Autor |
Mensagem |
lam777 Veterano |
# dez/07 · Editado por: lam777
>>> Se possivel me escutem tocando antes e comentem: http://www.4shared.com/file/33387506/2a06f903/blues6x8.html
=> Introdução Existem vários fatores que alteram a afinação durante a execução de uma música.
Uma técnica para evitar isso é chamada "beijar a guitarra", consiste em alguns processos simples que você deverá fazer enquanto afina a guitarra antes de começar a tocar.
=> A- Pré-requisitos a) Um afinador Se você não tem um afinador, poderá baixar gratuitamente na internet programas que fazem isso rasoavelmente mal, mas é melhor que não tê-los. b) Qualquer guitarra/baixo c) Guitarra plugada em equipamento ou programa de afinação que esteja funcionando adequadamente. Pode ser uma Zoom.
=> B- Colocando as cordas 1- Começe a colocar da corda mais fina pela mais grossa 2- Tente enrolar o máximo possivel cada corda. 3- Nunca deixe a corda enrolar embaraçada(subindo uma por cima da outra), se isso acontecer, desenrole e enrole menos até que a corda fique enrolada normalmente.
=>C- Afinando a guitarra 1- Afine como de costume, mas começando pelas cordas mais finas.
=>D- Beijando a guitarra 1- Comece pela corda mais fina, com a mão direita esticando(puxando) com força rasoavel as cordas na direção contrária aos captadores, mas não solte de forma brusca! O objetivo é não deixar as cordas produzirem som, relaxe-as lentamente e tire a mão sem deixar que produzam nenhum som. 2-Faça isso em todas as cordas. Segurando em torno de 5 segundos. 3- De olho afinador, começe a afinar novamente todas as cordas mas com cuidado pois você não poderá solta-las apenas aperta-las, ou o processo não terá efeito sobre a corda. 4- Caso aconteca de você passar do ponto certo enquanto esteja afinando e seja obrigado a solta-la, solte-a 2 tons, e recomeçe o processo do inicio para a corda. 5- Repita o processo todo, perceba que algumas cordas começam a parar de perder a afinação, e já não precisam mais ser beijadas.
Quando todas as cordas estiverem estáveis sua guitarra esta pronta para ser tocada.
Ela ficará afinada durante o show inteiro!
|
Jg Destroyer Veterano |
# dez/07
· votar
lam777
vou testar hehe
eu antes tocava a corda bem forte e fazia uns bend nela, ms esse processo ae nunca testei , nem tenho tanta coragem haha, vo faze na frente do vendedor
abraço
|
lam777 Veterano |
· votar
O seu processo tem efeito similar, mas não é tão eficaz quanto esse.
Tem uma banda grande de metal classico na minha cidade chamada Mafia, e eles tinham um Luthier só para fazer isso, eu conversei com o Luthier enquanto ele estava fazendo antes do Show começar, e trocamos umas idéias, pois a banda tinha 3 guitarras fenders, 1 baixo fender, cubos fender, 1 guitarra de segunda linha, não me lembro da bateria.
Ele disse que mesmo a guitarra de segunda linha ficaria afinada até o fim do show.
Tenho sempre que tocar com muita intensidade minha guitarra, pois ela tem a captação fraca, e se não fizer isso ela perde afinação muito rapidamente com a minha pegada.
NA verdade porque eu gosto de guitarra assim, que exige mesmo do kra, pq parece as guitarras bem antigonas 1940 e pokos que é a época do estilo que eu toco.
|
Jg Destroyer Veterano |
# dez/07
· votar
lam777 eu tenho uma t-zero antiga, ponte original dela msm qndo ela tava regulada direitinho eu usava e abusava da alavanca, tokei por 3 horas todo solo descendo a alavanca toda e ela desafinou so meio tom xD
vc ja testou esse metodo ae?
funciona mesmo?
3 guitarras fenders,
lembrando que eu uso floyd...
|
Curly Veterano |
# dez/07
· votar
lam777
discordo que vc deva enrrolar as cordas ao máximo, se é que eu entendi certo o q vc quis dizer. Acho que é justamente o contrário. quanto ao método de "puxar" as cordas creio que é adequado para cordas de nylon (há quem não concorde), para cordas de aço de boa qualidade não vejo necessidade disso, creio que até diminua a vida útil delas.
|
lam777 Veterano |
· votar
Isso varia de guitarra para guitarra.
|
lam777 Veterano |
# dez/07
· votar
Escutem please:
http://www.4shared.com/file/33387506/2a06f903/blues6x8.html
|
diego gr Veterano |
# set/08
· votar
lam777 Ótimo tópico!
Só não entendi uma coisa: 3- De olho afinador, começe a afinar novamente todas as cordas mas com cuidado pois você não poderá solta-las apenas aperta-las, ou o processo não terá efeito sobre a corda. Não entendi essa parte em negrito. Como vou afinar a corda sem ela estar solta? Como assim?
|
Ant-- Veterano |
# set/08
· votar
Eu também não concordei com a parte "enrolar o máximo possível cada corda". Sabe-se que quanto menos voltas ficarem na tarracha, melhor a corda segurará a afinação. O ideal é 2 vezes para as cordas mais grossas, aumentando um mínimo para as mais finas (por exemplo, umas 5 voltas para a mizinha). No resto eu concordo com tudo, entendo o método e é assim mesmo que eu faço quando troco as cordas.
diego gr
Ele quer dizer que vc não deverá voltar a tarracha, caso passe do ponto de afinação. O ideal é ir subindo até a nota estar afinada e parar. Caso passe do ponto, precisa voltar (afrouxar a corda) um pouco (ele sugere uns 2 tons), dar uma massageadinha e ir subindo novamente até chegar na afinação.
Ant
|
diego gr Veterano |
# set/08
· votar
Ant-- Agora sim hahahaa Na verdade eu já fazia isso, mas eu faço assim: vou subindo a afinação até cheagr na nota, mas sempre deixo um pouco acima (uso afinador digital do amp) Notei que quando deixo esse "um pouco acima" a afinação dura mais tempo
|
Aisse Veterano |
# set/08
· votar
Eu sempre puxo as cordas quando afino... eh realmente funciona realmente. Só não concordo com a parte "2- Tente enrolar o máximo possivel cada corda."
|
thegreen-eyedmonster Veterano |
# out/09
· votar
desculpe ressuscitar o tópico, mas tem também outro jeito: coloque a corda pelo buraco da tarraxa. de a volta por ele e enrole a corda em si mesma. Depois disso, afine. Segura mesmo se misturar tudo que tá escrito aqui mais isso que falei.
|