Botões de "Tone"!

    Autor Mensagem
    Billy49
    Veterano
    # jun/08


    Eu tenho uma guitarra Giannini Sonic (modelo semelhente a Fender na aparência), q tem dois botões "Tone", mas nao importa o quanto eu gire os botões o som nao se altera em nada!!!
    gostaria de saber se isso é comum ou minha guitarra está com defeito!!!

    obrigado!!!

    thaleban
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ...boa noite...bem, se é strato, geralmente o captador da ponte não está ligado em nenhum tone...confere aí...mexe na chave de seleção de captadores e confere...

    Billy49
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    boa noite... desculpa minha ignorância nesse assunto, é q eu tenho guitarra a muito pouco tempo!!! será q vc podia me explicar um pouco melhor!!!

    abraço...

    thaleban
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ...tranquilo...captadores são aquelas "peças" que ficam abaixo das cordas, presos no plástico entre o braço e a ponte (de onde as cordas saem), e que captam as vibrações das cordas...eles têm 6 "bolinhas", que sao os polos, uma correspondente a cada corda...o da ponte é o que fica ao lado de onde as cordas saem...o do braço é o que fica ao lado do braço...e o do meio é o do meio...

    thaleban
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ...tranquilo...captadores são aquelas "peças" que ficam abaixo das cordas, presos no plástico entre o braço e a ponte (de onde as cordas saem), e que captam as vibrações das cordas...eles têm 6 "bolinhas", que sao os polos, uma correspondente a cada corda...o da ponte é o que fica ao lado de onde as cordas saem...o do braço é o que fica ao lado do braço...e o do meio é o do meio...

    Billy49
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    e como eu faço pra ver se os botões estão ligados neles?
    tenho q abrir a guitarra?

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Billy49
    Olha... Talvez vc ainda não consiga perceber a diferença no timbre ao girar o "botão" por causa da falta de experiência. Os seus ouvidos podem não estar treinados ainda. Acostumados às nuances dos timbres guitarrísticos.

    Agora, pode ser também algum defeito de ligação.
    Eu não sei se vc entende alguma coisa de eletrônica. Mas de qualquer forma, eu aconselho vc a levar essa guitarra em algum luthier para q ele possa avaliar.

    Billy49
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    é melhor mesmo, nao estou confiante pra abrir ela sozinho!!!

    vou ver o q eu consigo fazer!
    vlw pela ajuda!!!
    flw

    Billy49
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    é melhor mesmo, nao estou confiante pra abrir ela sozinho!!!

    vou ver o q eu consigo fazer!
    vlw pela ajuda!!!
    flw

    Billy49
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    é melhor mesmo, nao estou confiante pra abrir ela sozinho!!!

    vou ver o q eu consigo fazer!
    vlw pela ajuda!!!
    flw

    thaleban
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ...não...logo abaixo deles tem uma chave seletora, de 5 posiçoes: quando ela está mais abaixo (ou à direita), liga o captador da ponte; uma posição acima, liga o da ponte + o do meio; na posição seguinte, liga só o do meio; depois, o do meio+ o do braço e, finalmente, na posição mais acima (ou à esquerda), liga só o do braço....geralmente, um tone é só do cap do meio e o outro é só do cap do braço...o da ponte não é ligado em nenhum...então é só ir trocando a posição da chave e ver qual é de qual...

    Billy49
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tomara q seja assim mesmo!!!
    nao vou arriscar abrir ela!!!
    muito obrigado pela ajuda!!!

    qualquer problema eu posto minha duvida de novo!!!

    obrigado!!!
    se cuida!!!

    abraço!!!

    thaleban
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ...mas não precisa abrir a guita...
    abraço...

    rsp_guitar
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Leva sua guita pra algum cara experiente olhar (eu falei olhar, não abrir). Se ele também não notar diferença, aí o problema é eletrônico.

    Hansen
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Billy49

    Antes de abrir a guitarra, tente conhecer ela por fora, ou seja, suas funções:

    A chave tem 5 posições, entre cap da ponte (perto da saída de metal das cordas), do meio e do braço (perto do braço).

    Os botões de tone só irão funcionar em 4 posições, e o de volume para todas.

    Controle da chave:
    1º posição - liga somente o captador da ponte, sem tone;
    2º posição - liga a ponte e o do meio, tone;
    3º posição - liga só o do meio, tone;
    4º posição - liga o do meio e o do braço, tone;
    5º posição - liga o do braço sozinho, tone.

    Lembrando que a prineira posição da chave corresponde a jogar a chave até seu ponto mais baixo, a 5º posiçao o mais alto, para dentro.

    Quando era leigo e num tinha guitarra achava que essa chave fosse um liga/desliga e os botoes regulavam a distorção... coisas normais de se pensar qdo num conhece o instrumento.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    Além do que os amigos acima disseram sobre as posições, a diferença ao girar os botões de tom é sutil. Como vc toca a pouco tempo talvez ainda não esteja percebendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Botões de "Tone"!