Timbre Violão x Guitarra, não diferente demais, mas nem tão igual assim Uma duvida incomum

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# jun/12


Ola Baixinhos! Senhores e Senhoras (tem alguma ai?) sei que parece ser repetido, mas não é.

O que falo abaixo é sobre os instrumentos plugados

Ha tempo venho comparando o timbre de violão e guitarra, e posso dizer que alem de soarem totalmente diferente são muitos parecidos, afinal, o que diferencia?

Bom vamos la:

Um violão tem um timbre mais agressivo e não duradouro, estalado, ja a guitarra não, é mais macio. Mas....

Quando ligamos uma guitarra em linha, em um amp qualquer ela lembra um violão, e se ligarmos um violão captado por Singles ou HB ele lembra uma guitarra clean, até esse ponto podemos dizer que a diferença esta na captação:

Violão> Singles ou HB > som parecido com uma guitarra clean em um amp qualquer.

Guitarra> Amp qualquer > som de um violão com Singles ou HB sem ressonacia nenhuma...


Quando usamos captação de rastilho (piezo) em uma guitarra conseguimos o som de violão, muito bom mesmo, então isso ajuda a confirmar que a diferença do timbre da guitarra pro violão esta na Captação, pois mesmo uma guitarra em seu amp não convencional ainda soa como uma guitarra. Audio by : Bog

http://www.youtube.com/watch?v=hA0cago-VUo

Esse video o nirvana usou violões com hambuckers e consiguio esse timbre característico da guitarra. Coloque a 2:05
-------

http://www.youtube.com/watch?v=RzB6JlEVYcQ

Ja nesse outro o guitarrista esta com um timbre bem violão, não sei o que ele fez, mas esta.
-------------------


Vamos tomar como exemplo agora o Godin A 6 Ultra HG

é um violão solido, o diferencial é que ele tem 2 captadores, um hambucker e um rastilho, ele tem duas saídas, uma pra cada captador, com o piezo temos o lindo e agressivo som de violão, e com o hambucker temos o lendário som clean da guitarra.

Agora a pergunta:
Então podemos dizer que a diferença esta na captação? o captador magnético é vida dom som da guitarra?

Coops
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que sim , pois os captadores por serem magnéticos , trazem um som mais "magnético" á guitarra e já o violão por ser acustico , traz um som meio "reverb".

Ótima minha explicação , kkkkk

De Ros
Veterano
# jun/12
· votar


Nesse video dá para ver a diferença entre um captador humbucker e um piezo no mesmo equipo.



Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
Então podemos dizer que a diferença esta na captação? o captador magnético é vida dom som da guitarra?

Não é só isso.

Em primeiro lugar, a captação "acústica": o som só fica realmente muito parecido quando se trata de captadores piezo de rastilho. Este tipo de captador quase não pega outras coisas além da vibração das cordas. A forma como as cordas vibram em um violão e em uma guitarra é diferente, mas de maneira geral a captação piezo fica mesmo parecida em ambos os casos. Só que existem outros sistemas de captação, que procuram algo mais próximo do timbre acústico de um violão, e estes sistemas usam captadores em outros lugares, principalmente no tampo. Aqui, a vibração do tampo do violão produz um resultado muito diferente do que se teria com um captador do mesmo tipo em uma guitarra.

Eu comentei contigo que o som de um Yamaha Silent Guitar não se compara ao de um violão tradicional com boa captação - no caso, outro Yamaha, o APX900. O Silent Guitar não tem corpo, e o captador piezo dá um resultado muito parecido com o de outros violões com captação similar. Mas quando entram em cena outros tipos de captação, a história é bem diferente. Isso que eu nem falei daqueles mini microfones internos...

Já quanto à captação magnética, novamente, existem diferenças, e nem precisamos pensar em violões para enxergar isso. Basta comparar guitarras de corpo sólido com semi-acústicas, e depois com hollowbodies gorduchas. O som é bem diferente, as guitarras de corpo sólido têm o som mais seco, enquanto as outras têm mais ressonância. Nunca experimentei, mas se eu pegasse um captador de Les Paul e colocasse em um violão, seria de se esperar uma característica mais brilhante e ressonante do que na guitarra normal.

Instrumentos híbridos, como este Godin, o Taylor T5 ou os Crafter SAT ficam no meio do caminho entre uma coisa e outra, e apesar de servirem a ambos os propósitos, têm suas particularidades também. Eu acho bem interessantes por permitirem timbes que só eles têm, mas no geral, não são substitutos completos nem para um violão convencional e nem para uma guiarra de corpo sólido.

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Basta comparar guitarras de corpo sólido com semi-acústicas, e depois com hollowbodies gorduchas. O som é bem diferente, as guitarras de corpo sólido têm o som mais seco, enquanto as outras têm mais ressonância.

é claro, tem a influencia da madeira, mas o som ainda é de guitarra.


O que eu percebo tmb é as cordas, o timbre da corda de aço da guitarra é diferente das cordas de aço do violão?


Eu evitei citar a amplificação da guitarra, pois ia confundir muito..

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Então podemos dizer que a diferença esta na captação? o captador magnético é vida dom som da guitarra?

Não é bem isso. É muito simplista afirmar isso, mas em parte é verdade. Um captador bem fraquinho numa guitarra, vai aproximar o som a um violão, por exemplo uma tele com lipsticks bem fracos. Mesmo assim não é um som de violão. Para chegar mais num som de violão numa guitarra pode-se usar captador piezo na guitarra (eu tenho um vídeo da minha guitarra também, tá pensando que é só o De Ros?? hehehe) ou usar o Boss Acoustic Simulator. A tecnologia da Gibson chamada Chamaleon Tone simula o som de violão através de equalização e combinação de bobinas dos captadores com sucesso razoável também.

Por outro lado, nos violões além do piezo existem outros tipos de captadores, como sensores de tampo, microfones internos e até mais tecnológicos como o Fishman Aura. A questão é que o piezo não traduz bem o som do violão, então várias tecnologias lutam para tirar esse "som de piezo".

Você viu um tópico que fiz sobre o Godin Multiac (é de nylon)? Tem uma gravação onde usei o Godin em linha e uma das bases usei o Fishman Aura, já enganou alguma coisa o som do piezo. Mais tarde, o colega carlcarl enviou um som onde gravou em linha com o Godin Multiac dele e acho que ficou boa, mas dá para sentir mais o som do piezo.

De toda forma, existem diferenças entre um violão e guitarra que não é transponível apenas com a captação. Um violão (acústico e não sólido) com captador não aguenta som alto e se for distorcido, menos ainda, esse tipo de som é com guitarra pela própria construção. Já a acústica de um violão desses não pode ser igualada com uma guitarra sólida. Então o que diferencia um violão de uma guitarra é a acústica e a própria construção.

Leomju
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Muito boa colocação. E esse Acoustic Simulator já usei é bem prático e realista, principalmente pra quem toca em Igreja ou banda de apoio é uma ótima pedida.

Eu valorizo a sonoridade do violão, quando a sua captação deixa transparecer sua qualidade acústica!

Cristhyano
Veterano
# jun/12
· votar


Al Di Meola usa violão com distorção direto.

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=js_AOrXNRtk

Olha o som desse violão :D

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Qual é o ponto desse violão?

Achei bem ruinzinho...

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Eu sempre quis um timbre acústico igual da guitarra, o violão de nylon clássico é o que checa mais perto......

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Pessoal, esse video abaixo, a guitarra esta desplugada?

http://www.youtube.com/watch?v=s3sVlUyC3tU&feature=relmfu

Deco_ufrj
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
sim, está desplugada...

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Então, nesse vídeo mostra que o timbre realmente vem mais do captador magnético, pois esta longe da guitarra...

Deco_ufrj
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
sim, tanto que uma guitarra com captador piezo soa parecido com um violão e uma guitarra acustica desplugada também... pega um violão de aço que você terá um som parecido... a diferença nesse caso do timbre do violão pra uma guitarra "hollow body" se dá pela madeira, é a mesma coisa que pegar dois violões de madeiras diferentes, terão timbres diferentes...

ja um violão com captador magnético soará parecido com uma guitarra, como você mesmo disse do acustico do nirvana no violão do kurt, por que o timbre de guitarra é caracterizado pela captação magnética... uma coisa é timbre "acustico", outra é o timbre captado pelo captador... o magnetico capta o campo magnetico gerado pelo movimento das cordas, o piezo pega a vibração fisica gerada pelo movimento das cordas... são captadores diferentes, funcionam de maneira diferente e geram timbres diferentes...

respondendo sua pergunta, na minha opinião, sim, a essencia da DIFERENÇA entre guitarra e violão está no captador magnético... mas não a essencia do som da guitarra propriamente dito, por que guitarras com contruções diferentes tem timbres diferentes...

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Deco_ufrj

na minha opinião, sim, a essencia da DIFERENÇA entre guitarra e violão está no captador magnético

Chegou ao ponto!!
------------------------------

No mais, acho que esse video fala Até D+:



Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Deco_ufrj
a diferença nesse caso do timbre do violão pra uma guitarra "hollow body" se dá pela madeira, é a mesma coisa que pegar dois violões de madeiras diferentes

Não é só isso. A estrutura da hollowbody, com o topo arqueado, os f-holes e a ponte flutuante, sem contar a parte interna, é determinante para que o som de uma "archtop guitar" (vulgo "guitarra acústica") seja diferente de uma "flattop guitar" (vulgo "violão"). Mesmo uma Godin 5th Avenue totalmente acústica mantém as características diferentes de qualquer violão que eu tenha experimentado: som menos brilhante, mais puxado para os médios, com projeção mais para a frente e decaimento mais rápido das notas.

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


Alex guitar man

Neste vídeo, o cara não usa nenhum violão flattop. O primeiro instrumento que ele usa é uma guitarra archtop, e o timbre acústico dela não é igual ao de um violão. Este tipo de instrumento tem construção mais complexa e preço maior que o de um violão, e as guitarras hollowbody mais baratas não têm um som acústico muito bom. Se fosse realmente a mesma coisa, não haveria razão para alguém fabricar ou comprar um negócio desses.

Existe uma boa razão para que as obras-primas dos maiores luthieres do mundo sejam exatamente archtops.

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Neste vídeo, o cara não usa nenhum violão flattop.

Ok, mas quero dizer que o timbre acústico não lembra uma guitarra eletrica hehe

Este tipo de instrumento tem construção mais complexa e preço maior que o de um violão, e as guitarras hollowbody mais baratas não têm um som acústico muito bom.

Eu sei, ja tivemos uma conversinha a respeito hehe

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Parece que tem uma confusão aqui.

Violão tem som acústico, desplugado, assim como guitarra archtop. É diferente o som de um violão (flattop) e de uma archtop. E esse som acústico era tudo o que existia nesse instrumento até desenvolverem os captadores e adaptar nesses instrumentos. A coisa desenvolveu até chegar nas guitarras sólidas, onde tem muito pouco som acústico e o som vem dos captadores. A questão é que o tal “som de guitarra” que o pessoal fala é o som do amplificador, que vem de captadores magnéticos. Então o som de guitarra que a gente está acostumado na verdade vem do alto-falante do amplificador, mas para isso precisa de um transdutor no instrumento e uma amplificação, que não é das mais transparentes (não é FR FR, se não souber, o que é tem um tópico sobre isso).

Só uma breve definição: transdutor é algo que transforma um tipo de energia em outro, no caso a energia vibratória em impulsos elétricos para o PA ou amplificador.

Que eu conheço, existem 3 tipos de captadores (transdutores) para violão e guitarra, excluindo o microfone: magnéticos, piezo e óptico.

Captadores magnéticos foram idealizados inicialmente para traduzir o som acústico, para amplificar o som e fazer do instrumento algo que se pudesse solar em uma banda, inicialmente usados em guitarras archtops. Então eram bem mais transparentes que muitos captadores atuais. Ocorre que as voltas do fios que enrola em volta do imã do captador cria uma capacitância, que somada com os fios até chegar ao amplificador gera uma indutância e um certo “filtro de frequências”. Isso torna esse transdutor o menos linear, ou seja, ele tem um som próprio. Existem captadores para violões e estes são feitos para serem mais lineares (ou transparentes), traduzem relativamente bem o som de violão. Veja este vídeo do Seymour Duncan Woody:




Se você considerar que o microfone está captando muito bem o som acústico do violão, vai ver que o captador dá certa coloração ao som, mas bem aceitável e ainda com muita característica de som de violão. Porém ao ligar distorção no pedal ou no amp, o som vai se aproximar muito do “som de guitarra”. Isso prova que neste caso esse “som de guitarra” vem muito mais da amplificação que do captador propriamente.

Os captadores piezo e óptico são bem mais lineares. Isso vai causar um som com mais agudos, mais harmônicos (principalmente), que não serão perdidos pela não linearidade do captador magnético. Também não traduzem com extrema fidelidade o som acústico, mas se prestam bem mais para o som de violões. Ao se plugar num amplificador de guitarra, com drive, tendem a “abelhar” (isso irrita os guitarristas em geral), mas controlado esses agudos até que não é totalmente impossível usar esse som com o overdrive característico de guitarra. A questão é que estamos acostumados com o som de captadores magnéticos num amplificador que timbra o som que já vem alterado pelo captador. Então esse som não é exatamente o som que a gente reconhece como “som de guitarra elétrica”.

Para quem não conhece os captadores ópticos, tem um vídeo que mostra como soam, acho parecido com piezo. A ideia é antiga, mas é algo que não “pegou”, são bem mais raros.



Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


A questão é que o tal “som de guitarra” que o pessoal fala é o som do amplificador, que vem de captadores magnéticos. Então o som de guitarra que a gente está acostumado na verdade vem do alto-falante do amplificado

Não queria citar amplificadores nesse topico, mas em fim:

Como disse, pegue sua guitarra, seja semi acustica, ou solida, liguea em um amplificador qualquer, seu som sera ainda de uma guitarra, assim como disse la no começo (dei como ex a gravação do Bog).

Olhem esse video:

http://www.youtube.com/watch?v=akGnpttaJ88&lc=H-OBGGSUgH9hxiuEloldN1vC 89QiI7s4y1Rj_AiZIc0&feature=inbox

O cara ta com o violão solido em um amplificador de guitarra, vejam minha participação nos comentários.
-----------------------------------------------------

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


MMI

Uma mudança rapida no assunto:

1º Como surgiu as archtop apartir do violão?

2º Afinal, porque o violão se chama violão? ele é uma Guitarra, Acoustic Guitar na verdade...

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Como disse, pegue sua guitarra, seja semi acustica, ou solida, liguea em um amplificador qualquer, seu som sera ainda de uma guitarra, assim como disse la no começo

Mas é isso o que eu disse. Um captador de guitarra timbra o som, associa isso a um amplificador de guitarra e vai ficar um som de guitarra mesmo, não tem por onde. Porém pega um violão com captador magnético para violão ou mesmo uma guitarra archtop ou ainda uma guitarra com um captador bem mais fraco num amp mais para FR FR e dá para tirar um som que se aproxima mais de violão. A questão é que como o captador é um transdutor dos menos lineares, sempre vai dar um som meio guitarra porque o captador impõe um som dele. Não dá para tirar o violão dessa história. Mesmo um violão ou guitarra piezo no meu amplificador de guitarra fica com som de guitarra, não tem por onde. Você percebeu no vídeo que eu postei como o violão com captador magnético tem som de violão? Mas ao ligar no Mesa Boogie, vira som de guitarra!

1º Como surgiu as archtop apartir do violão?

No final do séx XIX luthiers da Europa, vários da Espanha, fizeram flattops de 6 cordas, ou seja violão (guitarra em espanhol). Antonio Torres Jurado inventou o "fan bracing", fazendo a estrutura do violão clássico que se usa até hoje, na época se usava cordas de tripas de animais, conhecidos como "catgut", mas as cordas não costumavam ser de tripas de gatos. geralmente eram luthiers de violinos, violas e violoncelos que faziam esses instrumentos.
Na virada para o séc XX Christian Frederick Martin havia inventado o "X-bracing" e fabricava nos EUA violões com seu sobrenome, lançando cordas de aço mais resistentes e estáveis. O novo bracing suportava a tensão.
Nessa época Orville Gibson luthier de mandolins e que havia aprendido com luthiers de violinos desenvolveu a ideia européia de um meio termo entre viola e cello (não dava para tocar de pé como cello nem "no pescoço" como viola e violino), com os princípios de construção desses instrumentos, mas com cordas de aço. Estava lançada a guitarra archtop. Mais tarde foi lançados os captadores por Rickenbacher, logo a Gibson lançou os captadores Charlie Christian para suas guitarras archtops.

2º Afinal, porque o violão se chama violão? ele é uma Guitarra, Acoustic Guitar na verdade...

Na verdade, veio da "guitarra", termo em espanhol. Violão é coisa de português. Veio do termo Vihuela em espanhol, que se tornou viola em Portugal e daí violão para viola grande.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
MMI
Violão é coisa de português.

De brasileiro. Conheci portugueses, e eles falavam "guitarra" tanto para a elétrica quanto para o nosso bom e velho violão. Mas eles entendiam o que eu queria dizer com "violão".

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Até onde eu sei porque li, a etimologia veio de Portugal mesmo, apesar deles usarem o termo guitarra. Aqui que pegou mais o termo violão.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


MMI

Como eu disse, eles sabem o que é um violão, mas não usam esta palavra. Pelo menos os portugueses que eu conheci chamavam de guitarra. O mesmo em lojas online, ou outros sites, como por exemplo o site português da Yamaha:

http://pt.yamaha.com/pt/products/musical-instruments/

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Bog, poderia dar mais detalhes sobre aquele captador pra violão que a yamaha usa que é muito bom?

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Qual deles? Eles têm mais de um sistema de captação melhor que o piezo convencional. O sistema do meu APX900 usa transdutores sob o tampo, sob a ponte (mas não é o piezo de rasilho normal). Tem uma linha de nylon que usa um transdutor perto da boca. E tem outro sistema que usa captadores piezo + processamento digital - basicamente, eles gravaram o violão microfonado e o sinal em linha do piezo, e derivaram uma função que transforma um sinal no outro em tempo real (é uma técnica parecida com a usada nos Fishman Aura).

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


O sistema do meu APX900 usa transdutores sob o tampo, sob a ponte

Isso é esse, não acho informações sobre eles cara..

-----------------------------------------

Olhem:

Comparação das archtops com violão...



Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man
não acho informações sobre eles cara..

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:iR_Ei2P9UyoJ:www. performing-musician.com/pm/dec07/articles/yamahaart.htm+System57+A.R.T .&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre Violão x Guitarra, não diferente demais, mas nem tão igual assim Uma duvida incomum