Memorização de solos

    Autor Mensagem
    rsp_guitar
    Veterano
    # mai/08


    Olá a todos!
    Atualmente toco em uma banda cover de uma cidade do Sul da Bahia chamada Caravelas. No verão, tocá-se axé e em época junina, toca-se forró (logicamente). Bom, estamos tirando músicas para montar o repertório de forró dessa temporada e muitas das músicas selecionadas têm solo. Os solos não são difíceis, o problema é que são muitos e estou tendo dificuldades para decorá-los e não confundir uns com os outros.

    Algum de vcs já passou por uma situação dessas?
    Alguém conhece alguma metodologia para memorizar mais facilmente solos de músicas?

    Deji
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    rsp_guitar

    Estudando em casa, aproveita e grava para se ouvir, traz bons resultados.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    rsp_guitar

    Tome fosfosol e treine bastante os solos. Só repetição para decorar, não tem outro jeito.

    Abraço...

    Drifter
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    rsp_guitar
    Algum de vcs já passou por uma situação dessas?

    Eu já passei por várias, sorte que na hora H veio o solo na minha cabeça e eu acabei fazendo, sem esquecer parte alguma. Mas é claro que para memorizá-los, uma boa dica foi do Deji. Mas no meu caso, quando não tem oportunidade de fazer isso, tem que ficar assoviando para não esquecer.

    Alex_Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    rsp_guitar
    Como já foi dito, somente executando várias e várias vezes para o solo ficar "mecânico" o suficiente para vc. ter que pensar pouquíssimo na hora de executar.
    Mas se mesmo assim, na hora "H" ele lhe fugir da cabeça, improvisão em cima da harmonia camarada !!!
    :o)

    toty
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    calypsooooooooooooooooooooo

    vyktor
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Como já foi dito, somente executando várias e várias vezes para o solo ficar "mecânico" o suficiente para vc


    ótimo, depois de treinar várias vezes, seus dedos
    vão agir "automaticamente".

    LeandroP
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    rsp_guitar

    Escreva os arranjos. Mesmo que você não leve pro palco o que escreveu, é um exercício legal pra fixar na cabeça.

    edukl
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    eu fico tocando eles parte por parte diferentes até saber tocar "bem" ai entao eu junto tudo... pra mim funciona assim, se vc tentar ficar tocando o solo inteiro pra decorar acho dificil...

    Nycolas
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Qnd for escrever o repertório pra levar pro palco, coloque na frente, o tom da música e a transcrição do começo do solo... ajuda bastante a distinguir um do outro... No mais... Treino, treino, treino e treino... senao nem rola!

    In The Navy
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Sim, eu decoro solo fazendo eles varias vezes
    De preferencia, me divertindo enquanto faço isso

    rsp_guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Valeu, galera!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    rsp_guitar
    Porra isso é foda mesmo. Eu toco rock de bandas clássicas c minha banda, e estudo músicas instrumentais. Na hora de me apresentar, sempre tem alguma coisa q eu esqueço. Então a melhor coisa q eu fiz, foi aprender a improvisar. Outro dia foi cômico, pq tava tocando stairway to heaven, e na platéia tinha umas câmeras, a maioria de foto e tals(tava lotado). Um cara tava esperando a hora do solo, c uma filmadora... ele gritando pra eu fazer.... chega a hora e ele liga a câmera, dou o primeiro bend e........... cadê o solo? Simplesmente sumiu da minha cabeça. Foi foda, muito hilário eu n sabia se ria ou se continuava me contorcendo c uns padrões de penta... até eu me recuperar e improvisar uma coisa parecida demorou ahuhauhua. Acontece. N sei se nessas paradas de forró rola improvisar, + no rock dá pra sair c essa, + fica aí a dica.

    rsp_guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    O lance é que as músicas são bastante conhecidas pelo povão (sabe, aqueles hits de rádio) aí fica complicando engatilhar um outro solo sem perder o sentido, até pq, eu acho que se for pra fazer improviso é bom que ele fique no mínimo no mesmo nível do solo original. não é o meu caso. rsrsrs. Mas, valeu!

    Caio_vagablues
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    fica cantando os solos o dia todo

    eu faço isso...

    Richard Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Compra um Mp3 e fica ouvindo o dia todo até gravar.
    Pra gravar as músicas, formas, solos, é mais importante você conhecer a música na cabeça mesmo e não nos dedos.

    Ainda mais pra galera que toda hora pega gig diferente e com repertório diferente. Tem que fica ouvindo o dia todo mesmo...Não tem jeito.

    Outra coisa também que ajuda a gravar as músicas é tirar os outros intrumentos, tipo uma introdução de metais que tenha em alguma música. Pode parecer mais trabalho, mas ajuda bastante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Memorização de solos