Dúvidas sobre cordas 0.10

    Autor Mensagem
    lucas_monnerat
    Veterano
    # jul/08


    Bom pessoal, como ouvi falar sobre as taaaaaaantas vantagens de cordas 0.10, tenho algumas dúvidas:

    - Para não trastejar, a ação das cordas têm que ser mais alta do que com cordas 0.09??
    - As cordas ficarão mais pesadas a ponto de me deixar um pouco mais lento na hora de fritar??
    - Acentua o timbre da guitarra??
    - Aumenta o sustain??
    - Deixa o som mais encorpado?? (Os agudos da minha strato tão estalando demaais)
    - E mais uma: Nas stratos, o melhor encordoamento é o 0.10 mesmo, como dizem por aí??
    - Fica melhor de fazer harmônicos artificiais??

    Sobre regulagem, não é problema.. To bem acostumado a regular minha guitarra.. :D

    Grande abraço

    alexdiffer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    lucas_monnerat
    - Para não trastejar, a ação das cordas têm que ser mais alta do que com cordas 0.09??
    Depende cada caso é um caso.As cordas ficarão mais pesadas a ponto de me deixar um pouco mais lento na hora de fritar??
    NãoAcentua o timbre da guitarra??
    Dá mais sustentasão.,
    Aumenta o sustain??
    Respondido acima
    Deixa o som mais encorpado??
    sim
    E mais uma: Nas stratos, o melhor encordoamento é o 0.10 mesmo, como dizem por aí??
    Não sei dizer Fica melhor de fazer harmônicos artificiais??
    Não notei diferenca alguma

    MANFREDINI
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    - Para não trastejar, a ação das cordas têm que ser mais alta do que com cordas 0.09??

    enquato maior o "calibre" maior a altura

    - As cordas ficarão mais pesadas a ponto de me deixar um pouco mais lento na hora de fritar??

    quando se trata de 009 pra 010 eu acho que você vai ganhar velocidade

    - Acentua o timbre da guitarra??

    ???? agudo? crase? chapéuzinho? tiu?

    - Aumenta o sustain??

    acho que de 009 pra 010 muda pouqeíssima coisa

    - Deixa o som mais encorpado?? (Os agudos da minha strato tão estalando demaais)

    sim

    - E mais uma: Nas stratos, o melhor encordoamento é o 0.10 mesmo, como dizem por aí??

    já usei 009, 010 e agora tô usando 011, o que mais gostei até agora foi o 010

    - Fica melhor de fazer harmônicos artificiais??

    iii, não sei te responder, pra mim é mesma coisa, meus harmônicos são péssimos, quase não uso harmônicos

    mas o que posso te dizer pe que enquanto maior o encordamento mais bonito o timbre fica, basta escutar o SRV e o Who (.013)

    mazellan
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    enquato maior o "calibre" maior a altura
    Besteira....

    quando se trata de 009 pra 010 eu acho que você vai ganhar velocidade
    outra besteira...

    Msm com calibre alto da pra deixar as cordas bem baixas....
    e a velocidade não aumenta porra nenhuma....se vc tocar rápido vai continuar rápido...se tocar devagar vai continuar devagar....

    as maiores diferenças são: na firmeza das cordas, na pegada dos bends e do vibrato...essas são as maiores....
    os tappings e ligados mudam mas é pouca coisa....
    o timbre muda tmb, fik com mais corpo....mas isso no clean...com distorção a diferença do timbre diminui, já que o som fica mais comprimido.
    O Petrucci usa 09 em algumas guitarras, e nem por isso seu timbre é magro, sem corpo, ou ele é pouco veloz ou sem pegada....

    MANFREDINI
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: MANFREDINI
    · votar


    Msm com calibre alto da pra deixar as cordas bem baixas....

    mas ai trasteja

    e a velocidade não aumenta porra nenhuma

    ok, toque Wasted Years em 009 e depois em 010 ok? ai me fale em qual ficou mais legal e em qual foi mais fácil

    mazellan
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    MANFREDINI
    jah toquei com os dois calibres...ainda toco hj de vez em quando com 09....a unica diferença são os bends, que no meu caso q to acostumado com 010, qdo faço na 09 saem todos um poko acima....

    como trasteja??? usava 011 em E na minha guitar....cordas bem baixas (entre 1mm a 1,5mm)...e naum trastejava porra nenhuma....

    Quanto a velocidade, quantas notas por segundo vc aumenta qdo muda de 09 pra 010?
    Vai me dizer q com 09 vc tok semi colcheias a 120 e com 010 tok fusas a 120?

    e quanto a wasted years...bah...nem gosto de iron tanto assim....e isso de qual ficou mais legal e qual ficou mais fácil é bem relativo....varia bastante de pessoa pra pessoa....por isso q alguns usam 09 e outros 010....eu gosto de 010. ;-)

    MANFREDINI
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    mazellan

    tipo, o que eu falo é por experiência, acho 009 um côcô, quando comprei minha Squier veio ocm encordamento 009 da Fender nela novinho, ok, no primeiro dia eu já tinha arrembentado 3 cordas, depois botei 010 da Ernie Ball, timbre bom, mas oxida rápido, depois fui pra 010 da Blues Steel, muito boa, a que mais gostei até hoje, depois não consegui mais encontrar a Blue Steel e comprei um 011 da Ernie Ball dessa vez, oxida mais rápido, na minha Strato tive que subir um pouco mais, eu colocava a 010 no limite de não trastejar, e bem eu mando a lenha, quando vou tocar The Who que empolgo então, senti uma necessidade maior na 011 de manter a corda mais alta, agora, da 009 pra 010 eu não lembro direito fiquei só um dia com as 009, achei horrível, sem dúvidas, pelo menos em Strato eu acho que 010 cai como uma luva

    Naka-man
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Na verdade com cordas mais pesadas voce pode usar ação mais baixa , pois a corda "vibra" menos.

    Me lembro quando toquei uma ES-135 com 0.15 , as cordas praticamente coladas na guitarra. Nunca vi uma ação tão baixa , e não trastejava nem a pau.

    mazellan
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    MANFREDINI
    sim sim....tmb não gosto muito de 09......mas as vezes eh complicado fazer bends de 2 tons...dependendo da casa....vou comprar uma guitarra pra tentar deixa com 09, pra esse tipo de coisa.....

    axo q na maioria das vezes 010 eh ideal...naum muito pesada, naum muito leve.....
    agora c vc vai fazer bends gigantes, e vibratos violentos, uma 09 ajuda os dedos...

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    MANFREDINI
    esse negócio de calibre é uma questão de gosto,cara,a açõ pode ser baixa com qualquer encordoamento é uma questão da regulagem,se a guita tiver os trastes bem nivelados e o braço o mais reto possivel então ce pode usar ação baixa sem medo,quanto e velocidade é uma questão de se acostumar ,qunado mudei de0.9 pra0.11 achei qu etinha feito bestiera mas em alguns dias já consegia minha velha velocidade de volta, e uma firmeza maior nos bends como brinde
    Abç

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    lucas_monnerat

    Pô cara, põe as cordas na sua guita e experimenta, depois vem aqui no seu tópico e fala o que vc achou em relação as suas dúvidas. Desculpe a sinceridade, mas é o tipo de pergunta que ninguém pode responder por vc, cada um tem sua guita, sua tocada, sua prferência e palhetada.
    No másximo dá para afirmar que vc terá um timbre mais pesado e menos agudo, o resto é por sua conta.

    lucas_monnerat
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    é o tipo de pergunta que ninguém pode responder por vc, cada um tem sua guita, sua tocada, sua prferência e palhetada.

    Certeza, tanto que acabei de trocar.. :)
    E sem comentários, que diferença.. Antes eu nem sentia a corda, agora eu sinto a corda vibrando no braço. Agora posso tocar com mais pegada, pq antes, qlqer palhetada um pouco mais forte dava um estalo horrível.
    Sem contar também que agora meus bends estão mais controlados, os vibratos mais nítidos.
    E ouvi dizerem tanto que dificultada o bend, ficava mais pesada e tal.. Mas eu ainda to achando leve, e assim que der, vou colocar 0.11..
    A única coisa que eu tive que mudar foi regular o tensor e oitavas. A ação das cordas eu deixei a mesma, nem mexi na altura dos saddles, porque assim que o tensor se ajeitou, a ação das cordas voltou para o jeito que estava..

    Obrigado a todos que vieram tirar minhas dúvidas..
    Grande abraço,

    Rob 5
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Cara vai de você
    eu uso muito H.A(Harmonico Artificial)
    o 0.9 o 0.10 da no mesmo
    uso 0.9 da Dadarrio
    vo volta pro 0.10
    os bends e tal e só por um poco mais de força e ica mais definido as notas
    na strato o 0.10 fica daora sim porque desasentua os agudos

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    MANFREDINI
    mazellan
    Rafa-Ban
    Rapaziada, vamos deixar um conceito melhor definido aqui:
    Calibre é unidade de medida interna e como corda não é cano, a medida que ela possui é diâmetro.
    Isso pode parecer besteira, mas são pequenas confusões assim que geram conceitos errados como "Tremolo" que faz Vibrato, Harmônico Artificial chamado de Harmônico Natural, etc...
    Valeu!!!

    bragaia2011
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Moderador
    · votar


    Pessoal me ajuda aqui rapidinho. Eu vo trocar as cordas da minha Condor RX10 sábado, estourei a mizinha sexta passada, ok, troquei no sábado, domingo eu tocando estourou a si, ok, fui pegar a musica iron man, eu ja tinha tirado tudo, só faltava o solo porque eu nao tinha corda pra tocar ai me vai e estoura a Lá... Agora tive que esperar uma semana pra poder trocar, meu pai vai tacar um jogo bom de cordas. To interessado em colocar 0.10, curto blues e heavy metal, rockn roll classico.. da´ trabalho pra regular as tensões de 0.09 pra 0.10? O cara ja cobra 5 reais trocar as 6 cordas, os vendedores costumam cobrar pra arrumar as tensões na ponte? Eu to querendo a 0.10 mais se o cara cobrar e não ficar pronto na hora meu pai nao vai querer por >.<
    vlw!

    thiagop6
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Gente me respondam por far vor.. tenho algumas duvidas...

    tem como usar afinação drop b em corda 0.10 ? tem algum problema, pode dar algum defeito ? tenho que levar em um tecnico, pra fazer isso ? e se não der, qual afinação vcs me aconselhariam, drop d, drop a, drop c ?

    herikguitar
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    thiagop6

    Boa Tarde, tudo blz?

    Olha, eu acho sim. A afinação em Drop b, pelo meu entendimento, se dá muito bem com cordas 0.10, claro que tem gente que diz que com 0.11 é melhor, mas ai é gosto seu, experimenta com 0.10, se não gostar, passa pra 0.11.

    Quanto a levar num Luthier: Que eu saiba, quando mudamos a afinação da Guitarra pra uma bem diferente, temos que levar a Guitarra até o Luthier, para que ele regule o Tensor e outras coisinhas, que fazem com que tudo fique funcionando bem.

    E se não der qual afinação emtão vcs me aconselhariam, drop d, drop a, drop c, qual ?

    Olha, isso quem tem que decidir é você. Eu não iria dizer, - Olha, usa uma Afinação em Drop d, que fica bem legal na Guitarra! Isso seria bem errado, pois dependendo do que você toca, uma afinação dropada não ficaria legal.

    Fecharam aquele seu tópico e excluíram, ou foi você mesmo? Eu estava te respondendo por lá, mas quando fui postar, já era tarde.

    Ah, e se quiser, tem um tópico que achei na busca, sobre Afinação em Drop b. Também é bem legal: Afinar em drop B? Dá certo?

    Abç!

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    thiagop6
    cara, acho que 0.10 pra usar em drop B vai ficar frouxa.....

    eu mesmo já fiz isso uma vez pra gravar umas musicas, e ficou bem ruim...
    não sei se depois de uma regulagem pra essa afinação ficaria melhor....

    de qualquer forma, com 0.11 nessa afinação vai ficar bem melhor; com mais firmeza....

    thiagop6
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Vlw cara, e sobre o outro topico, eles que fecharam, você me ajudou mt vlw mesmo, agora eu entendi.. Mais só esclareça uma coisinha, emtão eu tenho que afinar a guitarra em drop b e levar ela em um Luthier ? e oque é Luthier (eu acho que é um tecnico em guitarra é isso ? ) ? e vc sabe quanto ele deve cobrar ? e em lugares que vendem instrumentos deve fazer isso ?

    herikguitar
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    thiagop6

    Mais só esclareça uma coisinha, emtão eu tenho que afinar a guitarra em drop b e levar ela em um Luthier ?

    O certo, seria levar ela lá no Luthier e explicar pra ele que você quer afinar em Drop B e mandar ele regular certinho. Ele mesmo pode afinar ela, e depois regular.

    e oque é Luthier (eu acho que é um tecnico em guitarra é isso ? ) ?

    Exatamente. É uma pessoa especializada em trabalhar na Guitarra, como técnicos de informática, que trabalham com computadores...

    e vc sabe quanto ele deve cobrar ?

    Depende. Cada um tem seu preço.

    em lugares que vendem instrumentos deve fazer isso ?

    Deve sim. Mas normalmente, as pessoas das lojas de instrumentos, não são as mais adequadas para fazer o serviço. Ainda confio mais em um Luthier comum.

    Abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre cordas 0.10