Como Tocar Metallica

Autor Mensagem
Kabashiro
Veterano
# jul/08


Olá. ^^

Não sei se esse é o lugar certo pra postar isso, sou novo no fórum, mas queria muito tirar umas dúvidas... ><

Eu tenho uma guitarra Memphis, um amplificador Meteoro Nitrous Drive, e recentemente comprei uma pedaleira, a Zoom G2.1u.

Costumo tocar muito Metallica, principalmente as baladas. Queria sugestões de efeitos pra usar nas musicas que eu toco, efeitos pra base e pro solo, como Nothing Else Matters por exemplo, e a melhor afinação entre E e Eb... Eu acho que como toco mais musicas antigas, até o Black Album (último album que eles tocaram em Mi), eu toco em Mi, mas pra garantir preferi colocar aqui.

Toco as musicas: Nothing Else Matters, The Unforgiven, The Unforgiven II, Whiskey in The Jar, Enter Sandman, Fade To Black, One...

Ah! Se alguem estiver disposto a me ajudar, ja peço que tenha um pouco de paciência, por que não sei muita coisa, li num tópico falando pra usar Delay e Reverb, eu até uso, mas não sei quanto colocar nem o que cada um faz... Então, tenha calma comigo! sahusauhsauhasusau =D

Obrigado desde já.

marcio_zav
Veterano
# jul/08
· votar


Peguei o C-D-Em do Iron Maiden,

inverta, [Em-D-C]

e toque Nothing Else Matters toda,

felizão.

cuma
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro

o Kirk usa chorus tbm, mas usa um delay bem moderado, o chorus ehh mais acentuado

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


cuma

Não tem a opção Chorus na pedaleira... Assim, eu sei tocar as musicas, só quero opniões sobre os efeitos, e como criar cada efeito...

cuma
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro

Qual pedaleira vc usa man???

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


Cuma

Postei ali em cima, uso a Zoom G2.1u, se quiser ver como ela é, é só clicar no nome dela, deixei um link. XD

alexandrememphis
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro
Tem chorus sim, está no MOD/SFX é o CH. Dá uma lida no manual da pedaleira que ajuda bastante.

Charge
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro


Tente achar algum site que lhe proporcione isso, vá em algum site de busca como o google, lá vc deve encontrar.

ogaitnas
Veterano
# jul/08
· votar


Leia o manual da g2.1, ela tem um monte de efeitos e muitos parâmetros por
efeito, se não ler o manual vai ser mais um que daqui há uma semana está dizendo
que a pedaleira não presta, quando nem tentou regular...

sobre patches, no http://www.haax.se/manualsite/index.php?unit=G2
tem um monte de patches para você utilizar como base para criar os seus...

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


ogaitnas e alexandrememphis

Eu li o manual, e gostei bastante da pedaleira, ja mechi em algumas de uns amigos e acho que a que eu tenho agora é muito melhor.

Mas eu tento fazer alguns efeitos e não consigo, ja tentei editar os de base, ja tentei deixar clean e ir customizando aos poucos, mas o que eu tenho no final é sempre uma chiadeira gigantesca com o efeito parcialmente igual ao que eu queria...

Vou procurar ler novamente o manual e ver esse link que vc passou ali.

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro
mas o que eu tenho no final é sempre uma chiadeira gigantesca com o efeito parcialmente igual ao que eu queria...

Cara, então o problema é chiado ? Podem ser várias coisas.
Você pode tar colocando ganho demais na distorção, podem ser os cabos, pode ser sua guitarra que ta mal aterrada. Já tentou ligar outra guitarra na sua pedaleira ? Faça os testes e veja o que acontece. Eu quando comecei a tocar usei uma zoom 505II por alguns anos e nunca deu essa tal chiadeira.

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


pedrobrito

O chiado sempre vem com o compressor, se eu tiro o compressor ele para, mas eu preciso pro solo de Nothing Else Matters...

Eu tava lendo o manual e vi que tem uma opção que reduz o chiado, vou tentar usar...

MarcosBorba
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro

sua guitarra tem caps single. Portanto eh natural haver chiados. Até Fender tem chiado. Isso eh caaracteristica de caps single. Provvelmente se fosse Humbucker não haveria tal prolblema

zaqueu_grunge
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro
Compressor não é essencial pro solo da Nothing Else Matters não... eu vejo mais como um efeito pra ser usado em gravações pra deixar o som mais "linear", principalmente nas partes com clean

Usa um delay bem leve, mas bem leve mesmo, e um leve reverb também ajuda. Esse solo fica bem melhor usando-se o captador do braço (use a posição 4 da chave seletora que deve cortar bastante os ruídos e não perder tanto a caracterísitica do cap do braço)

Pro da One, não usa nada além de um reverb bem fraco, quase imperceptível

Unforgiven, usa Delay forte e um pouco de reverb. É importante caprichar bem na dinâmica de palhetada no solo. No clean, usa um chorus bem levinho.

Unforgiven II, um pouco de reverb, sem delay. É um som mais seco. Usa cap do braço também.

Fade to black, não usa delay, só reverb mesmo, e essa é essencial cap do braço. Melhor ainda é ativar o wah da sua pedaleira e colocar na posição mais "grave", só desative o wah na parte mais final do solo, onde o wah pode cortar um pouco das notas agudas (aconteceu comigo heheh)

Enter sandman, delay bem fraco, wah wah é essencial, e só.

Whiskey in the jar, só o oitavador e um leve reverb.

É isso. Kirk usa principalmente Delay e Wah nos solos dele, não é um cara de abusar muito de efeitos, principalmente ao vivo.

Charge
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro

Fuça esse site, é um site prórpio para patch da G7 e G9, mas deve haver algo para a G2

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Unforgiven II
Whiskey in the jar
essas nem vale a pena tentar tocar...

marcio_zav
ahauhauhauhauahuha
_\m/

james_the_bronson
Veterano
# jul/08
· votar


marcio_zav
[Em-D-C]

e toque Nothing Else Matters toda


Toda não, esqueceu do G e B7 e do Em, C, A e D. Metallica não tem essas limitações não, ou ^^ !!!

felizão.

E nem é feliz também, se fudeu haha \o/ !!!

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


zaqueu_grunge

E a parte do final do solo? Que são as notas prolongadas? O james não palheta aquela parte, ele só usa a mão esquerda...

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro
drive eu acho...

ogaitnas
Veterano
# jul/08
· votar


com singles é inviável usar o compressor da g2, ele realça todo e qq ruído que
vier junto com o som, ou use humbuckers ou esqueça o compressor.

e confira o ganho, as zoom tem ganho pacas, o ganho de algumas simulações
no 20 já é metal o suficiente...

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


Bom, consegui evitar o ruido usando o 4° captador, como o zaqueu tinha dito.

Gostei bastante das sugestões que ele deu, mas alguem tem sugestão pra base?

E tem algum efeito totalmente limpo nessa pedaleira? Por que desativar tudo da muito trabalho... @_@

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro
consegui evitar o ruido usando o 4° captador
sua guitarra tem qtos captadores?!

ogaitnas
Veterano
# jul/08
· votar


o cara falou da posição 4 da chave, captador do braço + cap do meio.
a posição 2 tb deve resolver... ponte + meio hehe

maniac123
Veterano
# jul/08
· votar


Na verdade, o importante é ser cabeludo...

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


qew

Falei errado, era a 4ª posição mesmo, tem só três captadores. XD

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro
sabia! =]

maniac123
Na verdade, o importante é ser cabeludo... (2)
\m/
ahauhauahu

Salyer
Veterano
# jul/08
· votar


Tocar Metallica????
Estude desde os 12 anos que nem o Kirk Hammet,
seja cabeludo tambem, tenha um baixista que morreu num acidente de Onibus......

marcio_zav
Veterano
# jul/08
· votar


james_the_bronson

;P

Kabashiro
Veterano
# jul/08
· votar


Salyer

Ja estudo. =x

zaqueu_grunge
Veterano
# jul/08
· votar


Kabashiro
Pra bases? Distorção e só. A não ser nos cleans, daí depende da música... mas vamos lá. Considere que eles usam reverb em todos os sons clean deles.

One, não tem segredo, é clean... eu gosto de usar um pouco de chorus e captador do braço pros cleans por ficar mais encorpado e soar levemente parecido com o clean ao vivo deles (que eu acho muito foda), mas o cap é humbucker... acho que a sua guita por ser single-coil vai soar bem menos encorpada, talvez seja melhor usar o cap da ponte, faça você mesmo os testes heheh

Nothing else Matters, Delay e chorus bem acentuado.

Enter sandman, usa só o clean, mas pode colocar um pouco de chorus que fica legal também.

Unforgiven, usa só o clean.

Unforgiven II, clean com chorus

Whiskey in the jar, na verdade a partezinha com clean é quase um overdrive... mas você pode usar um chorus, uma distorção bem fraca e abaixar o volume da guitarra pra limpar mais ainda que fica parecido.

Cara, não tem segredo, se você conhece o efeito da pedaleira você consegue associar com as músicas... o negócio é fuçar bastante, essa G2 tem bastante recursos... mete a mão na massa e experimenta :D

P.s: assim que possível compre uma guitarra com humbuckers, pra tocar Metallica é muito melhor.

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Tocar Metallica