Calibre das cordas

Autor Mensagem
Tomaz.
Veterano
# ago/09
· votar


Daqui a pouco vai ter nego aí tocando com corda de baixo em guitarra

Konrad
Veterano
# ago/09 · Editado por: Konrad
· votar


Tomaz.
aqui a pouco vai ter nego aí tocando com corda de baixo em guitarra

Ah.... já teve....

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214834/

Tomaz.
Veterano
# ago/09
· votar


Imagino como ficou o braço

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Tomaz.
Imagino como ficou o braço

Pois é... é cada uma que aparece....

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Quanto ao tópico, acho que cordas pesadas dão um resultado interessante, principalmente em resposta de graves. Porém, para quem toca em casa como eu, uma hora por dia, quanto muito, elas não chegam a ser um problema. Mas para quem toca todos os dias, em apresentações e afins, pode causar dores sim. A não ser que se tenha mãos e braços fortes (ui).

Abçs

Proggg
Veterano
# ago/09
· votar


eu voto 0.09 pra começar...... ateh pra tocar direto dependendo do seu estilo e da sua força nas mãos............ varios guitarristas, principalmente os solistas, usam 0.09 pela leveza na hora dos bends, podendo-se alcançar tons muito mais acima da nota base.

eu uso 0.10 faz 5 anos e tem certos solos q eu tento tirar (com bends altissimos) que seriam muito mais faceis (e naum taum doloridos) se eu estivesse com 0.09

como eu tenho duas guitarras, vou passar uma pra 0.09 (mais pra solo) e deixar a outra 0.10 (pra fazer bases com mais firmeza e solos mais trankuilos)

vai depender do estilo e da mão (força) do guitarrista

se o cara fizer um bend de 2 tons numa 0.11 com facilidade, entaum tah otimo pra ele ^^

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/09
· votar


Aproveitando o tópico ja que criei meu topico de hoje:

Eu uso cordas 009 na minha guitarra mas um dia meu pai foi comprar uma mizinha pra mim pq a minha tinha arrebentado faz tempo e sem querer ele pegou uma mizinha 010. Eu coloquei a corda normal, eu estranhei pois a corda mi parecia muito com uma si mas lembrei que a minha si é 012 e a mi eh 010 por isso se parecem. Quando fui tocar eu vi que o som da mizinha não sai de jeito nenhum, só se eu colocar uma distorção nela.
Eu queria saber se o problema pode ser na parte eletrica da guitarra ou se é porque meu encordoamento é 009-042 e eu troquei mizinha que era uma 009 por uma 010.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/09
· votar


up

Leo Zanon
Veterano
# nov/09
· votar


corda 0.10 fica legal em floyd rose??

StratoBlues
Veterano
# nov/09
· votar


Leo Zanon

Fica sim.
Qualquer corda fica legal em qualquer guitarra, isso depende mais de você, sua pegada e o som que você espera delas. Eu gosto das cordas mais grossas (ui gentem!) pois acho que elas deixam a guita um pouco mais difícil de tocar (estranho eu gostar disso), aí me faz praticar mais e mais, até ficar fácil. Minha opinião né.

Outro dia fui tocar numa strat com cordas 0.09, as cordas eram super macias! Eu que sou acostumado em 0.11-0.12, achei leve d+...Enfim.

Acho que depende mais de você. Compre um jogo de 0.10, acho que não vai se arrepender.

Leo Zanon
Veterano
# nov/09
· votar


StratoBlues

Eu gosto das cordas mais grossas (ui gentem!)

UI!!!

hsauhsuahsasas

Vlw ae pela ajuda!!

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


UI GENTEEEM
ri demais
hahahahahaha

enfim, eu tambem prefiro as cordas mais grossas pelo timbre delas e por achar 0.10 e 0.09 muito moles, pra mim uma 0.11 nao se compara com outras a nao ser q seja de calibre maior =P

mas nao se esquece de levar a guita num luthier assim q trocar o calibre das cordas pois com certeza se ela ta regulada pra cordas 0.09 a ponte dela vai subir e vc tambem vai ter q ajustar o tensor, oitavas, essas coisas :D

bpv
Veterano
# nov/09
· votar


StratoBlues

Eu gosto das cordas mais grossas (ui gentem!) pois acho que elas deixam a guita um pouco mais difícil de tocar (estranho eu gostar disso)

Cara, assisti o It Might Get Loud dia desses. Você me lembrou o Jack White, que conta que gosta de guardar umas guitarras empenadas, porque quando vai tocar, ele gosta que seja uma "luta". O Page e o Edge, ficam calados. Acho que acharam um pouco esquisito essa história, haha.

Leo Zanon
Veterano
# nov/09
· votar


.eddie

o foda é achar luthier aqui em barretos.

StratoBlues
Veterano
# nov/09 · Editado por: StratoBlues
· votar


.eddie

Falou algo importante! É bom você levar no Luthier pra trocar. Efetuar uma troca de diâmetro, já mexe com a regulagem da ponte e do tensor. Numa floyd rose então que é bem sensível, devem ser aspectos bem mais acentuados.

Leo Zanon

Uma Strato com 0.11 ou LP com 0.12 são matadoras ao meu ver. Mas tem gente que curte 0.08 ou 0.09, é gosto meu velho. Ou você quer conforto e facilidade, ou você quer timbre e desenvolvimento de punho à la Popeye.

Abs

AsaphGuitar
Veterano
# nov/09
· votar


008 e 009 eh para boiola macho usa de 010 para cima :)

StratoBlues
Veterano
# nov/09 · Editado por: StratoBlues
· votar


bpv

Então, não vou tão longe a ponto de querer um braço empenado. Mas acho que um calibre mais alto, deixa a ação e a tocabilidade mais duras, mas o timbre fica melhor (aos meus ouvidos) e isso me dá uma vontade inexplicável de praticar até conseguir fazer o que faria facilmente com uma 0.09 (ainda não to conseguindo, diga-se de passagem), ou seja, me dá um "gas" na hora de tocar (não confundam com a sindrome) e eu acabo praticando bem mais, só pra tentar limpar aquela parte, ou coisa do tipo.

Eu acho que é bem válido sim.

Abs

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


Leo Zanon
Cara, vc nao precisa levar ela num luthier pra falar a verdade, tudo q vc precisa ta aqui no forum, mas dai vc tem q tomar muitoo cuidado pra nao fazer merda, o recomendado eh sempre levar num luthier, mas vc pode fazer um trabalho "porco" tambem e deixar ela "boa", intende ?

trocar calibre das cordas nao eh um bixo de 7 cabeças como todos pensam =P

Penta_Blues
Moderador
# nov/09
· votar


Bom dia!!!

.eddie
StratoBlues
Rapaziada, recomendo tomar um certo cuidado nos conceitos pra que o errado não passe a ficar "certo" só porque é sempre usado.
Calibre é medida interna e corda é medida externamente já que não é cano. Portanto, corda tem diâmetro e não calibre.
Valeu!!!

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


Penta_Blues
Sim, eu falei q no MEU caso abaixo de 0.10 sao horriveis, nao no geral =P
e todo mundo q eu conheço fala calibre, acho q nunca vi alguem falar diametro hehe
mas q seja, vlw =P

gab_m
Veterano
# nov/09
· votar


Importante ressaltar, que o sustain das cordas de maior calibre tendem a aumentar...

Penta_Blues
Moderador
# nov/09
· votar


Boa tarde!!!

.eddie
Sim, eu falei q no MEU caso abaixo de 0.10 sao horriveis, nao no geral =P
Quanto a isso não tem problema. Questão de gosto, opinião, etc. Não há consenso mesmo.

gab_m
que o sustain das cordas de maior calibre tendem a aumentar...
Pô, acho que não custa ler né?
Parece de propósito...
"cordas de maior diamêtro", ok?

Valeu!!!

StratoBlues
Veterano
# nov/09
· votar


Penta_Blues

Boa tarde ! Obrigado pela correção, já até editei meu post.

Leo Zanon

Acho que você devia testar a 0.10 e ver "qualé a dela" pra ver se fica bom ou não. O gosto pessoal realmente impera nesta questão.

Abs

Sioux
Veterano
# nov/09 · Editado por: Sioux
· votar


Eu uso híbrida, 10/48.
Melhor combinação que já usei pra Stratocaster.

10-12-16-28-38-48.

gab_m
Veterano
# dez/09
· votar


Penta_Blues

Então amigo, calibre sempre foi o nome que ouvi e li, para situar as nomenclaturas entre as cordas, de .009 .010 .011 e etc... E é usado nome nomenclatura calibre, em referncia aos armamentos, tal qual uma arma de calibre "38" é na verdade .358...

Grande abraço!

buddy guy
Veterano
# dez/09
· votar


gab_m

Penta_Blues

Então amigo, calibre sempre foi o nome que ouvi e li, para situar as nomenclaturas entre as cordas, de .009 .010 .011 e etc... E é usado nome nomenclatura calibre, em referncia aos armamentos, tal qual uma arma de calibre "38" é na verdade .358...

Grande abraço!



gab_m

Aproveitando o UP. Que saudade dessa féra aqui:

Penta_Blues

Que parece ter ido embora do cifra,mas uma hora ele volta. Pode crêr !!!!

horwatich
Veterano
# dez/09
· votar


Acho que pra começar tem que ser 010 em Strat e 011 em LP. As guitarra estando bem reguladas e com as cordas baixas é muuuuito fácil fazer os acordes e solar.

Eu discordo de usar 008 e 009 pra iniciantes até pq as cordas duram menos e arrebentam com mais facilidade.

Abs


Concordo com o Maurício, minha lp tem está com 011 e a strato 010, guitarra bem regulada fica fácil de fazer soar, o resto e treino...
Além do mais a qualidade do encordoamento também faz diferença, uso elixir hoje, mas por necessidade tive que colocar dário uma vez na strato... troquei uma semana depois, as cordar ficavam muito asperas e podiam até ser 008 ou 009 que ficarim mais desconfortáveis que a elixir 011...

Copos De Agua
Veterano
# dez/09
· votar


Eu gosto de 011, mas como é um martírio achar elas pra vender, uso 010 por conveniência

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal

É "saudável" colocar cordas de calibres diferentes na guitarra ao mesmo tempo?

Porque eu estou a fim de colocar umas cordas 0.10 como primas e 0.09 como bordões.

Pode Arnaldo? É lance pra cartão ou o juiz pegou pesado no lance?

Carregando
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau

é o famoso encordoamento hibrido...

mas o normal seria .010 em cima, e .009 como primas... regulando a guitarra pra isso, não tem problema algum.

que espessura de cordas tu utiliza?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Calibre das cordas