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rafagg Veterano |
# dez/07 · Editado por: rafagg
pow galera to cum a seguinte dúvida:
Sei que os intervalos podem ser divididos da seguinte forma:
- intervalos de 2a, 3a, 6a e 7a podem ser diminutos, menores, maiores ou aumentados
- intervalos de 4a, 5a e 8a podem ser diminutos, justos e aumentados
queria saber o pq dessa divisão, entender a função de ser assim...
OBS: há e queria saber também pq q, por exemplo, um intervalo de segunda naum pode ser diminuto (sei q seria uníssono, mas pq naum existe?), um de terceira naum pode ser diminuto nem aumentado, etc (sei q issu causaria um repetição, mas tem intervalos que saum repetidos, tais como 2a aumentada e terceira menor)
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lucas-sarmento Veterano |
# dez/07
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bbbbbbbbb
fala ai a duvida que a gente tenta ajudar
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Skinwalker Veterano |
# dez/07
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Maior = Dissonante Justo = Cossonante é o que eu sei =)
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rafagg Veterano |
# dez/07
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lucas-sarmento hehehe eh q tav testandu primeiro se ia aceita o tópico, pra eu num escreve a toa, pq eu jah tinha feito um tópico hoje...mas jah passo da meia noite dai aceito
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fernando tecladista Veterano |
# dez/07
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OBS: há e queria saber também pq q, por exemplo, um intervalo de segunda naum pode ser diminuto (sei q seria uníssono, mas pq naum existe?), um de terceira naum pode ser diminuto nem aumentado, etc (sei q issu causaria um repetição, mas tem intervalos que saum repetidos, tais como 2a aumentada e terceira menor)
isso vai de grafia:
se tu escreve um intervalo ex: Dó-Mi é uma terça maior já que de dó a mí envolve 3 notas (dó ré mi)
pra ser uma quarta diminuta teria que escrever Dó e Fá bemol já envolvendo (do-re-mi-fa) mas tocando um terça maior ou uma quarta diminuta sonoramente é igual, a classificação existe mas na grafia fica uma coisa medonha
geralmente você passa a reparar nesse intervalos quando você transpões para tons mais complexos (com clave cheia de # ou b)então fica aquela duvida se na partitura você escreve tal ou tal nota ai você ve se colocar a "segunda tal nota" dá um intervalo aumentado e no tom original era um intervalo maior
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rafagg Veterano |
# dez/07
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Skinwalker eh mais ou menos issu, pelo material q eu tenhu em mãos seria assim:
Intervalo Melódico - quando as notas são dispostas sucessivamente
Intervalo Harmônico - quando as notas são tokadas simultâneamente
Intervalos melódicos consonantes uníssono 2a maior e menor 3a maior e menor 4a justa 5a justa 6a maior e menor 8a justa
Inntervalos melódicos dissonantes 7a maior e menor (e tds os intervalos aumentados e diminutos)
Intervalos harmônicos consonantes uníssono 3a maior e menor 4a justa 5a justa 6a maior e menor 8a justa
Intervalo harmônicos dissonantes 2a menor e maior 4a justa 7a maior e menor
...q inclusive eu gostaria q vcs me esclarecessem tb se a 4a justa é um intervalo harmônico consonate ou dissonante
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rafagg Veterano |
# dez/07
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fernando tecladista pq issu me causa mts dúvidas, tipo dizem q naum existe mi#, fáb, si# e dób, td b sei que essas notas saum iguais respectivamente a: fá, mi, dó e sí, mas qnd vc vai montar a escala de dó# aparece o mi# e o si# e qnd vc monta a escala de dób aparece o dób e o fáb....daí inda podem dizer intaum essas escalas naum existem, mas elas aparecem no ciclo d quintas...essa parada d enarmonia eh soh pra cafundi a gente
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Mega Veterano |
# dez/07
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há e queria saber também pq q, por exemplo, um intervalo de segunda naum pode ser diminuto (sei q seria uníssono, mas pq naum existe?), um de terceira naum pode ser diminuto nem aumentado, etc (sei q issu causaria um repetição, mas tem intervalos que saum repetidos, tais como 2a aumentada e terceira menor)
O nome que você dá ao intervalo depende da referência que você tá adotando e em alguns casos, o modo como você mesmo interpreta. Mas de um ponto de vista teórico, um intervalo só pode ser ele mesmo. Ainda que na prática ele possa ter outra nomenclatura. Ou seja, se um dia lhe perguntarem qual é a sétima maior de C#, ainda que pareça estranho, responda B#, nunca C.
E a quarta e a quinta justa levam esse nome porque se você for pelo caminho tonal contrário, você encontra outro intervalo justo. Daí surge o raciocínio do ciclo de quintas e quartas. O primeiro para os sustenidos das tonalidades, e o segundo para os bemóis. Ou seja, se a minha última alteração nas escalas maiores com sustenidos é B#, a primeira das escalas maiores com bemol será Bb e a última será Fb, já que F# é a primeira no ciclo de quintas. Isto posto, eis uma sugestão para seu próximo estudo: Escalas, Tons vizinhos e campo harmônico.
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Serek Veterano |
# dez/07
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nao sei se posso fazer isso mais... Eu estudo no souz lima e la ha aulas teoricas gratis para quem faz aulas praticas. Porem nao sei se devo "usar" meu tempo de descanso para estuda No souza lima ou se tento procurar ou pedir ajuda a voces comapostilas e etc... bom sobre as pausas (eu sei Bem pokin quase nada) Mai eh isso mesmo que o Mega flo
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