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xereta Veterano |
# jun/08
Estou precisando de umas dicas para regular a ponte de minha Stratus....
a altura ja esta boa, mas quero regular as oitavas... e ela tem um pequeno problema, de que, ao tocar um acorde com distorção (um tricorde msm) parece que estou usando um leve tremulo (acho que isso pode ter a ver com a ponte também)...
ahhh.. quando uso a alavanca da strato, perco toda a afinação =/ umas 6 lavancadas ja é suficiente para desafinar....
alguma dica??
desde ja, vlwww.....
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markolino Veterano |
# jun/08
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cara, dependendo da ponte é assim mesmo..
nao guenta a alavanca..
e Strato é só pra dar um toquinho na alavanca, nao pode ser muito cavalo..
qual sua guitarra ?
abç
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xereta Veterano |
# jun/08
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uma Strato Lauren.....
ela é boa até, comprei a um tempo atras.....
mas voltando a parte da regulagem das oitavas, alguem pode ajudar?
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markolino Veterano |
# jun/08
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bom , nao sei a procedencia da ponte..
entao fica dificil opinar nesse quesito
as oitavas voce afina as cordas
depois afina elas tocando pela casa 12
ou seja
a afinacao da casa 12 tem que estar igual que na corda solta
entendeu ?
abç
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xereta Veterano |
# jun/08
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sim, mas e se não estiver??
tenho que mexer na ponte não??
é uma ponte strato comum...
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markolino Veterano |
# jun/08
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ah.. dae sim o problema é na ponte..
voce vai ter que mexer nos Saddles, voce tem as chavinhas da ponte ??
abç
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xereta Veterano |
# jun/08
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tenho sim....
2, que vieram com a guitarra quando a comprei ainda...
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markolino Veterano |
# jun/08
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entao
no Carrinho ali, voce vai ter que usar a chave para botar ele mais pra frente ou mais pra tras..
até conseguir a afinação..
cuida pra nao fazer cagada
se ficar inseguro leva num luthier e pede pra ver o processo
dae depois voce sabe fazer..
abç
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markolino Veterano |
# jun/08 · Editado por: markolino
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edit : post duplo
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xereta Veterano |
# jun/08
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ahhh...
e estou com outro probleminha....
um problema de ruido, que aparece quando baixo a chave da guitarra para o mais agudo.....
alguem sabe o motivo?
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markolino Veterano |
# jun/08
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bom , isso ocorre com distorcao ?
se sim , é normal o HUM dos singles, se nao é distorcao ou o HUM é de MAIS pode ser aterramento ou cabos ruins..
abç
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diego gr Veterano |
# jun/08
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entao..aproveitando o tópico A minha guitarra é strato, mas tem ponte de les paul (tuneomatic) Pra regular as oitavas tem q girar aqueles parafusinhos, mas como faço pra colocar a chave ali se está embaixo das cordas? foto da ponte: http://img519.imageshack.us/img519/8710/tuneomaticbridgeid7.jpg
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markolino Veterano |
# jun/08
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diego gr heaaheaeh agora voce me pegou
dexa um "sabido" entrar ae
aheaeheahea
abç
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VictorEsp Veterano |
# jun/08
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diego gr
A minha guitarra é strato, mas tem ponte de les paul (tuneomatic) Pra regular as oitavas tem q girar aqueles parafusinhos, mas como faço pra colocar a chave ali se está embaixo das cordas?
nunca tive dessa ponte, mas tenta dar uma arredadinha nas cordas e arrumar uma philips com um cabo menor e mais fino, tenta encaixar la com cuidade pra nao escapar e arranhar tua guitarra! nao adianta vc tentar com uma chave com o cabo muito grande... se vc tiver grana compra uma philips aih paraguai e entorta a ponta dela uns 2 cm aima da ponta e vc encaixa pefeitamente no parafusinho!
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Robinson Veterano |
# jun/08 · Editado por: Robinson
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Galera, vamos lá...
Para regular pontes standart de guitarras tipo Fender strato é preciso duas coisas: Um bom afinador e um jogo de chaves que contenha Phillips e Allen.
Os carrilhos (Sadless) para regular a entoação (oitavas) devem ajustar-se após ter regulado a altura das cordas corretamente. As oitavas são reguladas individualmente para cada corda da seguinte forma: 1º Você afina a corda com ajuda do afinador. 2º Se verifica se a nota obtida no 12º traste é igual ao harmônico na mesma região. 3º Se o Harmônico estiver mais agudo que a nota pressionada, então é preciso "encurtar" a distância da corda. Ou seja: Ir afrouxando o parafuso do sadle para que este se aproxime da região dos pickups. 4º Se o harmônico estiver mais grave do que a mesma nota pressionada, então é preciso alongar o comprimento da corda. Para isto se aperta o parafuso do sadle para que o mesmo se distancie da região dos pickups.
A mesma coisa é válida para as pontes tipo Tune O Matic (dos modelos Les Paul, SG, etc) e aproveito de dar uma dica sobre estas pontes, isto é "inverter" a posição desta de modo que os parafusos dos sadles fiquem ou para fora (em direção do cordal) ou para dentro (em direção dos pickups) dependendo de como ficar mais cômodo e prático. Além de inverter a ponte (para um melhor posicionamento) ainda é possível desparafusar cada sadles e ir acomodando-o (invertendo) segundo a afinação já que, tendo um formato tipo trapézio, nem sempre a posição "pra frente" alcança a melhor afinação. Neste caso é preciso mesmo inverter-lo.
BOAS AFINAÇÕES!
Abç!
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pacificpoker Veterano |
# jun/08
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Robinson nossa... até a parte de alongar ou nãoas cordas para afinar a oitava eu intendi... ( o parafuso que se faz isso é aquele que esta "preso numa mola certo?) mas a parte de inverter (agora falando de tune o matic) eu não intendi...
outra duvida.. em cada carrinho da minha ponte da strato tem 2 parafusos bem pequenos.. ou seja... se vc somar todos... tem 12 parafusinhos ( os menores ) para que eles servem?
e pra que serve aquele outro que fica nocomeço da ponte... neste existem 6 parafusos... que estão um pouco na frente dos carrinhos...
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Soulface Veterano |
# jun/08
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diego gr Assim.
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pacificpoker Veterano |
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
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olha...
http://img220.imageshack.us/my.php?image=statoqo1.png
aqui tem até uma foto pra explicarem direitinho... vlw...
se falar o que cada um faz.. já esta otimo...
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Robinson Veterano |
# jun/08 · Editado por: Robinson
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Bem, vamos por parte:
Ponte de strato: - Cada carrilho (sadless) possui dois parafusos finos. Ambos servem para nivelar o carrilho e para elevar ou reduzir a altura do mesmo. Dependendo deste ajuste as cordes podem ficar mais baixas ou mais altas. - O parafuso que fica na parte posterior da ponte prende cada carrilho (por isto 6, um para cada) e serve para fazer o ajuste de oitavas. - Além destes, a ponte standart Fender possui 6 parafusos que fixam a mesma ao top do instrumento. Estes parafusos são os "pivôs" nos quais se apóia a ponte/trêmolo tanto na hora do repouso qto na hora de acionar a alavanca. Nunca devem ser apertados até o fim! Caso contrário acaba limitando a ação da alavanca.
Ponte Tune O Matic: - Esta ponte é menor e na forma de "canoinha" onde cada carrilho se encaixa na cavidade e o parafuso de cada carrilho se prende num orificio específico e individualizado. - A ponte pode ficar com os parafusos do lado frontal (em direção dos pickups) ou do lado posterior (em direção do cordal) já que esta ponte é facilmente removível. - Além de poder determinar de que lado os parafusos podem ficar, é possível remover cada carrilho do seu próprio parafuso para inverter sua posição (caso isto seja realmente necessário).
Abç!
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pacificpoker Veterano |
# jun/08
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Robinson certo... e na parte de tras.. nas molas.. o que muda se afrouxar ou não as molas... e em caso de mudança de calibre de corda.. alguma coisa especifica?
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Robinson Veterano |
# jun/08 · Editado por: Robinson
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Bem, a parte do box posterior (nas costas ou dorso do instrumento), estão as molas de tensão da ponte/trêmolo. Elas exercem uma tensão "puxando" a ponte e desta forma regulam mediante seus próprios parafusos o seguinte: - A "maciéz" ou "dureza" da alavanca quando for usada. - Os parafusos destas amolas servem para ajustar a pressão que exercem na ponte. - Apertando os parafusos as molas "puxam" mais a ponte e esta ponte se prende ou pressiona-se com mais força sobre a madeira da guitarra. Soltando os parafusos as molas exercem menos pressão e as cordas da guitarra acabam "puxando" mais a ponte pq a pressão das cordas acaba sendo maior que a pressão das molas. - Quando se troca o calibre das cordas esta relação entre pressões se altera. Cordas de calibres mais pesados puxam mais a ponte e as vzs é preciso apertar os parafusos das molas para compensar esta pressão. Inversamente, quando se usam calibres mais leves, as molas exercem muita pressão e pode ser preciso afrouxar um pouco as molas. - O ideal é que, em qualquer calibre, a ponte acabe encostando moderadamente contra o top do instrumento. Se encostar demasiado pode acabar ferindo ou afundando a madeira em algum ponto de contato com a ponte.
Abç!
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diego gr Veterano |
# jun/08 · Editado por: diego gr
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VictorEsp Robinson Soulface
OBRIGADO! Mas se eu inverter a ponte tuneomatic (a minha não tem cordal, as cordas entram no corpo direto) os saddles vão ficar invertidos e isso não estraga a regulagem da guitarra?
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jadson32 Veterano |
# ago/13
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Uma " perninha " do carrinho da minha strato , quebrou um pedaço ... como eu não sei ... mas será que levando no luthier ele vai trocar apenas um carrinho ou vou ter que trocar a ponte inteira ?
Além de que os carrinhos estão com um considerável desnível de altura entre sí .
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