| Autor | Mensagem | 
| xereta Veterano
 | # jun/08 
 
 Estou precisando de umas dicas para regular a ponte de minha Stratus....
 
 a altura ja esta boa, mas quero regular as oitavas... e ela tem um pequeno problema, de que, ao tocar um acorde com distorção (um tricorde msm) parece que estou usando um leve tremulo (acho que isso pode ter a ver com a ponte também)...
 
 ahhh.. quando uso a alavanca da strato, perco toda a afinação =/
 umas 6 lavancadas ja é suficiente para desafinar....
 
 alguma dica??
 
 desde ja, vlwww.....
 
 
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| markolino Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 cara, dependendo da ponte é assim mesmo..
 
 nao guenta a alavanca..
 
 e Strato é só pra dar um toquinho na alavanca, nao pode ser muito cavalo..
 
 
 qual sua guitarra ?
 
 
 abç
 
 
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| xereta Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 uma Strato Lauren.....
 
 ela é boa até, comprei a um tempo atras.....
 
 mas voltando a parte da regulagem das oitavas, alguem pode ajudar?
 
 
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| markolino Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 bom , nao sei a procedencia da ponte..
 
 entao fica dificil opinar nesse quesito
 
 as oitavas voce afina as cordas
 
 depois afina elas tocando pela casa 12
 
 ou seja
 
 a afinacao da casa 12 tem que estar igual que na corda solta
 
 entendeu ?
 
 
 abç
 
 
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| xereta Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 sim, mas e se não estiver??
 
 tenho que mexer na ponte não??
 
 é uma ponte strato comum...
 
 
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| markolino Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 ah..
 dae sim o problema é na ponte..
 
 voce vai ter que mexer nos Saddles, voce tem as chavinhas da ponte ??
 
 abç
 
 
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| xereta Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 tenho sim....
 
 2, que vieram com a guitarra quando a comprei ainda...
 
 
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| markolino Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 entao
 
 no Carrinho ali, voce vai ter que usar a chave para botar ele mais pra frente ou mais pra tras..
 
 
 até conseguir a afinação..
 
 cuida pra nao fazer cagada
 
 se ficar inseguro leva num luthier e pede pra ver o processo
 
 dae depois voce sabe fazer..
 
 
 abç
 
 
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| markolino Veterano
 | # jun/08 · Editado por: markolino · votar
 
 edit : post duplo
 
 
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| xereta Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 ahhh...
 
 e estou com outro probleminha....
 
 um problema de ruido, que aparece quando baixo a chave da guitarra para o mais agudo.....
 
 alguem sabe o motivo?
 
 
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| markolino Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 bom , isso ocorre com distorcao ?
 
 se sim , é normal o HUM dos singles, se nao é distorcao ou o HUM é de MAIS pode ser aterramento ou cabos ruins..
 
 
 
 abç
 
 
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| diego gr Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 entao..aproveitando o tópico
 A minha guitarra é strato, mas tem ponte de les paul (tuneomatic)
 Pra regular as oitavas tem q girar aqueles parafusinhos, mas como faço pra colocar a chave ali se está embaixo das cordas?
 foto da ponte: http://img519.imageshack.us/img519/8710/tuneomaticbridgeid7.jpg
 
 
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| markolino Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 diego gr
 heaaheaeh
 agora voce me pegou
 
 dexa um "sabido" entrar ae
 
 aheaeheahea
 
 abç
 
 
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| VictorEsp Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 diego gr
 
 A minha guitarra é strato, mas tem ponte de les paul (tuneomatic)
 Pra regular as oitavas tem q girar aqueles parafusinhos, mas como faço pra colocar a chave ali se está embaixo das cordas?
 
 nunca tive dessa ponte, mas tenta dar uma arredadinha nas cordas e arrumar uma philips com um cabo menor e mais fino, tenta encaixar la com cuidade pra nao escapar e arranhar tua guitarra!
 nao adianta vc tentar com uma chave com o cabo muito grande...
 se vc tiver grana compra uma philips aih paraguai e entorta a ponta dela uns 2 cm aima da ponta e vc encaixa pefeitamente no parafusinho!
 
 
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| Robinson Veterano
 | # jun/08 · Editado por: Robinson · votar
 
 Galera, vamos lá...
 
 Para regular pontes standart de guitarras tipo Fender strato é preciso duas coisas: Um bom afinador e um jogo de chaves que contenha Phillips e Allen.
 
 Os carrilhos (Sadless) para regular a entoação (oitavas) devem ajustar-se após ter regulado a altura das cordas corretamente.
 As oitavas são reguladas individualmente para cada corda da seguinte forma:
 1º Você afina a corda com ajuda do afinador.
 2º Se verifica se a nota obtida no 12º traste é igual ao harmônico na mesma região.
 3º Se o Harmônico estiver mais agudo que a nota pressionada, então é preciso "encurtar" a distância da corda. Ou seja: Ir afrouxando o parafuso do sadle para que este se aproxime da região dos pickups.
 4º Se o harmônico estiver mais grave do que a mesma nota pressionada, então é preciso alongar o comprimento da corda. Para isto se aperta o parafuso do sadle para que o mesmo se distancie da região dos pickups.
 
 A mesma coisa é válida para as pontes tipo Tune O Matic (dos modelos Les Paul, SG, etc) e aproveito de dar uma dica sobre estas pontes, isto é "inverter" a posição desta de modo que os parafusos dos sadles fiquem ou para fora (em direção do cordal) ou para dentro (em direção dos pickups) dependendo de como ficar mais cômodo e prático.
 Além de inverter a ponte (para um melhor posicionamento) ainda  é possível desparafusar cada sadles e ir acomodando-o (invertendo) segundo a afinação já que, tendo um formato tipo trapézio, nem sempre a posição "pra frente" alcança a melhor afinação. Neste caso é preciso mesmo inverter-lo.
 
 BOAS AFINAÇÕES!
 
 Abç!
 
 
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| pacificpoker Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 Robinson
 nossa... até a parte de alongar ou nãoas cordas para afinar a oitava eu intendi... ( o parafuso que se faz isso é aquele que esta "preso numa mola certo?) mas a parte de inverter (agora falando de tune o matic) eu não intendi...
 
 outra duvida.. em cada carrinho da minha ponte da strato tem 2 parafusos bem pequenos.. ou seja... se vc somar todos... tem 12 parafusinhos ( os menores ) para que eles servem?
 
 e pra que serve aquele outro que fica nocomeço da ponte... neste existem 6 parafusos... que estão um pouco na frente dos carrinhos...
 
 
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| Soulface Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 diego gr
 Assim.
 
 
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| pacificpoker Veterano
 | # jun/08 · Editado por: pacificpoker · votar
 
 olha...
 
 http://img220.imageshack.us/my.php?image=statoqo1.png
 
 aqui tem até uma foto pra explicarem direitinho... vlw...
 
 se falar o que cada um faz.. já esta otimo...
 
 
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| Robinson Veterano
 | # jun/08 · Editado por: Robinson · votar
 
 Bem, vamos por parte:
 
 Ponte de strato:
 - Cada carrilho (sadless) possui dois parafusos finos. Ambos servem para nivelar o carrilho e para elevar ou reduzir a altura do mesmo. Dependendo deste ajuste as cordes podem ficar mais baixas ou mais altas.
 - O parafuso que fica na parte posterior da ponte prende cada carrilho (por isto 6, um para cada) e serve para fazer o ajuste de oitavas.
 - Além destes, a ponte standart Fender possui 6 parafusos que fixam a mesma ao top do instrumento. Estes parafusos são os "pivôs" nos quais se apóia a ponte/trêmolo tanto na hora do repouso qto na hora de acionar a alavanca. Nunca devem ser apertados até o fim! Caso contrário acaba limitando a ação da alavanca.
 
 Ponte Tune O Matic:
 - Esta ponte é menor e na forma de "canoinha" onde cada carrilho se encaixa na cavidade e o parafuso de cada carrilho se prende num orificio específico e individualizado.
 - A ponte pode ficar com os parafusos do lado frontal (em direção dos pickups) ou do lado posterior (em direção do cordal) já que esta ponte é facilmente removível.
 - Além de poder determinar de que lado os parafusos podem ficar, é possível remover cada carrilho do seu próprio parafuso para inverter sua posição (caso isto seja realmente necessário).
 
 Abç!
 
 
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| pacificpoker Veterano
 | # jun/08 · votar
 
 Robinson
 certo... e na parte de tras.. nas molas.. o que muda se afrouxar ou não as molas... e em caso de mudança de calibre de corda.. alguma coisa especifica?
 
 
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| Robinson Veterano
 | # jun/08 · Editado por: Robinson · votar
 
 Bem, a parte do box posterior (nas costas ou dorso do instrumento), estão as molas de tensão da ponte/trêmolo.
 Elas exercem uma tensão "puxando" a ponte e desta forma regulam mediante seus próprios parafusos o seguinte:
 - A "maciéz" ou "dureza" da alavanca quando for usada.
 - Os parafusos destas amolas servem para ajustar a pressão que exercem na ponte.
 - Apertando os parafusos as molas "puxam" mais a ponte e esta ponte se prende ou pressiona-se com mais força sobre a madeira da guitarra. Soltando os parafusos as molas exercem menos pressão e as cordas da guitarra acabam "puxando" mais a ponte pq a pressão das cordas acaba sendo maior que a pressão das molas.
 - Quando se troca o calibre das cordas esta relação entre pressões se altera. Cordas de calibres mais pesados puxam mais a ponte e as vzs é preciso apertar os parafusos das molas para compensar esta pressão. Inversamente, quando se usam calibres mais leves, as molas exercem muita pressão e pode ser preciso afrouxar um pouco as molas.
 - O ideal é que, em qualquer calibre, a ponte acabe encostando moderadamente contra o top do instrumento. Se encostar demasiado pode acabar ferindo ou afundando a madeira em algum ponto de contato com a ponte.
 
 Abç!
 
 
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| diego gr Veterano
 | # jun/08 · Editado por: diego gr · votar
 
 VictorEsp
 Robinson
 Soulface
 
 OBRIGADO!
 Mas se eu inverter a ponte tuneomatic (a minha não tem cordal, as cordas entram no corpo direto) os saddles vão ficar invertidos e isso não estraga a regulagem da guitarra?
 
 
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| jadson32 Veterano
 | # ago/13 · votar
 
 Uma " perninha " do carrinho da minha strato , quebrou um pedaço ... como eu não sei ... mas será que levando no luthier ele vai trocar apenas um carrinho ou vou ter que trocar a ponte inteira ?
 
 Além de que os carrinhos estão com um considerável desnível de altura entre sí .
 
 
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