opinião sobre captadores

    Autor Mensagem
    RafaelRC
    Veterano
    # jul/08


    antes q comecem a me xingar, só peço q ao lerem tenham em mente q abaixo são apenas as minhas opiniões e q são apenas para ajudar aos indecisos. se vc gosta de algum dos captadores q eu malhei, blz, nem esquenta cada um tem um gosto diferente.

    outra coisa, o meu foco aqui é ajudar a quem quer escolher um captador versátil, não a escolher o melhor para o gênero xyz, acho q a maioria do pessoal do forum deve ter uma ou duas guitarras no máximo, então qto mais versáteis melhor!

    por último, pra quem tem uma guitarra de iniciante: não vale a pena trocar os captadores! há excessões, mas na maioria das vezes é melhor gastar o dinheiro dos captadores + a sua guitarra de iniciante por num instrumento intermediário. este é um erro q vejo acontecer sempre e q causa muita frustração. além do q comprar um captador evolution não vai fazer vc soar igual ao steve vai, muito menos tocar como ele.

    sou novo aqui no forum mas ja toco há mais de 10 anos e já estava querendo compartilhar a minha experiência faz algum tempo, pois sempre leio os frequentadores perguntando sobre um ou outro captador. tive várias guitarra durante esse tempo e testei vários captadores nelas, além das guitarra de conhecidos. vou ficar só nos humbuckers por enquanto, depois escrevo sobre os singles.

    - emg 81 e 85: particularmente não curto o som de captadores ativos, por mais q vários guitarristas q gosto muito usem. o som limpo deles é estranho, ou seja ou vc tem uma geladeira de efeitos (vide david gilmore, vernom reid etc) ou então sempre fica com a distorção ligada (escolha o seu guitarrista de metal favorito) pra terem um timbre legal. não recomendo comprar pra quem está começando, já q costumam ser mais caros e só ficam com som legal com equipamento bom.

    - sd jb: entendo pq muita gente gosta dele, eu msm me amarrava qdo tocava metal, mas acho ele se limita a soar bem só com distorção. msm assim acho q é muito estridente. vale a pena se vc está numa de tocar metal ou hard rock, mas se for pra tocar limpo não recomendo, tem q mexer muito na equalização pra ficar bom. veja como é engraçado essa coisa de gosto, este foi captador feito pra um dos meus guitarristas favoritos, o jeff beck (pra quem não sabe daí vem o nome jb).

    - sd jazz: esse é um q não entendo como se tornou um clássico da duncan, a não ser q vc toque exclusivamente jazz ou blues, ainda mais pra ser par do jb (nos eua tem um pacote q são vendidos em conjunto). é um captador muito grave, ainda mais se vc colocar na posição do braço, como a maioria põem, com um pouquinho de distorção já fica com som embolado, a não ser q mexa muito na equalização do amp. tive ele numa guitarra, junto com o jb, mas demorei muito pra conseguir tirar um timbre legal dele e msm assim não ficava satisfeito.

    - sd 59: esse sim é um captador pau pra toda obra pra colocar no braço, qdo troquei o jazz pelo 59... putz... outro mundo! nunca usei a versão da ponte, mas a versão pro braço é muito boa e aguenta distorção bem sem embolar e limpo é ótimo. recomendo muito!

    - sd seth lover: se vc está afim de um som mais anos 70, este é o captador! tenho o par ponte e braço na minha les paul studio e são um sonho, não é q sejam melhores q os captadores originais gibson, mas eles tem o som de les paul q nunca consegui tirar os captadores originais. o porém é q costumam ser caros e difíceis de achar aqui no brasil.

    - dm evolution: parece uma versão passiva dos emgs, soam melhores do q os emgs, mas msm assim soam estranho sem efeitos. acho eles com um som muito estéril, como os gringos costumam rotular captadores. outra coisa q é bom lembrar sobre o evolution é q vc tem q ter uma técnica muito limpa, pq ele capta qq erro de palhetada ou vícios. em compensação as notas tem um som muito definido e não embolam com distorção. se vc está começando não é um bom captador, mas se vc tem uma técnica boa e gosta de 1000 notas por minuto acho q este deve ser o captador dos seus sonhos.

    - dm tone zone: outro q não entendo como é tão famoso. tem um som muito embolado com distorção numa equalização meio q padrão, pra ficar um pouco melhor tem q mexer muito na equalização. o som limpo dele é razoável. testei numa ibanez de um amigo com o meu set e com o dele, mas depois de alguns dias/semanas testanto não consegui achar nada de bom q pudesse dizer do captador. depois de uns meses esse msm amigo trocou por um evolution.

    - dm fred: pra começar não sou fã do satriani, é um bom guitarrista, mas não consigo ouvir um disco inteiro, sei lá, me dá sono (desculpa se ofendo algum dos fãs dele aqui do forum). a sorte é q ele veio em uma yamaha q comprei e adorei, pq se fosse pelo marketing da dimarzio nunca teria dado muita bola! é um ótimo captador pra ponte, muito versátil. foi o primeiro captador q eu realmente consegui chegar perto do som de guitarra q tinha na minha cabeça. o porém é pra quem toca metal com guitarra afinada em b e/ou muita distorção, pra isso ou é emg ou xl500. na minha opinião q é o melhor captador de ponte pra quem está começando!

    - dm norton: só descobri esse captador, pq uns gringos do jemsite falavam muito bem dele e consegui q um parente q foi pros eua comprasse pra mim. não é pra confundir com o air norton. é parecido com o fred mas tem um pouco mais de grave, mas não embola o som e tem harmônicos fantásticos! é um captador subestimado e pouco conhecido, mas acho o melhor captador para ponte da dimarzio. o problema é q nunca vi pra vender aqui no brasil, então fica a recomendação pra quem conseguir encomendar.

    - dm paf pro: esse foi meu primeiro captador de "grife", na época coloquei na ponte e nessa posição exitem opções melhores de captadores. mas qdo comprei a yamaha com fred na ponte coloquei ele no braço... perfeito! não sei qual o melhor pau pra toda obra no braço o sd 59 ou o paf pro. fico inclinado pelo paf pro pq ainda tenho uma guitarra com ele e é a minha guitarra pra qq ocasião, junto com o norton. é outra ótima opção pro braço!

    -dm x2n: é estéril como o evolution, com saída super alta (chega a ser insano), o melhor exemplo do som o x2n é o timbre do chuck do schuldiner death, é aquilo ali msm, basta plugar no marshall vs8100, não tem erro! acho q falta grave no captador e o som limpo é muito ruim. além do q hj em dia não é preciso ter captador com ganho em níveis estúpidos pra ter um som de distorção bom, melhor investir em pedal ou ainda melhor em amp.

    - bill lawrence xl500: pra quem quer tocar metal esse é o captador, o maior problema é q existem dois fabricantes por conta de problemas legais etc e tal. se o seu tem algo escrito em cima, não é o verdadeiro q era usado pelo dimebag ou tommy victor... pode pesquisar na internet! e o pior é q é o q mais aparece para vender no ml. nunca testei o q vem escrito, só o original q comprei pela internet uns anos atrás do próprio bill lawrence. chegou pelos correios depois de umas semanas e paguei o msm (captadores + frete + imposto) q se tive comprado o "não original" no ml. o q fiquei bobo foi com a qualidade do som limpo dele, o som dele sem distorção é muito bom, acabou com o meu preconceito de q captador de saída alta tem som limpo ruim.

    já testei outros captadores durante esse tempo, mas estes foram os q tive mais tempo pra brincar. qq coisa perguntem sobre outros captadores q pode ser q eu saiba algo ou consiga com algum conhecido pra testar e dar uma opinião.

    espero ter esclarecido algumas dúvidas e se ofendi alguém não era a minha intenção.

    Diino
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    legal cara

    so que vale mais um cap bom do que uma guita boa. ( na minha opiniao)

    tutony
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Diino
    Cara, valer não vale, você compra uma guitarra boa por muito mais que um captador bom... (eu sei que não foi nesse sentido que você falou mais beleza :] )

    Agora falando sério, o conjunto da obra é o que mais "vale"...

    mas andei pensando se eu colocasse um captador de uma guitarra bem podre numa Gibson... o som da Gibson seria consideravelmente melhor do que o da pobre guitarra?

    pelo menos fazendo esse teste, pode-se notar (ou não) a real diferença de uma guitarra para outra...

    RafaelRC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    como disse, depende da guitarra. se for uma guitarra intermediária já vale a pena. o lance é q já vi muita gente colocando captador dimarzio em gianinni, não vale a pena, o captador custa mais q a guitarra! e a tocabilidade da guitarra não vai jusificar a melhora do som do captador. melhor investir num intrumento superior antes.

    tutony
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: tutony
    · votar


    Mas cara, se as pessoas por exemplo tiverem um guitarra ruim, e não tiverem tanto dinheiro, por que não investir em caps? são uma boa saída para quem não tem toda aquela grana... Mas claro não adianta colocar em guitarra muiiiito ruim... tem que ser no mínimo fraca pra dar certo...

    RafaelRC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    depende da referência do q é ruim... não acho q vale gastar 250 reais num captador numa guitarra de 300 reais... melhor vender a guitarra e com o dinheiro do captador comprar uma de 550 q já dá pra comprar uma guitarra legal. sei lá... como disse, é uma opinião... ainda acho melhor comprar uma guitarra com um corpo e braço melhores e depois trocar os captadores. além do q há captadores intermediários (schaller para citar um) q custam a metade do preço dos duncans e dimarzios q compensam mais no caso de intrumentos mais baratos.

    leoc_rj
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Mas cara, se as pessoas por exemplo tiverem um guitarra ruim, e não tiverem tanto dinheiro, por que não investir em caps?

    O som deve melhorar sim, mas a questão não é essa. Do que adianta ter uma guitarra m*rda com captadores EMG, se você não vai extrair todo o potencial do cap, se a tocabilidade for uma merda, se as cordas não ficarem na afinação, se o braço empenar a qualquer momento?

    É lógico que colocar um cap bom, exerce um fator até emocional. Colocar um cap bom é ter a sensação de estar mais perto de ter uma guitarra top de linha, mesmo que esse efeito seja apenas um placebo.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    outro q não entendo como é tão famoso. tem um som muito embolado com distorção

    Nossa, sei que é de gosto e tal, mais o tone zone não é nenhum pouco embolado cara, ele até é conhecido por ter uma boa definição para solos rapidos!

    RafaelRC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    leoc_rj
    é isso ai.

    GuitarHome
    cara... não estou me referindo ao q ele é conhecido, msm pq tem muito marketing por tras de muita matéria de revista, mas a minha experiência com ele. é o msm q dizer q eu nunca gostaria do fred por ser o captador do satriani e é o q mais recomendo.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    RafaelRC
    Claro, eu te entendo, é a sua opinião como eu tenho outra totalmente diferente e o satriani tem a dele pelo Fred apesar de que o fred é apenas 5% (modo de falar) do timbre dele já que ele é lotado de equips, amps, racks tops...

    E eu não estou me baseando em revistinhas, reviews escritos pela própria fabricante, até porque para elas todos os caps da marca são bons... Estou falando em reviews de pessoas que compraram, testaram, compararam e escreveram por aqui ou orkut...

    Fora que eu tenho um tone zone na ponte da minha guitar, tenho minha opinião própria sobre o cap!

    RafaelRC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    GuitarHome
    sei lá então, o lance é q não foi só eu q achei o tone zone embolado, pq fiquei com a ibanez por umas 2 semanas pra brincar e usei direto, o cara q era dono acabou trocando depois de um tempo, pq não conseguia tirar o som q queria. ele optou pelo evolution, q tb não curto muito, e ficou feliz da vida. vai enteder...

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/08
    · votar



    http://www.youtube.com/watch?v=e13-dndKEL8

    Se tiver tempo, esse é um video meu com o tone zone...
    é o tone zone modelo humbucker mesmo e não aquele single de bobina dupla...
    Bom, os equips que usei nesse video são meia boca, amp de estudo meteoro, v-amp 2, shelter fst62 das antigas com o tone zone na ponte e tarraxas gotoh, e um cry baby 535Q!

    Captei o som e o video tudo pela camera digital, fora que o youtube come a qualidade de som e video!
    E esse video foi pouco depois de ter pego o v-amp 2 não tinha regulado bem ele!

    Mais da para ter uma noçao, não acho ruim!
    :D!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RafaelRC

    Cara, beleza?
    O que voce tem a dizer dos EMG's "Passivos", o H4 por exemplo, se é que testou.
    Eu também não curto o som dos "Ativos", parecem artificiais, parece que os sons foram gravados antes e reproduzidos durante a execusão, mesmo com distorção. Mas "gotoh é gotoh".

    mazellan
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RafaelRC
    Esse reviews váriam muito de equips pra equips.

    Tem gnt do metal que odeia o 59 e ama o Jazz com bastante dist msm....

    RafaelRC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    GuitarHome
    o timbre q vc está tirando está bem legal, mas tem q lembrar q está num ambiente super controlado e está tocando solo, o tone zone embolou muito qdo tocava riffs rápidos com distorção de amp.

    imagine a seguinte situação, q não é tão rara, aliás pra quem já fez show por aí já passou por isso, sua banda vai tocar com outras 3 ou 4 bandas, não há passagem de som e é o msm amp pra todo mundo, vc tem q chutar a equalização no início e ir ajustando conforme vai tocando. se o seu captador embola por natureza vai demorar mais pra conseguir acertar o timbre.

    Luiz Almeida
    cara já toquei uma vez com esses emgs passivos, mas não posso emitir uma opinião certa pq a própria guitarra tinha um formato estranho, era uma steinberger, e devo ter ficado tocando 1 ou 2 horas.

    não acho q os ativos soem artificiais, apenas não tem um som com personalidade, acho q por isso são tão requisitados por guitarrista q gostam de usar muitos efeitos.

    outra coisa muito legal q esqueci de falar sobre os ativos, são completamente silenciosos! não desgosto dos emgs, só não são minha praia e não são recomendáveis pra quem tem pouca grana pra gastar.

    mazellan
    qdo comprei o jazz+jb pra colocar numa jackson dinky q tive, fui na onda do q todo mundo usava, na época gostei muito do jb, mas detestei o jazz com distorção, melhorou bastante qdo troquei pelo 59.

    Liro_Points
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RafaelRC
    cara eu tenho uma jacksom com captação original H-S-S, estava querendo trocar o do braço e o da ponte, o do braço quero colocar um humbucker que fique bom pra distorção e pra sons limpos vc me recomenda o SD 59 pra esta função???
    e pra ponte só uso para distorção... será que o JB fica bom??

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Liro_Points
    uma opção de captador q ñ foi comentada aqui mas q é muito boa é o dimarzio fastrack no braço

    Liro_Points
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    daniel_guitar

    mas é que a minha guitar é S no braço...
    o dimarzio tem nessa opção??

    luxos
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RafaelRC
    o fred é pra metal??

    com base no q vc diz isso

    tudo bem q qnto mais distorção nele melhor
    ele soa muito bem com som limpo tbm
    ele é bem versátil


    e a combinação fred+paf pro é exelente
    muito boa
    como vc diz
    pau pra toda obra


    abçs!!

    xD

    RafaelRC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Liro_Points
    foi mal pela demora da resposta!

    cara, se a sua guitarra é hss, então o 59 não é uma opção para o braço da sua guiatrra, pq ele é humbucker, a opção do daniel_guitar é uma boa... o fastrack é um dos pouco humbuckers em formato single q soam legal (não adianta reclamar... nenhum dos humbuckers em formato single soam como humbuckers!).

    hj em dia acho as guitarras hss as mais versáteis, mas gosto do som single no braço (ainda mais com som limpo ou com um drive leve do amp) e um boa opção é o area 61 (antes q reclamem: eu sei q é um stack, mas ele tem som de single ao contrário do fastrack q tem um som mais pra humbucker). tem q ver o q som vc está querendo.

    qto à ponte... não gosto do jb, como já disse. vc quer o q? se for uma guitarra só pra distorção o jb pode ser uma boa opção, mas não seria minha primeira escolha.

    luxos
    nunca falei q o fred é pra metal... na verdade, se for só pra tocar metal é melhor escolher outra coisa, mas ele aguenta uma boa distorção! e limpo ele tem um som bem legal. é perfeito pra uma guitarra versátil. com o paf pro no braço é imbatível! acho q é uma coisa q o satriani acertou em cheio... é uma ótima dupla!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    - sd jb: entendo pq muita gente gosta dele, eu msm me amarrava qdo tocava metal, mas acho ele se limita a soar bem só com distorção. msm assim acho q é muito estridente. vale a pena se vc está numa de tocar metal ou hard rock, mas se for pra tocar limpo não recomendo, tem q mexer muito na equalização pra ficar bom. veja como é engraçado essa coisa de gosto, este foi captador feito pra um dos meus guitarristas favoritos, o jeff beck (pra quem não sabe daí vem o nome jb).

    Santa abobrinha. Depende da guitarra ele fica estridente... na minha Cort KX eu não consigo perceber essa estridência... em uma Fender eu perceberia. Com drive ou não tiro ótimos timbres com ele.

    - dm tone zone: outro q não entendo como é tão famoso. tem um som muito embolado com distorção numa equalização meio q padrão, pra ficar um pouco melhor tem q mexer muito na equalização. o som limpo dele é razoável. testei numa ibanez de um amigo com o meu set e com o dele, mas depois de alguns dias/semanas testanto não consegui achar nada de bom q pudesse dizer do captador. depois de uns meses esse msm amigo trocou por um evolution.

    Som embolado? Acho que é você que se embolou com os comentários. Hahahahahahahahahahaha... isso é pq você e o seu amigo timbram mal pra cacete.

    Obs.: Não é só pq uso ambos os caps, é pq já testei e inclusive já postei timbres com esses caprtadores várias vezes no FCC.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    - emg 81 e 85: particularmente não curto o som de captadores ativos, por mais q vários guitarristas q gosto muito usem. o som limpo deles é estranho, ou seja ou vc tem uma geladeira de efeitos (vide david gilmore, vernom reid etc) ou então sempre fica com a distorção ligada (escolha o seu guitarrista de metal favorito) pra terem um timbre legal. não recomendo comprar pra quem está começando, já q costumam ser mais caros e só ficam com som legal com equipamento bom.

    Tinha deixado passar esse... cara, com certeza você não usou todos esses captadores, tudo o que você escreveu não bate. Outro set que usei por dois anos... o EMG85 é usado até por guitarristas de jazz... nunca tive geladeira de efeitos e esses captadores em especial tinham um som matador até em amp menor.

    Muito infeliz esse seu tópico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a opinião sobre captadores