Como e onde usar escala cromatica em um solo?

    Autor Mensagem
    fael maggot
    Veterano
    # set/12


    Boa tarde a todos... desculpe se estou postando no lugar errado.. esse é meu primeiro post.
    Bom.. vou começar dizendo que fiz aula por 10 meses, mas agora tive que parar por falta de dinheiro.. e agora estou a estudar sozinho.

    Meu professor era do tipo que da aula pratica..muito raramente ele ensinava algo na teorica . Nesse tempo todo o que eu mais estudei com ele foi as escalas maiores e menores.. somente isso. ( ele disse que as pentatonicas não são tão importantes assim. )

    Sobre a minha duvida... Eu perguntei ele uma vez como usar, onde usar escala cromatica... mas incrivelmente ele me disse que não sabia como usar ( e olha que ele é um musico a mais de 15 anos, e ja tocou com kiko loureiro )..

    então minha duvida é essa: Como e onde usar escala cromatica?!?!
    Por exemplo: Tem duas musicas do Slipknot que eu aprendi a tocar..
    Nelas duas tem escala cromatica.. vou tentar mostrar aqui.

    PSYCHOSOCIAL
    Corda E 555555-666666-888888-777777


    SIC A 999999-666666-777777-555555

    Espero que tenha entendido minha duvida!
    Obrigado

    rod_SRV
    Veterano
    # set/12
    · votar


    fael maggot
    Olha cara, um professor que diz que pentatonica não é importante???
    As cromáticas, até onde sei, podem ser usadas em qualquer solo ou riff (posso estar enganado!!) Por exemplo o solo da música Sweating Bullets do Megadeth é uma cromática, o riff de Master of Puppets é cromático, imebag Darrell usava muito cromatismo tbm....Geralmente vejo muitas cromáticas no Jazz. O uso dela depende muito da tua criatividade!!
    Abc!!

    fael maggot
    Veterano
    # set/12
    · votar


    ;/ Não foi bem a resposta que eu queria...

    eu quero saber é se por exemplo, eu posso fazer um solo tipo assim.. 1111-2222-3333-4444-5555 em qualquer tom e qualquer escala.

    renatoff
    Veterano
    # set/12 · Editado por: renatoff
    · votar


    vc pode usar a escala cromatica sempre que quiser e onde quiser, desde que soe legal.

    a escala cromatica de F por exemplo é:

    E|-1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-|

    como deu pra ver eu uso todas as notas... entao o tom da musica n muda em nada o jeito de usar a escala.

    se quer um exemplo pratico ouça a musica Nightmare da banda Avenged Sevenfold... ela começa com uma escala cromatica... nao tem nenhuma explicaçao teorica, simplesmente foi usada para dar uma sensaçao de cançao de ninar.

    espero que vc tenha entendido agora! :D

    P.S.: pede o dinheiro de volta pro seu professor...

    blinkboy
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pode usar onde quiser portanto que o som não fique ruin, mas eu acho que onde você usar não estará errado.

    (esse seu prof era loco meu. :O nada contra ele. :x)

    guitar380
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    e ai brothers beleza? Existem infinitas possibilidades no uso da escala cromatica, e tbem depedendo do tom q vc estar tocando deve ter um pouco de cuidado de onde parti a escala, o interessante e vc usar em passagens de acorde maiores para acordes menores, o som e muito legal! por ex: na passagem de D para Bm, vc pode parti a escala cromatica da nota Si, ou seja da pentatonica de Bm7 que e relativo de D. tab: E78910
    A78910
    D789

    fabioche
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ouça o solo de highway star... acho q o Blackmoore sabia mais ou menos como cromatizar as coisas...rs

    guitar380
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    essa escala de blues maior contendo tambem o cromatismo e muito interessante vou dar um exemplo em A7! os graus sao: T-3m-3M-4j-4aum-5j-7m pode ser usada no acorde maior ou menor, so tem que tomar cuidado com as notas de repouso, pra nao dar choque com a base, uma escala muito usada no blues, jazz etc. usa depois tu mim fala com foi! valeu abracos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como e onde usar escala cromatica em um solo?