Luthier, corro o risco ou não ?

    Autor Mensagem
    jtz
    Veterano
    # jan/08


    olá, ainda não levei a minha guitarra nova no luthier para regulagem pois o luthier do meu bairro não é de total confiança.

    por isso, queria saber os riscos que eu corro de não levar uma guitarra nova para regulagem no luthier e, por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável

    abraços à todos !

    thigsm
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    por isso, queria saber os riscos que eu corro de não levar uma guitarra nova para regulagem no luthier e, por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável
    acho que os mesmos, tipo: ferrar o braço, oitavas desrreguladas =P

    tiago_van_halen
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É muito importante q vc mande sua guitarra em um luthier, porém tem q ser um cara já com expressão ou q seja de confiança e não qualquer cara q sabe troca corda de guitarra e se diz luthier.

    Depois de um bom luthier regular sua guitarra, vai sentir muita diferença, trastes, oitavas, tocabilidade, vai uma guitarra volta outra...

    Zeraus
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Post duplo, deixei o editado abaixo.

    Zeraus
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É muito importante q vc mande sua guitarra em um luthier, porém tem q ser um cara já com expressão ou q seja de confiança e não qualquer cara q sabe troca corda de guitarra e se diz luthier.

    Depois de um bom luthier regular sua guitarra, vai sentir muita diferença, trastes, oitavas, tocabilidade, vai uma guitarra volta outra... (2)


    jtz

    Procure indicações de luthier nas principais lojas de instrumentos da sua cidade.

    queria saber os riscos que eu corro de não levar uma guitarra nova para regulagem no luthier

    Basicamente a guitarra não soará tão legal (oitavas desreguladas), o esforço para tocar será maior (corda com tensão alta, ação das cordas alta, etc.) e talvez até te machuque (trastes com rebarbas para fora da escala)

    por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável

    Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos.

    tiago_van_halen
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável

    Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos.


    HAHA, fato!!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos

    Ou deixá-la em ótimo estado.

    É um risco...

    thigsm
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável

    Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos.

    hahahha

    jtz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    acho que a guitarra não iria vir desregulada de fábrica a ponto de empenar sozinha né ?

    eu sempre li aqui que era indispensável levar uma guitarra recém comprada no luthier, mas o que eu ganho levando no luthier é só uma tocabilidade melhor ? cordas mais baixas, oitavas, etc. ?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    jtz

    acho que a guitarra não iria vir desregulada de fábrica a ponto de empenar sozinha né ?

    Por que não??? É por isso que se recomenda levar a guitarra a um luthier quando sai da loja.

    Alguns ajustes são necessários (oitavas, altura de cordas, altura dos captadores) e outros são preventivos (folga do tensor, verificação da parte elétrica e eventuais substituições).

    Só pra fazer uma comparação, quando você leva um carro numa oficina mecânica você também corre este risco... até mesmo em consecionarias.

    spACE
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    semana passada msm levei minha guitar num maldito luthier na teodoro em SP, o luthier q eu sempre levo tava fechado dai eu arrisquei nesse, o cara me deixou a Floyd desregulada, troco uns parafusos do headstock, ele foi retifica os trastes oq foi mal feito e deixo um monte de marcas no braço, Bem esse sao alguns riscos q vc corre de leva num luthier

    marcio_smdo
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: marcio_smdo
    · votar


    jtz

    acho que a guitarra não iria vir desregulada de fábrica a ponto de empenar sozinha né ?

    Irmão, não se trata simplesmente do trabalho na fábrica.

    Leve em consideração que este instrumento ainda pode ficar um tempinho estocado (fábrica/distribuidora/loja), e dependendo da origem vai passear um bocado de navio e sofrer vários manuseios durante o embarque/desembarque/transporte. Isso nem sempre é feito por pessoas qualificadas e/ou sob condições ideais.

    Além da questão da tocabilidade que você mencionou, tem também o fato de que o instrumento pode vir com problema(s) de fabricação, o(s) qual(is) você pode só perceber depois de finda a garantia, que nos instrumentos importados é de 90 dias. Um luthier pode perceber isto no ato da regulagem e te poupar muita dor de cabeça.

    Um luthier cobra algo entre R$ 40 e R$ 100, por este serviço, dependendo do renome dele e da área onde atende.

    Pra quem pagou R$ 2500 num instrumento novo não tem nem o que pensar :)

    Tem alguns tópicos que dão referência de luthier no RJ. Dá uma olhada na busca. Quem regulou a minha e me deu um atendimento muito bom foi o Mauricio Luiz Bertola aqui do fórum, que atende em Niterói.

    Já usei o serviço do Garcia na Praça Tiradentes. Também ouvi falar bem do Rogério da Tijuca.

    Abraço

    ps: editado para corrigir erros de digitação :(

    diwillo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Leve em consideração que este instrumento ainda pode ficar um tempinho estocado (fábrica/distribuidora/loja), e dependendo da origem vai passear um bocado de navio e sofrer vários manuseios durante o embarque/desembarque/transporte. Isso nem sempre é feito por pessoas qualificadas e/ou sob condições ideais.

    Ela pode cair no mar e os caras deixarem ela secar no sol :p

    eheuheue

    jtz

    Leva a guita no luth meu filho!

    jtz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    é vocês me convenceram, vou levar ela no luthier daqui do bairro mesmo, seja o que Deus quiser rs

    valeu pelas dicas moçada, abraços à todos !

    jtz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    po tô pensando em esperar mais e, quando tiver a oportunidade, levar no luthier do Guitar Tech que eu li aqui no fórum, fica em Copacabana no mesmo prédio da Pro Music né ? ou será que é melhor eu levar logo no luthier aqui do bairro correndo risco mesmo ?

    marcio_smdo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jtz
    Não espere. Se o luthier onde você mora não é de confiança, leve logo ao que você encontrou boas referências.

    diwillo
    Ela pode cair no mar e os caras deixarem ela secar no sol
    Se for "azul-marinho" não tem precisa; tá tudo em casa, hehehe.

    Abraço

    jtz
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jtz
    · votar


    marcio_smdo

    eu não vou poder levar logo no luthier em copacabana, porque é meio complicado eu ir pra lá com a guitarra, aí dependo dos meus pais tb

    já o luthier daqui do bairro dava pra eu ir qualquer dia

    a dúvida que eu tô é se é melhor eu regular aqui no bairro mesmo, ou só em copacabana quando tiver oportunidade

    Foukez
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO

    abraço

    jtz
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: jtz
    · votar


    Foukez

    falou tudo, haha !

    abraços

    Zeraus
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jtz
    Se o cara não é da sua confiança, não leve!
    Vc levaria sua mulher num ginecologista que tu não confia? :)

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jtz

    eu diria p/ vc ir e dar uma olhada em outros trabalho desse luthier.

    aí dá p/ ter idéia de como o cara trabalha.

    qto à tocabilidade, falo por experiência própria, depois de passar por
    um luthier, parecia outra guitarra depois de regulada de tão leve
    que ficou para tocar.

    e como alguém falou antes, se tiver alguma coisa fora do lugar onde
    devia na sua guitarra o luthier vai ver na hora e vc tem como reclamar.

    Zeraus
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu diria p/ vc ir e dar uma olhada em outros trabalho desse luthier. (2)
    e como alguém falou antes, se tiver alguma coisa fora do lugar onde devia na sua guitarra o luthier vai ver na hora e vc tem como reclamar. (2)

    Copag
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu vou essa semana pra BH levar a minha na Beggiato. Pesquisei demais, li tudo que podia e, enfim, vou levar devido às várias opiniões agradáveis.

    Houveram opiniões desagradáveis sim, estou com receio (fico com medo de que quem vai mexer não seja ele, e eu perder o dinheiro).

    Mas vou levar. Vai ser a primeira vez que vou a um luthier. Torço pra que tudo corra bem.


    Torçam por mim ;D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthier, corro o risco ou não ?