O que vc realmente conseguiu aprender no FCC sobre guita e acessórios desde que se cadastrou?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fernando de almeida


O que vc realmente conseguiu aprender no FCC sobre guita e acessórios desde que se cadastrou???

Galera, estou abrindo esse tópico pois estava fuçando nuns tópicos e achei um que perguntava: "QUANTOS e QUAIS são os efeitos disponível hoje no mundo para guitarra?"
Bom prontamente eu já ia respondendo qdo me toquei que era um tópico aberto por mim em 13/set/05 ... era meu segundo tópico ... O pessoal (alguns) devem saber que no começo do ano passdo postei um tópico chamado "Pedais - O que é, Como funciona, Pra que serve e Dicas sobre cada efeito" ...

Ou seja no prazo de um ano e pouco aprendi muito no FCC sobre pedais e efeitos em geral ...

Naturalmente não aprendi só sobre pedais e efeitos (embora seja o meu tema predileto) ... Aprendi sobre guita tb, técnica, licks, construção, modelos, timbres, teoria, etc ... Aprendi sobre amplis tb ...

Então vamos lá, poste aí os tópicos da época que vc não sabia sobre algum assunto e depois com um tempo de utilização do FCC vc sabe bem...

Primeiro eu:
No começo: QUANTOS e QUAIS são os efeitos disponível hoje no mundo para guitarra?
Depois: Pedais - O que é, Como funciona, Pra que serve e Dicas sobre cada efeito

Teve outros tópicos que fiz e hoje tiro dúvidas da galera ... vejam os títulos de outros tópicos antigos meus: "????? O que é "hummys" ?????", "O que são tríades abertas e fechadas? Qual é a diferença entre elas?? Já usei a busca ", "Qual é a diferença SONORA entre as Stratos e as Teles???? (usei a busca) ", "Existe algum curso de programação de pedaleiras??" ... Bom se for ver tem vários ...

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


Putz fiz em pedais ... era pra ter sido em guita pois se trata de assuntos guita em geral ...

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


O que vc realmente conseguiu aprender no FCC sobre guita e acessórios desde que se cadastrou?

Teste o equipo e tire suas próprias conclusões!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


Bendsup

Teste o equipo e tire suas próprias conclusões!

Só??? Ningué te falou sobre o equipo antes de te mandar testar?? Não te passaram nenhuma informação teórica ou técnica???

BaNdAiD
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

Cara, apesar de não ter muitos post de minha autoria, eu diria q eu aprendi 90% do que eu sei hoje neste forum!

Sou muito grato por isso, fiz algumas amizades e nunca mais fico na duvida, sempre pesquiso por aki!!

qdo comecei tb não sabia muito sobre equipamentos, pedais, amps e guitarras, mas aprendi muita coisa por aki e hoje tenho um conhecimento razoavel dessas coisas!!

Posso dizer que sei exatamente o q vc quis dizer com esse topico!!

Abraços!

mazellan
Veterano
# abr/08
· votar


nuss...aprendi d+ tmb....li algumas bobeiras...outras coisas mto legais...fui filtrando conforme fui amadurecendo....
ainda tenho mto oq aprender...mas jah aprendi d+ aki

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

me passaram só que se vc mesmo não testar pessoalmente o equipo não adianta nada... gosto é uma coisa muito pessoal...

ogaitnas
Veterano
# abr/08
· votar


Acho que ouvindo opiniões sobre as gravações tosquinhas que postei, pegando
idéias de equipo e setup eu aprendi tudo o que sei de guitarra aqui, tem outros
site e fóruns tb claro, mas onde mais leio e pergunto é aqui, apesar de sempre
ter os revoltados que te mandam usar a busca ou testar equipo que não é lá
muito fácil de achar p/ teste, o fórum em geral ajuda bastante.

slowhands
Veterano
# abr/08
· votar


aprendi que:

- pedal separado é melhor que pedaleira
- som profissional usa distorção do amp, e não do pedal
- zoom não presta
- epiphone não presta

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


slowhands

aprendi que:

- pedal separado é melhor que pedaleira
- som profissional usa distorção do amp, e não do pedal
- zoom não presta
- epiphone não presta

________________________________________________

Ta vendo... não concordo com essas afirmações... tudo depende...

DotCom
Veterano
# abr/08
· votar


- pedal separado é melhor que pedaleira
- som profissional usa distorção do amp, e não do pedal
- zoom não presta
- epiphone não presta


É, pra provar que nem tudo que se ensina nos fóruns deve ser aprendido...

edalko
Veterano
# abr/08 · Editado por: edalko
· votar


Aprendi várias coisas sábias:

a) não falar sobre equipo se nunca testou ele ou leu a seu respeito
b) o som perfeito não existe, mas aos poucos chegamos perto (ou não! parafraseando Caetano...)
c) pedais de boutique são bosn mesmo! desde que a procedência seja de alta confiabilidade
d) pedais são melhroes que pedaleiras, mas não mais versáteis
e) marca não quer dizer nada, mas induz a uma presunção de qualidade
f) há muitos pedais que comem o timbre original da guita, inclusives os famosos
g) true by pass tbém tem o seu inconveniente (segundo matéria do Pete Cornish, como o sinal passa direto, ele degrada mais facilmente)
h) procura saber a respeito de componentes, mexa, fuce, solde, assim vc saberá procurar melhor o som que o satisfará
i) pense antes de reproduzir uma observação... muitas vezes elas não tem fundamento
j) não é preciso ser bom músico para ter equipo top, basta ter bom gosto
k) o mercado de usados é excelente
l) melhor não falar nada e deixar que os outros pensem que vc é um idiota, do que falar e acabar com a dúvida!!
m) os pedais Zoom analógicos são excelentes
n) aprendi a fazer minha fonte 9V de 2A estabilizada e filtrada
o) aprendi muito sobre amps valvulados e através do site conheci um grande amigo: Jorge Luthier
p) Aprendi um mínimo sobre luhteria com um grande amigo: Rodrigo da M&P
q) conheci um pouco mais sobre pedais, cabos, falantes, e hand mades
r) comecei a conhecer o mundo dos hand mades

... outra hora completo a lista

Lak Lak
Veterano
# abr/08
· votar


praticamente tudo q eu sei
[serio]

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


Fernando de almeida
Bom prontamente eu já ia respondendo qdo me toquei que era um tópico aberto por mim em 13/set/05 ... era meu segundo tópico ...
huahuahuahuahuahuahau

que momento mais sinistro deve ter sido... tipo um de volta para o futuro

bom, minha resposta:

muita coisa. muita mesmo.
sobretudo de luthieria, que foi o que me trouxe pra cá. meu tópico preferido é o do seiji e bertola, sempre to de olho, aprendendo.
pra ter uma noção, comecei a pesquisa pra construir a minha telekiki nesse forum, e aqui obtive quase todas as dicas e respostas.

além disso, aprendi muito sobre pedais e pedaleiras (e seu topico foi fundamental nessa hora) por que eu não sabia praticamente nada, sempre toquei mais violão e baixo, guitarra comecei a pouco tempo.
to aprendendo a usar meu zoomzinho que ficava tomando poeira.

além disso, entrei no mundo handmades, fiz tres pedais até agora.

to aprendendo a gravar no computador, mexer com audio e homestudio.

bom, pra não ficar só no sanguessuga, eu tambem tento contribuir com o que sei. sobretudo no forum de violão, que eu entendo mais, e é menos movimentado.

enfim, é isso.
gostei do topico, divertido.

matheno
Veterano
# abr/08 · Editado por: matheno
· votar


coisas q se aprende aqui:

a .. compra uma RG 350 um peavey 158 de 15 watts
uma g2 ou uma v amp

ausihasihiuashiuahiuahiausas

Guitarra e ampli sao mais importantes q pedais
nossa muitas coisas

CaioPrimo
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida
cara realmente 1 infinidade de coisas, após comprar minha primeira guitarra a LP Special, me cadastrei no forum, e aprendi 1 infinidade de coisas sobre guitarra, e principalmente em pedais e efeitos, e agora é 1 obcessão insaciavel, li inclusive seu topico que me alavancou no mundo dos efeitos, fui atras de muita coisa testei diversos pedais hj tenho 1 opinião sobre diversos efeitos,e diversos pedais sem contar que mais do que nunca apurei meus gostos e sei das minhas necessidades

ivan.picchi
Veterano
# abr/08
· votar


me ajudou desde a compra do cl, a escolah dos caps , duvidas sobre pedais, cabos ... aqui é SHOW =P

juntando pra enxer o saco com ampli daqui a uns meses hahaha

Zeraus
Veterano
# abr/08
· votar


eu diria q eu aprendi 90% do que eu sei hoje neste forum (2)

slowhands
- epiphone não presta

Ummm aprendeu errado =P

Gabriel Cervi
Veterano
# abr/08
· votar


Quase tudo que sei sobre equipamentos, marcas, bandas, guitarristas famosos aprendi aqui...
Antes de frequentar o FCC, nem sabia o que era luthier e o que fazia

Bog
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bog
· votar


Fernando de almeida

1. Acho que tecnicamente eu aprendi muito pouco ou nada, exceto nomes de coisas. Muitas coisas. Sério. Eu sou auto-didata imitão, e não sabia sequer que bend se chamava "bend". Não que eu não fizesse, eu só não sabia o nome daquilo. Também não sabia que tocar com a palhetada alternada - que me parecia simplesmente o jeito "normal" de tocar - tinha nome. E muitas coisas como "feeling", "fritação", "shred", e afins. Eu não dava nome para elas! Não que eu saiba um monte e não precise aprender. É que eu continuo tocando mal, heheeh.

2. Tomei conhecimento de montes de equipamentos. Antes de entrar no FCC, eu tinha passado 5 anos com uma Tonante, uma caixa Frahn, e 2 violões vagabundos; e 1 ano com um Roland Micro Cube, uma Zoom G2, uma mini-guitarra e 2 pedaizinhos de overdrive. Eu conhecia uma boa parte dos efeitos (tá, Whammy não me passava pela cabeça), e sabia a teoria por trás do som digital por ter trabalhado com isso na faculdade. Mas marcas e modelos? Sabia muito pouco. O mais legal de morar num país como o Japão é que eu pude testar muitas das coisas que eu vi aqui sendo descritas. Porque eu sou meio cético com tudo, e gosto de ouvir com meus próprios ouvidos. O que nos leva ao...

3. Aprendi que as pessoas adoram mitos!!! E muitas vezes, guitarrista é um povo avesso à tecnologia - o que chega a ser irônico, já que a guitarra é por si só um instrumento moderno. Vi muita gente declarando a supremacia absoluta dos analógicos sobre os digitais, só para depois ouvir um som e não ser capaz de diferenciar, ou mesmo mencionar um equipamento digital como sendo analógico. Vi muita gente falando que "bom é valvulado" sem nunca ter tocado num bom valvulado em bom volume. OK, eu também nunca tinha tocado. Mas experimentei, testei várias vezes, e comecei a formular minhas conclusões (em especial, ficou claro para mim que a diferença que a gente percebe ao tocar é brutalmente maior que a diferença que a gente ouve numa gravação feita por outra pessoa). Vi muitos comentários sobre madeiras, pintura e afins vindos de pessoas que - assim como eu - jamais seria capaz de identificar qual gravação foi feita com a guitarra vermelha de alder e qual foi feita com a guitarra preta de basswood.

4. Conheci zilhões de guitarristas. Eu nunca fui da "turma do metal/hard rock", então não conhecia nomes como Malmsteem, Zakk Wylde e afins. Sério. Eu não sabia nem mesmo o nome do Slash, para mim era só o guitarrista do Guns'n Roses. Se bem que meus gostos não mudaram. Eu continuo achando os bululus do Malmsteem chatos, mesmo que agora eu saiba o nome do cara que fazia eles, heehhe

5. Agora, a parte onde (de longe) eu mais aprendi foi na produção. Caramba, toda diferença do mundo. Eu não conhecia VSTis, não sabia nada sobre equalização, não conhecia plugins, não sabia dar dimensão às coisas. Como disse, eu sabia a teoria por trás da gravação digital - mas não sabia zicas sobre mixagem e masterização. Para mim, era fácil entender como funcionava um plugin ou como o som era representado dentro do computador, mas eu nem sabia que voz precisava de reverb! Ainda tenho muita estrada pela frente, mas a diferença entre as minhas primeiras gravações e as mais recentes já salta aos ouvidos.

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Gabriel Cervi
nem sabia o que era luthier

Hahhaha, nem eu!!! Para mim, tinha "cara que faz guitarra" e "tiozinho que arruma". =P

CaioPrimo
Veterano
# abr/08
· votar


Bog
Eu continuo achando os bululus do Malmsteem chatos, mesmo que agora eu saiba o nome do cara que fazia eles, heehhe
somos 2 asieaosh

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


slowhands
Bendsup
DotCom
- pedal separado é melhor que pedaleira
- som profissional usa distorção do amp, e não do pedal
- zoom não presta
- epiphone não presta

É, pra provar que nem tudo que se ensina nos fóruns deve ser aprendido...


Caras, prefiro dizer que de tudo que é postado tem que ser filtrado, tem coisa que vc tem que descartar tudo, tem coisas que vc aproveita só algumas partes e tem coisa que vc pode aproveitar tudo ...
As afirmações acima, dependendo da situação pode estar 100% corretas e em outro angulo pode estar 100% erradas ... Pode ser que se aproveite alguma coisa ...
--- Todos os pedais separados são melhor q qq pedaleira??? Sabemos que não, mas alguns são
--- Tem profissa que usa só dist do ampli?? Sim, mas a maioria usa dist. de pedais ou dist. de pedais+ampli
--- As zoom não prestam??? bom vc está falando da 505 ou da G9.2utt valvulada e tem recursos para ser comparada com boss GT-8 e Line6 POD XT Live???
--- A epiphone num presta o que??? madeira?construção? captação? acessórios??? Bertola (mestre em luthieria) me disse uma vez que tem uns modelo de epiphone que se vc trocar a captação, o resto da guita é top ...

edalko
b) o som perfeito não existe, mas aos poucos chegamos perto
e) marca não quer dizer nada, mas induz a uma presunção de qualidade
f) há muitos pedais que comem o timbre original da guita, inclusives os famosos
g) true by pass tbém tem o seu inconveniente

i) pense antes de reproduzir uma observação... muitas vezes elas não tem fundamento
k) o mercado de usados é excelente
r) comecei a conhecer o mundo dos hand mades
Por esses ítens vc ganhou um voto concordo 100%...

Bog
3. Aprendi que as pessoas adoram mitos!!!
Isso eu sabia ... me esbarrei com alguns aqui ...

E muitas vezes, guitarrista é um povo avesso à tecnologia
Isso se chama guitarrista puritano ...

Vi muita gente declarando a supremacia absoluta dos analógicos sobre os digitais, só para depois ouvir um som e não ser capaz de diferenciar, ou mesmo mencionar um equipamento digital como sendo analógico.
Putz ... já propus um teste cego com uns caras que falam sobre isso ... alguém entrou??? Não né ... tb o cara teria que ser bom pois eu ia timbrar dois equipos igualzinho (ia usar um osciloscópio para deixar as frequencias, amplitudes e as ondas idênticas heheheheh ...

CaioPrimo
Eu continuo achando os bululus do Malmsteem chatos, mesmo que agora eu saiba o nome do cara que fazia eles, heehhe
Bom eu acho repetitivo, mas eu gostaria de saber fazer ... é uma mecânica difícil de se adquirir e sabendo fazer, eu poderia aplicar em uns esquemas mais do meu gosto ...
AH!!! tá aí outra coisa que aprendi: vc pode não gostar de uma técnica ou estilo na guita, mas vc sabendo fazer pode aplicar em algo mais do seu gosto e deixar mais temperado o seu gosto ...

Percival
Veterano
# abr/08
· votar


construi meu gt2 graças ao fcc... faz uns 2 anos e uso até hoje

Izzy Dragon
Veterano
# abr/08
· votar


Aprendi praticamente tudo que eu sei sobre efeitos e lutheria aqui no fórum.
Não é grande coisa, mas já deu pra reformar minha guita, regular floyd, essas coisas.

Comprei meu equipo graças às dicas do pessoal aqui do forum
(GDI + Cort Zenox).

Fiquei muito satisfeito.

Mas também vi que as ditas "pessoas que repetem sem saber" existem em muito maior número do que eu achava.

Tem pedal que quase todo mundo xinga, sendo que o pedal é excelente... e tem pedal que quase todo mundo recomenda pra todos os estilos, sendo que o pedal é bem meia-boca.

Mesma coisa com guitarras.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


Izzy Dragon
Tem pedal que quase todo mundo xinga, sendo que o pedal é excelente... e tem pedal que quase todo mundo recomenda pra todos os estilos, sendo que o pedal é bem meia-boca.

Mesma coisa com guitarras.


Por exemplo?????

WeslleyGuilber
Veterano
# abr/08 · Editado por: WeslleyGuilber
· votar


1 - Conheço pedais/equipos que autrora nem imagina que existia
2 - Sei oq é Hand-made
3 - Conheci outros músicos
4 - Aprendir(mas nao coloquei em pratica) muita merda tbm, nem tudo é perfeito.

a lista é grande,mas ta bom até aqui....

Izzy Dragon
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida
Por exemplo?????

Queres que eu fale? Provavelmente vai desvirtuar o tópico e gerar polêmica. Hehhehe

Leblues
Veterano
# abr/08
· votar


aprendi que:

- pedal separado é melhor que pedaleira
- som profissional usa distorção do amp, e não do pedal
- zoom não presta
- epiphone não presta


Que burro nao aprendeu nada.........

Izzy Dragon
Veterano
# abr/08
· votar


Leblues
Que burro nao aprendeu nada.........

O cara falou de brincadeira... só tava querendo gerar polêmica.
Pra falar uma coisa dessas não pode ser sério!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vc realmente conseguiu aprender no FCC sobre guita e acessórios desde que se cadastrou?