Autor |
Mensagem |
rsp_guitar Veterano |
# mai/08
Olá a todos! Atualmente toco em uma banda cover de uma cidade do Sul da Bahia chamada Caravelas. No verão, tocá-se axé e em época junina, toca-se forró (logicamente). Bom, estamos tirando músicas para montar o repertório de forró dessa temporada e muitas das músicas selecionadas têm solo. Os solos não são difíceis, o problema é que são muitos e estou tendo dificuldades para decorá-los e não confundir uns com os outros.
Algum de vcs já passou por uma situação dessas? Alguém conhece alguma metodologia para memorizar mais facilmente solos de músicas?
|
Deji Veterano |
# mai/08
· votar
rsp_guitar
Estudando em casa, aproveita e grava para se ouvir, traz bons resultados.
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# mai/08
· votar
rsp_guitar
Tome fosfosol e treine bastante os solos. Só repetição para decorar, não tem outro jeito.
Abraço...
|
Drifter Veterano |
# mai/08
· votar
rsp_guitar Algum de vcs já passou por uma situação dessas?
Eu já passei por várias, sorte que na hora H veio o solo na minha cabeça e eu acabei fazendo, sem esquecer parte alguma. Mas é claro que para memorizá-los, uma boa dica foi do Deji. Mas no meu caso, quando não tem oportunidade de fazer isso, tem que ficar assoviando para não esquecer.
|
Alex_Guitar Veterano |
# mai/08
· votar
rsp_guitar Como já foi dito, somente executando várias e várias vezes para o solo ficar "mecânico" o suficiente para vc. ter que pensar pouquíssimo na hora de executar. Mas se mesmo assim, na hora "H" ele lhe fugir da cabeça, improvisão em cima da harmonia camarada !!! :o)
|
toty Veterano |
# mai/08
· votar
calypsooooooooooooooooooooo
|
vyktor Veterano |
# mai/08
· votar
Como já foi dito, somente executando várias e várias vezes para o solo ficar "mecânico" o suficiente para vc
ótimo, depois de treinar várias vezes, seus dedos vão agir "automaticamente".
|
LeandroP Moderador |
# mai/08
· votar
rsp_guitar
Escreva os arranjos. Mesmo que você não leve pro palco o que escreveu, é um exercício legal pra fixar na cabeça.
|
edukl Veterano |
# mai/08
· votar
eu fico tocando eles parte por parte diferentes até saber tocar "bem" ai entao eu junto tudo... pra mim funciona assim, se vc tentar ficar tocando o solo inteiro pra decorar acho dificil...
|
Nycolas Veterano |
# mai/08
· votar
Qnd for escrever o repertório pra levar pro palco, coloque na frente, o tom da música e a transcrição do começo do solo... ajuda bastante a distinguir um do outro... No mais... Treino, treino, treino e treino... senao nem rola!
|
In The Navy Veterano |
# mai/08
· votar
Sim, eu decoro solo fazendo eles varias vezes De preferencia, me divertindo enquanto faço isso
|
rsp_guitar Veterano |
# mai/08
· votar
Valeu, galera!
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# mai/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar
rsp_guitar Porra isso é foda mesmo. Eu toco rock de bandas clássicas c minha banda, e estudo músicas instrumentais. Na hora de me apresentar, sempre tem alguma coisa q eu esqueço. Então a melhor coisa q eu fiz, foi aprender a improvisar. Outro dia foi cômico, pq tava tocando stairway to heaven, e na platéia tinha umas câmeras, a maioria de foto e tals(tava lotado). Um cara tava esperando a hora do solo, c uma filmadora... ele gritando pra eu fazer.... chega a hora e ele liga a câmera, dou o primeiro bend e........... cadê o solo? Simplesmente sumiu da minha cabeça. Foi foda, muito hilário eu n sabia se ria ou se continuava me contorcendo c uns padrões de penta... até eu me recuperar e improvisar uma coisa parecida demorou ahuhauhua. Acontece. N sei se nessas paradas de forró rola improvisar, + no rock dá pra sair c essa, + fica aí a dica.
|
rsp_guitar Veterano |
# mai/08
· votar
Rei Arthur Pendragon O lance é que as músicas são bastante conhecidas pelo povão (sabe, aqueles hits de rádio) aí fica complicando engatilhar um outro solo sem perder o sentido, até pq, eu acho que se for pra fazer improviso é bom que ele fique no mínimo no mesmo nível do solo original. não é o meu caso. rsrsrs. Mas, valeu!
|
Caio_vagablues Veterano |
# mai/08
· votar
fica cantando os solos o dia todo
eu faço isso...
|
Richard Guitar Veterano |
# mai/08
· votar
Compra um Mp3 e fica ouvindo o dia todo até gravar. Pra gravar as músicas, formas, solos, é mais importante você conhecer a música na cabeça mesmo e não nos dedos.
Ainda mais pra galera que toda hora pega gig diferente e com repertório diferente. Tem que fica ouvindo o dia todo mesmo...Não tem jeito.
Outra coisa também que ajuda a gravar as músicas é tirar os outros intrumentos, tipo uma introdução de metais que tenha em alguma música. Pode parecer mais trabalho, mas ajuda bastante.
|