Escola em Brasília - BSB Musical ou GTR?

    Autor Mensagem
    wsjunior
    Veterano
    # jan/08


    Olá amigos guitarristas de brasília, estou definitivamente interessado em ter aulas de guitarra depois de anos como auto didata. Gostaria de saber a opnião de vocês sobre qual escola escolher. Estou em dúvida entre a BSB Musical e o GTR daqui de Brasília. A BSB Musical parece ter mais tradição, cursos autorizados pelo MEC e profissionalizantes, já o GTR tem muita fama por ter guitarristas famosos dando aula.

    O Preço da GTR atual é de 148 reais por 1 aula semanal e haverá também aulas teóricas gratuitas, já na BSB Musical o preço é de 176 para o curso profissionalizante que inclui aulas práticas, teóricas e percepção dentre outras. A BSB parece ser mais organizada tem um plano de estudos e tudo mais, porém os professores da GTR são mais conhecidos, não sei se o método é melhor ou pior.

    Alguém poderia comentar acrescentando algo que possa me ajudar na escolha? Obrigado!

    Sanslash
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cara eu tbm to com a mesma dúvida...!
    Tbm sou de Brasília, melhor, Taguatinga!
    Pelo seu perfil parece q vc tbm neh!
    Uma vez eu liguei para a GTR e fiquei interessado..os professores de lá parecem ser mt bons!
    A GTR é reconhecida pelo MEC??

    Messiah King
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    GTR,,, o dono da Gtr toca no ALmah!! uhashuashuas kra gtr eh a melhor escola de guitarra de brasilia... pode ir tranquilo... vai lá e faz aula com o Ian ow se naum com o Fabricio Moraes... os dois são fodões! lá tu aprende de verdade...

    onetwonotes
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    GTR certo!

    wsjunior
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Respondendo ao Sanslash: Não, o curso de guitarra do GTR não é reconhecido pelo MEC, parece que é só um método do Marcelo Barbosa mesmo.

    Messiah, de que adianta o dono tocar do Almah se a aula com ele é mais de 200 reais? O método de lá é dele, mas os professores são jovens de 18 à 25 anos aproximadamente que fizeram o curso e viraram professores.

    Tipo, eu sei que o GTR tem essa fama toda e tal, que o Marcelo é sinistro e alguns alunos dele também, mas tô querendo saber mesmo no contexto do músico profissional o que mais vale a pena...

    Fui lá na BSB hoje e confesso que fiquei bastante seduzido pelo método e pela estrutura que eles oferecem, passa uma certa segurança e o esquema é como se fosse o de uma faculdade em que existem os módulos que você estuda em 1 semestre, é avaliado e segue em diante, equanto no GTR parece que não tem isso, o cara estuda mais por conta própria, e não é avaliado. Pelo menos foi o que a mulher que atendeu o telefone de lá me disse. Vou lá pra conferir pessoalmente amanhã e dou um retorno pra vocês.

    Gostaria de ouvir mais opniões de quem estuda nestas escolas! :D Ajuda aê galerinha :-p

    Leblues
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Gtr vai comer teu dinheiro, e o Bsb tem o mesmo padrao de professores que o Gtr, eu iria de BSB musical!

    Messiah King
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu ia de gtr... =P

    sdsita
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ws junior, qual foi afinal o seu veredito?

    sdsita
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Em consulta ao site do MEC (http://emec.mec.gov.br/) pesquisei e não é encontrado o cadastro da BSB Musical como reconhecido de forma alguma.

    Entrei em contato novamente com a escola e me informaram que apesar da telefonista ter informado que o curso é reconhecido pelo MEC, na realidade o curso é reconhecido pela Secretaria de Educação e Ordem dos Músicos.

    Entrei no site da Secretaria de Educação e não verifiquei o nome da BSB Musical em nenhuma escola reconhecida por este órgão, apenas aparece a Escola de Música de Brasília EMB. No site da Ordem dos Músicos tampouco. Portanto não consegui localizar nenhuma fonte fidedigna que comprove esse "reconhecimento" ou a validade do diploma concedido após 4 anos de estudo no curso na bsbmusical.

    O curso da bsb musical pode até ter uma boa estrutura, e ser muito bom, não tenho dúvida quanto a isso. Entretanto, se ele é vendido como sendo reconhecido pelo MEC isso é errado, pois estão deliberadamente ENGANANDO as pessoas. Como não consegui a confirmação, acredito que esse reconhecimento seja falso e eles podem estar enganando muitas pessoas que podem estar fazendo o curso na esperança de que quando terminarem, terão um curso profissionalizante reconhecido nas mãos, quando isso não é verdade.

    Um absurdo se ganhar dinheiro destruindo o sonho de pessoas.

    victorhb
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara, se vc for levar a sério mesmo. É GTR sem dúvida, mas lá é caro, você tem direito a aula de guitarra, mais 2 aulas teóricas por semana, percepção e harmonização se não me engano... Você tem que fazer valer o seu dinheiro, se for pra pagar GTR, estude pra valer.

    Tem um amigo meu que dá aula lá, todos os professores são muito bons.

    sdsita
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mas a Bsb Musical também é cara. O meu ponto é o princípio da instituição que você tá pagando para frequentar. Já que você está pagando, pelo menos seja por um curso que realmente lhe dê aquilo que promete em troca.

    De graça e com qualidade que eu saiba somente a EMB (Escola de Música de Brasília) mas tem que ver os critérios de seleção, o edital e as vagas para comunidade são limitadas.

    monteiro.rj
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    eaí o que decidiram? alguém sabe informar os preços da GTR?

    thix_bsb
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: thix_bsb
    · votar


    Como não consegui a confirmação, acredito que esse reconhecimento seja falso e eles podem estar enganando muitas pessoas que podem estar fazendo o curso na esperança de que quando terminarem, terão um curso profissionalizante reconhecido nas mãos, quando isso não é verdade.

    Caro sdsita,

    Acho que antes de falar uma asneira dessa, e tentar iludir de forma errônea alguém com afirmativas falsas, você deveria procurar se informar melhor!

    Se você tivesse ligado diretamente na Matriz da BSB Musical qualquer secretária escolar poderia te informar o número do registro na Secretaria de Educação do DF, aliás, que já está homologado desde 27 de setembro 1994.

    Para sua informação o número do processo é 030.011447/93-GDF

    Eu o convido para ir conhecer a BSB, talvez essa visita o faça mudar esse conceito completamente errado que você tem.

    A única coisa que posso afirmar é que em ambas as escolas você aprenderá a tocar muito bem, vá para aquela que se sentir mais em casa!

    monteiro.rj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    acho que a gtr é potencialmente melhor, principalmente pelas aulas teoricas, mas vai de cada um isso ai

    thix_bsb
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A BSB Musical além da prática, também oferece como disciplinas regulares aulas de Teoria, percepção, prática de conjunto, Harmonia, Estágio. Todas essas disciplinas fazem parte do curso da BSB Musical. Mas vai de cada um isso ai.

    blackfarrapo
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    estudei 7 anos na bsb musical, la tinha bons professores também, tinha aula teorica sim, mas o aluno que decide. se quiser fazer aula de teoria é outros professores, aula de violao popular, vai aprender também teoria etc. mas não partitura etc.
    na Gtr acredito ser a mesma coisa, o que muda são os professores e o método, mas não tem muito pra onde correr, o método é aprender guitarra, se vc já sabe o que quer, vc tem que ir no mais barato OLHAr as aulas do professor que mais vc gostar, faz uma aula experimental em cada uma, e pronto.
    A unica que te da diploma de músico é a Ordem dos musicos, todas elas são cursos praticos, nada mais...

    elisabanister
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Escolher uma escola é um passo muito importante na vida de cada aluno, mesmo que você já seja um professor autodidata. Posso recomendar alguns recursos online, como verificador para plágio, que podem ser úteis para você quando se trata de escrever artigos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escola em Brasília - BSB Musical ou GTR?