| Autor | Mensagem | 
| Mystikus Veterano
 | # jan/08 
 
 Olá, estou aprendendo guitarra há cerca de 3 semanas e peguei o programa guitar pro, compreendi quase toda a simbologia mas restaram duas dúvidas, por favor me ajudem!
 
 A primeira dúvida é a seguinte, na imagem abaixo como podem ver, existem essas flechas ao lado do numero das casas, o que elas significam?
 
 Imagem1
 
 Já nessa segunda dúvida, essa tab eh da música We're all to blame, do Sum 41, nela as casas 8 e 6 estão na mesma linha, porém não há nenhuma casa a ser pressionada na 4ª corda (entre
 as cordas que possuem casas a serem pressionadas). O que devo fazer? tocar somente as cordas 3 e 5, ou também devo tocar a 4ª corda, mesmo sem nenhuma casa a ser pressionada? Abaixo segue a imagem para que vcs possam conferir melhor:
 
 
 Imagem2
 
 Desde já agradeço ; )
 
 
 | 
| sonito Veterano
 | # jan/08 · Editado por: sonito · votar
 
 quanto as flechas.. quer dizer que deve de tocar de forma mais calma  de cima para baixo ... de forma a soarem todas as notas mas uma de cada vez...
 
 e na musica We're all to blame
 
 onde esta
 
 -  -
 -  -
 -8-
 -  -
 -6-  vove pode fazer  :
 -  -
 
 
 -  -
 -  -
 -8-
 -8-
 -6-   de forma a fzer um acorde
 -  -
 
 
 
 e ja esta tudo ... :)
 
 
 | 
| Mystikus Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 pow brigadao cara... no caso da flecha eu começo palhetando para cima entao? e quanto no caso da musica we're all to blame, sempre que aparecer algo do tipo eu posso fazer isso? vlws =)
 
 
 | 
| Renan Russo Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 Mystikus
 
 Na primeira duvida, essa flecha significa que vc deve tocar as notas ñ simuntaneamente, com suavidade; a flecha pra cima significa q vc deve tocar de baixo para cima, e vice e versa.
 
 Na segunda duvida, O Sonito generalizou, mas vc ñ deve incluir sempre pawer chord, tente tocar a musica como ela eh.
 
 - -   Vc deve tocar somente as cordas que estão marcadas
 - -   por suas determinadas casas, no caso as cordas A (lá) e
 -8-  G (sol), para vc tocar essas duas cordas sem tocar a que está
 - -   entre os dois (ou seja a corda A "lá"), vc deve usar o dedo
 -6-  polegar e o indicador, tenta estudar dentilhado, vai ajudar.
 - -
 
 
 - -  Evite fazer isso, pois vc não vai evoluir tecnicamente.
 - -
 -8-
 -8-
 -6-
 - -
 
 
 | 
| lucas-sarmento Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 Nesse segundo exemplo você deve tovar apenas as casas indicadas. Abafando a corda ré impedindo-a de soar
 
 
 | 
| Renan Russo Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 lucas-sarmento
 
 Abafando a corda ré impedindo-a de soar
 
 Abafando??? Vc usou o termo errado, abafar é um efeito no instrumento como bend, release, slide, vibrato... que ñ deve ser acrescentado quando ñ ordenado.
 
 
 | 
| Léo Veterano
 | # jan/08 · Editado por: Léo · votar
 
 Renan Russo
 cara abafar serve pra corda que vc n for tocar não vibrar, ou seja pra n sair o som dela entendeu?
 vc deve ta confundindo com uma tecnica q se eu n me engano chama palm mute, em que vc abafa as cordas com a mao direita (se vc for destro). No exemplo que vc deu, vc abafa a corda com a mão esquerda msmo. Só pra n sair o som da corda solta.
 
 
 | 
| billy ramone Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 Abafando??? Vc usou o termo errado, abafar é um efeito no instrumento como bend, release, slide, vibrato... que ñ deve ser acrescentado quando ñ ordenado.
 
 Mas a variaçao eh pequena, em casos assim sempre abafo a corda do meio
 
 
 | 
| Léo Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 Renan Russo
 hahaha mal... falei com vc como se vc fosse iniciante pq achei q vc tinha criado o tópico...
 
 
 | 
| BlacK Dog Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 Mystikus
 Você pode usar o seu próprio dedo indicador para abafar a corda que não vai ser tocada. Só tome bastante cuidado com isso, pois se vc não abafar corretamente vai ficar uma barulheira que só. Tente com os outros dedos também.
 
 
 | 
| Mystikus Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 hum... certo, soh nao entendi o que se deve fazer para abafar, por exemplo coloco os dedo indicador na casa 6 e o anelar na casa 8 e sempre que eu palhetar eu coloco o dedo do meio na 4ª corda pra nao permitir que saia o som?
 
 
 | 
| BlacK Dog Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 Mystikus
 por exemplo coloco os dedo indicador na casa 6 e o anelar na casa 8 e sempre que eu palhetar eu coloco o dedo do meio na 4ª corda pra nao permitir que saia o som?
 
 Exatamente. Ou use o dedo indicador, como eu já escrevi. "Deite" ele sobre a corda de uma forma que a abafe. Vá experimentando pra achar o melhor jeito.
 
 
 | 
| Jg Destroyer Veterano
 | # jan/08 · votar
 
 Eu abafo com o indicador pra fazer esse tipo de acorde
 é so treinar...
 se ele treinar a  abafar com o dedo medio nao vai ser bom pra evolução dele nao
 
 va treinando com o indicador mermo meu fio
 
 ponha a ponta dele na 6 casa e deixe o dedo "curvo", encostando de leve nas outras cordas.
 
 so isso :)
 
 
 |