Trocar captação de minha Gibson SG Special

    Autor Mensagem
    Demetris
    Veterano
    # mar/08


    Olá compatriotas!
    Estou pensando em trocar a captação de minha Gibson SG Special Faded, pois ela não é sensível do jeito que eu prefiro que seja (a captação de fábrica são 490R - 490T, R = Rythm; T = Treble), e tem um enfoque mais em sons gordos do que brilhantes...

    Estava pensando em colocar um Dimebucker na ponte, e estou em dúvida de qual captador colocar no braço, sem que fique brilhante DEMAIS e com foco total para os agudos...

    Caso não fosse fazer isso, estava pensando em comprar o kit EMG 81-85, do Zakk Wylde; ou o kit de captação ativa Dave Mustaine Signature, da Seymour Duncan...

    Toco em uma banda de Mathcore (progressivo), e preciso de sensibilidade para escalas rápidas com ligados, tappings, harmônicos artificiais etc... o que vocês me recomendam?

    Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Demetris
    Cara, não sei se entendi bem, mas vc quer mais agugos em sua guitarra? Se for isso, basta trocar os potenciômetros de 500K para 1M, daí vc terá mais agudos.
    Abç

    Demetris
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não seria o agudo em si, mas a sensibilidade do captador, entende?
    Para fazer hammer-on, por exemplo, tenho de fazer uma força diferente à que eu estava acostumado com minha antiga guitarra, o que prejudica meu desempenho...

    Em resumo, queria uma captação melhor mesmo, sem tantos ruídos e som mais brilhante...

    Erotomania
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Eu gosto bastante do 85, acho que ficaria legal.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Demetris
    Então é definição o que você quer?

    Demetris
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Erotomania
    O EMG 85? Só ele, ou com o 81?

    Atum Bluesman
    Exato!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Demetris
    Cara, como vc definiría "sensibilidade"?
    Acho estranho pois vc tem uma guitarra de qualidade comprovada e com captadores muito bons (embora hajam outros da marca, o 500T, de maior saída). Será que não falta uma melhor pesquisa de sua parte? Talvez um equalizador? Ou pedais de ganho alto? Não sei............
    Abç

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Compressor? Valvulado?

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não entendi..como q com uma guitarra dessa..vc ta tendo dificuldade em tapping..ou hammer on etc!
    os caps da sua guita ja sao mto bons...
    acho q o problema disso está em outra coisa..
    qual era sua guitarra antiga?

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    sensibilidade q ele ta tentando dizer...
    é a "potencia do captador"...
    ele quer um de alto ganho pelo jeito!

    Rod Turtle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Pela descrição parece que o que ele quer é uma saída maior.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    alto ganho....aumenta o ganho do ampli pow...¬¬ usa um boost, um compressor ou um equalizador.

    Demetris
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Demetris
    · votar


    Juliano P
    Esse é o principal problema, minha guitarra antiga era horrível e mesmo assim eu sentia mais facilidade em alguns aspectos (que eu já mencionei) do que com a Gibson... era uma Groovin' :P

    Mauricio Luiz Bertola
    Sensibilidade eu me refiro à facilidade e à força necessária para determinados aspectos, como hammer-on, além de ajuda em harmônicos artificiais...

    Gente, em resumo estou procurando captação melhor do que a minha, no geral... mas queria dicas de qual seria um bom casamento!
    E não é exatamente dificuldade com as técnicas que eu falei, só não sinto mais tão natural como sentia antes, ou então como necessito... não sou novato na guitarra, toco há mais ou menos 4 anos, já toquei em várias guitas, e sinto que nesse aspecto a minha não é tudo que poderia ser...

    E um compressor acabou realçando alguns detalhes indesejados, como o ruído em arpeggios... e o booster ajuda, mas ainda não é bem o que eu procuro...

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Demetris
    Entendi...
    mas isso nao depende só da captação da guitarra...
    até da escala e dos trastes!
    eu msm uma vez postei algo parecido...
    q uam guitarra vagabunda minha eu tocava com mais facilidade do q a fender q eu tinha comprado!
    Se voce quisesse apenas mudar o timbre..eu até entendia...
    mas procurar um captador que vá te deixar tocar com menos força..e facilitar as tecnicas,,,
    eu acho q eh a escala..os trastes..voce nao acostumou com guita eu acho!

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Juliano P
    · votar


    Demetris
    mas se vc ve necessidade msm de trocar..
    voce tem q escolher um humbucker com saida pelo menos mais alta dos q o q vc tem...
    esse kit zack wylde eh mto bom..pra harmonico e tudo..
    mas num faz milagre tb!
    as vezes voce muda a captação..e nao resolve o problema!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Demetris
    Cara, então vc deve trocar sua captação por um sistema ativo EMG e usar um amp de alto ganho de pré (do tipo Mesa Boogie Dual Rectifier).
    Abç

    Demetris
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Juliano P
    Valeu cara, acho você me entendeu ;P
    Bem, vou esperar mais um tempo, alguns meses, e ver se me acostumo com ela... senão vou comprar os EMG, então!

    Valeu, brigadão!

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Juliano P
    · votar


    Demetris
    Logo aparece alguem que entende mais disso e ajuda melhor!
    Mas pesquisa bem antes...pra nao gastar dinheiro atoa!
    E pra nao fuçar errado na guitarra...pq tua guita eh mto boa..e merece pensar bem antes de mudar ela!
    mas tamo ae!
    abração cara!

    Demetris
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Juliano P
    Pois é, eu já tava com um pé atrás quando eu comecei a ver captadores... por isso perguntei aqui, ainda bem que tem gente disposta a ajudar :P

    Mas vou esperar um tempo mesmo, quem sabe eu mude de idéia ^^
    eaiuahaihe

    aerolitos
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Demetris

    Desculpe por fugir um pouco do tópico do post... Mas me diz uma coisa, o que vc achou dessa guita?? Eu estava pensando em pegar uma igual...

    Edu1974
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Edu1974
    · votar


    Demetris

    A SG realmente não é uma guitarra para esse tipo de som. Não sei! Mas acho que trocar de caps não é a solução para o que vc quer. Se possível compre uma guitarra que se adapte ao seu estilo e deixe a SG como segunda guitarra.
    Acho que o que vc quer é um som com mais brilho e output.
    Se vc quiser mesmo mudar tente o super 2 da dimarzio. É um superdistorion com mais agudos e médios.

    old steel
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu comprava outra guitar.Vai descaracterizar completamente a SG removendo justamente seu ponto forte que é o peso e o som gordo,clássico de SG's e Les Paul's.

    Demetris
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    aerolitos
    É uma guitarra incrível... como eu sou de lua em relação ao meu tipo de som, estou com essas bixices agora iuahiauhea
    Mas é uma guitarra maravilhosa... bem, é uma Gibson! Recomendo ela com certeza, é guitarra de "gente grande" ;D

    Edu1974 e old steel
    Pois é, estou com medo de acabar arruinando tudo... vocês acham que é melhor deixar assim mesmo?

    old steel
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: old steel
    · votar


    Demetris
    Certeza,quer velocidade compra uma Ibanez.Só que o som,já sabe.
    Abço.

    rsf
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: rsf
    · votar


    Demetris

    concordo com o Juliano P , acho que vc ainda não se acostumou..dá um tempo...o problema é que vc estava mal acostumado....hehhheheheh...
    sair de uma kombi para um audi necessita de um tempo de adaptação até para os pilotos mais experientes.....aí, se depois de um tempo vc ainda sentir falta da kombi..bom, ai eu sugiro a vc procurar um psiquiatra o mais rápido possivel...de preferência antes que a sua insanidade transforme a sua vida em uma tragédia...brincadeirinha.... depois disso resolvido, e vc ainda preferir a kombi..bom aí..vc troca sua sg por uma....sei lá..uma groovin, talvez? heheheh... Dê um tempo para vc mesmo se acostumar, depois vc muda o que acha que tem q mudar..tenho certeza de que daqui a algumas semanas vai estar dando risadas desse seu tópico...hehehehe

    sorte e sucesso para vc....

    brandfbr
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu tenho uma cópia de Ibanez aqui da Cruiser by Crafter, otimos agudos e médios, muito sensivel a captacao!!! TROCO contigo taco á taco, feito???

    EUHEUHEUEHUEHUEH


    Mas agora sério, de repente é um problema de regulagem da altura dos caps??? A tua guitarra é ótima e os captadores são muito bons tambem, acho que você deveria dar uma fuçada nela antes de fazer qualquer coisa que possa comprometer/mudar muito a característica dela. Mas se realmente não é esse o som que você quer, acho melhor vendê-la e comprar uma guitarra que te agrade mais, uma PRS, talvez uma Jackson/Ibanez/Music Man/Sei lá o que.... Mas dá uma fuçada antes, EQ, altura dos caps, amp, efeitos (ganho) coisas deste tipo....

    Experimenta testar em outros amps pra ver se nao é o amp que tu quer trocar.

    abraço

    blima
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Põe um Gibson 500T ele vai te dar muito mais ganho sem descaracterizar a guitarra.

    A Gibson tb tem um set de assinatura do Tony Iommi que é muito bom e fica excelente com SG já que foi projetado especificamente para SG.

    Concordo com vc que o 490T é bem ruinzinho mesmo.

    aerolitos
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Demetris
    É uma guitarra incrível... como eu sou de lua em relação ao meu tipo de som, estou com essas bixices agora iuahiauhea
    Mas é uma guitarra maravilhosa... bem, é uma Gibson! Recomendo ela com certeza, é guitarra de "gente grande" ;D


    Acabei de pegar a criança!! \o\

    PS.: Vai ser tenso ficar até o final do expediente, tenso...

    Tirorox
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eh fods, minha SG faded da epiphone tem o mesma caracteristica...

    Eh foda pra tentar qlquer tpw de tapping, e hammer-on's saem bem baixo...

    Ai se tu faz um acorde forte, o som sai altão...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar captação de minha Gibson SG Special