Regulagem Ponte Strato

    Autor Mensagem
    xereta
    Veterano
    # jun/08


    Estou precisando de umas dicas para regular a ponte de minha Stratus....

    a altura ja esta boa, mas quero regular as oitavas... e ela tem um pequeno problema, de que, ao tocar um acorde com distorção (um tricorde msm) parece que estou usando um leve tremulo (acho que isso pode ter a ver com a ponte também)...

    ahhh.. quando uso a alavanca da strato, perco toda a afinação =/
    umas 6 lavancadas ja é suficiente para desafinar....

    alguma dica??

    desde ja, vlwww.....

    markolino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara, dependendo da ponte é assim mesmo..

    nao guenta a alavanca..

    e Strato é só pra dar um toquinho na alavanca, nao pode ser muito cavalo..


    qual sua guitarra ?


    abç

    xereta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    uma Strato Lauren.....

    ela é boa até, comprei a um tempo atras.....

    mas voltando a parte da regulagem das oitavas, alguem pode ajudar?

    markolino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    bom , nao sei a procedencia da ponte..

    entao fica dificil opinar nesse quesito

    as oitavas voce afina as cordas

    depois afina elas tocando pela casa 12

    ou seja

    a afinacao da casa 12 tem que estar igual que na corda solta

    entendeu ?


    abç

    xereta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    sim, mas e se não estiver??

    tenho que mexer na ponte não??

    é uma ponte strato comum...

    markolino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ah..
    dae sim o problema é na ponte..

    voce vai ter que mexer nos Saddles, voce tem as chavinhas da ponte ??

    abç

    xereta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tenho sim....

    2, que vieram com a guitarra quando a comprei ainda...

    markolino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    entao

    no Carrinho ali, voce vai ter que usar a chave para botar ele mais pra frente ou mais pra tras..


    até conseguir a afinação..

    cuida pra nao fazer cagada

    se ficar inseguro leva num luthier e pede pra ver o processo

    dae depois voce sabe fazer..


    abç

    markolino
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: markolino
    · votar


    edit : post duplo

    xereta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ahhh...

    e estou com outro probleminha....

    um problema de ruido, que aparece quando baixo a chave da guitarra para o mais agudo.....

    alguem sabe o motivo?

    markolino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    bom , isso ocorre com distorcao ?

    se sim , é normal o HUM dos singles, se nao é distorcao ou o HUM é de MAIS pode ser aterramento ou cabos ruins..



    abç

    diego gr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    entao..aproveitando o tópico
    A minha guitarra é strato, mas tem ponte de les paul (tuneomatic)
    Pra regular as oitavas tem q girar aqueles parafusinhos, mas como faço pra colocar a chave ali se está embaixo das cordas?
    foto da ponte: http://img519.imageshack.us/img519/8710/tuneomaticbridgeid7.jpg

    markolino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    diego gr
    heaaheaeh
    agora voce me pegou

    dexa um "sabido" entrar ae

    aheaeheahea

    abç

    VictorEsp
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    diego gr

    A minha guitarra é strato, mas tem ponte de les paul (tuneomatic)
    Pra regular as oitavas tem q girar aqueles parafusinhos, mas como faço pra colocar a chave ali se está embaixo das cordas?


    nunca tive dessa ponte, mas tenta dar uma arredadinha nas cordas e arrumar uma philips com um cabo menor e mais fino, tenta encaixar la com cuidade pra nao escapar e arranhar tua guitarra!
    nao adianta vc tentar com uma chave com o cabo muito grande...
    se vc tiver grana compra uma philips aih paraguai e entorta a ponta dela uns 2 cm aima da ponta e vc encaixa pefeitamente no parafusinho!

    Robinson
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Robinson
    · votar


    Galera, vamos lá...

    Para regular pontes standart de guitarras tipo Fender strato é preciso duas coisas: Um bom afinador e um jogo de chaves que contenha Phillips e Allen.

    Os carrilhos (Sadless) para regular a entoação (oitavas) devem ajustar-se após ter regulado a altura das cordas corretamente.
    As oitavas são reguladas individualmente para cada corda da seguinte forma:
    1º Você afina a corda com ajuda do afinador.
    2º Se verifica se a nota obtida no 12º traste é igual ao harmônico na mesma região.
    3º Se o Harmônico estiver mais agudo que a nota pressionada, então é preciso "encurtar" a distância da corda. Ou seja: Ir afrouxando o parafuso do sadle para que este se aproxime da região dos pickups.
    4º Se o harmônico estiver mais grave do que a mesma nota pressionada, então é preciso alongar o comprimento da corda. Para isto se aperta o parafuso do sadle para que o mesmo se distancie da região dos pickups.

    A mesma coisa é válida para as pontes tipo Tune O Matic (dos modelos Les Paul, SG, etc) e aproveito de dar uma dica sobre estas pontes, isto é "inverter" a posição desta de modo que os parafusos dos sadles fiquem ou para fora (em direção do cordal) ou para dentro (em direção dos pickups) dependendo de como ficar mais cômodo e prático.
    Além de inverter a ponte (para um melhor posicionamento) ainda é possível desparafusar cada sadles e ir acomodando-o (invertendo) segundo a afinação já que, tendo um formato tipo trapézio, nem sempre a posição "pra frente" alcança a melhor afinação. Neste caso é preciso mesmo inverter-lo.

    BOAS AFINAÇÕES!

    Abç!

    pacificpoker
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Robinson
    nossa... até a parte de alongar ou nãoas cordas para afinar a oitava eu intendi... ( o parafuso que se faz isso é aquele que esta "preso numa mola certo?) mas a parte de inverter (agora falando de tune o matic) eu não intendi...

    outra duvida.. em cada carrinho da minha ponte da strato tem 2 parafusos bem pequenos.. ou seja... se vc somar todos... tem 12 parafusinhos ( os menores ) para que eles servem?

    e pra que serve aquele outro que fica nocomeço da ponte... neste existem 6 parafusos... que estão um pouco na frente dos carrinhos...

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    diego gr
    Assim.

    pacificpoker
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: pacificpoker
    · votar


    olha...

    http://img220.imageshack.us/my.php?image=statoqo1.png

    aqui tem até uma foto pra explicarem direitinho... vlw...

    se falar o que cada um faz.. já esta otimo...

    Robinson
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Robinson
    · votar


    Bem, vamos por parte:

    Ponte de strato:
    - Cada carrilho (sadless) possui dois parafusos finos. Ambos servem para nivelar o carrilho e para elevar ou reduzir a altura do mesmo. Dependendo deste ajuste as cordes podem ficar mais baixas ou mais altas.
    - O parafuso que fica na parte posterior da ponte prende cada carrilho (por isto 6, um para cada) e serve para fazer o ajuste de oitavas.
    - Além destes, a ponte standart Fender possui 6 parafusos que fixam a mesma ao top do instrumento. Estes parafusos são os "pivôs" nos quais se apóia a ponte/trêmolo tanto na hora do repouso qto na hora de acionar a alavanca. Nunca devem ser apertados até o fim! Caso contrário acaba limitando a ação da alavanca.

    Ponte Tune O Matic:
    - Esta ponte é menor e na forma de "canoinha" onde cada carrilho se encaixa na cavidade e o parafuso de cada carrilho se prende num orificio específico e individualizado.
    - A ponte pode ficar com os parafusos do lado frontal (em direção dos pickups) ou do lado posterior (em direção do cordal) já que esta ponte é facilmente removível.
    - Além de poder determinar de que lado os parafusos podem ficar, é possível remover cada carrilho do seu próprio parafuso para inverter sua posição (caso isto seja realmente necessário).

    Abç!

    pacificpoker
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Robinson
    certo... e na parte de tras.. nas molas.. o que muda se afrouxar ou não as molas... e em caso de mudança de calibre de corda.. alguma coisa especifica?

    Robinson
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Robinson
    · votar


    Bem, a parte do box posterior (nas costas ou dorso do instrumento), estão as molas de tensão da ponte/trêmolo.
    Elas exercem uma tensão "puxando" a ponte e desta forma regulam mediante seus próprios parafusos o seguinte:
    - A "maciéz" ou "dureza" da alavanca quando for usada.
    - Os parafusos destas amolas servem para ajustar a pressão que exercem na ponte.
    - Apertando os parafusos as molas "puxam" mais a ponte e esta ponte se prende ou pressiona-se com mais força sobre a madeira da guitarra. Soltando os parafusos as molas exercem menos pressão e as cordas da guitarra acabam "puxando" mais a ponte pq a pressão das cordas acaba sendo maior que a pressão das molas.
    - Quando se troca o calibre das cordas esta relação entre pressões se altera. Cordas de calibres mais pesados puxam mais a ponte e as vzs é preciso apertar os parafusos das molas para compensar esta pressão. Inversamente, quando se usam calibres mais leves, as molas exercem muita pressão e pode ser preciso afrouxar um pouco as molas.
    - O ideal é que, em qualquer calibre, a ponte acabe encostando moderadamente contra o top do instrumento. Se encostar demasiado pode acabar ferindo ou afundando a madeira em algum ponto de contato com a ponte.

    Abç!

    diego gr
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: diego gr
    · votar


    VictorEsp
    Robinson
    Soulface

    OBRIGADO!
    Mas se eu inverter a ponte tuneomatic (a minha não tem cordal, as cordas entram no corpo direto) os saddles vão ficar invertidos e isso não estraga a regulagem da guitarra?

    jadson32
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Uma " perninha " do carrinho da minha strato , quebrou um pedaço ... como eu não sei ... mas será que levando no luthier ele vai trocar apenas um carrinho ou vou ter que trocar a ponte inteira ?

    Além de que os carrinhos estão com um considerável desnível de altura entre sí .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem Ponte Strato