improvisando com escalas

Autor Mensagem
caiokem
Veterano
# set/08
· votar


LeandroPanucci

se for C lídio o acorde q encaixa seria G?
mas pq vc usou o intervalo de escala jonica?
nao deveria ser T T T ST T T modo lídio?

LeandroP
Moderador
# set/08 · Editado por: LeandroP
· votar


caiokem

O C está neste padrão: T T T ST T T, porque ele é uma inversão do modo G jônio, sendo o C lídio.


G jônio:
.
I II III IV V VI VII
G - A - B - C - D - E - F#
__/
__/
__/
__/
__/
__/
/
I II III #IV V VI VII
C - D - E - F# - G - A - B


Nesta inversão, o C é considerado como Iº. As notas são as mesmas da escala de G jônio, entretanto temos um intervalo diferente (#IV) - característico do modo lídio.

Não confunda! O G é o jônio, e o C é o lídio.

O G jônio possui a estrutura T, T, ST, T, T, T, ST e o C lídio possui a estrutura T, T, T, ST, T, T, ST.

É apenas uma inversão, que conseqüentemente geram intervalos característicos, mesmo utilizando-se das mesmas notas. O que muda é a nota de referência (Iº grau), e os intervalos são analisados a partir desta nota.

G jônio: G, A, B, C, D, E, F#
A dórico: A, B, C, D, E, F#, G
B frígio: B, C, D, E, F#, G, A
C lídio: C, D, E, F#, G, A, B
D mixolídio: D, E, F#, G, A, B, C
E eólio: E, F#, G, A, B, C, D
F# lócrio: F#, G, A, B, C, D, E

As notas que compõem as tétrades estão em negrito.
Analise os intervalos do C lídio e você verá que eu utilizei os intervalos de C lídio, não da escala jônica.


Visão dos modos em círculo no sentido horário e anti-horário:
.
jônio dórico
.
lócrio frígio
.
eólio lídio
.
mixolídio


caiokem
Veterano
# set/08
· votar


LeandroPanucci
acho q estou entendendo
pra eu saber o campo harmonico é so procurar o C(dórico),frigio,lidio em uma escala jônica por ex o C lidio é o 4a grau da escala G jonio
dai posso encontrar O C(mixolidio) como grau em alguma outra escala jonica ?

Richard Guitar
Veterano
# set/08
· votar


pra eu saber o campo harmonico é so procurar o C(dórico),frigio,lidio em uma escala jônica por ex o C lidio é o 4a grau da escala G jonio

No inicio esse método é mais difícil.

Tente procurar pelo acorde Dominante da música que é mais fácil. Pois em um campo harmonico maior natural só existe um acorde X7, então achando ele você acha todos os outros.

dai posso encontrar O C(mixolidio) como grau em alguma outra escala jonica ?

Pode sim. Nesse caso o F jônio.

LeandroP
Moderador
# set/08 · Editado por: LeandroP
· votar


caiokem

em uma escala jônica por ex o C lidio é o 4a grau da escala G jonio

É isso mesmo!

dai posso encontrar O C(mixolidio) como grau em alguma outra escala jonica ?

Sim. Pode! O mixolídio é o Vº grau do modo jônio.

Você pode pensar nos modos como um círculo, onde um é vizinho do outro, e cada modo tem sua distância um do outro. O modo lídio tem como seus vizinhos o modo mixolídio (1 tom acima) e o modo frígio (1 semitom abaixo). Acima do modo mixolídio no passo de 1 tom você tem o modo eólio, que é o relativo do modo jônio. Mais 1 tom acima você tem o modo lócrio e mais um semitom o modo jônio.

A intenção não é complicar, mas demonstrar que qualquer modo pode servir de referência pra outro modo.
Exemplo:
http://img391.imageshack.us/img391/1535/circulomodallj5.jpg

douglasrocker21
Veterano
# set/11
· votar


Sou novato no forum, eis minha dúvida:

Tipo, eu sei todos os desenhos tanto dos 5 shapes da pentatônica, quanto nos 7 modos gregos, sei como aplicar cada uma(quer dizer a parte dos modos gregos eu ainda tenho muitas duvidas)...
sei que meu problema estava justamente no modo como eu estava estudando(tava querendo aprender muita coisa ao mesmo tempo...¬¬"), daí resolvi isolar meu estudo por partes e resolvi começar com pentatônica que é mais prático...
Daí que surgiu meu problema:
eu sei como se dar a aplicação das escalas, conseguir pegar alguns licks e tal, mas na hora de improvisar alguma coisa, eu fico meio que travado, estou caindo na mesmice...enfim sempre sai algo que eu fico meio frustado...
gostaria de uma luz, alguns toques de vocês...
agradeço desde já

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a improvisando com escalas