FCC Official Guitar Book

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS
Outra, improviso atonal, embora seja atonal, qdo é executado sentimos qdo é uma atonal de propósito (o músico sabe o que está fazendo e fica muito loko) e qdo é uma atonal aleatório (sob justificativa de atonalidade o musico toca qq coisa e pra quem ouve, soa horrrível) ... Como fazer esses esquams atonais (que fiquam muito loko)??? Tem algum macete??? (como eu disse, atonal que fique top de linha, não tocar qq coisa que todos percebam que estão sendo tocadas notas por tocar).

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


114 downloads!!!!

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
Cara mas o meu post tem nível pra se fazer um book??? Será que não precisava dar uma revisada antes?????

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida

claro....

vc acha que o meu tem huehuhuh ????

eu fiz só pra facilitar pro pessoal

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
Cara , quanto a politrmia, essa coisa de ser audivel eh relativo cara , ficou vago oq vc perguntou ai fica dificil eu ajudar. Mas nao, ela nao eh usada so em experimentalismo nao. Ela ta em varios lugares. Na musica Africana principalmente percussao, Frank Zappa, Bandas de progressivo como Dream Theater,Meshuggah,Tool,Nine Inch Nails, King Crimson, em jazzistas como bill evans,Coltrane. Ate mesmo Beatles ja usaram ( musica : happiness is a warm gun ), Queen (g The March of the Black Queen) . Esses exemplos eu tirei do wikipedia. Mas eh so pra mostrar que nao eh so nessas paradas que chamam de "experimentalistas".

Quanto a melodia, Ela merece um tratamento especial que envolve questoes contrapontisticas, harmonicas, etc etc etc sabe. Quanto a poliritmia em si, tem milhoes de possibilidades cara. Ouve essa musica dos beatles que citei ali em cima. Eh um exemplo claro do que pra maioria eh audivel e usa polirtmia. Nesse caso nao um polirtmia entre instrumentos. Mas nao deixa de ser. Oq ele faz eh usar uma melodia em 3/4 e devido a acentuacao, ao padrao da percussao , da uma sensacao de 2/4. Outros exemplos , que pode ouvir muito no jazz, eh Vc , solista, tocar algo em 3/4 enquanto o resto da banda toca em 4/4. Depois de 4 compassos , eles vao se encontrar novamente. Outro jeito tbm eh vc tocar simultaneamente ou em insturmentos diferentes Polirtmos tipo 3:2. Enquanto alguem toca Colcheiais , Vc tocaria Tercinas. eh um caso 3:2 ou seja , 3 contra 2. Juntando os dois vc tem um efeito completamente diferente. Saca cara ,eh mto complexo e nao da pra entender mto bem oq vc quer , mas espero que tenha esclarecido. E Foi mal a demora, tava dando uma reestudada pra nao falar merda.

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
Cara o segredo do atonal eh vc nao dar enfase em nenhuma tonalidade. Mas acho que nao eh isso que vc quer. Acho que vc ta falando de improvisos com muitas modulacoes, uso de escalas exoticas, Notas Cromaticas, enfim, sao varios recursos.

Mas o segredo mesmo eh vc ter PLENA concienca da harmonia e ai vc vai saber oq fazer. Pra isso vc precisa estudar muito harmonia e conhecer a harmonia da musica. Nao da pra ouvir a musica de primeira e ja quere fazer algo brilhante. Isso eh mto complicado e so funciona pra quem ouve um acorde e ja sabe oq vem depois. Sabendo a harmonia vc vai saber as possibilidades que vai ter e ai eh so escolher oq quiser. Vo ter opcoes que soaram menos "estranhas" como vc diz, como num G7 -> Cmaj7 vc tocar apenas notas diatonicas de C maior, ou opcoes "estranhas mas que soarao bem " como usar G Lidio b7 que eh um modo de D Menor Melodica, e sobre Cmaj7 vc usa outra coisa totalmente diferente como C lídio(#2) que eh o sexto modo de E menor harmonica. Faendo isso vc ta tirando a Forca do V7 -> Imaj7 , vai soar "diferente" mas nao eh atonal hehe.

Fiz no Guitar Pro esse exemplo que falei. Era + - isso que cv queria ?? Os 2 primeiros compassos tem o G7 --> Cmaj7 usando as escalas que citei ali , e os compassos 3 e 4 usando apenas C maior e afirmando bastante a tonalidade.
https://download.yousendit.com/11BFA852151A001D

Da uma olhada. O que quero dizer eh que sabendo a harmonia e comnhecendo as possibilidaes que vc tem , basta ter criatividade. Logico, levando a extremos Temos questoes como Atonalismo livre,dodecafonismo, serialismo, mas acho que nao foi nisso que vc quis chegar neh.

Abracos

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS
politrmia,
atonal
Cara, essas são duas ferramentas musicais que eu queria aprender a dominar bem ...
Qundo comentei sobre experimentalismo, o que eu quis dizer que eu não queria que parece experimental ...
O que eu quero é aplicar essas ferramentas para que qdo qq um que entenda um minimo de música ache loko o esquema ...
Poliritmia que eu disse é usando 2 instrumentos (tipo 2 guita ou guita+TC, etc) ...
Agora atonel eu digo pra 1 único instrumento aplicar ....

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


"O que eu quero é aplicar essas ferramentas para que qdo qq um que entenda um minimo de música ache loko o esquema ..."

Entao desiste. Porque vc pode ate usar, mas a pessoa nao vai nem perceber que vc usou entao nao vai faze diferenca. So vai faze diferenca pra quem estuda musica e sabe oq ta rolando na sua peca.

Cara me fala o que vc sabe, o que ja estudou, porque fica dificil. Eu dei uma resumida ali, explicada bem direta mas nao sou eu em 1 post que vou te ensinar sistema atonal. Eu teria que te indicar um livro ou algo assim , mas preciso saber o que vc ja sabe, oq ja estudou etc etc. E Tambem nao sera em 1 dia que vc vai aprender isso. Demora meses,anos...

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Ahhh , me explica seu conceito de experimentalismo, pq esse conceito eh tosco e dependendo da epoca pode significar diferentes correntes musicas, para pessoas diferentes significa coisas diferents. Eu mesmo nao gosto desse termo. Me explica entao oq vc quer dizer com isso, oq eh experimentalista para voce.
abracos

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS
Porque vc pode ate usar, mas a pessoa nao vai nem perceber que vc usou entao nao vai faze diferenca.
Cara, mas eu percebo em uma peça, um trecho atonal e trecho polirítmico ... percebo a ponto de distinguir se foi feito e o músico estava conciente que fez e ficou muito bom e qdo foi feito qq coisa atonal e polirítmico e ficou ruim (talvez numa tentativa do músico mostrar que sabe fazer e acaba cagando no p.) ...

Cara me fala o que vc sabe, o que ja estudou,
Vc quer dizer meu CV musical???
Infelizmente não trabalho como músico (ou na área da música) profissional. Gostaria muito disso, até tentei mas não deu certo ... Musicalmente meu Curriculo é:
Formação:
Fundação das Artes de São Caetano de Sul – Curso de Música Teoria – 4 anos
Fundação das Artes de São Caetano de Sul – Curso de Música Prática (trompete) – 2 anos
EMT / IGT: Cursos rápidos de guitarra - Extreme Guitar (com o Edu Ardanuy e Michel Leme) / Curso rápido de Setup (com o Silas Fernandes)
PARTICULAR: Aulas particulares com o guitarrista Ulisses Miyazawa (professor do Souza Lima)

Atuação:
Instrumentos: Guitarra e Trompete.Tenho conhecimento em equipos de audio em geral em especial equipos de guitarra.
Trabalhos: Composição de músicas/peças (escrevo partituras para qq instrumento), Leitura nas claves de Dó. Fá e Sol, toco em casamentos, shows, festivais, acompanhando bandas, cantores, música instrumental. Já fiz tb projetos de sonorização em igrejas.


me explica seu conceito de experimentalismo
Experimentalismo, pra mim é toda manifestação artística (musical, poético, teatral, plástico, etc), que é realizada usando recursos anormais ao que se é utilizada normalmente nessa manifestação ... Pórem, mesmo sendo usado recursos anormais aos utilizados, esses recursos são utilizados de forma consciente fazendo com que a anormalidade tenha um sentido e não somente um monte de informações jogadas por jogar ...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer

145 downloads

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Cara , nao perguntei sua formacao como musico. Fica ate ruim pra mim , parecendo que sou o fodao. Quero saber em questao de topicos, oq vc sabe. Ja estudou contraponto? Por onde? Estudou harmonia por onde ? Ate oq de harmonia vc sabe ? etc etc , pra ficar mais facil ajudar vc ou vice versa.

E quanto ao experimentalismo, cuidado quando fala " e nao somente um monte de informacoes jogadas por jogar". Isso engana MUITA gente sem senso critico. Nao sei se eh seu caso e nem to falando que eh , heheh . Isso serve pra todos e eh um diferencial entre alguem que prese a arte e alguem que nao. Por exemplo : http://youtube.com/watch?v=71hNl_skTZQ . 99,8% do forum vai ouvir e falar : eu faco isso, ele nao sabe oq ta fazendo, nao faz sentido nenhum, sao varias informacoes jogadas por jogar. Mas nao eh o caso. Isso faz um sentido MUITO grande pra quem estuda composicao, principalmente as tecnicas do sec XX ,mas poucos entendem ( eu nao tenho nem ideia , a proposito ) . E por isso muitas pessoas atacam sem saber. Entao temos TODOS que prestar atencao nisso.

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Maggie
desculpa errei seu nick no post rsrsrs.....


edita la???

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS
Quero saber em questao de topicos, oq vc sabe. Ja estudou contraponto? Por onde? Estudou harmonia por onde ? Ate oq de harmonia vc sabe
Cara, sobre experimentalismo tenho lido isso: http://www.4shared.com/file/49805869/ba30f599/john_cage_-_experimental _music_doctrine.html?s=1
Sobre contra ponto tenho lido materiais diversos ...

alexdiffer
Outz cara, acabei junto com o Leo_FS desfocando seu tópico ...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
164 downloads

alexdiffer
Veterano
# jul/08
· votar


up

marcpires
Veterano
# jul/08
· votar


TÔ fazendo umas aulas em http://www.youtube.com/homestudiotv
quem quiser contribuir, esteja a vontade

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FCC Official Guitar Book