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BeckerPreacher Veterano |
# jun/08 · Editado por: BeckerPreacher
Vi em algums tópicos mas acho que pode ser explicado melhor sem ofensas pq estou perguntando tbm..
o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G
mas A9 nao seria Lá com nona? o A eh A, C#, E Com a nona fica A, B, C#, E
eu posso alterar G por G#..pq há o G ?? Sétima no caso.. e o C# é por que o acorde é Maior?? Terça.. no caso para menor seria C ...????
O B seria a segunda nota, pq nona??
Obrigado a Resposta...
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nettoroses Veterano
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# jun/08
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"o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G "
não, ai seria A7/9
"mas A9 nao seria Lá com nona? o A eh A, C#, E Com a nona fica A, B, C#, E "
Sim
"eu posso alterar G por G#..pq há o G ?? Sétima no caso.."
Poder pode, mas ai o lá passa de mixolídio para lá jônio
"e o C# é por que o acorde é Maior?? Terça.. no caso para menor seria C ...????"
Isso
"O B seria a segunda nota, pq nona??"
Isso é por causa da oitava, a oitava não é a mesma coisa da tônica? então, siga esse raciocínio, ai o B seria a nona, isso vai de acordo com a oitava da nota.
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Bigtransa Veterano |
# jun/08
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O G seria a sétima do acorde.... mudando o G pra G# vc esta mudando a 7° de menor para maior.... a sétima menor em acordes maiores é característica do V grau do campo harmônico maior (dominante ).... A sétima maior em acordes maiores é característica do 1° e do 4° grau do mesmo C.H..... ou seja.... vc pode alterar a sétima.... mas muda a característica (função) do acorde.... os acordes dominantes (V grau) são acordes de tensão.... os do I grau são de resolução....
e o C# é por que o acorde é Maior?? Terça.. no caso para menor seria C ...???? Sim, isso mesmo
sim, isso mesmo///
O B seria a segunda nota, pq nona?
pense na próxima oitava..... 7 + 2 = 9
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Leblues Veterano |
# jun/08
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o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G
o A9 nao tem G..... a nona eh o B....
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Richard Guitar Veterano |
# jun/08
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Muita gente escreve A9 se referindo a A, C#, E, G, B mesmo. Sendo T, 3, 5, 7, 9
Assim como A11 fica implícito a presença da 7 e da 9.
E o A13, implícito a 7, 9, 11.
O B pode ser a segunda nota, mas em se tratando de acorde o mais apropriado é tratá-lo como a 9 mesmo.
Isso vem de Intervalos Melódicos e Intervalos Harmonicos
O Intervalo Melódico se baseia na escala, por exemplo uma escala Mixolídio tem os Intervalos Melódicos:
T, 2, 3, 4, 5, 6, 7.
O Intervalo Harmonico se baseia na caracteristica do acorde. Por exemplo um acorde Mixolídio tem os Intervalos Harmonicos:
T, 3, 5, 7, 9, 11, 13.
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_FrEd_ Veterano |
# jun/08
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nettoroses "o A9 tem as seguintes notas: A, B, C#, E e G "
não, ai seria A7/9
O A9 se refere ao A7/9, assim a sétima fica implicita... Por isso que aparece o G ali no meio... Se n me engano, essa notação eh mais usada em livros estrangeiros. Fica uma confusão danada!
BeckerPreacher
Com a nona fica A, B, C#, E
A notação desse acorde eh A(add9)!
N confunda com A(sus9) que seria o acorde de La maior adicionando-se a nona pela suspensão da terça. Ou seja, vc omite a terça e no lugar toca a nona. E sim, sem a terça o acorde, isoladamente, n eh nem maior nem menor. Porém, aplicado em um contexto (um campo harmonico) vc pode defini-lo maior ou menor!
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BeckerPreacher Veterano |
# jun/08 · Editado por: BeckerPreacher
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Sobre Tríades e Tétrades ..se obter nota a mais como se chama??..ou seria classificado como ex..Tétrade(add mais uma nota no caso 9..ou 11..13) ??
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_FrEd_ Veterano |
# jun/08
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BeckerPreacher
Tétrade com nota adicionada, ou mesmo triade com nota adicionada (o que n seria necessariamente tétrade se caso adicionasse uma nota além das três, porque a triade eh um acorde formado com 3 notas separadas por terças, e a tetrade eh a mesma coisa, soh que com 4 notas separadas por tal intervalo. Ou seja, tétrade seria o acorde com sétima, mas se tocarmos um C(add9) isso n eh tétrade, mas triade com nota acrescentada!)
A notação pode ser "X"(add"y"), mas depende...
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