dúvida na montagem dos campos harmônico de Ré, Mi, Sol, Lá, Lá# e Si

Autor Mensagem
rafagg
Veterano
# ago/08
· votar


Penta_Blues
pq ela soa mal??

Fábio MG
Veterano
# ago/08
· votar


rafagg

tríade diminuta = resulta num acorde "m(b5)" (Ex. Bm(b5) ), acorde muito pouco usado. Não soa mal, apenas não é um acorde diminuto como nós entendemos "acorde diminuto" (1, b3, b5 e bb7).

tétrade diminuta = resulta num acorde diminuto (Ex.: B°).

Penta_Blues
Moderador
# ago/08
· votar


Boa tarde!!!

rafagg
pq ela soa mal??
Nem bem, nem mal. Simplesmente não soa...rs
Como nosso camarada Fábio MG comentou, a Sétima Diminuta (bb7) é uma nota que está fora da Escala Maior Natural e em consequência, uma tétrade diminuta também está fora do CH Maior Natural.
Os Acordes construídos sobre a Sensível (VII Grau) têm a característica de "resolução", mas ao acrescentar-se uma sétima diminuta à Tríade diminuta, dá-se à tétrade diminuta uma capacidade muito maior de emprego pois amplia-se as possibilidades de resolução, a divisão da Oitava em quatro Intervalos de Terça Menor permite que se constituam quatro Acordes diferentes com as mesmas notas, o que os fazem figurar em quatro diferentes Tonalidades ao mesmo tempo e, consequentemente aumentando muito também as possibilidades de Modulação. Daí a Tétrade Diminuta ter mais função que a Tríade Diminuta.

Fábio MG
... não se monta um acorde diminuto sem a sétima diminuta...
...Um acorde diminuto sem a sétima diminuta deixa de ser um acorde diminuto,...

Neste trecho eu não concordo muito com vc, meu camarada.
Uma Tríade formada por duas Terças Menores, como é o caso dos Acordes formados a partir do VII Grau, formam juntas um Intervalo de Quinta Diminuta, e portanto, é um Acorde Diminuto mesmo sem a Sétima Diminuta.

... tranforma-se em no acorde "VIIm(b5)".
Como falei, justamente por isso se chama Diminuto.

Uma tríade diminuta é realmente uma superposição de duas terças menores, mas um acorde diminuto é uma superposição de três terças menores.
Tanto Tríade quanto Tétrade são Acordes.
Não há porque deixar de fora as Tríades como se as mesmas não fossem Acordes, como pode ser levado a entender este trecho do seu post.

Valeu!!!

Fábio MG
Veterano
# ago/08
· votar


Penta_Blues

Concordo também com tudo o que você disse. É que o assunto é complicado e na hora de escrever pode não ficar claro o que se quer dizer.

Claro que tríades são acordes. O que eu queria dizer é que no sétimo grau do CH maior não existe aplicação prática para um acorde formado apenas pela tríade diminuta, por causa de todas aquelas razões que você explicou muito bem no seu tópico.

Quanto ao lance do acorde diminuto sem a sétima, na minha opinião ele deixa de ser um "acorde" diminuto sim, ele se transforma num acorde "m(b5)" (ou seja, tem a tríade diminuta, mas não é um "acorde diminuto", o qual exige a tétrade). Primeiro, são distintos sonoramente (VIIm(b5) / VII°). Em segundo lugar, porque essa estrutura rompe o ciclo diminuto (Ex.: B° = D° = F° = G#°).

Abraço.

Penta_Blues
Moderador
# ago/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Fábio MG
Apesar de não estar totalmente de acordo com vc com relação a não considerar uma Tríade Diminuta como tal, acho que entendi seu ponto de vista quando separou os Acordes VIIm(b5) e VII°, já que este último, quando representado simplesmente pelo nome não permite saber se trata-se de uma Tríade ou uma Tétrade. Além disso, não há dúvida que tanto o som quanto o resultado da aplicação de cada uma numa Harmonia é bem distinto, como vc bem lembrou.

Em segundo lugar, porque essa estrutura rompe o ciclo diminuto (Ex.: B° = D° = F° = G#°).
Já neste caso eu não entendi...
O que se rompe aí é o ciclo de empilhamento dentro da Escala Maior Natural, mas continua-se num ciclo diminuto, já que são todos Intervalos de Terça Menor, e dividindo a oitava em em quatro intervalos iguais (característica marcante do Acorde Diminuto).

Valeu!!!

Fábio MG
Veterano
# ago/08
· votar


Penta_Blues

Esse ciclo (B° = D° = F° = G#°) só é possível com tétrades.

Já em relação às tríades, Bm(b5) (Si + Ré + Fá) não é igual a Dm(b5) (Ré + Fá + Láb), que não é igual a Fm(b5) (Fá + Láb + Dób).

Abraço.

rafagg
Veterano
# ago/08
· votar


rsrsrsr to boiandu nessas paradas d ciclo diminuto hehehe, mas jah entendi o q eu queria hehehe vlw a tds q responderam e deram uma força aí

abrç

Luiz Almeida
Veterano
# ago/08
· votar


rafagg
to boiandu nessas paradas

Foi o que eu tentei dizer nos últimos posts meus:
"se for com relação ao VII grau em alguns campos harmonicos surgem divergencias"
"Isso é complicado, uns dizem não ser diminuto, e outros dizem ser menor "alguma coisa"."
"Quando eu tento explicar Campo Harmonico para alguém, eu não cito o VII grau como diminuto, sempre dá dor de cabeça e confusão, eu mesmo não sou bom de teoria."

Ainda bem que os caras estão se comportando como cavalheiros, tem hora que o "bicho pega".
Ps.: Se puder não fecha o tópico não, será bom esse "Bate-boca" para futuras pesquisas.
Abraços.

rafagg
Veterano
# ago/08
· votar


Luiz Almeida
num vo fecha naum...tb gosto desse bate-boca hehehe jah aprendi mt com eles

Fábio MG
Veterano
# ago/08
· votar


rafagg
Luiz Almeida


Na verdade, o que realmente importa é saber que o VII grau do CH maior fica mais adequado com um acorde meio diminuto:
VIIm7(b5).

Quanto à essa discussão teórica é muito bom mesmo, porque trocando idéias a gente aprende mais fácil. Eu já aprendi bastante coisa nesse tópico.

Abraços.

LeandroP
Moderador
# ago/08
· votar


A tríade Bm(b5) se parece mais com uma inversão do acorde G7 com a 3a no baixo.

Fábio MG
Veterano
# ago/08
· votar


LeandroPanucci

É verdade! Eu não tinha pensado nisso.

Penta_Blues
Moderador
# ago/08
· votar


Boa noite!!!

Fábio MG
Esse ciclo (B° = D° = F° = G#°) só é possível com tétrades.
Ah tá. Entendi...
Este ciclo que vc quer dizer é que todos os Acordes Diminutos do seu exemplo possuem os mesmos intervalos e as mesmas notas com a diferença na altura em que cada uma se encontra dentro do seu respectivo Acorde.
Tá certo e isso acontece justamente pela característica que eu mencionei sobre dividir a oitava em partes iguais, o que inevitavelmente leva às mesmas notas.

Luiz Almeida
rafagg
Caras, na minha opinião esse "bom bate-boca" só acontece quando encontramos duas características fundamentais dentro de um bom diálogo: respeito e humildade.
Respeito pela opinião alheia e humildade em reconhecer que não se sabe tudo.
Somando esses ingredientes à informação com conteúdo, acaba-se enriquecendo o próprio conhecimento e angariando boas amizades mesmo na divergência.

Valeu a todos!!!

Luiz Almeida
Veterano
# ago/08
· votar


Penta_Blues
fundamentais dentro de um bom diálogo: respeito e humildade.
Respeito pela opinião alheia e humildade em reconhecer que não se sabe tudo.


Poxa se todos, ou a maioria, pensassem assim.......


Penta_Blues
Fábio MG
LeandroPanucci
rafagg
Hugo capitalista
Parabéns pela boa condução do tópico do colega rafagg.
Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dúvida na montagem dos campos harmônico de Ré, Mi, Sol, Lá, Lá# e Si