Música p/ tocar no dia do Vestibular p/ Música

    Autor Mensagem
    El Musicista
    Veterano
    # ago/08


    Daee galeraaa... Beleza???

    Toco guitarra há algum tempo jah...
    Naum sou virtuose, naum toco akelas músicas "embolêras",
    apesar de manjar alguma coisa d tapping,
    palhetada alternada, etc.
    Toco na Igreja (uma Grande Escola por sinal)...
    Sei improvisar, crio solos, sei harmonizar as músicas ki componho, etc.
    Não tenho uma leitura dinâmica da partitura (sei o ki significam
    os sinais, pausas, etc.) mas farei aula o ano ki vem para
    aperfeiçoar issooo.
    Grande parte das músicas ki ouço, eu sei ki acordes estão sendo tocados (eh claro ki tem mtaas outras ki eu naum consigo)...
    Tiro bem os arranjos e as músicas d kbça, qdoo eu paro com
    a guitar ou o violão na frente do computer p/ tirá-las...
    Bom, p/ naum disvirtuar o tópico e vou direto ao assunto...
    Pretendo prestar vestibular p/ Música... Algumas universidades (ou pelo menos a grande maioria)
    solicita que o aluno execute uma composição de livre escolha do instrumento ki toca (no meu caso: guitarra ou violão).
    Aih a pergunta... Ki música eu poderia tocá-la nesse dia???
    Eh necessário partitura da msm???
    Pode ser composição alguma composição minha???

    Pretendo me especializar dpois, em Produção Musical ou em alguma área voltada para a Criação e Composição...

    Me ajudem aih... (Pretendo prestar Música, c DEUS kiser no final do ano ki vem)... Valeu galeraaa!!!!!!!

    Minow
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Musicista
    Depende do curso que você tiver prestando... pra licenciatura normalmente é uma peça livre, pode tocar uma MPB mesmo. Óbvio que não vai tocar Legião Urbana, um pouco de bom senso cai bem... toque Tom Jobim ou Chico que tá de bom tamanho. Faça um arranjozinho em chord melody ou cante, ou você pode levar um solista pra fazer a melodia pra você num violino, flauta, etc.
    Se for bacharelado é peça erudita, obviamente. No edital deve dizer quais peças você pode tocar, coisa como "qualquer estudo ou prelúdio de Bach", coisa do gênero, e você deve levar a partitura.
    Composição eu não sei, tem que olhar no edital, mas devem te pedir uma composição sua.

    kyo_ryo
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: kyo_ryo
    · votar


    El Musicista
    Em qual universidade? Basta ir no site da mesma e achar o edital.

    Na UnB, por exemplo:
    O material a ser utilizado durante o teste prático – que deve ser providenciado pelo candidato – é: instrumento musical com o qual o candidato pretende realizar o teste, exceto no caso de a opção ter sido para o piano, que será providenciado pelo Departamento de Música da UnB; as partituras musicais de escolha do candidato, de acordo com o solicitado, com cópia legível para a banca.

    No teste prático da prova de habilidades específicas para Música, serão avaliadas, entre
    outros aspectos, a fluência musical, a afinação e a precisão rítmica. Se a opção do candidato for
    instrumentos, serão avaliadas ainda a qualidade da execução instrumental do programa exigido
    e a qualidade da leitura à primeira vista.


    Eu vi a prova teórica um dia e era composta por várias partiruras em branco, se eu não me engano eles tocam um trecho três vezes e você tem que transcrever o que ouviu. Em outras precisava completar as notas que estavam faltando na partitura. Tinha também que analisar uma frase e dizer em que tom estava.

    Binho_Johnson
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Binho_Johnson
    · votar


    ou seja, para vc aprender musica, vc precisa saber musica. eu acho esse esquema dos vestibulares de musica ridiculos, mas fazer o que ne todos sao assim.

    imagina se pra fazer engenharia vc precisasse montar um motor ou levantar uma parede,

    ou se fosse fazer medicina se precisasse operar alguem.

    =p

    Manubio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Binho_Johnson
    mas vc esperava o q?

    pra entrar em engenharia vc tem q ter conhecimentos básicos, saber uma base de matemática, fisica, quimica, é a mesma coisa pra musica, eu tb acho um poko exagerado, mas fazer o q??

    Rafa_XD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Musicista
    Leitura à primeira vista é essencial. Tem universidades, faculdades, que pedem uma peça de livre escolha e uma que você deverá ler. Standards de jazz, bossa nova, peça clássica.


    Binho_Johnson
    Para aprender música, você tem conservatórios, escolas, professores particulares, revistinhas e internet. Universidade aborda matérias mais aprofundadas, mais complicadas, que exigem uma base de conhecimento, um conhecimento teórico. Ninguém entra em uma universidade sem conhecer nada de música. rsrsrsrs
    Abraços

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: El Musicista
    · votar


    Galera... Obrigado a todos aih...
    Deu p/ perceber ki varia mais ou menos e uma Universidade p/
    outra, e tbm da área ki pretendo me "especializar"

    A minha idéia eh, tocar nesse dia uma MPB, Bossa Nova
    (Tom Jobim, Toquinho, ou Vinícius d Moraes)
    Ou talvez algum chorinho...

    Mas me digam uma coisaaa...
    Eu posso tocar uma releitura (por exemplo,
    pego "Garota de Ipanema" e
    arranjo ela d outra forma e a executo; ou pego um rockzinho popular e transformo numa MPB)???

    Minow

    O que vem a ser chord melody???

    Agradeço a ajuda d todos v6, sem exceção!!!!!!!!
    Continuemos trocando idéias...

    Abraços!!!!!!!

    Sharper
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    kyo_ryo
    O material a ser utilizado durante o teste prático – que deve ser providenciado pelo candidato – é: instrumento musical com o qual o candidato pretende realizar o teste, exceto no caso de a opção ter sido para o piano, que será providenciado pelo Departamento de Música da UnB;

    Hahahahaha. Será que se eles não avisassem alguém apareceria com um piano lá?

    Messiah King
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cara... se for só prova prática... tu até pode passar, mais se tiver um vestibular escrito depois que nem o da UnB tu tá fudido porque, escrevendo esses KI e ainda várias vezes,... é bom você não só treinar a música eim! hehehehehe :) mais de qualquer forma... eu já vi a prova da UnB e é foda pra caralho! ;P Abraço!

    Lucas_fms
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O que vem a ser chord melody???

    Executar a harmonia junto com a melodia

    ouça Joe Pass

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Messiah King

    Ow valeu pelos tqs... Mas aki eh um bate-papo bem informal...
    Naum vou fikah iscrevendo certin neh??? E o ano ki vem
    eu tbm pretendo fazer cursinhu... Heheheheheheeeeeeeeee...
    Tô precisando msm... Kuasi 04 anos fugido da escola eh trêta neh????
    Ashuashuahsauhsauhsuaaaaaaaaaa

    Lucas_fms

    Valeu véi... Vou procurar ouvir esse tiozinho (com todo o respeito)
    Joe Pass...

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Messiah King

    UnB???

    Krákolisss... Naum tinha ouvido referências a respeito do
    curso de Música lah...
    Jah ouvi falar da UEL, UEM, UFPR, UFRGS, Tatuí, USP, UNICAMP...
    Mas a respeito da UnB eh assunto novooo...

    Vou dah uma pesquisadaaaa...

    Sharper
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Dah uma estudadaaaaaaaaaaaaa tambeeeeeeeem

    kyo_ryo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Sharper
    Hahahahaha. Será que se eles não avisassem alguém apareceria com um piano lá?

    Eu levaria, do jeito que eu tenho medo do Cespe hehe

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Valeu Sharper!!!

    Isso eh indispensável...

    Messiah King
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu levaria, do jeito que eu tenho medo do Cespe hehe (2)


    El Musicista
    Ou cara... mais tipo... é legal tentar escrever o mais correto possível até mesmo em um bate papo... Eu sou aluno da UnB, e acredite se quiser...fui desclassificado no meu primeiro vestibular porque não sabia conjulgar verbos no passado... por causa do internetês... um verbo tipo fazer... não soava pra mim normal escrito Faziam (Porque na net agente escreve FAZIAUM) então eu acabava colocando verbos que eram pra ser no passado no futuro... tipo Fazião... (que em existe) pode ser engraçado agora... até rio disso... mais... é coisa séria... agente nem nota, mais escrever errado na net ifluência e MUITO no nosso dia-a-dia! :) abraço brow!

    kyo_ryo
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: kyo_ryo
    · votar


    Messiah King
    Eu sempre tento escrever o mais "correto" possível, mesmo aqui na internet. Felizmente já passei no vestibular (nesse 2º que teve agora!!). Mas o Cespe continuará na minha vida por causa dos concursos públicos hehehe

    El Musicista
    Como todos aqui já falaram: estude muito, você deve entrar na universidade sabendo (quase) tudo o que pode ser aprendido fora dela.

    AlemãoAraya
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: AlemãoAraya
    · votar


    toca Angel of Death do Slayer

    aposto que os caras vão bater cabeça huhahahuahuah

    Messiah King
    mais = adição
    mas = adversativa

    Messiah King
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu sempre tento escrever o mais "correto" possível, mesmo aqui na internet. Felizmente já passei no vestibular (nesse 2º que teve agora!!). Mas o Cespe continuará na minha vida por causa dos concursos públicos hehehe


    Poxa cara!! que legal passou pra que?! eu faço geologia!

    kyo_ryo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Messiah King
    Ciências Farmacêuticas.

    Messiah King
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Messiah King
    mais = adição
    mas = adversativa


    Putz tem razão... que burro eu sou! HUEhuehuEhuE


    kyo_ryo

    legal! passou pra esses campus que abriram agora?!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música p/ tocar no dia do Vestibular p/ Música