Os tiozões ficaram pra trás?

    Autor Mensagem
    Machine Gun Man
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Machine Gun Man


    Por que ninguém mais fala em Jimmy Page, Ritchie Blackmore, George Harrison, Eric Clapton, Robbie Robertson, Robby Krieger, Angus Young, Keith Richards e etc?
    Tá certo que a "modinha" da vez é ter timbre legal, uma técnica polida, um fraseado 'foda' e saber tocar rápido (o que parece ser o principal).
    E é bem normal que os guitarristas de hoje prestem mais atenção nessas coisas mesmos, já que o contexto da guitarra atual não foge muito disso. Vide professores e até o próprio FCC.
    Mas será que não vale a pena lembrar dos velhos que chutaram o pau da barraca lá atrás? Que mesmo não sendo tão devotos às horas de estudo e treino, faziam um som do caramba, dizedo muito mais do que "eu sei 346 escalas exóticas".

    O que causa estranheza é não ver esses nomes na grande comunidade guitarrística que é o FCC. Entre os roqueiros, especificamente. E eu queria saber o porquê disso. Falta de acesso ao som dos caras? Gosto pessoal mesmo? Passaram tanto tempo estudando escalas e treinando arpejos que ficaram um pouco sem tempo de ouvir música de verdade?(hahaha, sacanagem...)

    Na verdade, esse tópico tem uma pitada de desabafo a respeito do meu descontentamento com a música atual. Mas eu queria, de verdade, saber o que vocês acham disso. Não se interessam mesmo pelos pioneiros do negócio todo? =/

    Já me desculpo, se fui meio agressivo. =)

    Abraço!

    torresmo vermelho
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Machine Gun Man

    Presta mais atenção e vai ver que eles são sempre citados, abraço.

    Dudu SG
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Sempre serão citados. O que acho injusto é citar Malmsteen e Zakk Wylde como deuses da guitarra.

    E mesmo com um milhão de guitarristas fodões, pra mim o melhor de todos é o Iommi. Acima de qualquer um na história.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    torresmo vermelho
    Presta mais atenção e vai ver que eles são sempre citados, abraço.

    Sério?
    Eu não vou dizer que discordo de você, mas não tenho visto essas citações freqüentes, como você disse.
    Existem, claro. Mas são poucas e não tão freqüentes, se comparadas às dos "guitarristas da vez".
    Mas eu sei, é normal. O que eu quero saber é o porquê do desinteresse. Por ser passado e ter ficado pra trás?

    Esse é o eixo da discusão, torresmo.

    maniac123
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Quem são os guitarristas da vez q vcs tão falando?

    torresmo vermelho
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Machine Gun Man

    Mas é lógico que as pessoas vão olhar para o que está mais próximo, para o que é da sua geração, para o guitarrista que eles podem ver ao vivo, não é nada anormal.

    Mas mesmo assim, muitos jovens, ainda valorizam e escutam coisas do passado, na verdade, acredito que sejam a maioria do público que houve com frequência os compositores e intérpretes do passado.

    has4
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    "Os agitados de hoje serão os caretas de amanhã" (autor - Luiz Genézio Martins de Oliveira - artista plástico)

    Raven_Heart
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Machine Gun Man
    Cara, acho que você está equivocado...pelo menos aqui no FCC, os grandes mestres são sempre lembrados...teve esses dias um tópico aí sobre os melhores riffs da história e só deu Clapton, Richards, Blackmore, Page, Iommi, etc...o Rapha_krust... recentemente nos brindou com um belo apanhado, dividido em dois tópicos, sobre a história do blues e seus excelentes guitarristas, além dos vários tópicos do pessoal iniciante pedindo dicas, nos quais sempre se fala para estudarem e praticarem os solos e técnicas dos grandes nomes...
    As lendas da guitarra jamais serão esquecidas, e sempre são mencionadas visto que essa é a fonte da qual bebe a atual geração de guitarristas e da qual beberão ainda gerações que estão por vir, com toda certeza.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Por aqui falam muito dos dinossauros do rock, só preste atenção.
    E outra, temos que falar de guitarristas novos mesmo, saudosismo não presta.

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    Não sei, mas acho que aqui, a maioria não expressa a sua real idade; não posso falar pelos outros, mas sou de uma geração que ouvia muito Beatles e outros, e carrego comigo esta influência. Curto guitarra e por muito tempo tenho deixado de estudá-la como antes o fazia, e certamente tenho um estilo diferente do que hoje rola por aí, com um novo jeito diferente de tocar guitarra; ultimamente tenho me esforçado para acompanhar esta evolução. Acho cruel compararmos 'A ou B', pois cada qual tem e teve o seu tempo certo. Quantos recursos hoje temos? Sou da época em que comprávamos uma revistinha para tirarmos apenas uma música, bem como de um tempo em que para tirarmos uma música, colocávamos as 'vitrolas' para retardarmos e obtermos uma velocidade mais aceitável para tirarmos as músicas, o que já fazemos hoje nos media players existentes, sem mudar a tonalidade rsrsrs

    Hojes os músicos em geral têm sites para dowloads de tudo o que precisam, e mais, gratuitamente. Estou aproveitando tudo isto também. Antes, para ouvirmos músicas ou para assistirmos quaisquer shows... poutz rsrsrs o primeiro 'Rock In Rio', p.e., nem fui, mas vivi aqueles dias vendo neguinhos pegando caronas nas BRs, e os que não podiam assistir, o faziam pela TV e não acreditavam que aqueles 'heróis' estavam aqui, em 'carne e osso'! rsrsrs

    Quando brinquei com a frase citada logo acima, por mais cômica ou tola que pareça ser, tem um 'Q' de verdade. Hoje, a galera 'frita' e diz que isto sim é tocar guitarra... (não que fritar não seja legal, mas não é tudo) copiam seus ídolos e todas as técnicas possíveis tentando imprimí-las em todos os seus solos para apresentar toda a sua virtuosidade numa guitarra escalopada, coisa que nem exisita nem se falava, e já exercitam e executam na guitarra outras diferentes escalas tomadas pelo erudito e afins. Enfim, os tempos são outros, sempre, contudo, o passado não pode ser desprezado, muito menos o presente e o futuro... é fato.

    Querer que aqueles caras ('heróis' - entre aspas) façam o que hoje estão fazendo, é, no mínimo, uma covardia, já que muitos não entendem aqueles valores e méritos que jamais poderão ser deles tirados, porque se trata de uma grande conquista de suas épocas, mas, são sim por muitos lembrados, citados, ... e jamais esquecidos, e aqui no FCC, muitos os citam, sim. Agora, que a música atual não está legal, concordo plenamente... e isto, com toda a parafernália à disposição na atualidade,e isto, não tem nada a ver com SAUDOSISMO[b[/b]

    matheno
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: matheno
    · votar


    Não sei, mas acho que aqui, a maioria não expressa a sua real idade;
    14 anos
    e escuto rock graças a internet!!
    se nao tivesse net axo q só ia saber de srv , cream quando tivesse bem mais velho


    falando de musica atual a banad que eu mais gosto é jet
    baixei os 2 albuns e é muito bom!!!!!!!

    Scrutinizer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Na verdade, esse tópico tem uma pitada de desabafo a respeito do meu descontentamento com a música atual.
    Todas as pessoas que pensam assim da música atual não procuram saber o que realmente está surgindo de novo...

    Que bandas atuais conhecem? Indie, metal progressivo... É só disso que vejo falarem sobre música atual...

    Procurem por Sleepytime Gorilla Museum, Miasma And The Carousel of Headless Horses, Koenjihyakkei... São bandas completamente desconhecidas mas que inovam no mesmo nível das bandas antigas, e em alguns casos superam de longe as que são idolatradas por aqui...

    Isso também foi um desabafo. =p

    qew
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    has4
    concordo plenamente, infelizmente nao tenho idade pra ter vivido nos anos 80, mas acredite meu grande sonho eh poder voltar no tempo e poder ver tantas bandas virtuosas lancarem seus cd's ineditos, como Number of the Beast, Back in Black, Keeper of the Seven Keys, ver os caras, no "apse" da juventude, nas mais belas performaces, coisas q eu nunca poderei ver ao vivo. =/

    concordo plenamente e vou alem tbm da parte q a musica esta "ruim" hj em dia, na minha opiniao, nao esta ruim, pq nao temos musica simplesmente, se formos comparar o q temos hj com o material q foi citado nos posts acima, salva-se pouquissimos trabalhos, infelizmente.

    como diz a frase, digo e repito:
    "Deixa o Rock and roll rolar" (por mais q seja dificil, deposito minhas esperancas na minoria, q ainda acredita, curte, e faz o bom e velho Rock and Roll)

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    has4
    Hoje, a galera 'frita' e diz que isto sim é tocar guitarra... (não que fritar não seja legal, mas não é tudo) copiam seus ídolos e todas as técnicas possíveis tentando imprimí-las em todos os seus solos para apresentar toda a sua virtuosidade numa guitarra escalopada, coisa que nem exisita nem se falava, e já exercitam e executam na guitarra outras diferentes escalas tomadas pelo erudito e afins. Enfim, os tempos são outros, sempre, contudo, o passado não pode ser desprezado, muito menos o presente e o futuro... é fato.

    Exato. Todas essas inovações podem sim ser vistas como nós vemos hoje o que foi feito por Hendrix lá atrás. A questão não é o tempo.
    Acho que, a partir daqui, não tenho como deixar o gosto de lado.
    Não sou contra nenhum tipo de inovação técnica ou tecnológica, pois foi isso que permitiu os caras que eu citei terem feito tudo aquilo. Eram mal vistos pelos "conservadores" também. Mas por trás dos solos, das irreverências, das drogas e etc, existia toda uma ideologia. Essa ideologia era a base da Arte, então.
    Odeio o termo "feeling" e o que dizem significar, mas naquela época, a Música era provida de significado e conteúdo.
    Não que isso não exista hoje, mas talvez a gente preste mais atenção na execução, no timbre, na técnica e na 'complexidade'. E esse é o ponto de impasse que eu tentei demonstrar no primeiro post. Nesse ponto, a música perde o sentido. Não quis discutir se eles são citados aqui ou não. Nem se sons antigos são melhores do que os novos, até porque uma das minhas bandas favoritas é a The Mars Volta. O que eu quis mostrar foi a tendência atual, na qual nós, guitarristas, passamos a entender como Música apenas a execução do que foi aprendido nos longos e chatos anos de estudo, e é óbvio que a poposta é outra. Espero que tenha entendido o meu ponto de vista.

    *O problema em falar nisso é que aquele cara que passou todas as tardes da sua vida sentado, com um metrônomo, treinando, nunca vai aceitar esse tipo de opnião. Isso é fácil de se entender, pois, se considerar minha opnião como válida, esse cara pode ficar meio frustrado. Talvez até passe pro ataque. Acontece sempre.

    Mas fico feliz vendo que existem pessoas educadas e que estão respondendo o tópico com seriedade e civilizadamente.

    qew
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Scrutinizer
    São bandas completamente desconhecidas mas que inovam no mesmo nível das bandas antigas
    sem duvidas cara, ha muitas bandas hj em dia q inovam, tanto qto Hendrix inovou com seu estilo de tocar, porém eles la atras inovaram para um bom estilo, onde fez nascer as raizes do rock, hj em dia bandas tbm inovam, porem, estao inovando fazendo nascer as raizes do "emo" do "NuMetal", nao q isso seja ruim, porem os fãs do "NewMetal" por exemplo, dizem ser rockeiros, sem ao menos conhecer ou ter ouvido falar em Pink Floyd por exemplo entende?! A nova geracao musical, faz as pessoas se dizerem "rockeiras" sendo q a maioria acha o guitarrista do LP "o cara" e nunca ouviu falar em Led...

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Machine Gun Man
    cara,comecei a tocar depois que ouvi Angra pela primeira vez,mas depois que ouvi Sabbath Bloody Sabbath,senti que minha paixão era mesmo a guitarra,daí foi um pulo pra eu conhecer zeppelin ,hendrix,keith richards,angus young e mais tarde ,van halen e rhoads (nem sei se esses últimos fazem parte dos tiozões em questão) o que quero dizer é que embora minhas referncias sejam kiko loureiro e rafel bittencourt,pra entender e evoluir você precisa voltar as raizes,pois lá é que tá a verdadeira inspiração,pelo menos pra mim,acredito que muitos aqui também pensem assim,por isso, os tiozões nuca vão ser esquecidos nem deixados pra trás.
    Abç

    Lak Lak
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara sei la viu, pra mim os melhores ainda sao:

    blackmore
    may
    page
    ...e por ai vai

    Scrutinizer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    hj em dia bandas tbm inovam, porem, estao inovando fazendo nascer as raizes do "emo" do "NuMetal"
    Ouça as bandas que citei... Não tem absolutamente nada a ver com new metal e coisas semelhantes...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Machine Gun Man

    Depende cara. Se o assunto é música a galera continua unanime em relação a Led Zeppelin, Purple, Floyd etc...e os tiozões.
    Se o assunto é técnica e velocidade e guitarra performática aí o assunto é outro.
    E finalmente veja que, por mais que as listas de Os melhores de todos os tempos, ou os 10 melhores guitarristas do Rock, ou os 10 maiores Rifs do Rock e etc, os tiozões sempre são os cabeças de qualquer lista e sem discussões. Então tudo depende de qual ângula vc olha.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Os tiozões ficaram pra trás?

    Não, a "juventude guitarristica" é que é alienada, achando que quem não toca em tercina a 20.000 bpms não é bom o suficiente...


    Abraços!

    Kamus23
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Machine Gun Man

    Sou bem sincero escuto mais musica do que treino...

    Mas percebo que escutar musica de qualidade independente do estilo traz melhorias no estudo da guitarra ou de outro instrumento...

    E sempre rola aqui em casa um Eric Clapton, Mark Knopfler, Jimmy...

    Não escuto isso porque toco guitarra, e sim toco guitarra por causa disso...

    Abraços

    jigo__
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Eu acredito q esses "tiozoes" sao tao bons, mais tao bons q nós guitarristas resolvemos apelar pra outros estilos e sair do rock convencional, o q me faz pensa isso sao essas bandas de hard emo sei la como xamam essas bandinhas de hj, por fala nisso axo q o bom e velho rock sumiu justamente por causa desse monte de denominação q inventaram e inventam ainda, pra mim iron num é heany nem metallica é trash, é td rock, e do bom, tem akeles tb os virtuosos esses sempre existiram e eles sempre foram bons e acima da média eles tem o dom, por exemplo o próprio Vai faz tempo q ele ta por aew tocando...
    Ahhh eu sei num xeguei a lugar nenhum, mais é onde essa conversa vai para msm, lugar nenhum!
    E mais uma coisa o rock é simples, nao pensem mto só tokem ahauahuahau


    Ps: nao quis ofender ng in momento algum por tanto se o fiz peço desculpas antecipadas!!!!

    -GUS-
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: -GUS-
    · votar


    acho q os jovens q gostam de rock (nao to falando de emo, numetal e afins) podem ser divididos em dois tipos hj (generalizando muito, diga-se de passagem)...
    tem o cara q soh quer sabe de tecnica...
    e o cara q nao ta nem aih pra isso e gosta das bandas conhecidas como "rock alternativo"...
    e os tiozoes sao influencia pra esses dois tipos, por mais q uns falem mais e outros menos, eles sempre vao estar aih!!
    Isso pq eles mesclavam as duas partes mto bem.

    acho q eh isso... pensei nisso agora, e nao sei se me expressei mto bem :P

    abraço

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    como apreciador de música setentista (talvez a melhor época para o rock) eu digo que tudo ou todos tem seu tempo, o que acontece é que tudo evolui e a evolução é a partir de algum ponto.
    Particularmente, não gosto dos novos estilos musicais sabe quando você acha algo tão bacana que nada fora aquilo lhe agrada? é isso ...
    Existem muitos músicos excelentes, respeito todos, mas utilizo o pouco tempo que tenho disponível para a imensa massa de música criada a mais de 30 anos, o que acredito tomar o resto de minha vida.
    Existem tantos músicos e bandas ... Rory Gallager, Ted Nugent, Grand Funk, Patto, Fuzzy Duck, Budgie, Focus, Captain Beyound, Bloody Rock, Curved Air, Trapeze, ELF, Iron Maiden (banda do Gary Moore qdo tinha uns 17 ou 18 anos), Free, Humble Pie, Mountain, Whitesnake, Cactus, BBA, Thyumph, Bad Company ... e tantos outros ...
    Como disse ... algo evoluiu ... mas a evolução para alguns é conhecer mais da época, estilos, experimentos ... para outros evoluir pode ser esquecer o que passou e simplesmente aceitar o que vem por ae.

    Bigtransa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Machine Gun Man
    Tá certo que a "modinha" da vez é ter timbre legal, uma técnica polida, um fraseado 'foda'

    quer timbre melhor q o do Angus, fraseado melhor q o do Clapton e técnica mais polida q a do Blackmore?

    Iago
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Jimmy quem?

    guitar djow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Música existe para agradar os ouvidos.

    Se os meus se agradam de determinado estilo, é ele que vou curtir e tocar.

    Particularmente não gosto de guitarras fritantes...é oq mais se vê hj em dia. Gosto de sentir o som...quando se frita, as notas passam e vc nem percebe!

    Como o pessoal disse, existe hj muitas variantes do rock...

    é grunge, heavy, trash, black, hardcore, punk...

    Pra mim, rock é rock e ponto.

    Sharper
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    qew
    ver os caras, no "apse" da juventude

    pelamordedeus. ápice, brother, ápice. só estou comentando pq vc escreve direito, não leve a mal... é uma crítica construtiva.

    abraços.

    dtplayer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Se serve de consolo, eu acho eles fodas, ouço o som deles e quando dá falo neles! :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os tiozões ficaram pra trás?