Autor |
Mensagem |
Lak Lak Veterano |
# jan/08
galeeera to ficando loco tentando entender as medidas da guitarra
basicamente a duvida eh sobre como as seguintes medidas mudam a tocabilidade e no som:
-radius (angulo da escala neh? 9.6", 12"...)
-comprimento da escala (24.3/4, 25.1/2...)
-angulo do headstock!! me disseram q esse eh o que mais influencia na "maciez" e tocabilidade da guitarra
mas enfim, nao entendo COMO essas medidas mudam a guitarra... quanto mais radius mais o que? menos o que? comprimento... angulo... como mudam? queria mto entender isso
valeu galera
abraços
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak Disso eu sei..cansei de ler disso ja!
Qto mais o radius..o raio do "circulo eh maior! e a escala fica menos curvada! 7,4 eh as fender antigas..bemm curvadas! 9.6 sao 90% das fenders..curvadas! 12 radius a escala eh curvada, mas ja eh mas plana um pouco..encontra-se na eric johnson signature por exemplo! e 14 16 e 18 radius..eh Ibanez washburn!
o radius influencia na ação das cordas tb..qto mais curvada a escala..mas dificil de abaixar as cordas! mas qdo mais curvada mas facil pra fazer acordes..principalmente com pestana! ja q a curvatura da escala acompanha a curvatura do dedo da pestana..q tende a curvar!
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak só q isso nao influencia tanto.. alguem dizer..Ahh eu só toco rapido numa escala 18 radius..se me der uma com 12 eu num sei tocar! não eh assim a diferença! sao pequenos detalhes..q influencia mais na hora do gosto..do q na limitação sua!
j´pa em relação ao comprimento da escala! eh a distancia do Nut (pestana) até a ponte! qto mais longe essa distancia..mas vc vai ter q apertar as cordas pra chegar na afinação E por exemplo! entao a corda fica mais dura... e qto mais perto mais macia! outra coisa q nao influencia tantooo! ja q a stratocaster tem a maior distancia ( mais dura)..e ate malmsteen usa!
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08 · Editado por: Lak Lak
· votar
entao _teoricamente_, numa strato, q tem mais curva, e escala mais comprida q uma les paul, eh mais dificil fazer bends??
eh q eu sinto justamente o contrario O__O
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak ja o angulo do headstock...vai determinar a tensao das cordas no começo da escala! pra vc solar ali na casa 1, 2 e 3 por exemplo... se a guitarra tem angulação no headstock..daquele comedinho ali..as cordas vao ta mais tensionadas! qto a guitarra e htipo stratocaster..onde as cordas vao da tarracha em direção reta com pouquissima angulação..! a tensao ali eh menor..e mais macia logo q sai da pestana! outra coisa q nao influenciaaa tantoooo! no caso a les paul tem maior angulção q a strato..e nem por isso eh mais dura!
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
hmm... deu uma boa clareada =D
quanto mais radius, mais reta a escala
quanto mais longa, mais tensas ficam as cordas
e quanto maior o angulo do head, mais tensas ficam as cordas
basicamente isso??
valeu cara!! ajudo bastante =D
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak isso mesmo cara! eu sie q vc entendeu..mas vou fazer um desenho tentando explicar o lance do radius blz?
e qto mais longa mais tensa as cordas ficam (usando a mesma afinação) por exemplo.. se uma guitarra tem a escala de 10 cm...pra vc afinar a corda mi..vc vai ter q apertar menos pra chegar no Mi..do q se a escala tiver 20 cm! com 20 cm vc vai ter q apertar mais a corda pra chegar no mi..e assi mela fica mais tensa e dura!
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Juliano P Disso eu sei..cansei de ler disso ja! Leu como??? Se ninguém nunca falou sobre isso aqui no fórum. E o cara, cansado de tanto usar a busca, teve q abrir um tópico perguntando! =P
|
128556 Veterano |
# jan/08
· votar
quanto menor a escala, menos tensas as cordas ficam
logo uma gibson com 24,75" é mais macia que uma strato 25,5"
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
Soulface auoisheaheua q maldade =X
ah... ele pode ter lido em outro lugar, ou, esta blefando IUASHEAAIOUSHAI
zuera...
128556 faz todo o sentido do mundo, mas ai o dilema maior entra: pq eu acho mais facil fazer bend em strato q em lp?? sou duente? XD
abraços galera
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak Soulface não estou blefando nao! hehe eu ja fiz curso de luthier por 6 meses! algusn aki no forum sabem!
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak vc nao eh doente nao...eu tb prefiro! pq na hora de dar bend..mta coisa influencia! o conforto da guitarra no teu corpo..os trastes..as cordas.. e seu proprio gosto q eh o principal!
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak pq eu acho mais facil fazer bend em strato q em lp?? Simplesmente pq na prática, essadiferença de comprimento é muito menor do q na teoria. A escala de uma Strato é apenas (aprox.) 2cm mais comprida do q a de Les Paul. É uma diferença muito pequena para q se possa sentir ao dar um bend. Outros fatores como a grossura do braço por exemplo, influenciam muito mais. E neste caso, as Strato tendem a ser consideradas mais confortáveis para a maioria dos guitarristas.
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
Juliano P aiuosheiau de boa era zueira cara
mas entao, conforme criei o topico, sai procurando e perguntando em otras fontes tb... e cheguei na seguinte divergencia:
o radios, ao contrario do q esta dito aqui no topico, quanto maior, mais curva!! O_O
fiquei confuso, pq achei q o radius era de raio de uma circunferencia imaginaria q traçaria a curvatura convexa da escala...
mas eu tive as manhas de ir no TRADUTOR DO GOOGLE e meter RADIUS lá, e deu RAIO XD
entao assim, vamos para o metodo pratico de tira teima:
strato = 9 e poco polegadas de radius
les paul = 12 polegadas de radius
QUAL DELAS TEM A ESCALA MAIS CURVA??
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Aqui ta um desenho q eu fiz..pior q um debil mental..ou uma criança de 4 anos! mas fiz querendo ajudar !!! hehaea http://www.4shared.com/file/35731366/d22b3bd6/Escalas.html?dirPwdVerif ied=641b0b4e
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
Juliano P Soulface ahhh saquei, faz sentido!!
nem devo encanar com isso entao, eh testar gostar e pronto mesmo...
mas eai, como frica o tira teima? aiusheiuahea
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak Quanto maiorrr o radius (raio)...o circulo eh maior..e a superficie dele..logicamente vai ser menos curvo! q eh o caso da strato!
|
Gui Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak o lance da escala menor..deixa mais velado o som...quanto mais tensionadas..mais brilho (pelo menos é assim que funciona nos baixos)...quanto menor a escala..mais frouxas ficam e mais aveludado o som!
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Gui isso ai!
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak mas eh isso ai! q bom q entendeu.. eu ach oq ta correto..o luthier q me explicou..! mas nem esquenta com isso nao! as diferenças sao minimas em relação a guitarra toda! escolhe a guitarra pelo timbre..pelo conforto..e a vontade de tocar nela! eu sinto mto mais vontade de tocar numa strato do q em qualquer outra! entao deixa o resto de lado!
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
Juliano P mas a strato tem menos radius!! entao ela eh MAIS CURVA nao é??!
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
Juliano P com certeza vc tem razão qnd diz pra escolher por timbre e conforto... ams eu fiquei mesmo foi encafifado com essas historia de inverter radius maior x menor hahahaha
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
é que eu jurava q as lps eram mais curvas q as stratos, mas pelos dados aqui do topico, sao mais retas!!
eh isso mesmo? auiosheouaheiouahoe
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Quanto maiorrr o radius (raio)...o circulo eh maior..e a superficie dele..logicamente vai ser menos curvo! q eh o caso da strato!
isso q eu escrevi ta errado! a strato eh mais curva..pq tem o raio menor 7,6 por exemplo..raio menor..circulo mais circular kkkkkkkk!
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak isso msm..a strato eh mais curva q a Lp sim!
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
AHHHH ISSO FECHA O TOPICO!!!!!!!!!
AIUSHEIUAOHEIUOASHUIOAHSUIOEHAUIASHEISAHE
entao quanto mais radius, mais reto
quanto mais longa a escala, mais tenso
quanto maior o angulo do head, mais tenso
e strato tem escala mais curva q lp!!
CLOSE TOPIC???
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
pega a guitarra e olha de lado, e observa nos trastes.. ja q eles seguem a superficie da escala! pelos trastes da pra ver certinho a curva!
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak exatamente..corretissimo! achei um treco aki rpa vc ler..nao fecha ainda nao! mas ta certo sim!
|
Lak Lak Veterano |
# jan/08
· votar
Juliano P beleza!!
aiusheiua aee aleluia entendi isso...
valeu caras!! valeu mesmo =D
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Lak Lak O seu raciocínio inicial sobe o abaulamento da escala (é assim q se fala) está correto. Quanto maior o raio, menos curva será a escala. Mas não existe um padrão por marca... Fender e Gibson são mais tradicionais. Mudam pouco de um modelo par ao outro. Usam só 2 ou 3. Já marcas como Ibanez e ESP usam vários tipos de abaulamento. Conforme oq eles acham melhor para cada modelo.
Mas na verdade, o ideal não é vc ter uma escala com o abaulamento uniforme. Como mesmo raio do início ao fim. Isso pq, como o braço fica mais largo no final, o abaulamento sentido pelas mãos tb é maior. O ideal mesmo é um abaulamento feito com o raio ficando maior conforme se vai chegando ao fim da escala. Igine um cone... a circunferência dele é menor no começo e vai aumentando... Agora coloque o braço da guitarra dentro desse cone, com a escala grudada nele e acompanhando a circunferência... Assim seria o abaulamento ideal. Alguns fabricantes fazem isso, mas não todos. E artesanalmente, é quase impossível de se fazer com precisão.
|