FCC Official Guitar Book

Autor Mensagem
alexdiffer
Veterano
# jun/08


Este é oprimeiro book da coleção que estou preparando para o FCC...algum tempo atras pedi autorização para intitular o book como official book do FCC a meggie me autorizou e aqui esta o primeiro livro da serie é sobre meu topico Escalas Metodo Pratico passei ele para pdf para o pessoal estudar offline que no meu ver eh mais confortavel e sem ter que ler as duvidas dos outros....

FCC Official Guitar Book

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Legal ...

Tenho um book que postei (mas não como book) sobre pedais ... O seu book ficou legal ... Parabéns ...

has4
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
bacana

Fernando de almeida
cadê o link, man?

markolino
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
po cara, otima iniciativa

se o topico nao passar da primeira pagina nem esquenta
tu ja deve saber que o assunto que comove o povinho aqui é outro

abç

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
posta o link ae
has4
=)
markolino
sei como é isso

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
has4
Então até me deram a idéia de fazer tipo book em PDF mas acabei não fazendo por achar que não está tão legal pra um book ...
Fiz no início do ano passado ... alexdiffer, num vale rir heim, tá bem simples...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

M.B
Veterano
# jun/08
· votar


ficou muito bom.

LeoBS
Veterano
# jun/08
· votar


Muito bom, vai ajudar muita gente.

alexdiffer
Veterano
# jun/08 · Editado por: alexdiffer
· votar


Fernando de almeida
ok rsrs

não vou conseguir ler tudo agora mais é bem enteressante

Alex_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
Baixando...
Valeu "xará" !!! :o)
\o_

MarcosBorba
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer

Parabéns! Eu ja pensei em fazer algo parecido mas não deu para ir em frene... Muito boa a iniciativa. Essa deve ir pra contribuição do ano.

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Essa deve ir pra contribuição do ano.
vlew pelo apoio

Kabelooo
Veterano
# jun/08
· votar


MarcosBorba
pseh
eu lembro da sua iniciativa
pena q naum vingou

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


pena q naum vingou
tambem me lembro....estamos aguardando aew

has4
Veterano
# jun/08
· votar


num vale rir heim, tá bem simples...
Fernando de almeida



Hummm.... tô morrendo de rir aqui...
.
.
.
.
... de (in)felicidade por conhecer mais um maravilhoso tópico que eu não tive a oportunidade de conhecê-lo antes!

Parabéns, Fernando de almeida! Muito legal mesmo, vlw pela valorosa contribuição!

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


has4
... de (in)felicidade por conhecer mais um maravilhoso tópico que eu não tive a oportunidade de conhecê-lo antes!

Parabéns, Fernando de almeida! Muito legal mesmo, vlw pela valorosa contribuição!


Que isso cara ... é uma pequena contribição visto o que muitos caras aqui conhecem ...

ogaitnas
Veterano
# jun/08
· votar


Muito legal, material de estudo é sempre bem-vindo, ainda mais para quem tá
começando e se complica com escalas e os montes de variações que tem
nisso.
Bem que a moda podia pegar e mais gente fazer uns textos em pdf para
ajudar a galera aí :D

Qto ao tópico não passar de uma página, basta colocar a frase:

"mas e o Gustavo Guerra" hauahau já vão aparecer os chiitas de plantão e o tópico
vai ganhar milhões de páginas com trolagem inútil.

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Qto ao tópico não passar de uma página, basta colocar a frase:

"mas e o Gustavo Guerra


mais o cara esta merecendo mesmo neh

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Sei que meu post vai ficar grande , mas deem uma olhada por favor !!!

Eu queria contribuir , porque foi uma duvida que me perturbou no inicio dos meus estudos e que tenho CERTEZA que muitos , inclusive experientes guitarristas nao compreendem.

Vou comecar com uma frase :
C Maior eh diferente de C Jonio
Am Menor eh diferente de Am Eolio

Nao se pode confundir Sistema Tonal com sistema Modal. O Sistema Tonal so foi surgir no final do Renascimento e fixado no Barroco , por volta do Sec XVII , enquanto o Sistema Modal existe desde o seculo 8 ou 9 , das escolas de notre Dame , ou ate antes , da musica Grega.

O Sistema Tonal eh baseado em FUNCOES, ou seja , cada acorde tem uma funcao dentro de um campo harmonico. Tomando como exempo C Maior, C tem a funcao de tonica, ou seja , afirmar a tonalidade. Dm e F tem a funcao de subdominante , ou seja , afastar da Tonica. G tem a funcao Dominante, ou seja ela leva a harmonia de volta a C. Em e Am sao Tonicas mais fracas , B tem uma funcao especial que nao vou tratar aqui, etc etc etc . Por ai vai. O que quero dizer eh que , com isso , vc pode brincar , criar harmonias, Comecando em C , afastando da tonalidade com um Dm por exemplo, Depois um G para preparar para voltar para C , e um C para afirmar a tonalidade. Um perfeito exemplo de harmonia Tonal : C Dm G C . O Sistema tonal entao eh baseado em afirmar a tonalidade e brincar com isso, afastando dela , para depois voltar a afirma-la. O que expliquei aqui eh so um pouquinho por tras da harmonia tonal . EH tipo , o que vc tem que ter na cabeca bem claro para apartir dai estuar harmonia tonal.

Ja Harmonia Modal, a qual entendo um pouco menos, nao eh baseada em Funcoes. Eh baseado em Caracteristicas. Ou seja, C jonio vc nao quer fazer soar como um ciclo indo de C , afastando , preparando , chegando em C novamente. Voce quer usar notas e acordes que definam as caracteristicas desse modo. Se vc Usar G -> C , em qualquer parte da sua progeressao , vc ja estragou tudo pois usou algo que eh o basico do sistema tonal, que eh preparar e afirmar a tonalidade. Portanto um exemplo de harmonia modal seria : C G F C. Melhor ainda seria : C G/C F/C C pois vc esta colocando o C no baixo e afirmando : ESTOU EM C e usando notas , acordes , da escala para colorir a harmonia, claro, sem cair nas funcoes do sistema Tonal. Eh como se tocar C repetidamente e tocar as notas da escala em cima desse acorde. Isso por si so, sera C Jonio. Se vc tocar o acorde de C e ficar tocando apenas a nota B repetidamente , ainda estara em C jonio. Eh como se estivesse colorindo o acorde e gerando um Cmaj7 por tras disso. Agora se vc continua tocando as notas da escala randomicamente e o acorde muda para um Em7 por exemplo, Vc ouvira o modo Frigio. Isso o nosso amigo alexdiffer deixou claro na apostila.

Portanto , quando alguem fala : B Lidio eh quando vc toca B C D E F G A B , cuidado , pq tem muito por tras disso. Voce pode tocar B C D E F G A B nessa ordem repetidamente , mas se estiver tocando sobre um acorde de Dm , vc nao estara tocando B Lidio , mas sim D Dorico. Entao tomem cuidado.

Eh Maios ou menos isso. Qualquer duvida eh so pergutnar . Espero que tenha ajudado , ficado claro e seja util a alguem.

Abracos

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS
Legal seu post ...

Pra quem interessar veja isso tb:
Sobre tonalidade;
Função Harmonica;
Mais uns esclarecimentos

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Gosto MUITO de conversar sobre musica. Se alguem quiser perguntar alguma coisa , pode pergunta que vou tenta responder. So nao perguntem coisas do tipo : qual digitacao da escala maior ? Qual digitacao desse modo ?? coisas desse tipo nao me interesso.
Abracos

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS
So nao perguntem coisas do tipo : qual digitacao da escala maior ? Qual digitacao desse modo ?? coisas desse tipo nao me interesso.
Abracos

Vc curte só teoria então, né????

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
AH cara , eu tocava guitarra. Toquei uns 3-4 anos. Ouvia muito petrucci , satriani , vai , essas coisas. Ai comecei a ouvir Holdsworth, Gambale , Um jazzinho, fusion e talz. Depois passei pra musica erudita. Entao agora eu estudo composicao e Piano para auxiliar neh , alem de ser um belo instmento. Entao minha base eh mais teorica mesmo , ja que pra compor nao preciso de um instrmento. Igual falei, Faco aula de piano pra auxiliar.
Entao guitarra, questoes do tipo , Desenho de escalas, arpejos , nunca gostei , sempre achei perca de tempo e por isso nao pude continuar tocando guitarra uhauahuah. Claro, nao eh perca de tempo. Mas como pra mim , tornou-se perca de tempo, tive que parar de tocar pq via que nao podia evoluir.

Agora eu estudo coisas como Contraponto,Harmonia,Composicao , sempre ouvindo musica erudita e um pouco de jazz ainda.

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


97 Downloads da Apostila. Ninguem teve duvida ??

Ahh uma dica : Em vez de pedir digitacoes e talz , apliquem o que ta escrito na apostila na guitarra e facam vcs mesmo as digitacoes, MUITO melhor para o aprendizado e isso ajuda a decorar nome das notas no braco, intervalos , um tanto de coisa.
Enfim, tudo que eu nao fiz na guitarra e por isso perdi o interesse depois heheh.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Leo_FS
Vc saberia algo sobre poliritmia (em um mesmo tempo ou compasso feita por diferentes instrumentos e não necessariamente fazendo a mesma melodia, mas trabalhando em cima da mesma harmonia) ... Como criar algo audível?? Esse caso só é usado por experimentais????

qew
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer

bo iniciativa cara! gostei bastante do material, pode ter ctz que vou utiliza-lo em meus estudos!

Arpeggios From Hell
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer

Valeu pelo esforço de juntar o material numa apostila, pleo menos pra min q sou auto-didata preguiçoso é uma "mastigada" legal !!!

Parabens !!!

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


alexdiffer
E aí ... acho que vou melhorar aquele tópico pra fazer um esquema tipo o seu book.

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
poh demoro vai no baixaki e baixa o programa winpdf

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Se tiver interesse da galera em breve estarei postando videoaulas sobre mixagem, masterização e uso de vst e soundfonts para a galera ae com o uso dos programas sonar, soundforge e fruity loops....

Escolham o primeiro tema aeee

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FCC Official Guitar Book