podem exclarecer minah duvida ?

    Autor Mensagem
    ponekster
    Veterano
    # dez/07


    Então minha duvida é a seguinte, tem musicas que está por exemplo no tom de D, aii quando vo solar usando a escala de Ré Maior tem nota que sai fora e da impressao que até está fora do tom, alguem pode me dizer pq isso acontece ?

    ponekster
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Outra coisinha tbem : quando a musica está em um tom eu toco a escala do tom da musica, ou tenho que variar conforme os acordes mudam ?

    _Felipe_Rock_n_Roll_
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster

    1ª:Pode ser que a guita esteja desafinada ou desregulada.

    2ª:não sei esclarecer,mas a segunda pág desse tópico talvez possa:


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/85136/p2

    blz?

    Valeu

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster

    Outra coisinha tbem : quando a musica está em um tom eu toco a escala do tom da musica, ou tenho que variar conforme os acordes mudam ?

    eu vario...

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    ponekster
    Cara, na boa, use a BUSCA.
    Primeiro porque tem muita informação boa a respeito de Escalas e suas aplicações e, segundo porque com as duas ou três palavras que vc colocou pra apresentar sua dúvida não dá pra nem sequer tentar adivinhar sobre o que exatamente vc quer saber...
    Valeu!!!

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster

    Toda escala tem notas q n vão soar bem em determinado acorde, existem intervalos, como b9 e b5, que são dissonantes demais e podem levar a um som mais torto msm... Bom, o resto eh estudo seu, como ja disseram, fuça na busca que tu acha algo!

    ponekster
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    ponekster
    Cara, na boa, use a BUSCA.
    Primeiro porque tem muita informação boa a respeito de Escalas e suas aplicações e, segundo porque com as duas ou três palavras que vc colocou pra apresentar sua dúvida não dá pra nem sequer tentar adivinhar sobre o que exatamente vc quer saber...
    Valeu!!!

    Entao, já li bastante sobre escala, mais não sou bom pra assimilar atravéz das leituras que faço, se alguem me explicasse por esse tópico a minha duvida com certeza iria conseguir compreender melhor do que ler outros topicos relacionados!! vlw !!

    ponekster
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Gostaria de saber como variar

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Gostaria de saber como variar

    ~eu faço assim

    se a base ta em reh, eu uso a escala de reh, se ta em do do e assim por diante...

    EU faço assim hehe

    ponekster
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Gostaria de saber como variar

    ~eu faço assim

    se a base ta em reh, eu uso a escala de reh, se ta em do do e assim por diante...

    EU faço assim hehe




    TIpo voce faz isso mesmo a musica estando no tom de D, no caso voce vareia de acordo com a mudança da base independente do tom da musica é isso que voce quer dizer ?? que se a base está em dó uso a escala de dó, se muda pra lá uso a escala de lá mesmo o tom da musica estando em D ?????? !!!

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster

    TIpo voce faz isso mesmo a musica estando no tom de D, no caso voce vareia de acordo com a mudança da base independente do tom da musica é isso que voce quer dizer ?? que se a base está em dó uso a escala de dó, se muda pra lá uso a escala de lá mesmo o tom da musica estando em D ?????? !!!

    eu faço assim ;D

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Jg Destroyer
    · votar


    edit : post duplo

    ponekster
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: ponekster
    · votar


    o certo é mudar a escala de acordo com a base então ?? "esquecer da escala do TOM" ? !!

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster

    kara

    tipo
    hehe
    eu n sou a pessoa mais indicada pra te falar sobre isso

    eu faço desse jeito ae e fica certo, nao sai do tom..

    mas entendo mto poco de harmonia

    vou tentar falar com algm e ja te digo algo hehe

    ponekster
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster

    kara

    tipo
    hehe
    eu n sou a pessoa mais indicada pra te falar sobre isso

    eu faço desse jeito ae e fica certo, nao sai do tom..

    mas entendo mto poco de harmonia

    vou tentar falar com algm e ja te digo algo hehe


    Beleza quebra essa pra mim velhoo ! valeu mesmo !!tu é mtoo atencioso !!;) se fosse otro já teria mandado eu ir a merda kkkkkkkk

    lucas-sarmento
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    você não precisa fazer isso!

    você pode tocar no tom da música, essas notas fora que você ouve podem não ser notas fora, apenas intervalos dissonantes, tensos. Dai a estranheza.

    variar a escala de acordo com o acorde é dificil, bem dificil, isso é muito usado no jazz, que por causa da complexidade da harmonia, toca-se a escala ou o arpejo do acorde da base. Mas é dificil.

    Tenta acostumar seu ouvido a sonoridades estranhas e dissonantes, porque talvez essas notas que vc ouve fora, estejam dentro

    ou tenta afinar a guitarra

    Thiagoham
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster
    nada disso meu velho, se tu for mudar de escala de acordo com os acordes, vai fuder tudo u.u se a musica ta em Ré, tu pode usar Ré, dependendo do acorde tu pode usar os Modos que caiam melhor... e cada modo tem notas que nao caem bem para repouso... por exemplo:
    O Jonio (escala maior) tem como notas 'ruins' a 4ª e a 7ª... ruins para repouso, mas podem ser utilizadas como passagem... sacou? qualquer coisa, to ai...

    ponekster
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    poww valeuu ae galera
    !! uAsdaueuaeu !!!!! ser iniciante é uma droga mesmo tenho que ficar aqui tomando o tempo de vcs... valeuu mesmo de coração ae o pessoal aqui é mtoo camarada !! mais uma coisinha thiago, entao esses modos eu usaria da seguinte forma, tipo se o tom da musica está em ré, ficaria legal quando o acorde for o "4ºgrau" eu usar escala de D lidio, é isso ? ???

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Thiagoham
    lucas-sarmento

    eahuieahiueahea

    eu faço isso aqui e nao parece ficar ruim nao

    vo grava alguma coisa pra ceis verem

    pierrex
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara, muito antigamente acontecia o seguinte comigo: eu achava que o tom da música era o primeiro acorde dela.

    se sua a música tiver a seguinte harmonia (bem simples):
    |: D | Em | D | Am :|

    apesar de começar em D e ter mais um D no meio, ela está em G, mesmo nem tendo um acorde G pra evidenciar isso. portanto, nesse exemplo, se tu usa a escala de D vai dar errado. se tu usa G vai cair certinho. pra quem já conhece o campo harmônico de D, é fácil saber que a música está em outro tom, pois no tom D teríamos A7 e não Am7 como na harmonia exemplo.

    estuda (procura na busca) sobre CAMPO HARMÔNICO.

    lucas-sarmento
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    nao fica ruim, só é complicado para um iniciante

    hahahah se o cara ficar com isso na cabeça quando ele ve uma progressão dois por quatro rápida o cara desiste de tocar

    ahahhaah

    Noviço
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ponekster
    rapa...use o conselho do pierrex...é mais ou menos assim como ele disse mesmo.....nem sempre o primeiro acorde d uma música ou melodia, quer dizer q ele é a tônica.......entendeu?

    Tem de olhar todo o contexto....todas as notas envolvidas na melodia.....

    abços

    ponekster
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    AUHuheuhae manjeii então o sgredo está no campo harmonico vou pegar mais sério nesse assunto estudei mais poco !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a podem exclarecer minah duvida ?