Luthier da geração nerd - Blog do Soulface

Autor Mensagem
Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fabiano_GuItAr
· votar


Qndo alguém vem solicitar esse tipo de serviço pra mim, logicamente q eu cobro. Mas além de fazer, eu vou explicando pra ele como ele pode fazer essas coisas em casa.
muita gente pode achar q é burrice... Q assim eu perco o cliente.
Mas é justamente o contrário!
Dessa forma, eu conquisto a confiança da clientela.


Soulface

Vc ta coberto de razão!! muito sabia tua ideia.. realmente é assim q se conquista clientes

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

Belo texto sobre as vantagens de se fazer uma guita num luthier. Parabéns!

Aliás, pq vc diz "aí no Brasil", onde vc mora?

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


r2s2
onde vc mora?
No Japão.
Geograficamente falando, vc está em baixo de mim!

r2s2
Veterano
# abr/08 · Editado por: r2s2
· votar


Soulface
No Japão.
Geograficamente falando, vc está em baixo de mim!


Ah tá, achei que vc fosse paulista, tipo corintiano e talz.

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


r2s2
tipo corintiano e talz.
Se for pra piorar, não edite!

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface
Se for pra piorar, não edite!

Hahahaha, tá de sacanagem? Vc é porco?

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


r2s2
Cara... A marvada tá te chamando!

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

Hehehe, li o post sobre fazer guitarra com luthier.

Sabe, isso é uma coisa curiosa. Aqui no Japão, eu notei que equipamentos handmade (ou "de boutique") são vistos como coisas especiais, turbinadas, mais caprichadas que a média. No Brasil, parece que por alguma aberração da economia e da publicidade, o negócio se inverte, e fica parecendo que handmade é uma alternativa para quem não pode pagar pelos equipamentos de marca, que seriam "muuuuuuito melhores". Aí aparecem aqueles caras com suas Epiphones, pedaizinhos Boss e Marshall MGs, supostamente muuuuuito melhores que qualquer porcaria de fundo de quintal. Afinal, Marshall é Marshall, Boss é Boss, Epiphone é Gibson (?!), e portanto é tudo muuuuuuito melhor que essas coisas de marcas desconhecidas.

Pior, no Brasil, os handmades SÃO mesmo mais baratos que os equipamentos de marca. E a mentalidade de que "handmade = fundo de quintal" só se reforça quando aparecem uns pândegos que vendem às dúzias guitarras e pedais de qualidade duvidosa.

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface
Cara... A marvada tá te chamando!

Sai pra lá negão, num curto bebida não.... hahahaha

Sniper
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

To esperando um artigo de como regular a floyd
To apanhando desse negocio uhauahuha

Soulface
Veterano
# abr/08 · Editado por: Soulface
· votar


Bog
Concordo em "gênero e número igual" com sua opinião. (Aliás, eu adoraria ter este seu comentário lá no blog tb)
Se não houvesse a taxa de importação no Brasil, com certeza o mercado de handmades estaria falido.
PQ oq vale mais é a marca e o guitarrista famoso q a usa.
Importado então...

Marshall é Marshall, Boss é Boss, Epiphone é Gibson (?!)
ahuehauheuaheuhaeuhaeuhauehuaheuaheuaheuhae!!!
Essa foi ótima!!!

Sniper
Pela quantidade de pedidos, vou ter q agilizar o pst sobre regulagem de pontes mesmo! hehehehehehe
Mas antes, tenho q postar a regulagem do braço.
Mas sai ainda essa semana. No começo da semana q vem, no máximo!

Sniper
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

huahua aguardando entao o/

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


Sniper
O q enche o saco na verdade, não é nem fazer os textos e tal...
É ficar tirando fotinho de tudo. Eu sou detalhista demais. Tem q ser tudo nos mínimos detalhes.
Aí, um servicinho q duraria 10 minutos, acaba demorando horas! huaehhaeuhaheuaehuauehhuaea

Sniper
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

Mas é por causa dos detalhes q o blog ta bom :P

Só me diz uma coisa, tem problema se a ponte ficar desalinhada (ela nao ta paralela ao corpo) até eu nao conseguir acertar ou levar num luthier?

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


Sniper
Problema, nao tem nenhum não.
Esse negócio de a ponte ficar alinhada, é apenas uma recomendação padrão. (no blog eu vou usar isso tb)
Tipo: "deixando alinhada, não há risco de acontecer nenhum problema."

Só q, dependendo da pegada e estilo do guitarrsta, a vezes é mehor ela ficar mais levantada, ou mais abaixada...
Mas isso são casos particulares. Q realmente, só cada um pode saber por si. É opcional.

Desde q ela esteja bem regulada, bem equilibrada, não em problema nenhum se não ficar 100% paralela ao corpo não.

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


Pesquisa de opinião:

Vcs acham q a ordem de publicação dos posts está legal assim. Com as atualizações vindo no início da página?
Eu fico com "medo" de o pessoal mais afobado ir fazendo as coisas na ordem contrária.

As vezes penso em mudar. Com as atualizações sendo colocadas no final (como ocorre nos tópicos aqui no fórum, por exemplo).
Ficaria tudo na ordem certinho pra qm chega.
Mas o contra, é o pessoal acabar ficando com preguiça de ir lá no final ver se tem atualização.

OQ me dizem?

Sniper
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

blza, eu tava preocupado q assim tava forçando alguma coisa

mazellan
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface
deixe assim do jeito q esta...esta otimo...

filipe p marcato
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

Assim ta bom demais!

axleWs
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

tenta fazer um modo de aparecer só o último post, e o resto em um link em sequência.

mas tá mto bom o tópico, parabéns, como diria o Juliano P precisando de lago, só avisar.

abraços

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


mazellan
filipe p marcato
Blz então...
Deixarei assim mesmo!

axleWs
tenta fazer um modo de aparecer só o último post, e o resto em um link em sequência.
Nem sei se dá pra fazer isso.
Mas de qualquer forma, no canto esquerdo aparece os links diretos pra cada postagem.

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


Ficou melhor os comentário em uma janela pop-up?
Eu fico com receio pq a maioria dos navegadores bloqueiam pop-ups.

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


Depois de um breve hiato, blog atualizado pra qm quiser ler.

gucrispim
Veterano
# abr/08
· votar


muito legal cara! vlwww mesmo! to sempre acompanhando o blog e axo sua atitude e iniciativa admirável! parabens! to ligado q vc tem mto a ensinar!
vlwww cara!

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


gucrispim
Valeu pela força cara!!!

Fiquei uns dias sem postar, mas já organizei bastante conteúdo.
Acho q hj ainda posto sobre regulagem do tensor e tarrachas.
E depois vem as pontes! To com uma porra da de fotos osbre regulagem de floyd aqui.

gucrispim
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface
muito bom amigo!!! axo q além da atitude, o esforço por preparar textos e fotos explicativos como nunca se viu aqui no FCC muito admirável para quem não entende de regulagem e costuma levar a guita pra regular em luthiers sem saber o que se passa na oficina do cara. estou ansioso para saber como se regula uma ponte tune-o-matic, ponte tremulo de strato e tensor.

Henrique S.
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

aquele esquema da SG ter o parafuso pra reforçar eu não sabia ahuaehuehuaehuaehuahuae

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


gucrispim
o esforço por preparar textos e fotos explicativos
E isso dá um trabalho cara... ahuehuaheuhahueuaheaehaea

Henrique S.
Pois é cara, pouca gente sabe.
Ao meu ver, a idéia deles até foi legal.
O problema é q o strap pin ali naquele local deixa a guitarra muito desequilibrada. Com os dois strap pins instalados na mesma altura no corpo, qndo vc toca com ela em pé, o braço começa a descer. Dando a impressão de q é mais pesado do q o corpo.
Não que seja. Mas é a falta de equilíbrio q faz isso.
Pode notar em em LPs, Stratos e tal, os strap pins não ficam na mesma altura. Isso que dá equilíbrio na qn vc está com a guitarra pendurada no ombro.

Rodrigues
Veterano
# abr/08
· votar


Fala ai soulface, como vai essa força?
Eu estava dando uma olhada no seu blog na parte sobre regulagem de tensor e li que deve se dar um quarto de volta por vez.Ai eu me lembrei de um comentário nesse tópico, mais prescisamente o comentário do carlos zanetti, que dizia exatamente isso:
"# Enviado: 4/fev/08 14:55
Citar Votar Denunciar

Bom, sou músico a mais de 15 anos, além de dar aulas e conheço todos os "luthier's" de BH, e sem sobra de dúvidas o que mais agradou foi o Guerra Luthier de Santa Tereza.
O cara é super organizado, vc tem que ligar e marcar horário, e depois que vc leva o instrumento ele marca uma horario para te entregar ( no dia seguinte)
Você pode fazer qualquer pergunta e o cara responde,ele sabe conversar, não é aquele que te trata como se você fosse bobo.
Cobra barato e é super cuidadoso

Tenho 4 baixos e todos regulagos com ele:

1-Fender Precision Mexicano( Regulagem ,blindagem elétrica c/folha de cobre, e troca de captador)

2-Fender Precision Americano( Regulagem,blindagem)

3-Warwick Rock Bass( Regulagem)

4-Tagima Jazz Bass Fretless( transformou em Fretless e Blindagem)

Copag, vc não entende nada de tensor, ao fazer o ajuste não precisa esperar horassssss para o braço chegar ao lugar alguns segundos ou mesmo minutos são suficientes, e tb não existe isso de dar 1/4 de volta por vez, vc pode dar quantas voltas quiser tanto para soltar como apertar,o tensor não vai quebrar,tendo experiencia isso é facil para quem não tem o ideal é dar 1/4 de volta e ver o resultado.

Espero ter contribuido com minha opnião no Forum.
Obrigado
"


Então eu queria saber sua opnião a respeito do comentário dele.
Agradeço desde já, e que o blog fique cada vez melhor.abraço

Soulface
Veterano
# abr/08 · Editado por: Soulface
· votar


Rodrigues
Bom, a questão é o seguinte.
Quando alguém me traz uma guitarra com o braço empenado para eu regular, ao verificar o nível de empenamento eu já deduzo mais ou menos o q eu vou ter q fazer para consertar.
Ou seja, eu sei mais ou menos se vou precisar dar meia volta, 1 volta, 2 voltas, 1/4 de volta no tensor.
Isso se deve através da experiência q eu adquiri, e de erros e acertos q eu já tive (com as mainhas guitarras, no início).
Em parte, ele está certo. Fora o fato de dar "quantas oltas quiser". Porque aí ele exagerou feio.
Qual seria o problema então?
O problema é que eu não sei qm é q está lendo ali o blog e vai fazer isso na guitarra depois.
Eu não sei se o braço da guitarra dessa pessoa está muito em penado ou pouco empenado. Não sei se esa pessoa tem alguma experiência com manutenção para isso.
Portanto, para manter uma margem de segurança e não causar, mesmo q indiretamente, algum dano na guitarra de outras pessoas, eu aconselho a se fazer a regulagem com calma e paciência. Aos poucos para nõa dar nenhum problema mesmo.

Na minha opinião, comentários como este do Carlos Zanetti são extremamente irresponsáveis. PQ lendo assim, alguém pode pegar a chave e sair girando o tensor da guitarra.
Aí o braço se torce todo, e qm vai pagar o pato? O Carlos Zanetti?
Não! É o carinha q confiou e achou q estava fazendo o certo.

O intuito do blog é orientar qm realmente não tem experiência com lutheria. Não sabe como a madeira de um braço pode reagir ao ser forçada pelo tensor.
Nenhum professor de auto-escola leva o seu aluno na primeira aula pra estrada e fala "pisa aí até dar 180km/h!", não é mesmo?! hehehehehehe

Então, para realmente evitar transtornos, eu recomendo q quem for seguir as dicas do blog, faça como está lá.
Por uma questão de precauçao, eu digo q não me responsabilizo por eventuais danos. mas como eu tb não sou louco nem irresponsável, eu não posto lá nada que possa fazer a pessoa estragar o seu instrumento de estimação ou trabalho.

Desculpe o post longo, mas foi bom para eu poder esclarecer este ponto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthier da geração nerd - Blog do Soulface