Acordes com nona

    Autor Mensagem
    Iniciante
    Veterano
    # fev/04


    Pessoal tenho uma duvida meio besta mas que não me sai da cabeça: porque os acordes com nona tem a SETIMA e a nona acrescentada a tríade original e não somente a nona com diz o nome do acorde?

    Respondam ai pessoal!

    crowley666
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    hein?

    tenta explica melhor

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    crowley666
    ele quer saber pq os acordes com NONA eh na verdade um acorde com SETIMA e NONA e nao apenas uma triade com uma NONA.

    sei la...acho q eh pq nona eh um intervalo composto(maior q uma oitava) dai poe a setima..hehe

    vou checar isso direito..

    Aisse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    A 9ª eh uma tensão assim como a 11ª e a 13ª, e ela eh normalmente adicionada nos acordes formados por tétrades(T, 3ª, 5ª e 7ª). A questão do nome (cifra) depende muito de quem está escrevendo, muitos querem simplificar e acabam atrapalhando. Olhe, as tensões vem depois dos graus do acorde:

    Graus do acorde:
    Tônica, terça, quinta e sétima

    Tensões:
    Nona, Décima primeira e Décima terceira.

    Obs: A sétima maior tb eh considerada tensão pela dissonância causada entre ela e a tônica.

    Eu prefiro as tensões adicionadas aos acordes com a sétima, mas o seu ouvido eh o melhor juiz, ouça o que mais te agrada...abraço.

    Aisse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Eu tb acho que eh isso GuitarHouse, mas não eh regra...
    O fato e que a guitarra eh um instrumento "limitado" e as vezes nós deixamos de fazer algumas notas pra adicionar outras...isso deve ser complementado pelo teclado jah que este tem 10 dedos e podem adicionar qualquer nota sem sacrificar nenhuma...

    Existem acordes com sétima e nona, como tb apenas com a nona...ehehehehe...q papo de doido...

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    mas o seu ouvido eh o melhor juiz

    pois eh...

    todescoguitar
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    acho q naum entendi...

    Aisse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    o q?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Quando o acorde é com nona e sem a sétima é chamado de nona adicionada e normalmente tem o sulfixo add9. Eu prefiro escrever por exemplo: C7(9) para os que tem sétima e C9 pra os que não tem sétima. Mas em partituras americanas não rola isso... é uma bagunça.... o lance é interpretar mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes com nona