer teste com uma guitarra com nut de grafite, plástico ou seja lá o que for, esse teste só seria válido se fossem nuts diferentes na mesma guitarra

tah bom mas vc saberia me dizer com certeza a diferenca de som entre eles? tenho um violao que troquei o nut de plastico por um de osso nao mudou merda nenhuma!

Desculpe, até mesmo pelo seu trabalho em gravar, mas esse teste é inútil.
eh sua opiniao e respeito!

vlw!

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


Não citei nomes. Se serviu pra ti...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


kiki
agora, como é que os caras diferenciam as teles?

ateh onde sei o bog que foi o unico acertar todas disse ter uma strato no meio do teste depois ele editou a resposta e disse
ter dado um belo chute!

guitarclub
Veterano
# ago/08
· votar


Headstock invertido

acho q vc podia escrever um livro falando dessa teoria de decifrar cores de guitarra de acordo com a palhetada!!

seja rapido... vai que alguem escreva o livro antes de vc, dai irá robar todos seus creditos!!

hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a resultado do desafio aos guitarristas!