como afinar em B (si)

Autor Mensagem
Morgaroth
Membro Novato
# fev/15
· votar


ALF is back

Sobre a escala, quanto maior é melhor ou pior para baixas afinações?

É 25.5" Scale

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Morgaroth
Quanto maior melhor.

Em drop A tem um jogo de cordas daddario 0.12 ~ 0.60 fica muito bom, mas depende do gosto de cada um, pra mim um bordão 0.54 já fica legal em B, não fica molenga, mas se prefere cordas bem rígidas vai com 0.60 mesmo.

guitarfilth
Veterano
# fev/15
· votar


e_merson
Rapaz, ate pensei nisso, mas e a dó de arregaçar a tarraxa da minha Jackson, ai deixei as cordas encostadas pra quando eu arruma uma guitarra zuada pra colocar ela. Tenso que foi $50 o encordamento e comprei 2...kkkkk

Morgaroth
No mercado livre, comprei uns 4 jogos.

Morgaroth
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Morgaroth
· votar


Comprei um encordoamento de 7 cordas nig 010 - 056. Pra afinar em B já deve ficar legal, o problema é q tem umas musicas q tenho q afinar em A, mas agora vai ser assim mesmo.

edit

Alguém sabe onde comprar encordoamento elixir 7 cordas? Na internet só acho por um preço exorbitável

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Morgaroth
Quando vc diz afinar em B ou em A, vc quer dizer afinação padrão, ou drop?

Porque da afinação padrão em B, pra drop A é só dropar o mizão pra A, o resto das cordas permanece.

Morgaroth
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Morgaroth
· votar


krixzy

falo apenas do bordão da guitarra de 7 cordas,ou seja, da sétima corda, o resto afinado tudo normal, primeira em E, segunda em B... sexta em E.
edit
Sim, quando digo afinar em A, é só a 7° corda

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Morgaroth
Pera, então vc ta usando uma guitarra de 7 cordas?

Se for, ela normal já é afinada em B, afinação normal nas 6 primeiras e a sétima corda afinada em B, numa de 6 cordas é essa mesma afinação, só que perde a E aguda, pois ela passa a ser B.

No caso da de 7 cordas é tranquilo, afina ela normal, a mizona fica em B, e se quiser tocar em Drop A é só dropar ela pra A.

Morgaroth
Membro Novato
# fev/15
· votar


krixzy

Não cara, não é sobre isso a minha dúvida.
É se uma corda com calibre .052 seria grossa o suficiente para afinar em B ou em A.

Morgaroth
Membro Novato
# fev/15
· votar


É que eu tenho um encordoamento de 6 cordas, 010 - 046, e tinha mais um 052 bordão sobrando de outro encordoamento. Ai queria usar o de 010 - 046 pras cordas 1° até 6°, e a corda 052 pra 7° corda.

ALF is back
Veterano
# fev/15
· votar


Morgaroth
cara, eu acharia horrivel fazer isso...vc teria a mizona bem tensionada comparado ao bordão afinado em A ou B...a mecanica toda da execução seria horrivel, nao recomendo

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Morgaroth
Ai só fazendo um teste pra ter certeza, acho que da pra afinar ela em B, mas em relação as outras cordas, como disse o ALF is back, ela deve ficar mais frouxa que as outras.

bondtecla
Veterano
# fev/15
· votar


a afinação padrão nos afinadores é em A = 440Hz daí é só alterar esse valor para 494Hz que é a frequência de B e mandar ver na tensão.

e_merson
Veterano
# fev/15
· votar


Então a 0.68 vai ficar muito dura, mesmo com uma afinação tão baixa?

bondtecla
Veterano
# fev/15 · Editado por: bondtecla
· votar


e_merson
analisando por esse lado, em se falando de frequência, não vai ficar tão dura assim não mas se for afinar por escala aí sim vai ficar é mais solta (macia) com 2 tons e 1/2 abaixo. Faça o teste com seu afinador e poste aqui a experiência.

bondtecla
Veterano
# fev/15
· votar


só pra o pessoal entender que estou falando de afinação com base no diapasão que emite uma frequência de A=440Hz mas o que o pessoal se refere acima é tipo folgar a corda em 2 tons e um semi tom (B) aí já é outra história amigo e_merson nesse caso a 0.68 não ficar dura pelo fato de você está descendo digamos 2 tons e meio.

e_merson
Veterano
# fev/15 · Editado por: e_merson
· votar


bondtecla
Eu ainda não coloquei essas cordas. Como atualmente está afinada em "E padrão" com cordas 0.10 - 0.46, vou levar num luthier, assim ele já ajusta tudo o que tiver que ajustar (tensor, oitavas, sei la o que mais). Como não tem luthier na cidade, queria já levar com o encordamento adequado quando fosse pra lá.

(edit.) Pretendo também aproveitar a viagem para trocar os captadores, mas ainda não comprei estes, por isso tô enrolando pra levar a guitarra no luthier.

bondtecla
Veterano
# fev/15
· votar


e_merson
Fiz uma correção no texto acima.
É bom uma avaliação porque pode ser que o sistema do instrumento possa forçar com a afinação padrão você sentir as cordas duras por ser cordas com bitola maior. Qualquer problema você pode trabalhar com afinação abaixo com 1 tom e vai observando mas não tão baixa quanto em B. Entendi seu caso.

bondtecla
Veterano
# fev/15
· votar


captadores caceteiros são como pista para carro. Imagine então uma pista esburacada pra você viajar. Concorda? Pra você ter idéia, um amigo meu colocou um captador Fender numa guitarra "tonante" e a guitarra ficou uma máquina, me desculpem, não é nada de preconceito ou algo contra a marca não, até porque não sou representante de nenhuma marca concorrente.

bondtecla
Veterano
# fev/15
· votar


Instrumento é o nosso grande amigo e um grande amigo tem que nos ajudar, não é verdade? hehehe
só pra descontrair.
um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como afinar em B (si)