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LuizPauloGS Veterano |
# jan/08
Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para a seguinte dúvida... eu estou começando a estudar as escalas/modos, eu tenho a seguinte base...
Ouçam a mini Backing Track que eu gravei... http://www.4shared.com/file/35938869/9c3e75c/Wah-wah_dahora.html?dirPw dVerified=739e194f
Acordes Principais: Am7 - D7(9) - Bm7 - E7(9) - E7(b9)
Gostaria de saber que escala/modo eu uso sobre esses acordes pra dar um som legal que combine com o ritmo?
Valeu!
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Minow Veterano |
# jan/08
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Am7 - Eólio, Dórico D7(9) - Mixolídio Bm7 - Eólio, Dórico E7(9) - Mixolídio E7(b9) - Lócrio
Ps: nem ouvi a BT
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Juliano P Veterano |
# jan/08
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Minow mas oq vc quis dizer..q pra cada acorde eu faço oq ta na frente.. ou um desses serve pra progressão toda?
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Minow Veterano |
# jan/08
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Juliano P A cada acorde você faz o que tá na frente. É uma das muitas opções.
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Juliano P Veterano |
# jan/08
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Minow ta certo..valeuu cara! brigadao!
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Hyrah Veterano |
# jan/08
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Você pode usar nos 3 primeiros acordes a escala maior natural de G, que em relação a estes seria A Dórico, D Mixolídio e B frígio. Para o E7(9) você usa as notas da maior natural de A, o que seria correspondente ao E mixolídio. Já para o último acorde, você usa o E Mixo 6b/9b (Frígio 3), correspondente ao V grau da Escala Menor Harmônica de A.
Ficaria assim: Am7 - A Dórico D7(9) - D Mixolídio Bm7 - B Frígio E7(9) - E Mixolídio E7(b9) - E Mixo 6b/9b
Espero ter ajudado!
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Toca a escala eólia, só que toca ela 1 tom abaixo, senão fica muito óbvio =[
Vai ficar uma tensão bem legal... meio feia, mas bem expressiva...
E não muda qdo o acorde mudar não, mantem nela, justamente pra dar a tensão...
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Agora se quiser deixar bonito mesmo(não expressivo, mas impressivo), você muda como nosso amigo falou, mas muda atrasado, tipo muda antes de chegar no acorde, na metade do caminho...
Aí ja é impressionismo, muito bonito...
Mas da pra mudar junto como o Minow falou, que é o movimento classico mesmo...
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LuizPauloGS Veterano |
# jan/08
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Minow thanks, vo experimenta esses modos
Hyrah E Mixo 6b/9b (Frígio 3), correspondente ao V grau da Escala Menor Harmônica de A. o que ser isso?? rss
lam777 eu encaixo a eólia em G??
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lam777 Veterano |
# jan/08
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Olha agora escutei aqui, e não vai dar não... Parece LA bemol e maior com no máximo com 9+, sera que minha guitarra ta desafinada?
Usa isso: Escala Jonia de La Maior com quarta aumentada
E pra dar tensão pega ela 1 tom abaixo como Mixolidia... com quarta aumentada...
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lam777 Veterano |
# jan/08
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Ah ta os acordes estão fora de ordem, Escala Jonia de Sol Maior com quarta aumentada ou 1 tom abaixo mixolidia com quarta aumentada
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Curly Veterano |
# jan/08
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moçada, vamos pensar um pouquinho antes postar e nego delirando em cima...
LuizPauloGS
faz o seguinte meu, toca a progressão e aí use as notas que estão debaixo dos seus dedos ! quer dizer, vai em cima das notas dos acordes, isso aí funciona melhor do que qualquer teoria escalafobética dessas que andam por aí...
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Pronto achei, a melhor escala:
Escala de sol maior, com terça menor(9+), quarta aumentada e sétima menor....
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lam777 Veterano |
# jan/08
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Curly
Deixa ele usar assim pra dar uma poko de tensão...
Escala de sol maior, com terça menor(9+), quarta aumentada e sétima menor....
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jan/08
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lam777 Ele não vai usar C# em cima de Lá menor nem F em cima de Si menor.
Cada acorde vai ter uma "escala". Na verdade os modos gregos nada mais são do que a repetição da escala Jônica começando e terminando em notas diferentes:
G Jônico : G A B C D E F# G A Dórico(é nada mais que o Am7 da sua progressão) : A B C D E F# G A . .
Viu a "diferença"? Eu qd vou tocar vejo como uma escala só nesse caso, só levo em conta as notas alvos, que são as notas do acorde do tempo.
Qd entra no E7/9 vc tah fazendo um empréstimo modal, no caso vc pode tanto tocar a escala menor harmônica de A como a escala Maior de A(=A Jônio).
Tenta tocar as duas escalas pra vc sentir a diferença. O negócio dos modos gregos não é te dar a escala rígida na qual vc vai tocar, mas sim você poder escolher a sonoridade que você deseja.
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LuizPauloGS Veterano |
# jan/08
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Curly É, usar as notas dos acordes é um ótima idéia, coisa que ás vezes a gente esquece de pensar rss
lam777 G A Bb C D E F, isso neh?? é quase uma menor melódica neh? rs
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LuizPauloGS Veterano |
# jan/08
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22222 oirartnoc oa aos poucos eu acho q vo entender, ainda acho meio saladão esses modos gregos rs
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Hyrah Veterano |
# jan/08
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LuizPauloGS
Basicamente a Escala Menor Harmônica de A.
A escala menor natural eólio de A possui as notas A B C D E F G constituindo o seguinte campo harmônico: Am Bm7/5b C7+ - Dm7 Em7 F7+ G7
Na escala menor harmônica de A você aumenta em meio tom o VII grau ficando assim:
A B C D E F G#
Constituindo um campo harmônico diferente, que é o que chamamos de Menor Harmônico:
Am7+, Bm7/5b, C7+/5#, Dm7, E7, F7+, G#º
Pois bem, para harmonizar o último acorde da sua harmonia o E7(9b) que possui as notas E,G#,B,D,F , você só vai encontra-lo no V grau da menor harmônica, que é o modo Mixo 6b/9b, que é nada mais que a menor harmônica de A partindo do V grau:
E, F, G#, A, B, C, D
Note que ele harmoniza perfeitamente com o E7(9b)
Tentei te dar uma explicação mais técnica da coisa, mas na prática é muito mais simples do que parece, é basicamente a Escala Menor Harmônica de A com a tônica no E.
Deu pra esclarecer algo?
Forte Abraço
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Bolo de laranja Veterano |
# jan/08
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Am7 - D7(9) - Bm7 - E7(9) - E7(b9)
3 primeiros acordes:escala de G maior
E7(9) = A maior e pro outro também;
Abraço
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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22222 oirartnoc oa
Pitagoras.... realmente se você mudar de grau, muda de escala. Eu porém vou te dar um conselho considere uma escala só em improviso, do começo ao fim, já que muitas vezes eu vou por exemplo estar tocando uma escala lidia, no lugar de uma jonia.... E é mais facil eu falar, que usei Lidia ou Jonia, ao invés de falar que estou usando 7 escalas diferentes, por exemplo, que ela viro Eólia, quando a música estava no sexto grau... Tipo eu proponho isso no livro "free" que estou escrevendo "o Atonalismo em 4 elementos"
Luiz Paulo G
Usa a escala que eu passei: T 2M 3m 3M 4 4+ 5 7m 7M T
Esta é uma escala maior, com algumas notas interessantes, entre elas uma nota de ligação para uma triade meio tom acima... O som vai rolar muito bem... Vocês podem testar ela em cima da base dele, e vão gostar muito!
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james_the_bronson Veterano |
# jan/08
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lam777 Escala Jonia de La Maior com quarta aumentada
Lídio xP ???
terça menor(9+)
Hein òÔ ?!?!
O senhor é bem pouco ortodoxo hein ^^ ?!?!
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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ehehehehehehe, foi o melhor elogio que ja recebi na minha vida hehehe =]
Toca pra tu ver, fica lindo!!! é sério ehhehee =] Só experimenta na base dele ehhehe =], Só que o tom é Sol...
Ó da uma olhada, aí tem 4+, 9+, sétima... tudo onde era pra ser jonio: Tem segunda menor também, alem da terça menor(ou 9+)...!
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suave Veterano |
# jan/08
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!!!!
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LuizPauloGS Veterano |
# jan/08 · Editado por: LuizPauloGS
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lam777 fico bem interesante essa escala, dahora o video tb!
eu experimentei a seguinte escala em D com base na escala mixolídio: T 2M 3M 4 4+ 5 6M 7 7M T
O que vocês acham?
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Opa, pra vc ver, é só não ter preconceito e experimentar....
E as teorias aí em cima, sabe vamos pegar outro assunto a fisica, Newton nunca esteve errado, pode usar q fica certo! , Mas eu particularmente prefiro assim...
Já na música, Pitagoras e Bach, funcionam muito bem... pra quase tudo...
Que respeitemos um ao outro!
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