Autor |
Mensagem |
Dunadan Veterano |
# jun/08
Bom estou começando agora na area da musica, sempre adorei ouvir mas nunca tive a oportunidade de aprender, agora q tenho condiçoes por mim msm aprender resolvi começar, tenho 19 anos e nao sei muito sobre ler tabs, conheço um pouco de partituras, mas tab eu nao pesquisei ainda, conheço um pouco de piano pq conheço muita gente q sabe tocar e me ensinou (poucas coisas, mas da para tirar qualquer duvidas com as mesmas), nao sou rico^^...de todos os intrumentos q eu gosto do som a guitarra sempre foi o meu favorito, nao sei o grau de dificuldade dela mas resolvi aprender, seja como for, sempre tive força de vontade e terminei oq comecei e acredito q com esses estudos nao vai ser diferente... bom vamos as perguntas de um iniciantes completamente leigo em materia de guitarra (instrumentos em geral), desculpe se algumas perguntas forem completamente bestas...mas como eu disse nao sei absolutamente nada de guitarra....
1- Gostaria de saber se estou aprendendo muito tarde, muita gente fala para mim q ja estou muito velho q normalmente a pessoa começa de nova, mas nao quero acreditar nisso...???
2- Nao tenho muito dinheiro, e meu pouco dinheiro nao e = da maioria 800 conto por exemplo é POUCO msm^^...queria começar bem baixo pq com certeza vou melhorar o equips, tenho q comprar oq para começar a aprender??? e obrigatorio o uso do amplificador e dos pedais?? so um deles??? como funciona??
3- Pra q q serve os pedais^^??...essa pergunta e completamente idiota.
4- Q guitarra comprar, e aconselhavel comprar usada ou so nova msm, qnd comprar oq fazer para pelo menos ela ficar usavel??
5- Q tratamentos especiais tenho q ter com ela??
6- E muito dificil entender tablatura...???partitura eu pensava q era dificil mas e mais facil do q eu imaginava...
7- Q outro equip e indispensavel alem da guitarra??
Bom por enquanto e so^^...mas acredito q va perguntar outras coisas depois, gosto de todo tipo de musica, mas muito de opera e de rock gotico... Agradeço muito a colaboraçao 100+
|
mazellan Veterano |
# jun/08
· votar
Dunadan
1- Nunca é tarde para aprender, a respeito de qualquer coisa. 2- Seria bom uma guitarra e um amplificador.....Da pra ligar a guitarra direto no pc ou em alguns aparelhos de som, porém nem sempre o som fica bom. 3- Depende do pedal. Cada um tem sua função. O afinador afina, o de distorção distorce, o delay repete, o phaser altera algumas ondas... 4- Depende do dinheiro disponivel e do seu gosto pessoal. Porém existem algumas recomendações clássicas aqui do fórum como shelter sst e fst, tagima 635, cort x6, cort g2xx, e para a guitarra ficar usavel é só ela estar afinada, em todas as suas casas, e com as cordas na altura que você ache confortável. 5- Troque as cordas quando elas enferrujarem, mantenha a guitarra regulada(afinada, oitavas certas, sem trastejamentos, cordas na altura que você goste, braço sem empenamentos/torções) e quando estiver com paciencia limpe a guitarra com um pano. A parte de limpeza é pra guitarra ficar com um aspecto bom né, bonito, mas não é obrigatório, se quizer deixar a guitarra imunda tmb, a escolha é sua. 6- Não, tablatura é fácil...É tudo uma questão de prática. Meu professor acha sextinas a 180bpm fáceis. 7- Como disse é bom ter um amplificador, mas não é obrigatório.
|
ogner Veterano
|
# jun/08
· votar
segue as dicas do brother ae e use a busca aqui do forum pra ajudar, mas para duvidas posteriores coloque ae q sempre tem uma alma caridosa pra ajudar!! Hehehe. E vai com tudo!!
|
Dunadan Veterano |
# jun/08
· votar
Muito obrigado pelas respostas...de verdade... Alguem aki do forum tem uma dica onde posso arrumar umas guitarras (nao novas pq nao tenho muita grana) ou ate msm me vender uma (moro no rio de janeiro) descente???... agradeço muito... 100+
|
jigo__ Veterano |
# jun/08
· votar
KRA EU TENHO 21 ANOS, e descobri q amo a guitarra, faz um ano e meio q eu toco e descobri q eu kero isso pra vida tda, e isso é otimo, guitarra é td, e eu descobri q se vc kizé estuda de vdd acaba sendo mto facil, nao q eu ja toque bem, mais ja aprendi mtoo. estude q da certo :]
|
SpectrosGuitarman Veterano |
# jun/08
· votar
bom, se vc ja tocou piano, vai ver que a diferença esta na tecnica, sou pianista a 15 anos e guitarrista a 10 e isso nao quer dizer nada pois tudo se resume ao seu empenho, vamos as suas perguntas:
1 - Esqueça esse negocio de que cachorro velho nao obedece dono novo, isso é bobeira, se fosse assim deveria ser proibido entrar em faculdades... tudo vai depender do seu treino, eu ja dei aula num asilo e acredite, alguns idosos nunca tinham nem visto um violão de perto e aprenderam alguns acordes.
2 - Essa pergunta é um pouco grande vamos por partes: Com pouca grana, você fica a merce de vendedores gananciosos. Isso é muito perigoso pois eles podem querer te empurrar uma guitarra golden ou tonante (sao as piores que eu ja vi até hoje). O ideal é comprar um equip que te de uma boa gama de estudos, e quando você sentir que esta faltando algo, ai sim você atualiza o set (equipamentos).
Se é guitarra mesmo que você quer, comece comprando uma bem versátil. Te aconselho as modelo Strato, pois você consegue qualquer tipo de som com uma strato. Como você ainda não tem treino, nao adianta nada ficar testando montes de equip na loja. Aprenda algumas musicas e depois leve alguem que ja tem alguma experiencia até uma loja com voce para escolher um instrumento. A escolha tem que ser sua, o instrumento que te for mais confortavel.
Dica: Guitarras usadas geralmente estão reguladas, coisa geralmente dificil de se encontrar lojas. Uma guitarra regulada é muito mais facil de se tocar, é a mesma coisa que você fazer baliza com direção hidraulica. Procure um luthier (profissionais que regulam instrumentos de cordas em geral) e converse com ele sobre o assunto, ele te explicará com certeza.
Outra coisa que será necessária é um amplificador. Esqueça valvulados, muitos canais e potencia. Voce precisa de algo simples. Existem varios modelos a disposição e usados também nao são má pedida, desde que estejam funcionando bem e o preço esteja bom
3 - Pedais: São equipamentos que sao ligados entre a guitarra e o amplificador que modificam o som da guitarra. Existem varios tipos, varios efeitos, modelos, preços, ect. Esqueça deles por enquanto. Aprenda a tocar com a guitarra limpa (sem efeito nenhum) e você aprenderá muito mais. Os efeitos maqueiam o som, deixe eles pra quanto você sentir necessidade.
4 - respondi na 2. Marcas: Eagle, Memphis, Tagima (um pouquinho mais cara), Squier dentre outras.
5 - Sempre (SEMPRE!) a mantenha afinada, com cordas novas limpa, nao toque com mao engordurada jamais, nao deixe o braço apoiado em nada, matenha ela limpa e regulada. Quando nao estiver usando, coloque-a dentro da capa. e nunca NUNCA a carrague no porta malas de um carro (principalmente se estiver calor). Dica: leia o livro Guia Ilustrado da Guitarra , do luthier Edmar Luighi. NÃO TENTE FAZER AS REGULAGENS. apenas é bom para você conhecer as partes da guitarra e os cuidados que devem ser tomados com ela.
6- Continue com partitura, tablatura é tao facil que vicia e estraga você. Mas se você quiser mesmo aprender, tem alguns tutoriais no site do cifraclub que ensinam. Não quero ser responsavel por isso.
7 - Tempo... voce vai descobrir os equips assim que começar a praticar. Uma alternativa é comprar um violão e treinar nele no começo, muita gente faz isso. Mas se você tiver condições, começe pela guitarra mesmo, use e abuse dos recursos dela. não tenha medo de tentar.
Cara, espero ter respondido algumas das suas perguntas e se pintar mais alguma duvida é soh me mandar uma mensagem e se estiver ao meu alcance eu irei lhe responder com o maior prazer. Boa sorte nos estudos e viva o rock!
|
Qnatry Veterano |
# jun/08
· votar
Dunadan
desculpe se algumas perguntas forem completamente bestas... Não existem perguntas bestas quando se quer aprender, seja lá o que for.
ja estou muito velho tenho 19 anos O que você dirá quando tiver 60 anos? Meu pai começou no teclado com essa idade, 60 anos!
e obrigatorio o uso do amplificador Se for aprender guitarra e baixo eu aconselho sim. Você vai ouvir melhor o instrumento e não vai se desinteressar com o som ruim.
e dos pedais?? Esqueça por enquanto, só mais pra frente.
Alguem aki do forum tem uma dica onde posso arrumar umas guitarras (nao novas pq nao tenho muita grana) ou ate msm me vender uma (moro no rio de janeiro) descente???... Aqui no fórum é proibido a comercialização, leia as regras. Cuidado com o Mercado LiBre.
E muito dificil entender tablatura...??? partitura eu pensava q era dificil Mais de meio caminho andado, muitos começam ao contrário.
Já pensou no violão antes da guitarra? É a mesma coisa, só não distorce... Boa sorte.
|
Bigtransa Veterano |
# jun/08
· votar
Dunadan Gostaria de saber se estou aprendendo muito tarde, muita gente fala para mim q ja estou muito velho q normalmente a pessoa começa de nova Ta aí uma coisa a respeito da qual vc não pode fazer nada...... é obvio é melhor começar mais cedo e pior começar mais tarde...... mas ficar mais novo vc não vai , né? então o jeito é não pensar nisso..... na minha opinião vc ainda ta novo e pode vir a tocar bem...... compre qqr amp e qqr guita e comece a mandar ver.... tenha na cabeça q a chance de não ir muito além de seu quarto é bem alta..... e não tem nada de errado nisso..... é muito legal tocar guitarra no quarto..... o importante é continuar tocando e progredindo.....
|
Rach_ Veterano |
# jun/08
· votar
sem o amplificador você não vai ouvir a guita bom, vc vai só que bem baixinho e feio :S
|
Rach_ Veterano |
# jun/08 · Editado por: Rach_
· votar
edit :P
|
pedrobrito Veterano
|
# jun/08
· votar
Meu ex-professor de guitarra Roger Franco começou a tocar com 20 anos... hoje ele deve estar com 31, 32... e está sempre viajando por aí.. fazendo workshops, shows, etc... Nunca é tarde para começar!
|
tamara_rexsom Veterano |
# jun/08
· votar
eu comecei com 26 anos e n vejo nada d+ nisso, o q importa é n desistir, e cara, se é o q vc qr msmo n vai desistir tão fácil naum...
eu comecei com uma guita modelo Strato, marca Phoenix, pra começar tá bom d+, paguei se n me engano 260 pila +-, nessa faxa de preço vc pega uma guita bacana, e nem esquente com pedais ou ampli muito fodásticos, e n eh dificil ler tablatura naum, o negocio eh fazer aula e estuda tudo certinho q n tem erro!!!
|
Rafa-Ban Veterano |
# jun/08
· votar
comecei com 16 ,até hoje sou viciado em guita,to agora na aula de hardware e postando aqui,acho que num tem idade pra aprender nada, oque manda é a paixão pelo que se faz,se voce realmente gosta do que faz voce pode fazer o que quiser Abç
|
# jul/08
· votar
add eu como amigo ai, no que eu puder eu vou te ajudar
|
andrecemin Veterano |
# jul/08 · Editado por: andrecemin
· votar
ja eu comecei com 17... e eu concordo com o cara ai d cima... vc tem q tocar o q vc gosta... assim vc aprende da melhor maneira.. faz 3 anos q toco guitarra, mais até um tempo atras eu nao estudava td dia... éra mais pra diversão..... agora to me empenhando.. progredir sempre
|
# jul/08
· votar
eu descobri que minha faculdade vai servir pra entrar na industria da musica, sei la, com projeto de amplificadores, algo do tipo. Não consigo mais me concentrar no trabalho, agora soh penso em musica, ainda mais depois que eu coloquei um apontador de lapis que é uma guitarra na minha mesa. Fico olhando praquilho como se fosse agua no meio do deserto, desesperado pra ir embora e pegar minha guitarra
|