improvisando com escalas

Autor Mensagem
caiokem
Veterano
# abr/08


Galera é o seguinte minha pergunta pode parecer banal, mas é o seguinte: numa improvisação em uma música em SOL(G) com pentatonica que eu saiba uso a pentatonica de (Em) q é a menor relativa mas fica muito pobre na música. alguém poderia dar uma dica...

cuma
Veterano
# abr/08
· votar


caiokem


cara....manda arpeggios dos acordes q tu tiver tocando....toca a penta de sol maior, a penta de mi menor, tem uma escala Interessante q eu curto mto, conhecida como escala japonesa e q o marty friedman usa demais, ela eh formada pelas notas, na tonalidade Em ( E, F#, G, B, C ) EH a escala menor natural ( modo eolio da escala maior sem o IV E VII GRAUS....

cuma
Veterano
# abr/08 · Editado por: cuma
· votar


DUPLO

cuma
Veterano
# abr/08
· votar


caiokem


eu tbm uso o modo lidio b7, conhecido como modo bartok da menor melodica, ai eu uso na tonalidade sol.......mtas escalas tu pode usar....eu naum costumo usar escalas jonicas, penta soh uso a M7 E m7, estuda umas escalas diferentes, principalmente os modos do campo harmonico menor melodico e menor harmonica, vai te abrir uma grande porta pra criar grandes melodias

jackson_4
Veterano
# abr/08
· votar


caiokem
Manda uma pentatônica de Gm/Bb que sai massa!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# abr/08
· votar


caiokem

Esse lance depende muito mais do seu fraseado do que da escala que está usando. Pegue uns licks e treine - deixe na manga para quando for improvisar, junto com eles vá criando outros durante o solo.

cuma
Veterano
# abr/08
· votar


jackson_4

Se ele tocar a escala japonesa de E ( a escala japonesa eh uma escala menor) e tocar a penta maior de B ia ficar bom msm, pq Bb naum faz parte da escala de sol, ou entao usaria o modo frigio emB, ou o modo frigio dominante q eh conhecido como a escala flamenca...tem mtas opções cara, pode usar E menor harmonico, E menor natural, E menor melodico.

jackson_4
Veterano
# abr/08
· votar


cuma
Putz... eu sou ignorante mesmo... nem sabia que os japoneses inventaram uma escala.......
Eu disse isso porque é, pelo menos na minha limitada visão, a primeira alternativa viável para uma mudança de sonoridade dentro de uma determinada harmonia... O fato de a escala de sol não ter o Bb é o que torna o uso interessante, o Bb é a 3ª menor do sol, é só não parar nela que não tem erro...

caiokem
Veterano
# abr/08 · Editado por: caiokem
· votar


cuma

essa escala menor melodica no caso eu so usaria na tonalidade de sol? Sol(tônica) e Em ou existem outras possibilidades?

cuma
Veterano
# abr/08
· votar


caiokem


naum, como a escala menormelodica eh menor ( tem o IIIb ) vc usa na tonalidade de Em......vc pode usar tbm a menorharmonica em Em......mtas escalas man

caiokem
Veterano
# abr/08
· votar


Galera alguém usa modos gregos pra improvisar
tipo jonio,dorico,frigio? qual deles fica mais BONITO

caiokem
Veterano
# jun/08
· votar


OU por favor me respondam!

Master Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Galera alguém usa modos gregos pra improvisar
tipo jonio,dorico,frigio?


Acho que o Eddie Van Halen usa Jônico, se não me engano ele usa Jônico música Jump. Num tenho certeza viu.

falou

LeandroP
Moderador
# jun/08 · Editado por: LeandroP
· votar


caiokem

Pra pensar em modos, é legal pensar nos acordes e nos seus respectivos modos.

Ex:
Tom: Mi

Experimente deixar soando o bordão da guitarra (corda E solta) e tocar cada modo de Mi partindo da nota E da 4a corda (corda D, 2a casa). Cada modo vai apresentar sonoridades peculiares e o bordão soando em Mi vai representar o baixo de cada modo pra facilitar a percepção.

Tonalidade maior:
E jônio: E, F#, G#, A, B, C#, D#, E ( T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M )
E lídio: E, F#, G#, A#, B, C#, D#, E ( T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M )
E mixolídio: E, F#, G#, A, B, C#, D, E ( T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 )

Tonalidade menor:
E dórico: E, F#, G, A, B, C#, D, E ( T, 2, b3, 4, 5, 6, 7 )
E frígio: E, F, G, A, B, C, D, E ( T, b2, b3, 4, 5, b6, 7 )
E eólio: E, F#, G, A, B, C, D, E ( T, 2, b3, 4, 5, b6, 7 )
E lócrio: E, F, G, A, Bb, C, D, E ( T, b2, b3, 4, b5, b6, 7 )

Pra entender os modos é muito importante conhecer a classificação dos intervalos e a formação de tríades e tétrades.

caiokem
Veterano
# ago/08
· votar


LeandroPanucci
tA MAS NAO ENTENDI DE TER VARIOS MODOS TUDO COMEÇNDO EM mi NAO DEVERIA SER MI(JONIO),F(DORIO)?

Jim Marshall
Veterano
# ago/08
· votar


caiokem

Galera alguém usa modos gregos pra improvisar
tipo jonio,dorico,frigio? qual deles fica mais BONITO


Eu uso bastante, principalmente Dórico por ter uma sonoridade mais Rock´n Roll.

Mas depende da música; baladinhas eu prefiro improvisar em Eólio e Menor Melódica.

See ya !

LeandroP
Moderador
# ago/08
· votar


caiokem

Se você pegar a escala de mi maior e inverter a ordem das notas, você obtém o Mi jônio (nome feio esse), o F# dórico, o G# frígio, o A lídio, etc.

Agora se você pegar apenas a nota Mi como tônica, você pode montar qualquer modo partindo de Mi, modificando a posição dos graus.

O Mi lídio é o IVº grau de Si jônio, o Mi mixolídio é o Vº grau de A jônio. O Mi dórico é o IIº grau de D jônio.

O que eu escrevi no último post são as diferenças entre cada modo, tendo como ponto de partida uma mesma nota --> E.

Se você tivesse que tocar um Sol frígio por exemplo, você poderia pensar de duas maneiras:

1a - formando uma escala partindo da nota Sol, respeitando os intervalos do modo frígio (T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8).

2a - sabendo que o modo frígio é o IIIº grau de um modo jônio, então o G é o IIIº e conseqüentemente o Eb é o Iº. Então basta tocar a escala de Eb maior (jônio) partindo da 3a nota (IIIº grau) e você tem o Sol frígio.

Tataum
Veterano
# ago/08 · Editado por: Tataum
· votar


cara dá pra mesclar tanta coisa..... tocando em tom de G, só no espaço ali do primeiro desenho da penta de Em (relativa menor) vc pode tocar a penta, a penta blues, o dórico blues e já emendar o lidio ou mixolidio de G.... sem contar que vc pode trabalhar a penta de Em em todos os 5 desenhos... eu então misturar tudo isso .... uhauhauhauha

teu fraseado é q vai decidir como usar isso.... um bom conteúdo de fraseado vale muito..... hehehehe

caiokem
Veterano
# set/08
· votar


LeandroPanucci
cara eu sei formar os modos em qualquer escala, sei q modos são escalas obtidas de uma escaLA MAIOR começando por diferentes graus e usando as mesmas notas da escala que os originou
q é a maior natural, mas nao entendo bem esse negócio de se ter por ex: na escala maior de C vc ter C(dórico),C(frígio),C(lídio).....

caiokem
Veterano
# set/08 · Editado por: caiokem
· votar


LeandroPanucci
ah acho q estou entendendo
é so eu pegar por exemplo a escala de G(jonio), formar todos os modos dela e pegar os intervalos de cada um e usar para formar uma outras escalas começando por sol. ah! mas qto ao campo harmônico desses modos começando em G, cada modo tem o acorde que acompanha?

LeandroP
Moderador
# set/08 · Editado por: LeandroP
· votar


caiokem

É por aí mesmo o raciocínio.

Vamos pensar na relação entre os modos em qualquer altura. Se você observar na ordem do campo harmônico, o modo dórico por exemplo, está entre os modos jônio e frígio. Então se o acorde é um Dm (dórico), o modo que o antecede é o C (jônio) e o que o sucede é o modo E (frígio). A escala de origem neste caso é a de C maior.

Da mesma forma seria se o acorde frígio fosse o Bm. O modo que o antecede é o Am (dórico) e o que o sucede é o D (lídio). Sabendo que o jônio antecede o dórico, então a escala de origem é G maior (jônio).

Você pode mudar as peças (modos) de lugar. A tônica pode ser invertida. O IIº grau passa a ser o Iº e conseqüentemente o que era o Iº passa pro final da fila, sendo o VIIº grau.

.
jon dor fri lid mix eol loc
* C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
.
dor fri lid mix eol loc jon
Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5) - C7M
.
fri lid mix eol loc jon dor
Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7
.
lid mix eol loc jon dor fri
F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em7
.
mix eol loc jon dor fri lid
G7 - Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em - F7M
.
eol loc jon dor fri lid mix
* Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em - F7M - G7
.
loc jon dor fri lid mix eol
Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em - F7M - G7 - Am7
.
* são relativos - maior/menor
.

Você pode começar separando os modos que têm 3a maior dos modos que têm 3a menor:

* Com a 3a menor: dórico, frígio, eólio e lócrio

* Com a 3a maior: jônio, lídio e mixolídio

E seus intervalos característicos:

menores:
dórico (modo menor com 6a maior e 7a menor)
frígio (modo menor com 2a, 6a menor e 7a menor)
lócrio (modo menor com 2a, 5a diminuta, 6a menor e 7a menor) - Este modo é classificado como meio-diminuto, por ter uma tríade diminuta com 7a menor. O diminuto é uma tríade diminuta com uma 7a diminuta.

maiores:
jônio (modo maior com 7a maior)
lídio (modo maior com, 4a aumentada e 7a maior)
mixolídio (modo maior com 7a menor)

Nesta classificação você pode notar que os intervalos de 3a e 7a são os pilares dos acordes gerados por cada modo.

acordes menores:
dórico - Xm7 (2/4/6)
frígio - Xm7 (b2/4/b6)
eólio - Xm7 (2/4/b6)
lócrio - Xm7(b2/b5/b6)

acordes maiores:
jônio - X7M (2/4/6)
lídio - X7M (2/#4/6)
mixolídio - X7 (2/4/6)

Os intervalos entre parênteses são as possíveis "extensões" de cada modo, de uma maneira virtual. Também não utilizei intervalos compostos (que ultrapassam a oitava) pra facilitar a vizualização dos intervalos, onde:

2 pode ser 9
4 pode ser 11
6 pode ser 13

A diferença é sempre 7.

sobrevivente
Veterano
# set/08
· votar


Bom, vou me meter um pouquinho aqui para tirar uma dúvida...

Sei como os modos são formados, consequentemente sei como fazer para retirar os intervalos de cada modo a partir de uma escala, formando 4 escalas menores (dórico, frígio, eólio e lócrio) e 3 maiores (jônio, lídio e mixolídio).

A minha dúvida é a aplicabilidade desses modos. Vamos tomar como exemplo uma base em G, como o nosso amigo aí citou.

Eu penso que posso usar as 3 escalas maiores na tonalidade de G (por G ser maior) e as 4 escalas menores para a tonalidade de Em (por Em ser a relativa de G e ser menor).

Esse pensamento estaria correto? E quais seriam outras probabilidades de escalas sem ser na tônica (G) e na relativa menor (Em)?

LeandroP
Moderador
# set/08
· votar


sobrevivente

Os acordes G e Em podem ser encontrados nos campos harmônicos de G maior (obviamente), de C maior e de D maior.

G e Em:

- Iº e VIº graus de G maior
- Vº e IIIº graus de C maior
- IV e IIº grau de D maior.

Ou seja, apenas sobre esses dois acordes, você pode utilizar os modos:

- G jônio e E eólio
- G mixolídio e E frígio
- G lídio e E dórico

sobrevivente
Veterano
# set/08
· votar


LeandroPanucci

Ah tá, tenho que ver em qual campo harmônico se encontra o acorde da nota para que eu possa fazer a escala...

Nunca pensei assim... acho que vai levar um tempo para me acostumar... hehehe!

sobrevivente
Veterano
# set/08
· votar


Ainda na escala de G: então eu tenho que pensar assim em todas as notas da escala de G?

Por exemplo, em quais campos harmônicos eu tenho o G, Am, Bm, e etc, para que eu possa fazer a escala de G, Am e Bm e etc nos seus respectivos modos?

caiokem
Veterano
# set/08
· votar


LeandroPanucci
bom eu gostaria de saber como vou utilizar essas escalas C(jonio),C(dórico),C(frígio),C(lídio)... todas elas começam em C
então qual o campo harmônico?

LeandroP
Moderador
# set/08 · Editado por: LeandroP
· votar


caiokem

Observando os graus:


I II III IV V VI VII VIII
jônio dórico frígio lídio mixolídio eólio lócrio
T T ST T T T ST


Se o C for lídio, por exemplo, ele é o IVº grau. Se ele é o IVº, quem é o Iº ?

Coloque o C na 4a posição e conte para trás, até encontrar o acorde da 1a posição.


? ? ? C ? ? ? ?
I II III IV V VI VII VIII
jônio dórico frígio lídio mixolídio eólio lócrio
T T ST T T T ST


onde:

T = tom
ST = semitom

LeandroP
Moderador
# set/08 · Editado por: LeandroP
· votar


sobrevivente

O ideal é você escrever os campos harmônicos em todas as alturas, além do Dó. Por sustenidos (G, D, A, E, B, F# e C#) e por bemóis (F, Bb, Eb, Ab, Db, Gb e Cb).

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/

em quais campos harmônicos eu tenho o G, Am, Bm, e etc

O campo harmônico é de G maior. Pra você entender melhor, quais os modos tocar sobre Am e D ?

Nem sempre o Iº é o menor natural. Neste exemplo acima (Am e D), o Am é dórico e o D é mixolídio, e ambos têm origem na escala de G maior. Porém o G não está na cadência Am - D.

A cadência está numa tonalidade menor: Am e a escala deste acorde é o A dórico. Se o acorde D fosse menor, então o Am seria eólio e o Dm seria o dórico. A única dirença tratando-se de escala seriam as notas F# e F.

Montando os campos harmônicos da forma como eu sugeri acima, você pode entender melhor a relação entre os acordes e os modos.

Ah tá, tenho que ver em qual campo harmônico se encontra o acorde da nota para que eu possa fazer a escala...

Isso mesmo.

JpSambora
Veterano
# set/08
· votar


treine com bastante solos harminicos alavancadas tapping muilt tapping e boaa e certo vai seguindo as pentatonica eu por exemplo lembro muito bem 3 4 tipos de pentatonica e num recuso o delas use pedaços dos arpejos que voce sabe eu por exemplo uso muito o de F e o de Sb

JpSambora
Veterano
# set/08
· votar


ops Bb sajhsasahasu num eh sb nao malz ae gente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a improvisando com escalas