História da Gibson Les Paul.

    Autor Mensagem
    Junae
    Veterano
    # jul/08


    Galera, achei esse texto na net. O cara provavelmente é fã do Slash. Mas, como eu sou fã de Gibson Les Paul, gostaria de compartilhar com alguns de vcs (que gostam tb) algumas informações que eu achei interessante, principalmente sobre a guitarra em si. Fui...Segue abaixo..

    Les Paul
    Em 1939, um guitarrista chamado Lester William Polfus, conhecido popularmente por Les Paul, contruiu um protótipo de guitarra. Quando ele levou este protótipo à Gibson no começo da década de 40, como muitos outros inventores de sua época, foi ridicularizado, chamado de algo como "o garoto com o pedaço de madeira com captadores".
    Porém, por volta de 10 anos depois, no começo dos anos 50, quando a Fender começou a produzir em massa guitarras de corpo sólido (que até então não existiam, as guitarra eram acústicas ou semi-acústicas), a Broadcaster desenhada por Leo Fender, a história mudou. A Gibson entrou em contato com Les Paul, e em 1952 começou a produzir a guitarra desenhada por ele e ridicularizada pela Gibson 10 anos atrás. Essas primeiras guitarras tinham a pintura em dourado e por isso eram chamadas de Gibson Les Paul GOLD TOP. Aí então, a mais famosa, popularmente conhecida e de melhor qualidade é a Les Paul produzida pela Gibson. Existem outros fabricantes como a Epiphone, pertencente à própria Gibson, que no caso da Les Paul produz instrumentos de custo mais baixo. Como a Epiphone temos Les Pauls Ibanez, GTX, Encore, Gianini, Finch, etc... Aqui vamos falar sobre a Les Paul da Gibson e algumas produzidas por Lutiers, relacionadas ao Slash. É uma guitarra bastante luxuosa em termos de detalhes e de construção rebuscada, é mais luxuosa do que outro mito da guitarra a Fender Stratocaster, o que de forma nenhuma desmerece esta outra pois é um outro instrumento, e que tem seu som particular, sua alma.
    Existem vários modelos de Les Paul da Gibson, a Les Paul Custom, a Standard, a De Luxe, a Classic, a Studio, a Lite, a Junior, e também as guitarras de assinatura, como a Les Paul Slash, a Joe Perry, a Gary Moore, etc. Existem também as Custom Shop, que são guitarras especiais produzidas conforme o gosto do comprador e as Historic Collection que são guitarras produzidas no molde de guitarras antigas como as Les Pauls Standard de 1959, que são as Les Pauls mais valorizadas do mundo que chegam a ser vendidas por mais de US$ 100.000,00. O Slash possui umas 3 Les Pauls Standard de 1959 (aliás, uma delas é 1958, o que não faz muita diferença, pois as guitarras mais valorizadas são as produzidas no período que vai de 1958 a 1960) em sua coleção, sendo que uma delas, com acabamento em Tobaco sunburst (aparece no clipe de November Rain), pertenceu ao Joe Perry do Aerosmith(Slash a devolveu a Joe Perry em seu aniversário de 50 anos)
    Para simplificar e tornar mais objetivo o texto, vou me ater aos 2 modelos principais que são básicos, a Les Paul Custom e a Standard. Estes dois intrumentos se diferenciam por detalhes de acabamento e de construção. As Les Pauls mais usadas, mais famosas, o que inclui estes dois modelos, tem o corpo feito com a parte de trás em mogno e o tampo, a parte da frente em maple. O braço é feito de mogno também. A Custom tem mais detalhes de acabamento, é uma guitarra mais luxuosa. Com relação à construção, usa a escala do braço em Ébano, tem um som tendendo mais para o grave enquanto a Les Paul Standard com escala do braço em Rosewood ( nosso Jacarandá ) tem um som mais "rasgado" com mais agudo. Apesar de ser um som encorpado, mais grave do que o de uma stratocaster, ele tem "ataque" no agudo também (ouça o timbre de guitarra usado em Reckless Life, tanto no riff da base como no solo, que você entenderá o que eu digo). Justamente a Les Paul Standard é a guitarra sinônimo de Slash, apesar de ele usar outros modelos de Les Pauls também, e mesmo outros modelos de guitarra. É um instrumento que tem um som potente, com muito "sustain"(você dá a nota ou acorde e ele demora a parar de soar, o som demora para "morrer"). Você pode perceber como ele usa o sustain das guitarras principalmente nos shows, onde ele toca uma nota e dá o efeito de "vibrato" com os dedos onde a guitarra fica soando, parando somente quando ele quer. Evidentemente naquela hora não é somente a guitarra, mas todo o equipamento que produz o som, mas uma das características da Les Paul é essa, o sustain. Ao mesmo tempo que a guitarra tem um som forte e rasgado, ela também pode produzir um som "aveludado", usando-se o captador localizado próximo ao braço, que você pode conferir na introdução de Sweet Child O´Mine, nos solos de Rocket Queem e November Rain. Outra característica do som da Les Paul é a produçâo de um som meio "nasal", muito legal e muito usado pelo Slash também. Você pode conferir isto nos solos de Welcome to the Jungle e Reckless Life.
    Se você quiser realmente ouvir e entender a Les Paul do Slash, sugiro que você assista a shows. Eu particularmente prefiro o som que ele usava antes do Use Your Illusion, que era um som mais limpo, menos distorcido, onde aparecia mais o timbre da guitarra. Eu recomendo o show do Ritz de 1988, do disco Apetite for Destruction. Ele toca nesse show com a Sweet Child O´Mine´s Les Paul, uma Les Paul que não é da Gibson (apesar de ter o nome Gibson em seu headstock), mas uma cópia da Gibson Les Paul de 1959 produzida por um lutier chamado Chris Derrig de Los Angeles, em 1986. Que ironia, a guitarra que protagonizou a "volta" da até então "meio esquecida" Gibson Les Paul ao cenário musical, e me fez apaixonar por Les Paul, não era uma Les Paul Gibson original, era uma cópia. Mas basta ouvir o seu som e também a sua incrível beleza para se apaixonar também. Apesar de não ser uma Gibson original, é uma guitarra de qualidade muito grande, feita à mão por alguém que conhecia muito de Les Pauls antigas, até por isso, mesmo que não pertencesse ao Slash, custaria muito mais que uma Les Paul Gibson original de linha. Acredito que a encomenda de uma guitarra desta não sai por menos de US$10.000,00.
    Ela usa captadores Seymour Duncan Alnico II "zebra" assim chamado porque é um captador duplo com um polo branco e o outro preto. Infelizmente ele não a usa mais em shows. Hoje ela fica na coleção particular dele de aproximadamente 50 guitarras, e só sai de lá se for para o estúdio. Numa entrevista ele diz que usava esta guitarra em shows somente no começo, na época em que ele não tinha outras guitarras. Evidentemente, os instrumentos que saem para uma turnê sofrem muito desgaste e estão sujeitos a acidentes.
    Bom, falei um pouco da história da guitarra. Opa, estava quase me esquecendo... não posso deixar de mencionar o amplificador Marshall onde a Les Paul está plugada, que evidentemente participa na construção do som. É um amplificador que também tem um som muito particular e faz parte desta combinação. Espero que minhas palavras tenham trazido algo de bom, talvez esclarecido alguma dúvida. Valeu!

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Junae

    legal velhinho, valeu o post!

    r2s2
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Legal mesmo.

    Dogs2
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pô, é legal, mas ele devia citar mais guitarristas (nada contra o Slash, adoro ele)

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Dogs2
    (nada contra o Slash, adoro ele)
    BANNNNNNNNNNNNNNN

    Intrueland...
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    e o Page...

    Junae
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Vamos ao Page....


    Ao longo dos anos, Jimmy Page utilizou vários modelos, com propósitos diferentes. Vamos conhecer alguns deles.
    Telecaster 1958
    Por volta de 1968, Jimmy foi presenteado por Jeff Beck com uma Fender Telecaster '58 branca. Após ter recebido uma pintura psicodélica, esse foi seu instrumento principal durante sua estada nos Yardbirds e no primeiro ano do Led Zeppelin.
    Jimmy tirou a guitarra do baú em 1971 para gravar o solo de 'Stairway to Heaven' do quarto álbum da banda.


    Strato 1960
    De 1970 em diante, Jimmy passou a circular com o que viria a ser sua marca registrada. A Gibson Les Paul '58. Esta é uma das mais famosas guitarras de todos os tempos. É bem provável que a veneração criada em torno da Les Paul 'flametop' cherry-sunburst tenha se originado deste exato modelo.
    Voltando à original, as tarraxas foram substituídas por Grovers douradas e devido a modificações no braço, o número de série foi perdido.
    Por volta de 1971, Joe Walsh, do Eagles, presenteou Jimmy com uma Les Paul '59.
    Quase idêntica a sua 58. Esta, que seria sua segunda guitarra, passou a ser a principal após uma série de modificações.
    O braço foi afinado, a ponte foi arredondada - para que Page pudesse tocar todas as cordas com o arco de violino, não só as Mi's. Dois switches foram instalados embaixo do escudo, um para divisão de fase, outro para por os captadores em série ou paralelos. Os knobs de volume foram substituídos por botões push-pull para dividir os humbuckers em 2 ou 4 single-coils. As tarrachas originais foram substituídas também. Número de série #91703.
    Este neste modelo que a Gibson se baseou para a construção da Les Paul Jimmy Page Signature
    Com o lançamento do quarto álbum, Jimmy precisava de um instrumento mais versátil, que lhe possibilitasse executar as nuances de 'Stairway to Heaven' no palco. A resposta veio com a Gibson SG doubleneck. Doze cordas no braço superior, seis no inferior, os dois trazendo dois humbuckers cada. Page usou o instrumento no palco para 'Stairway to Heaven', 'Tangerine', 'The Rain Song' e 'The Song Remains The Same'. No estúdio, Jimmy a utilizou em 'Carouselambra' do álbum 'In Through the Outdoor'. Número de série #911117

    Les Paul 1973
    Outra guitarra que virou lenda nas mãos de Page foi a Gibson '73 Les Paul Standard. A Les Paul vermelha. Com dois humbuckers sem cobertura, pretos. Usada principalmente na tour do álbum 'Presence' em 1977. Equipada com um sistema B-Bender Parsons/White, um mecanismo, até então, mais comum em Telecasters de guitarristas country.
    Outra guitarra que em 90% deve sua fama a Page é a Danelectro ('59 DC body).
    No caso dele, a guitarra foi montada juntando as melhores partes de duas Danalectros e equipada com uma ponte Badass. Usada no palco para 'Babe I'm Gonna Leave You', 'White Summer/Black Mountain Side', 'In My Time Of Dying', e, às vezes para Kashmir, especialmente depois de 1977.
    Na última tour do Zeppelin, Jimmy, saudoso pela Telecaster, surgiu no palco com a '59 Fender Telecaster (botswana brown). Apelidada de Bomba Marrom. Utilizada em 'Hot Dog' e 'All My Love'. Também equipada com um sistema B-Bender, esta guitarra na verdade trazia um corpo de uma '59 com o braço da sua '58, a qual foi arruinada por um 'amigo' de Page que resolveu aplicar um novo acabamento sobre a lendária pintura psicodélica - sem pedir a opinião do dono.
    Outros instrumentos usados por Jimmy Page foram:
    Gibson Jimmy Page Signature
    Vox 12-String - Usada em 'Thank You' do 'Led Zeppelin II'
    Gibson Les Paul "Black Beauty" - usada ainda na época dos Yardbirds e na tour de 1970. Equipada com um vibrato Bigsby . Foi roubada durante a tour de 1970 a caminho do Canadá. Número de série # 06130.
    Se por acaso você encontrar esta guitarra, é só avisar o Jimmy. Obrigado.
    Violão Harmony Sovereign - usado Led Zeppelin III e na tour de '70.
    Violão Gretsch Cutaway (12-cordas) - usado na tour de '70
    Violão Gibson J-200 - usado nas músicas acústicas do 'Led Zeppelin I'. Emprestado a Page por Big Jim Sulivan.
    Fender 10-String 800 Pedal Steel - usado em estúdio no 'Led Zeppeli'n e 'Led Zeppelin III'
    Martin D-28 '71 - usado em estúdio e ao vivo, com grande frequência.
    Rickenbacker (12-string) - usada ao vivo em 1971.
    '60 Fender Stratocaster (Lake Placid Blue) - usado no palco pela primeira vez em 1979, principalmente em 'In the Evening'.
    Gibson RD Artist - usada no festival de Knebworth em 'Misty Mountain Hop'
    Gibson SG - usada raramente, na tour de 1980.
    Gibson Double-Neck
    '66 Fender Stratocaster (Cream) - usada em 'All My Love', durante tour européia de 1980.
    Apesar de um pedal aqui, outro alí, é bom lembrar que 70% do som mágico de Jimmy Page vinha da combinação de suas guitarras com Marshalls Plexi-100 e ocasionalmente Fenders Tone-Masters. Outros amps e efeitos foram muito usados porém o set-up principal de Jimmy era esse.
    Uma boa dica para saborear a estonteante riqueza timbral de Page é sentar, fechar os olhos e ouvir 'Achilles Last Stand' do álbum 'Presence' de 1977. Se você é realmente um amante da guitarra, os olhos vão brilhar....

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    uma vez vi o vídeo do page tocando com o led, usando essa tele psicodélica... eles (page e jones) usavam uma mesma marca de amplificador (com detalhes em vermelho), que eu nunca vi outro até hj, não sei de que marca é... tinha visto no google videos, pena que perdi o vídeo senão postava aqui, pois os caras detonaram tocando dazed and confused

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: georginho_gallagher
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=dqwFz3wHcx8

    ta aí o vídeo!

    timbrão!

    WOM : que porra é essa?

    GiulianoB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    locura esse video da dazed and confused
    e tem gente que ainda fala mal de telecaster humpf.

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bacana, mas

    PARÁGRAFOS, PARÁGRAFOS, PARÁGRAFOS.

    A leitura fica extremamente cansativa desse jeito.

    MANFREDINI
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Epiphone, pertencente à própria Gibson

    epa epa epa, parei aqui! a Epiphone tem permissão pra produzir guitarras no mesmo formato que as Gibsons, as madeiras são as mesmas, os formatos os mesmos, o que muda é a qualidade da madeira, acabamento, captação e ferragens (ponte e tarraxas)

    kiki
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Junae
    legal, acho bem bacana ler a historia da criação das guitarras.

    mas acho que a parte historica mesmo ta meio imprecisa. tá mais falando do slash.

    eu acho que antes da broadcaster (a tele atual), ja existiam guitarras solidas. só não eram produzidas em massa. a telecaster foi uma especie de ford T das guitarras.

    e mais um pequeno jabá: escrevi um texto com um tema parecido
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168990/

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    GiulianoB

    animal o timbre e o som dos caras, fiquei de cara qdo vi, tanto que tinha salvado o vídeo, mas aí troquei de pc....

    só gostaria de saber que porra que é essa de amplificadores WOM...

    abçs

    ophius
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    só gostaria de saber que porra que é essa de amplificadores WOM...
    (2,3,4,5,6,7,8....)

    Dogs2
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Eduardo Cad
    PARÁGRAFOS, PARÁGRAFOS, PARÁGRAFOS.

    A leitura fica extremamente cansativa desse jeito.


    quer o quê? Um soneto?

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Prefiro em dodecassílabo com tônica na sexta e na décima segunda sílaba, formando dois hemistíquios.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ophius

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    marcio_smdo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Junae
    Cara, essa história de guitarra desenhada pelo Les Paul é controversa.

    Eu vi num outro tópico, e também na Wikipedia, que a guitarra Les Paul nada tem a ver com o modelo idealizado por este guitarrista. Ambas as fontes citam como referência o livro "50 Years of the Gibson Les Paul",

    A tal guitarra projetada por ele, apelidada "The Log", tinha o corpo apenas um pouco mais largo e mais profundo que a própria escala do instrumento.

    Pelo que eu lembro o projeto da Gibson Les Paul tinha como encarregado o Ted McCarthy. O Les Paul entraria só com o nome.

    Parece que ele fez contribuições tais como o top em Maple e alterações na ponte e na cor, que ficou dourada(Gold Top), como ele queria.

    10 anos depois, em 1961, a Gibson incluiu um modelo de Les Paul mais fino e mais leve, com double cutaway, a fim de reduzir custos e enfrentar a concorrência da Fender.

    Quando viu a guitarra o Les Paul não gostou. Ele encerrou a parceria com a Gibson, e mandou retirar o nome dele do novo modelo. Este então foi rebatizado como SG(de Solid Guitar).

    O Ted McCarthy foi mais tarde trabalhar com as PRS e teve um modelo batizado com o seu nome: http://www.prsguitars.com/mccarty2/index.html.

    Abraço

    kiki
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    marcio_smdo
    é, parece que a historia é bem ocntroversa mesmo.
    saiu uma materia ha pouco tempo na guitar player, contando essa historia. era comemoração de 50 anos da les paul acho.
    muita coisa era baseada neste livro que voce citou.

    o fato é que todo mundo queria ter credito pela criação.

    outra coisa: eu tinha ouvido dizer que SG era secong Gibson. mas sei la.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a História da Gibson Les Paul.