LeandroP Moderador |
# set/08 · Editado por: LeandroP
· votar
caiokem
O C está neste padrão: T T T ST T T, porque ele é uma inversão do modo G jônio, sendo o C lídio.
G jônio: . I II III IV V VI VII G - A - B - C - D - E - F# __/ __/ __/ __/ __/ __/ / I II III #IV V VI VII C - D - E - F# - G - A - B
Nesta inversão, o C é considerado como Iº. As notas são as mesmas da escala de G jônio, entretanto temos um intervalo diferente (#IV) - característico do modo lídio.
Não confunda! O G é o jônio, e o C é o lídio.
O G jônio possui a estrutura T, T, ST, T, T, T, ST e o C lídio possui a estrutura T, T, T, ST, T, T, ST.
É apenas uma inversão, que conseqüentemente geram intervalos característicos, mesmo utilizando-se das mesmas notas. O que muda é a nota de referência (Iº grau), e os intervalos são analisados a partir desta nota.
G jônio: G, A, B, C, D, E, F# A dórico: A, B, C, D, E, F#, G B frígio: B, C, D, E, F#, G, A C lídio: C, D, E, F#, G, A, B D mixolídio: D, E, F#, G, A, B, C E eólio: E, F#, G, A, B, C, D F# lócrio: F#, G, A, B, C, D, E
As notas que compõem as tétrades estão em negrito. Analise os intervalos do C lídio e você verá que eu utilizei os intervalos de C lídio, não da escala jônica.
Visão dos modos em círculo no sentido horário e anti-horário: . jônio dórico . lócrio frígio . eólio lídio . mixolídio
|
douglasrocker21 Veterano |
# set/11
· votar
Sou novato no forum, eis minha dúvida:
Tipo, eu sei todos os desenhos tanto dos 5 shapes da pentatônica, quanto nos 7 modos gregos, sei como aplicar cada uma(quer dizer a parte dos modos gregos eu ainda tenho muitas duvidas)... sei que meu problema estava justamente no modo como eu estava estudando(tava querendo aprender muita coisa ao mesmo tempo...¬¬"), daí resolvi isolar meu estudo por partes e resolvi começar com pentatônica que é mais prático... Daí que surgiu meu problema: eu sei como se dar a aplicação das escalas, conseguir pegar alguns licks e tal, mas na hora de improvisar alguma coisa, eu fico meio que travado, estou caindo na mesmice...enfim sempre sai algo que eu fico meio frustado... gostaria de uma luz, alguns toques de vocês... agradeço desde já
|