Regulagem Ponte Stratocaster

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


Gente, comprei um bloco Manara para colocar nas minhas duas Stratos e to travado na questão das molas. Aproveitei para deixar as cordas hibridas de 010 com 011, sendo que antes estavam ambas com 010. Coloco uma 4 ou 5 mola? Como posicionar as molas para que fique correto?

Valeu

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Filippo14
Parabéns pela aquisição um bloco grande é muito legal e os da Manara me parecem muito bem feitos. Eu quando coloquei um bloco grande de latão na minha strato, primeiro deixei com 3 molas em paralelo I I I , depois coloquei 4, duas a duas com um intervalo no meio I I I I, e finalmente o Bertola me convenceu que o certo mesmo são as 5, I I I I I . O único detalhe foi ter que substituir os 2 parafusos da garra por um par mais logo, pois para equilibrar a ponte com as 5 molas tive que desapertá-los até um limite perigoso pois ficaram presos por muito poucas voltas. Foi só trocar por um par bem mais longo (da mesma bitola) e virou só alegria.

A ponte ficou muito firme, estável, e com alavancadas precisas.

Contudo, como vc optou por calibres diferentes .010 e .011, vc vai ter uma diferença importante de tesão entre as cordas, acredito que colocou as .010 nas agudas para facilitar os bends e .011 nos bordões para maior peso, e vai ter que compensar a ponte para equalizar isso. A maneira de fazer isso é com molas em paralelo do lado de maior tensão e uma mola em diagonal cruzando o lado de menor tensão.

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk

Colocar mais molas cria uma tensão maior? Essa tensão pode ser prejudicial para o braço?


Utilizar as molas em V gera quais diferenças em relação às paralelas?

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Filippo14
Adicionar molas cria uma tensão que deve ser equilibrada com a regulagem dos parafusos da garra (soltando um pouco), o resultado é que uma força equilibra a outra e a tensão de afinação vai ser sempre igual, caso contrário vc estaria afinando em outro Tom.

O que vai mudar um pouco a tensão sobre o braço é a mudança para o calibre .011, e isso vc compensa com um pequeno aperto no tensor.

Eu editei meu post anterior com uma informação importante sobre o fato de vc ter optado por um calibre híbrido, ou vc vai ter que usar as 5 molas completas, ou vai ter que usar uma combinação de molas em paralelo e uma em diagonal,para equilibrar entre as cordas .010 e .011

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


Filippo14
As molas em V concentram a tensão no centro do bloco e com menor tensão nas estremidades.

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


Deixei as cordas estabilizarem um pouco e percebi que a ponte está ficando muito levantada. Essa ponte tem 6 pivos, então não é a melhor ponte de strato para ficar levantada, isso indica que falta uma mola a mais atrás?

https://www.youtube.com/watch?v=Iy-F7iSIopA#t=190

O Carlos Manara me recomendou esse vídeo para regular a guitarra. Alguém utiliza dessa forma angulada os parafusos da mola?

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk

Esse tipo de mudança na tensão causa alguma melhoria na hora de alavancar, estabilidade de afinação? Você sabe se tem "prós e contras" para isso?

Desculpa encher o saco, estou animado para finalizar essa guitarra para ver se o bloco e as cordas 011 ficaram legais.

Abração

Filippo14
Veterano
# ago/14 · Editado por: Filippo14
· votar


SkyHawk


Editando, deixei as 3 molas em paralelo agora. A mudança da grossura das cordas eu já sabia que ia dar alguma coisinha de tensão no braço, o que eu não sei é se o aumento do número de molas pode estragar o braço. Muitas molas podem gerar uma tensão muito forte no braço do instrumento, ou apenas vão puxar mais a ponte?

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Filippo14
Eu já tinha visto esse video, nele o cara faz uma compensação entre a tensão dos bordões e das agudas usando 3 molas em paralelo e deixando a garra inclinada, e com maior tensão em um lado do que no outro.

Uma outra maneira de fazer isso é duas molas em paralelo e uma terceira em diagonal colocadas assim: II \, ou assim: I I\.

Em tempo, As molas em paralelo são mais fortes que as em diagonal.

Eu prefiro manter a garra paralela e compensar nas molas, melhor mesmo é sempre 5 molas e pronto.

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk

Saquei, eu editei meu ultimo comentário, se puder finalizar rápidinho.

Valeu

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Filippo14
O fato da ponte ter ficado levantada não quer dizer que falta molas e sim que falta tensão. Para aumentar a tensão aperte os parafusos da garra umas duas voltas e verá que a ponte já vai abaixar. Quando fizer isso a afinação vai subir, reafinando vai soltar um pouco as cordas e a ponte vai baixar um pouco mais. O objetivo é deixar a ponte paralela ao corpo com a guitarra afinada e o tensor regulado.

Parece complicado mas é bem simples, é um jogo de tensão buscando um ponto neutro de equilibrio. E dá para perceber que a tensão da corda afinada vai ser sempre igual, se não fosse assim a afinação estaria em outro Tom.

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk

Eu fiz isso, mas a ponte continua levantada, será que falta apertar o tensor?

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


Filippo14
Aperta mais, repete todo o processo. Se chegar no final do aperto dos parafusos da garra e a ponte continuar alta, aí sim relaxa os parafusos a coloca mais uma mola.

Não tem nada haver com o tensor. E se vc não sabe bem o que o tensor faz eu te recomendo não mexer nele. Leva em um luthier.

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk
Então, eu falei do tensor por imaginar que a tensão das cordas que estivesse fazendo a ponte ficar arqueada, por isso que eu achei que apertar o tensor poderia ser uma alternativa para isso.

SkyHawk
Membro
# ago/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Filippo14
A tensão das cordas é sempre igual, se aumentasse ou diminuisse mudava a afinação, concorda comigo ? Indendentemente do que vc faça na sua regulagem a 4 corda afinada em Ré vai ter sempre a mesma tensão, se a tensão aumentar ela vai para sustenido, e se baixar para bemol.

O que vc não está entendendo é que a força das molas que puxa a ponte é antagonizada com o pré-tensionamento dos parafusos da GARRA, se eles estiverem mais apertados a pré-tensão é maior e se estiverem menos apertados a pré-tensão é menor, o equilibrio tem que ser encontrado de maneira que a ponte fique paralela ao corpo, com a guitarra afinada.

Independente do numero de molas a regulagem da pré-carga tem que igualar essa força em um ponto estático onde a ponte fique plana. Vc só precisa mexer em 2 parafusos que prendem a garra das molas no corpo da guitarra, mais nada !!! É com esses 2 parafusos que vai encontrar o ponto neutro, plano, com as cordas afinadas.

Se a ponte estiver levantada aperta os parafusos, se estiver abaixada colando no corpo afrouxa. Se chegou no limite do aperto e a ponte continua levantada coloca outra mola, e se chegou no limite do afrouxamento e a ponte continua colada no corpo, ou retira mola ou coloca parafusos mais longos para poder soltar ainda mais.

Filippo14
Veterano
# ago/14
· votar


SkyHawk

Deu certo aqui, eu acho, consegui deixar a ponte de uma das Stratos bem paralela ao corpo e a outra, que tem dois pivôs, eu deixei angulada para voltar 1 tom, gosto desse jeito para deixar a ponte mais flutuante. Consegui regular as oitavas e as cordas estão bem baixas sem trastejar, acho que ficou tranquilo o lance da regulagem da ponte.

Amanhã eu plugo as guitarras nos meus amps e digo o que eu senti de diferença com a troca dos blocos da ponte.

A strato com ponte vintage já tinha tido uma troca para uma ponte custom shop da fender, mas ainda não sentia total confiança no bloco. A outra é uma american deluxe da fender que tava ainda com o bloco padrão, ele não era dos melhores. Amanhã eu dou um feedback sobre os blocos.

Muito obrigado pela ajuda, de verdade, tava com vários medos de fazer merda aqui.

Abração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulagem Ponte Stratocaster