Acorde para Bicorde

    Autor Mensagem
    karnak
    Veterano
    # mai/08


    Boa tarde...
    Pessoal...

    Gostaria de saber se existe algum bicorde para o Cº e o C#m ??
    Ou devo usar o Bicorde de "C" ??

    Obrigado..

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    karnak
    Gostaria de saber se existe algum bicorde para o Cº e o C#m ??
    Ou devo usar o Bicorde de "C" ??

    Para o Cº vc usa o C+Gb ... Para o C#m, vc usa o C#+G# ...


    Isso é, estamos tratando de power chords ... na verdade, como BIcorde vc pode usar qq 2 notas do acorde em questão (vc sabe as notas usadas nos acordes que vc citou???) ...

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    karnak
    Gostaria de saber se existe algum bicorde para o Cº e o C#m ??
    Não entendi exatamente o que vc procura, mas o que vc quer não faz sentido já que o Bicorde, ou Power Chord, não deriva de um Acorde e, portanto, na minha opinião não seria um raciocínio correto "fazer um Bicorde para um Acorde".

    Ou devo usar o Bicorde de "C" ??
    Sim. Caso vc deseje um Power Chord em C, use o C (ou C5).

    Valeu!!!

    Jio-kun
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Jio-kun
    · votar


    karnak

    Cº:

    Bom, não tenho a mínima idéia se teria ou não... ACHO que ficaria melhor mesmo o C5:


    e-----x------------------------------------------------
    B-----x------------------------------------------------
    G-----5------------------------------------------------
    D-----5------------------------------------------------
    A-----3------------------------------------------------
    E-----x------------------------------------------------


    _______________________________________________________


    C#m: (em PW)


    e-----x------------------------------------------------
    B-----x------------------------------------------------
    G-----x------------------------------------------------
    D-----5------------------------------------------------
    A-----3------------------------------------------------
    E-----x------------------------------------------------




    Enfim, prefiriria o acorde natural mesmo...

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Fernando de almeida
    na verdade, como BIcorde vc pode usar qq 2 notas do acorde em questão
    Discorde de vc, meu camarada.
    Os Bicordes (ou Power Chords), assim como qualquer acorde, têm regras para sua construção.
    Os acordes em questão possuem Terças e a principal característica de um Bicorde é a ausência de Terça.

    Valeu!!!

    axleWs
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Jio-kun
    o segundo é um C, e não um C#m (em powerchord)

    o Cº em power chord não existe, o relativo a ele, em power chord é o C.


    claro, opinião minha, o que provavelmente vai tá errada

    Jio-kun
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    axleWs

    claro, opinião minha, o que provavelmente vai tá errada

    É o meu problema tb... :P

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Jio-kun
    C#m: (em PW)

    e-----x------------------------------------------------
    B-----x------------------------------------------------
    G-----x------------------------------------------------
    D-----5------------------------------------------------
    A-----3------------------------------------------------
    E-----x------------------------------------------------

    Cara, isso não pode ser um Acorde Menor porque não possui a Terça para defini-lo como tal.
    Valeu!!!

    Jio-kun
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Penta_Blues

    Valeu!!!

    Sou eu quem agradece... :P

    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    axleWs
    o segundo é um C, e não um C#m (em powerchord)
    Tanto o primeiro quanto o segundo são Power Chords no Tom de C (C5).
    Valeu!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Penta_Blues
    Os Bicordes (ou Power Chords), assim como qualquer acorde, têm regras para sua construção.
    Os acordes em questão possuem Terças e a principal característica de um Bicorde é a ausência de Terça.


    Fala aí amigão ... tudo blz ...

    Então qto à sua observação, eu entendo que (posso estar enganado) BIcorde são qq duas notas, independente da distância entre elas ... Entre os muitos bicordes que se pode formar, um muito conhecido é o Power Chord que é formada pela tonica + quinto grau ...
    Entendeu??? Considero BIcorde qq duas notas e Power Chord, uma categoria de Bicorde ... Estou errado??? O raciocício é bem lógico, não???

    axleWs
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fernando de almeida
    concordo

    Penta_Blues
    o segundo que ele tinha demonstrado era um powerchord de C, mas o certo seria ter mostrado o de C#.

    brandfbr
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: brandfbr
    · votar


    Acho que o pessoal misturou um pouco aqui respostas certas com dúvidas, vamos resumir:

    O bicorde é composto por duas notas, elas podem ser, neste caso, 1 e 5 (ou tônica e quinta) este acorde é chamado de power chord.

    Um acorde normal com tríade é definido por ter 3a do acorde, como o power chord não tem a terça, é impossível fazer um "power chord" de Cm.

    EDIT:
    A 5a do acorde é nomeada aumentada, "normal" ou diminuta... mas... aaiiii confundi, sei lá... (me deu uma confusão aqui, nem sei mais se to certo)

    Para obter as relativas, utilize o C (acorde já mostrado aí em desenhos) e para o C# avance um traste no desenho ( tambem chamado de meio grau, como preferir)

    Corrijam me se eu estiver errado.

    Abraço

    mrParábolas
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bicorde de Cº é:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---3--------------------------------------------------
    D---4--------------------------------------------------
    A---3--------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    A 5a do acorde é nomeada aumentada, "normal" ou diminuta... mas... aaiiii confundi, sei lá... (me deu uma confusão aqui, nem sei mais se to certo)

    "normal" não, justa. =)

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Não entendo muito do assunto, posso estar redondamente enganado, mas acho q o pessoal aí está misturando idéias e formando uma coisa que não existe.

    Tirando os "Power Chords", eu sempre achei que pra se fazer um acorde são necessárias pelo menos 3 notas, logo bicorde e power são a mesma coisa. E tbm C dim com três notas não existe...

    brandfbr
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    A 5a do acorde é nomeada aumentada, "normal" ou diminuta... mas... aaiiii confundi, sei lá... (me deu uma confusão aqui, nem sei mais se to certo)

    Sabia que eu estava esquecendo de alguma coisa... EUHEUEHEUHEUEH valeu pela correção.

    Abraço

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Fernando de almeida
    ...BIcorde são qq duas notas, independente da distância entre elas ... Entre os muitos bicordes que se pode formar, um muito conhecido é o Power Chord que é formada pela tonica + quinto grau ...
    ... Considero BIcorde qq duas notas e Power Chord, uma categoria de Bicorde ... Estou errado??? O raciocício é bem lógico, não???

    Bom, eu sou bastante reticente quando o assunto é definições justamente pra não acontecer o que os nossos camaradas brandfbr e TG Aoshi visualizaram.
    No meu entendimento BIcorde não pode ser considerado como formado por quaisquer duas notas somente por possuir um prefixo BI. Usando o mesmo raciocínio, em princípio lógico, Acorde seria então algo não formado por notas...
    Podemos traçar um paralelo com o que acontece com Escalas Pentatônicas. A princípio seriam quaisquer Escalas formadas por 05 notas, mas não é o que acontece. As Escalas Pentatônicas são aquelas formadas obedecendo especificamente uma determinada sequência de intervalos.
    Da mesma forma, um Bicorde, ou Power Chord, deve obedecer um intervalo específico e conter notas específicas e não quaisquer duas.

    brandfbr
    O bicorde é composto por duas notas, elas podem ser, neste caso, 1 e 5 (ou tônica e quinta) este acorde é chamado de power chord.
    Como vc pode perceber, no meu entendimento não são quaisquer duas notas, portanto, não é que "elas podem ser" elas tem que ser T e 5a, ou seja, Bicorde é sinônimo de Power Chord e não um tipo de Bicorde. À excessão do Power Chord, duas notas quaisquer não são consideradas Acordes mas simplesmente intervalos.

    como o power chord não tem a terça, é impossível fazer um "power chord" de Cm.
    Vc tem razão em princípio, pois a Terça é que classifica um Acorde como sendo Maior ou Menor e, portanto, os Power Chords só podem ser nominados quanto à sua Tonalidade. Mas verifique um texto que postei sobre o assunto e vc perceberá que existe um tipo de Power Chord que pode admitir uma Terça.

    TG Aoshi
    Tirando os "Power Chords", eu sempre achei que pra se fazer um acorde são necessárias pelo menos 3 notas, logo bicorde e power são a mesma coisa.
    Na minha opinião, isso está correto!

    E tbm C dim com três notas não existe...
    Existe sim e por isso é Diminuto. O Acorde construído em Tétrade passa a ser denominado Meio Diminuto.

    mrParábolas
    Cara, este Acorde, ou equivocadamente chamado de Bicorde, que vc postou está mais para F# do que pra C...

    Valeu!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Penta_Blues
    è ... tenho que concordar com vc ... olhando por esse lado sim ....
    Abr.

    Guitar_L
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Penta_Blues
    E tbm C dim com três notas não existe...
    Existe sim e por isso é Diminuto. O Acorde construído em Tétrade passa a ser denominado Meio Diminuto.

    Corretíssimo. Ia complementar com isso. Muitas vezes a galera confunde os acordes diminutos com os meio.
    Abraços

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Penta_Blues
    Existe sim e por isso é Diminuto. O Acorde construído em Tétrade passa a ser denominado Meio Diminuto.

    Pra ver como eu não entendo nada do assunto! T-T

    Bom, por enquanto é melhor eu continuar guardando a minha falta de conhecimento, apenas pra mim... =p

    Guitar_L
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Bicorde
    Se for parar pra pensar nesse termo realmente, dá pra pensar.
    O termo acorde, em termos musicais, significa:
    "s. m., Mús.,
    conjunto de sons que formam harmonia."
    .
    Bicorde seria um adjetivo, se for ver bem.
    "Uma harmonia bicorde"
    Uma harmonia formada por 2 acordes.
    Essa é a minha interpretação, claro. Acho um termo mal empregado para designar power chords. O mais correto é designar bem: "acorde formado por tônica e quinta".
    Abraços

    brandfbr
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Agradeço ao Penta_Blues pelas correções, elas são sempre bem vindas =)

    Por que não simplesmente chamar o power chord em acorde com 5a?

    (fica mais facil do que ter que especificar, acorde composto somente pela tonica e pelo 5o grau da escala correspondente...)

    mas sei lá, acho que fizeram lambança aí... eueheuheuh pegaram uma coisa simples e tornaram-na complicada, agradeço ao Penta, o Aoshi e o Luppi por terem resumido e resolvido, hehe, tava ficando louco aqui... heuheueheueh

    Abraços

    mrParábolas
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: mrParábolas
    · votar


    Penta_Blues
    Cara, este Acorde, ou equivocadamente chamado de Bicorde, que vc postou está mais para F# do que pra C...

    Valeu!!!


    F#??? tem certeza?? só se for com 5 diminuta o que seria uma interpretação errada.

    Quando se trata de power chord, Chicken Pickin' ou até mesmo os BIcordes, levamos em consideração apenas 2 ou 3 notas do acorde para forma-lo...

    Se fosse assim, muitas musicas de jazz escritas para piano não poderiam ser tocadas em violões ou instrumentos de 4 cordas.

    Ex.: Tem um som de uma banda EMO chamada Fresno cujo nome da musica não me lembro mas vou caçar aqui no U2b e postar onde a MUSICA faz uso de acordes diminutos e os guitarristas usam de power chords para faze-los. A Tab seria:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D--6---4---2---2---2-----------------------------------
    A--4---3---2---1---0-----------------------------------
    E------------------------------------------------------


    C#m Cº E/B Aº A

    Achei essa harmonia até interessante para esse tipo de som e como pode ver, acordes diminutos com 2 notas.. Claro que o complemento das notas são dividos pelos outros instrumentos assim como em uma orquestra..




    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    mrParábolas
    F#??? tem certeza?? só se for com 5 diminuta o que seria uma interpretação errada
    Cara, a única certeza que tenho é que a morte chega pra todos...rs
    Bom, deixando o humor negro de lado, no meu entendimento trata-se de um F#-5 em segunda inversão, pois se vc considerar a Escala Maior de F#, vc tem F# como Tônica, A# como Terça e C como Quinta Diminuta. Cº é formado pelas notas C Eb Gb, bem diferente do C F# A# da TAB.
    O Acorde que vc exemplificou em nenhuma circunstância poderia ser chamado de Bicorde, até porque é formado por três notas.

    ou até mesmo os BIcordes, levamos em consideração apenas 2 ou 3 notas do acorde para forma-lo...
    Como eu disse anteriormente, tenho uma opinião discordante sobre esta sua afirmação.

    Claro que o complemento das notas são dividos pelos outros instrumentos assim como em uma orquestra..
    Se vc considerar a TAB, verá que faz muito pouco sentido essa coisa de complemento, pois, se analisados individualmente, não passam de Power Chords, ou seja:
    1 - As duas primeiras notas são Power Chord em C# ou C#5 e não C#m já que não existe b3;
    2 - As duas seguintes não formam Acorde nenhum, muito menos Cº já que este Acorde, como mostrei acima, não possui F#;
    3 - Este terceiro conjunto de notas é um Power Chord em E ou E5, pois para ser considerado E/B seria necessário G# para caracterizar o Acorde de E (Mi Maior) em segunda Inversão;
    4 - Outro grupo de notas que não formam Acorde, já que Aº não possui nenhumas destas notas (A# e E);
    5 - Este último grupo de notas são Power Chord em A ou A5 e não A pois não existe 3 para definir o Acorde como sendo Maior.


    Achei essa harmonia até interessante para esse tipo de som e como pode ver, acordes diminutos com 2 notas..
    Não vejo o uso de Acordes Diminutos, mas sim um "abuso" de Power Chords...rs

    Mas é só uma opinião.
    Valeu!!!

    Richard Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Gostaria de saber se existe algum bicorde para o Cº e o C#m ??

    Para o Cº você pode usar a tônica e a sétima diminuta ou a tônica e a quinta diminuta.

    Já no C#m, a tônica e a terça menor.

    Você pode escolher duas notas do acorde e tocá-las.

    Abraço!

    Scrutinizer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Existe sim e por isso é Diminuto. O Acorde construído em Tétrade passa a ser denominado Meio Diminuto.
    Acorde diminuto é formado por tônica, terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta.
    Acorde meio diminuto é formado por tônica, terça menor, quinta diminuta e sétima menor.

    Se você quer formar power chords, poderia fazer assim:

    C° C#m
    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G--5------------------------6----------------------------
    D--4------------------------6----------------------------
    A--3------------------------4----------------------------
    E------------------------------------------------------


    O primeiro eu não sei se chama de power chord, mas é um trítono.
    Não faz sentido substituir um acorde com uma quinta diminuta por outro com a quinta justa.

    lam777
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: lam777
    · votar


    É... escreve-se assim esse tipo de intenção:

    C5....

    Penta_Blues
    Na verdade este acorde acima pode ser um acorde menor , se a música estiver em Si bemol maior por exemplo.
    Por causa do campo harmônico, mas sozinho realmente não tem como falar. Enfim as vezes um acorde com terça maior, se você tocar ele numa posição do campo harmônico que a intenção era menor, ele soa menor,,, ou seja é uma verdadeira loucura heheheh
    Mas resumindo para um C5, numa musica em Si maior, com certeza vai soar menor ou uma musica que esteja em do menor.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Bom dia!!!

    Scrutinizer
    Acorde diminuto é formado por tônica, terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta.
    Esta é a forma tetrádica do Acorde Diminuto, mas isso não significa que não exista a forma tríadica do mesmo Acorde, que vem a ser Tônica, Terça Menor e Quinta Diminuta.
    O que não existe é a forma Tríadica do Acorde Meio-Diminuto, pois o que difere um do outro é a sua Sétima que se suprimida não diferiria os Acordes, portanto, Tríade só para Acordes Diminutos.
    Se a afirmação fosse "E tbm C meio-dim com três notas não existe...", a mesma estaria correta, mas como não é o caso, volto a afirmar que existe Acorde Diminuto com três notas.

    Se você quer formar power chords, poderia fazer assim:
    Talvez num contexto harmônico vc até possa classificar um Power Chord numa função Menor, mas vou insistir na afirmação de que isoladamente vc não pode denominar um Power Chord como Acorde Menor, e portanto, não concordo com a denominação de C#m que vc apresentou (C# G# C#) pois não há nesta formação a Terça que define este Acorde como Menor.

    lam777
    Concordo contigo, meu camarada. Até porque estou aprendendo com vc, já que não sou profundo conhecedor de Harmonia.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acorde para Bicorde