Autor |
Mensagem |
rafael_00 Veterano |
# jan/08
Sempre ouço meu professor falando, pra fazer solos precisa de tensão de não sei o que.
Bom até agora não sei o que é.
E outra coisa que também não sei, é escala cromática. Pra que serve, quando devo usá-la e como é formada?
Abraço
|
Minow Veterano |
# jan/08 · Editado por: Minow
· votar
rafael_00 Tensões são intervalos que tem um som literalmente "tenso", como o trítono (quarta aumentada/quinta diminuta), a segunda menor (a famosa musiquinha do Tubarão), etc. Esse som 'tenso' pede uma resolução pra um intervalo mais 'calmo', que dá a impressão de finalização. A *bem* grosso modo é isso.
Escala cromática é simplesmente a escala das 12 notas, com todos os semitons.
|
rafael_00 Veterano |
# jan/08 · Editado por: rafael_00
· votar
Como assim todos os semintons?
É T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J dai vai indo té 12?
E tensão usamos quando queremos mudar a intensidade da música por exemplo?
|
Minow Veterano |
· votar
rafael_00 Não, é T 2m 2M 3m 3M 4j Tr 5j 6m 6M 7m 7M.
Só pra constar, o que você falou aí é a própria escala maior. E gostei do "oitava justa" que você botou aí =P
|
rafael_00 Veterano |
# jan/08
· votar
ah entendi
valeu!
|
pedrobrito Veterano
|
# jan/08
· votar
Minow quarta aumentada/quinta justa
Não é 5J, é b5 !
|
pedrobrito Veterano
|
# jan/08
· votar
rafael_00
Escala cromática é composta pelas 12 notas existentes aqui no nosso mundo ocidental!
|
Minow Veterano |
· votar
pedrobrito Eita, obrigado! Isso que dá escrever rápido. Arrumei lá.
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
rafael_00
Escala cromática é uma escala que evolui em semitons. Partindo de uma nota, cromatizando até a sua repetição, você terá 12 semitons e como conseqüência terá 12 notas diferentes.
Ex.:
C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B, C
G, G#, A, A#, B, C, C#, D, D#, E, F, F#, G
C, B, Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb, D, Db, C
F, E, Eb, D, Db, C, B, Bb, A, Ab, G, Gb, F
etc.
Quando se fala de improvisação, o cromatismo não precisa partir de uma nota até a sua repetição, e sim partir de uma "nota de origem, cromatizando até uma "nota de destino".
Ex.:
C, C#, D, D#, E
A, Ab, G, Gb, F
etc.
|
Albernardino Veterano |
# jan/08
· votar
Escala cromática é composta pelas 12 notas existentes aqui no nosso mundo ocidental!
Pq , no oriente tem mais intervalos?
|
Minow Veterano |
· votar
Albernardino Um semitom contém micro intervalos chamados de comas.
Antigamente, nos instrumentos não temperados, existia uma discussão a respeito da distância entre os semitons cromáticos e diatônicos. Uns diziam que a distância entre o semitom cromático era de 5 e o diatônico de 4, e vice versa. Pra acabar com a discussão, criaram o sistema temperado onde cada semitom tem uma distância de 4,5 comas. Isso significa que nos instrumentos não temperados, um Bb é ligeiramene diferente de um A#.
Algumas escalas e instrumentos orientais ainda usam um sistema diferente do europeu.
|
Albernardino Veterano |
# jan/08
· votar
Isso significa que nos instrumentos não temperados, um Bb é ligeiramene diferente de um A#.
o que significa instrumento n temperado?quais sao? jah havia ouvido q os semitons era divido em alguma coisa..... mas cada coma ae eh uma nota tb?
mas se as casas da escala do violao/guita fosse dividida em comas o que seria entao? eu jah me mato pra diferenciar uma A# de um B por exemplo no meio de uma musica....
|
Raissamus Veterano |
# jan/08
· votar
Minow
Essas notas distantes de 4 ou 5 comas não soariam "desafinadas", ou apenas teriam sonoridade diferente do que estamos acotumados? Seria algo parecido com bends de ¼ de tom?
|
lam777 Veterano |
# jan/08
· votar
Essas notas distantes de 4 ou 5 comas não soariam "desafinadas", ou apenas teriam sonoridade diferente do que estamos acotumados? Seria algo parecido com bends de ¼ de tom?
Dariam uma emoção diferente só... mas tem gente q fala que é desafinado, sei la, as cores num quadro nem sempre são perfeitas as vezes a idéia é borrar mesmo né.... depende...
Por exemplo o guitarrista do Zz top chega a usar todos os comas, depende da música... e fica bem legal...
|
james_the_bronson Veterano |
# jan/08
· votar
lam777 o guitarrista do Zz top chega a usar todos os comas
Como ele faz isso???
|
james_the_bronson Veterano |
# jan/08
· votar
E creio que quando o seu professor fala de tensão, ele se refere às notas que não pertencem ao acorde ( ou seja, que não são nem tônica, nem 3ª, 5ª ou 7ª )...
|
KelvingH Veterano |
# nov/09
· votar
eu tenho uma duvida parecida com a dele e pra nao criar outro tópico...
pra que serve a escala cromatica? é so uma sequencia de notas, nao da pra improvisa, faze um solo, porra nao eh uma escala inteligente! UHAHUAHUAHU ou eu que nao sou o basntante para interpretala bem? me expliquem rsrsrrs
|
bpv Veterano |
# nov/09 · Editado por: bpv
· votar
KelvingH
Serve pra fazer exercícios tipo 1234 =]
http://www.jguitar.com/scale.gif?scale=Chromatic&root=E
|
Headstock invertido Veterano |
# nov/09
· votar
Bom up, não fazia a mínima idéia da existencia dos comas, muito interessante =)
|
Prometherion Veterano |
# nov/09
· votar
KelvingH é so uma sequencia de notas e as outras escalas são o que mesmo?
O que você pode fazer é misturar, por exemplo: No meio de um solo em C Jônio você mete um cromatismo e volta pra escala, as vezes fica legal...
|
joabfarias Veterano |
# nov/09
· votar
KelvingH pra que serve a escala cromatica?
É bem verdade que é mais fácil compor usando a escala diatônica, mas depois que você passa a conhecer melhor algumas ótimas músicas que usam cromatismos, sua opinião muda. Um ótimo exemplo é o nosso Hino Nacional (que é musicalmente lindo, na minha opinião) que usa 11 das 12 notas existentes no temperamento ocidental. Mas pra compor algo cromático e "melódico" é bem difícil. Os caras do Slayer são muito bons nisso, ouça "South of Heaven" e você ouvirá ótimos exemplos de tensão e cromatismos.
|
LeandroP Moderador |
# nov/09 · Editado por: LeandroP
· votar
lam777 Por exemplo o guitarrista do Zz top chega a usar todos os comas, depende da música... e fica bem legal...
james_the_bronson Como ele faz isso???
Pois é, comafas isso?
Albernardino
Relaxa, a guitarra é um instrumento temperado. A não ser que você toque uma guitarra fretless (sem trastes), aí sim poderia se preocupar com os comas.
|
Vinicius Capiotti Veterano |
# nov/09
· votar
rafael_00
Tensão na música, pelo que sei, é a sensação de que algo vem após. É a mesma coisa quando estamos falando...
Tipo, a frase: Eu fui na padaria, mas não tinha pão.
Quando tu fala a última sílaba da primeira oração "padaria" tu cria uma tensão sonora, que se resolve na próxima oração. Se tu falar só a primeira oração e deixar a segunda de lado, vai dar pra perceber a tensão.
Viajei, mas espero não ter falado bobagem xD
|
LeandroP Moderador |
# nov/09
· votar
que se resolve na próxima oração.
Ou na próxima padaria, talvez...
:P
|
Richard Guitar Veterano |
# nov/09
· votar