Distorção embutida na guitarra

Autor Mensagem
Slowhand-
Veterano
# jun/08


Galera, estou a fim de pegar minha guitarra antiga e enfiar uma distorção embutida! hehehe

O negócio funcionaria com 2 coisas extras furadas no escudo: uma cahvinha seletora (igual a de seleção de caps) com 2 posições: on/off. Além disso, um potênciometro pra controlar o ganho.

Só não decidi ainda sobre qual "pedal" fazer na guita... Tem que ser um com circuito bem pequeno e que dê ao menos pra adaptar pra ficar apenas 1 pot... Tô pensando em colocar o mini fuzz do bertola, que gostei muito do som e é bem simples e pequeno. O que vcs acham?

Eu to olhando nesse esquema : http://static.zoovy.com/img/guitarelectronics/-/W/wdu_hss5l12_03
e o fio que sai do Volume eu "dividiria" em 2 pra ligar na DPDT.

E aí, o que vcs têm p/ acrescentar?

Abraços

PS: não sabia se postar aqui ou em "pedais"...

ogaitnas
Veterano
# jun/08
· votar


Acho que vc pode pegar o output da guitarra e ligar inteiro no fuzz,
e o output do fuzz vira o output da guitarra, fazendo tbpass, acho
que não deve dar galho, mas ainda assim acho esquisito uma guitarra
com dist embutida, pq não faz um mini amp com mini fuzz embutido e
carrega pela casa tocando heheh

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


ogaitnas
É que essa guitarra é mais um hobby, pretendo também pintá-la: meu pai comprou um aerógrafo e vai fazer uns desenhos... Sei lá, vender não vale a pena e ela tem um valor sentimental pra mim.

Vou desenhar um esquema total aqui do projeto e posto aqui amanhã, já incluindo a elétrica da guitarra com o pedal.

Valeu!

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-
Essa ideia é bem antiga ja o frank zappa tinha um Green Ringer embutido em uma guitarra.....

Voce pode fazer um blue clipper ou um mxr distortion+ que tambem é um circuito pequeno...

qual guitarra é a sua????

Slowhand-
Veterano
# jun/08 · Editado por: Slowhand-
· votar


alexdiffer
É uma condor RX-30.

OK, anotei: green ringer, blue clipper e mxr distortion+. Vou dar uma olhada.

Você saberia me explicar mais ou menos o som desses pedais? Pois acho que seria difícil testar antes...
Eu tô pensando em fuzz ou drive meio vintage.

Valeu

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-
o green ringer acho que eh um octave.....nao eh distortion

o blue clipper eh uma distorcao com um unico potenciometro .

o distrotion + da mxr eh um pedal muito bom e de circuito simple e pequeno

Diego_Serafim
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-
Eu vi o Sergio dias tocando com a sua "Guitarra Régulus Modelo Raphael" e tinha uma chave seletora que ele aciono a distorção.

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Eu tô pensando em fuzz ou drive meio vintage.
fuzz vintage vc pode fazer um fuzz face no handmades.com.br tem um turorial o problema sao os transistors que sao dificeis de achar

mais em todo o caso recomendo o distortion+

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
O Fuzz Face não dá, muito grande... Vou até tentar bolar um esquema pra colocar a bateria de 9volts ficar na parte de trás da guitarra, pq não dá pra ficar abrindo o escudo...

Diego_Serafim
Tô ligado. Essa guitarra tem várias coisas inusitadas, né?

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


Outra dúvida: eu encontro chave DPDT no formato de chave seletora?

Apenas encontrei chaves com 6 terminais e 3 posições, mas precisaria de 2 posições....

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-
Eu já vi uma chave de 2 posições mais não sei onde tem pra vender, meu amigo usava na bicicleta dele pra ligar e desligar o farol, acho que essa deve servir.
Se voce mora em SP, vai no centro que voce encontra tranquilo!

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


http://tctech.com.br/loja/product_info.php?cPath=25_50&products_id=250 &osCsid=f3b12749d7ed411a84a04b8d9d879ac4

funfa?

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-
Acho que era essa que tem na bike dele, deve funcionar!

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


estou desenhando o projeto no paint!

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-

sugiro um Z.Vex Super Hard on, é pequeno, tem 1 potenciometro (pode utilizar um trimmer e deixar sempre no maximo dai nao tem muito ganho) e usa apenas um transistor do tipo mosfet

use uma chave DPDT tipo toggle ou um potenciometro Push pull (pode usar o proprio pot para controlar o ganho do SHO)

se precisar, tamos ae!

Blackus
Veterano
# jun/08
· votar


o mini fuzz do bertola tem um pot só e é pequeno...

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


Henrique S.
Vou dar uma olhada nesse pedal. O ganho é muuito baixo, tipo, se assemelha a um ts9?

chave DPDT tipo toggle ou um potenciometro Push pull (pode usar o proprio pot para controlar o ganho)
achei interessante, embora não me importe em furar o escudo da guitarra. O que seria essa chave tipo toggle? No caso do potenciometro push pull acho meio complicado pq não entendo tanto de eletrônica, e teria que modificar a elétrica original da guitarra, né?

Andei vendo aqui e teria que trocar o jack de saída por um stereo pra acionar a bateria somente quando a guitarra plugada, certo?


Por favor, quem entende, vê se tá certo:

http://img300.imageshack.us/img300/7269/distpt3.jpg

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-

ele ta mais pra um D+ Mxr eu achei
tipo, no 10 ele é meio ardido e tal, antes disso só da um ganho sim sem rasgar

se tu usar um push pull vai ser uma chave normal oras, de 2 polos... o potenciometro pode ser usado ou como volume da guitarra ou como ganho do pedal, é independente do que estiver ligado na chave

toggle é essa chave q tu postou antes...


ta certo sim teu esquema

Nefelibata
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-

Cara, vc usa muito os pots de tone da tua guita?

eh uma strato neh?

se vc naum usar, dah até pra vc usar os própios pots de tone da sua guita pra controlar ganho volume tone etc, do efeito.

Ou vc deixa um tone master da guita e um dos tones pro efeito.

ou ainda, um tone master, um tone pra controlar o efeito e adiciona mais um pra pra controlar outro parâmetro do efeito.

enfim, a idéia eh essa.

Abraço

Curly
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-

existe um esquema interessante que dispensa baterias e mods na parte elétrica, basta substituir o capacitor de tom por um diodo especial:

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Components:_Black_Ice _overdrive.html

nunca ouvi o som para saber se vale a pena

Rod Turtle
Veterano
# jun/08
· votar


Bem eu não vejo porque de colocar efeitos em guitarras,mas já que você quer,vou ajudar.Isso já foi feito por muitos guitarristas famosos,como andy summers (the police),matt bellamy (muse),frank zappa entre outros.Para controlar o efeito,o que você pode fazer é usar um potenciômetro concêntrico: http://www.wdmusic.com/images_products/concentric_pot_500k_with_gold_b 29661.jpg
Que são dois potenciometros sobrepostos.Mas em strato para não ficar feio você teria que trocar todos os knobs para esses knobs de metal.

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


Valeu pela ajuda galera!
Na verdade eu não me importo muito com a parte estética, então tanto faz ter um potênciometro a mais... Os pots de tone eu uso sim, então não daria pra tirar fora. Vou ver a possibilidade de um push pull.

Se o esquema tá certo, nessas férias eu ponho a mão na massa! hehehe

Mas sobre a bateria, teria como ela ficar no compartimento de trás, onde ficam as molas? Achei legal o que postaram que faz funcionar sem bateria, mas não pretendo gastar $ nessa história hehehe

Enfim, será que dá pra passar um fio pra trás da guita e sera que cabe uma bateria lá?

Abraços, valeu pela ajuda todo mundo!!

Rod Turtle
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-
Dá sim,já vi gente fazendo.

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


Curly

eu fiz uma gambiarra imitando esse treco, são varios diodos em paralelo e tal, nao senti muuuuuuita diferença, ou vai ver faltou mais diodos hehehehhe

ele só da uma clipada leve no sinal, nao chega a distorcer, fala ganho pra clipar mais...

Slowhand-

da sim, é só passa o fio por um furo que tem na cavidade (as molas do tremolo são ligadas tmb, pra aterrar)

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-
Distorção embutida na guitarra

Minha Snake semiacustica tem um boost (que chega num overdrive) interno ... é legal ...

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


Mas será que cabe a bateria de 9v ? Tô usando 4 molas... Vou ver se cabe depois, mas se alguém já tiver feito o teste pode me adiantar

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


Tentei lá e não coube a bateria... Alguém tem alguma sugestão pra esse problema?

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


Slowhand-

tu usa o tremolo?
se nao usar, poe atras do bloco do tremolo heheheh

Slowhand-
Veterano
# jun/08
· votar


Henrique S.
Na condor eu não uso muito pq desafina heheh

Mas as vezes uso um pouquinho. De qualquer forma nem lá cabe!!

Henrique S.
Veterano
# jun/08
· votar


tu pode cavar um pouco mais a guitarra, pra ficar no mesmo "nivel" da cavidade dos potenciometros (que é mias funda)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Distorção embutida na guitarra