Cort G VT - Nova aquisição - Mini Review

    Autor Mensagem
    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08


    Minha relação com a Cort já é antiga. De 2003 pra cá já tive os seguintes modelos:
    M200, G260 Bk, G250 e M520.
    Acho que a marca tem como característica oferecer produtos de qualidade profissional, por um preço menor e, além disso, sempre há algum "algo a mais" como pots push-pull, pontes superiores às da concorrência e outras surpresinhas "de fábrica".

    Eu sempre me arrependi por ter vendido minha Cort G260 Bk e, sempre que posso, dou uma vasculhada no mercado livre e na internet em geral tentando achar algo parecido.

    Semana passada vi o anúncio de uma Cort G VT com captadores spirit (braço e meio) por um preço bem interessante e não resisti.

    O resultado é que a família aumentou (hehehe)...

    Bom, a guitarra é esta que está analisada neste artigo, escrito por um expert em instrumentos (Alan Ratcliffe) e que me ajudou a ter certeza da compra:

    http://www.ratcliffe.co.za/reviews/gvt.shtml

    A que eu comprei possui algumas modificações:

    Captadores braço e meio: foram substituídos por 2 mini humb da SPIRIT (estilo hot rails )

    Ponte: Eu coloquei uma Wilkinson VS100, que o próprio Alan disse ser melhor que a original (e realmente é)

    Vamos a um mini review, considerando menos de 4 horas de contato desde a chegada dela:

    Bom, a primeira vista, o que mais me impressionou foi o visual pouco comum e muito bonito deste modelo. O acabamento do corpo feito em ASH é em madeira natural com pouquíssimo selante e com um efeito de madeira queimada muito legal.
    A escala é de maple com certeza e possui uma figuração tipo bird´s eye com a tradicional marcação da Cort de bolinhas na parte superior da escala.

    Logo que peguei a guitarra fiz uma regulagem básica (sim, após algumas cabeçada ao longo dos anos eu hoje em dia sei fazer o básico) colocando cordas 0.10 e substituindo a ponte original pela VS100.
    Plugada no meu POD XT Live a guitarra soou bastante moderna, em função dos SPIRITs que se assemelham aos hot rails. A saída deles é bem alta e eu tive que diminuir um pouquinho o volume e modificar alguns patches para adaptá-los à dupla.
    A combinação do ASH com o maple e os captadores de saída alta deu um resultado bem interessante. Confesso que sou um cara com gosto mais vintage, mas não tenho como negar que o timbre dela é muito bom.
    A pegada do braço é excepcional. Isso eu lembrava bem da minha antiga G260. A diferença é a escala de maple, com a qual não sou muito acostumado. Os trastes estão em excelente estado e eu fiz uma regulagem com ação bem baixa pois quero investir um pouco em velocidade.
    A ponte é um caso à parte. Não que a original fosse ruim, mas a VS100 da Wilkinson é o que há em termos de afinação e conforto e vale cada centavo investido.
    Ela vem equipada com um nut da graf tech (olha o plus da cort aí!), tarrachas com trava e com string trees com roldanas e, em função disso, brincar com a alavanca não dá nenhuma dor de cabeça, só alegria.

    Bom, no momento é o que eu tenho para dizer.

    No final de semana colocarei fotos originais e samples para vocês conferirem.

    Eu recomendo essa linha G da Cort.

    A G260 e a G250 custam menos de 1 barão e são excelentes guitarras.

    Se vocês olharem na busca há tópicos meus com gravações usando estes modelos.

    Abraços!

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mt massa, achei legal a guitarra, parece ser mt bela... Esperando os samples agora...

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Baita guitarra, pena que o cara trocou os Lace do meio e da ponte (sou fa desses lace sensor, o clapton usava uma epoca)

    Lace sensor de fabrica, tarraxas com trava de fabrica (staggered ainda), graphtech, swamp ash, maple

    se essa guitar custar ate 1.500 vale MUITO

    catselidis
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara, valeu pelo review e parabéns pela aquisição.
    sou fã da cort e gostaria ainda de comprar uma M600 e um G260...
    tenho uma viva gold, além da minha variax...
    abração!

    pr0view
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    guilherme.rizzo
    Sempre babei nessa guita ai, mas que pena que voce nao pego ela com os Lace Sensor né não?

    mazellan
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    agora essa guitar tmb me deu uma gas aki...msm naum sendo mto fã de guitars HSS, confesso q essa eh linda e parece ter uma qualidade fdp....

    o preço gira em torno de uns 1mil reais??

    filipe p marcato
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ssempre fui fan desssa guitarra!!!muito linda!!!

    cosmolense
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu tenho uma tbm!
    Parabéns, tenho certeza que você vai adorar essa guitarra!

    Arpeggios From Hell
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Linda guitarra cara !!! Estou ansioso pelas fotos e sons dela !!! abraxxx e ótima aquisição !!!

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Henrique S.
    pr0view
    mazellan


    Eu acabei gostando dos spirit, depois vocês vão conferir nos samples que o timbre é bem interessante, mas como vou pros eua em abril, talvez traga 2 laces para deixá-la com a configuração original.
    Como eu tenho outra strato com um trio HOT Noiseless, estou bem em relação a timbres de single.

    Na disconildo ela está por 1.526 reais mas, de repente vale mais apena comprar a G260, por 1.000 e turbinar depois.

    Eu paguei a incrível bagatela de 850 pratas no ML. Simplesmente não tive como ignorar a oportunidade.


    _FrEd_
    catselidis
    filipe p marcato
    cosmolense
    Arpeggios From Hell


    Valeu. No fim de semana vou gravar os samples e bater as fotos

    Abçs

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    guilherme.rizzo

    he, he... eu vi essa gvt anunciada no ML, tava de graça mesmo. é bem parecida com a minha G260, o único aspecto que eu não curto nessas guitarras é o braço muito grosso, eu tenho mão grande então não me atrapalha nos solos mas para tocar ritmo prejudica um pouquinho o abafamento das cordas, estou pensando em fazer um reshape do braço

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curly

    Cara, eu gostei do braço. Tem prós e contras...
    Aliás gostei da guitarra inteira, inclusive dos Spirit que eu achei que não ia topar.

    Tô pensando em inverter os caps do meio e do braço com os da SX (HOT Noiseless), ou trazer 2 laces, ou um outro set da seymour dos eua em abril e vender os spirit, que são muito bons.

    Outra coisa que eu pretendo também é mandar fazer um escudo tortoise pra ela. Mas aí é só firula mesmo...

    A única coisa ruim é a ponte original (CFA tremolo II). Achei muito instável e com um sistema ruim de encaixe da peça onde se coloca a alavanca e a base da ponte. Não fica 100% firme, então prejudica quem quer abusar.

    Mas eu tava com uma wilkinson VS100 original parada aqui em casa e troquei logo na primeira hora. Ela coube perfeitamente na VT, e ficou outra coisa. Esta sim é uma puta ponte, impressionante.

    abçs

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    guilherme.rizzo

    se vc quiser melhorar a afinação dela passe as cordas por fora dos abaixadores, a guitara não precisa deles já que as tarraxas são staggered (hastes de altura diferente)

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curly
    Essa história dos abaixadores é controversa. Mesmo na minha SX que não possui tarrachas com trava nem hastes com alturas diferentes, eu deixei de usar os abaixadores e a afinação melhorou.

    Depois de experimentar e de ler o artigo do Alan eu já deixei eles de lado.

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    guilherme.rizzo

    o meu teste é forçar bends nas casas baixas, se eu não conseguir arrancar as cordas tiro os abaixadores.

    o Allan é um cara muito legal, já respondeu umas dúvidas minhas, ele participa do forum da Cort, lá ele falou que gvt é melhor strato que ele já tocou

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curly

    Não entendi. Como assim arrancar as cordas?

    Eu li alguns posts dele por lá.
    Ele fez uma modificação interessante na VT dele, colocando um set Kinman e captação piezo.
    Ele tem uma outra guita japonesa muito louca também, com midi e o cacete.
    Eu vou postar por lá um review da VT também e ver se ele entra em contato para trocar umas idéias.
    Há pouquíssima informação sobre essa guita na net. É uma edição limitada segundo o próprio Allan.

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    guilherme.rizzo

    se as cordas não saem da fenda da nut quando de uma bend forte...

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curly

    Agora entendi. Faz sentido.

    diogenes_g3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu peguei uma Cort G-VT tb .. muito show a guitarra .. a minha tem os captadores lace sensor ..
    eu quero personalizar ela .. na verdade já estou fazendo ..
    mandei um luthier fazer um escudo novo pra mim .. tipo espelhado ..

    to na dúvida se pinto ela .. ou deixo da cor de madeira mesmo ..
    alguma sugestão ?? q vcs acham ?
    pelo fato de ser edição limitada eu to pensando duas vezes se pinto ou nao ..

    pasb2006
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    diogenes_g3

    Amigão tenho uma GVT, puta guitarra. A minha está na cor natural(comprei ela azul e removi a tinta). E está com captadores Seymour, JB na Ponte, e JB jr. no meio e braço. Ficou simplesmente fantástico, extremamente versátil, encara do Jazz ao Heavy Metal oitentista.

    Eu não pintaria, o dono antigo da minha pintou de azul, e ficou bem feinho, sem falar que abafou bastante o timbre.

    ruiveichon
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu paguei a incrível bagatela de 850 pratas no ML.

    de graça, sorte sua ter encontrado antes de mim hauehaeuhuahahaauh

    parabens pela guitarra.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: guilhermerizzo
    · votar


    ruiveichon

    Não ficou nem um dia no ML. Arrematei sem pestanejar.

    Fiz uma gravação com ela, logo que comprei. timbre excelente, na minha opinião...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/183256/

    pasb2006
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guilhermerizzo

    Eu dei muita sorte também, paguei 650 na minha, e ela ainda veio com um JB na POnte e Dois JB jr. meio e braço.

    ruiveichon
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pasb2006

    tu foi mais sortudo que o guilhermerizzo

    mais de graça ainda!

    diogenes_g3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pasb2006
    valeu a dica brother .. vou pensar melhor .. é que to super afim mesmo de pintar ela .. mais não to afim de perder nem um pouco do som dela .. acho demais .. e achei ela super versátil



    guilhermerizzo
    cara muito boa o seu tópico.. consultei antes de pegar a guitar .. vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cort G VT - Nova aquisição - Mini Review