Aprenda pentatonicas!!!

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Vamos com calma pra não arrumar confusão...rs
Se vc der uma olhada pra sua mão perceberá que só tem quatro intervalos entre os dedos, daí serem cinco os dedos de uma mão.
Numa Escala Pentatônica, para que vc a represente da Tônica até sua Oitava, são necessários cinco intervalos que darão as cinco notas da Escala mais a sua Oitava.
Quanto a cinco ou seis intervalos terem relação com as seis cordas da guitarra, isso não tem nada a ver. Do contrário a Pentatônica tinha que ser diferente numa guitarra de sete cordas não é mesmo?
Ao se tocar uma escala, nada impede que vc use apenas uma corda para tocar todas as notas dessa Escala (com seus respectivos intervalos) ou tocar apenas uma nota em cada corda. O problema é que seria muito complicado tocar, ou fazer um solo por exemplo, em qualquer um dos casos.
A guitarra, assim como o violão, possui uma característica interessante que é a de se poder tocar a mesma nota em várias partes do braço (o que não acontece com o piano, por exemplo, onde cada tecla toca uma nota que não se repete em outra tecla). Isso é legal porque permite que se construam Escalas em blocos (os tais "shapes"). Procure então montar sua Escala numa determinada região do braço da guitarra de maneira que não seja necessário tanto "vai-e-vem" de dedos em trastes muito distantes uns dos outros. Olhe os exemplos da "aulinha" de Penta Blues e vc perceberá que aparecerão cordas com três notas e cordas com duas. Poderia ser quatro notas numa e uma nota na outra corda? Sim (vc já viu que dá pra fazer isso porque a nota se repete), mas seria desconfortável digitar isso ou no mínimo exigiria uma grande abertura de dedos.
Valeu!!!

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


sugiro essa lição que ensina um macete para fazer pentatonicas facilmente em qualquer parte do braço:

http://www.4shared.com/file/27010732/2b74b65c/pentatonic_mapping.html

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
Penta_Blues

valeu pela "aula"

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


Penta_Blues

Cara,to me sentindo até culpado por usar o seu tempo,mas ainda tenho uma dúvida:não sei se vc não explicou ou se não ficou claro pra mim,mas porque em uma pentatônica existem 5 intervalos (maior e menor) e em outra existem 6 (penta blues)?E ainda não entendi como os intervalos da maior e da menor são "aplicados".Se não fosse incomodo,eu queria te pedir pra montar um modelo,do jeito que eu fiz aquela pentatonica,mostrando os intervalos.Desculpa a encheção de saco,blz?

Valeu

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Galera DESCULPA USAR O TOPICO AKI, MAS VOU FAZER ULTIMA PERGUNTA SOBRE ESCALA! TO NUMA DUVIDA FDP!

É o seguinte...faz de conta q uma musica tem esses dois acordes só C G ( isso ta no campo harmonico de C maior certo?) entao...
Como eu usaria os modos gregos nisso?
Eu usaria o Jonio de Dó por exemplo blz...mas eu usaria esse jonio só enquanto ta no Dó? ou poderia usar mesmo em cima do G?
Já q o G ta no mesmo campo harmonico?
Resumindo, pra cada acorde eu mudo o modo? ou numa musica com o mesmo campo harmonico a musica inteira, eu poderia usar só um modo?

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


E outra duvida...heheh por favor quem souber me fale!!!
sobre campo harmonico eu li..e ate q entendi alguma coisa!!!
mas no campo harmonico de Do maior, eu posso usar C7...ja q esse acorde tem Bb na sua formação?
resumindo,,,eu só posso usar acordes de Dó, q possuem notas que estao no campo harmonico?

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P

cara, o campo harmônico de dó maior é o seguinte (em tétrades):

cmaj7 - dm7 - em7 - fmaj7 - g7 - am7 - bm7b5

esses acordes são formados com as notas da escala de dó maior (C D E F G A B), não entra nenhuma nota diferente dessas na formação deles

da mesma maneira, os modos (jônio, dórico, etc) são formados apenas pelas notas C D E F G A B, apenas os modos começam por notas diferentes, tipo

jônio: C D E F G A B
dórico: D E F G A B C
etc

mas é tudo C D E F G A B, então tanto faz vc usar o jônio em cima do C ou o mixolídio em cima do G, vc estará tocando apenas C D E F G A B, entendeu ?

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
Ué nao entendi direito......
jonio tem as notas CDEFGAB certo?
Dorico tem DEFGABCD, mas esse dorico nao eh de Dó, eh dórico de Ré num eh?

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
ou melhor...se todos tem as mesmas notas, pra q q existem os modos?

MANFREDINI
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
cara, se eu fosse você eu criava logo um tópico definitivo pra esclarecer tudo sobre as pentatônicas e a penta blues, pois quase toda semana alguém cria um tópico sobre pentatônica e lá vai você você responder a mesmo coisa, ai podeira ver se algum moderador dava logo um stick =)

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
só mais uma pergunta hehe...
entao o acorde C7, nao está no campo harmonico de C maior correto?
ele poderia estar no campo harmonico de Fá, correto?

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


OU SEJA, NO CAMPO HARMONICO DE DÓ MAIOR, eu só posso usar o Jonio de C entao...como q eu vou usar o Dorico de Dó, se no dorico as notas sao diferentes? isso ta certo?
se isso estiver certo...pra q q existe os modos? se eu posso só usar CDEFGAB, pra q q eu preciso saber mais q isso? se todos vao ter só essas ntoas mesmo?


Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P

ou melhor...se todos tem as mesmas notas, pra q q existem os modos?

beleza, quando vc faz essa pergunta vc está perto de compreender a coisa...

eu diria que a resposta para essa pergunta tem duas partes:

em primeiro lugar se vc ataca a escala partindo de uma diferente, vai gerar uma sonoridade diferente, mesmo se estiver tocando apenas C D E F G A B

em segundo lugar vc pode "transpor" os modos, ou seja, pode aplicar o desenho dos modos sobre acordes que não são os originários daqueles modos, da seguinte maneira:

- sobre um acorde maior vc pode aplicar os modos jônio e lídio
- sobre um acorde menor vc pode aplicar os modos dórico, frígio e eólio
- sobre um acorde dominante vc aplica o modo mixolídio
- sobre um acorde meio diminuto vc aplica o modo lócrio

então digamos que a harmonia seja:

Cmaj7 - Am7 - Em7 - G7

se vc aplicar os modos partindo da raiz do acorde estará tocando apenas C D E F G A B, tipo se vc aplicar o modo éolio sobre o Am7 partindo da nota A

mas se vc aplicar o modo Dórico sobre o Am7 partindo da nota A vc "transpôs" o modo, entendeu ?

se vai soar bem é outra estória...

essa explicação não tecnicamente correta mas é uma maneira fácil de vc entender

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


putz não consigo mais editar meus posts, toda vez que posto algo tenho que limpar os cookies senão não acesso mais o forum, se continuar assim, não posto mais =/

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


MANFREDINI

eu acho que podiam da um stick nesse tópico mesmo,vc viu os posts aula que o Penta_Blues postou na página 2?

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
Comigo tava assim também, só que cada vez que eu postava dava logout, ai baixei o Firefox parou.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
Atum Bluesman

po,ta dando cagada comigo tambem,eu vo edita os posts tem que deleta os cookies e sair da internet ainda!!!!!!!

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

eu uso o Firefox. mandei bloquear os cookies do cifra para não dar erro mas aí não consigo mais editar

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Curly

tambem uso firefox

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
=/ vou mandar uma mensagem pro Sam pra ver se ele pode resolver.

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_

pois é... =$

vou reclamar na central

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
Só ver uma coisa entao..antes de mais nada..mto obrigado pela paciencia!!!
mas só mais uma coisal...
Num campo harmonico apenas de C maior...qualquer escala q eu use q tenha as notas CDEFGAB vai estar certo correto? blz..
mas eu posso usar o modo jonio de dó, em cima de todos acordes do campo harmonico de d Dó?
tipo usar jonio de Dó em cima de G maior, em Am, em Em? etc
ou semrep q muda o acorde, eu tenho q mudar o modo?

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Porque eu ja entendi a formação de todos campos, dos modos etc..ja entendi a formação de sim!
só num entendi porque inventar isso de modos...
se no campo harmonico sao as mesmas notas,,,entao num precisa de modos...vc começa a solar da onde quer ué...

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P

pode usar o jônio sobre a progressão inteira ou pode aplicar os modos de acordo com o acorde, no final será tudo CDEFGAB mas se vc procurar aplicar o modo do acorde vai encaixar umas sonoridades diferentes tornando seu improviso mais interessante

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P
Na verdade os modos se deram por causa da afinação temperada dos instrumentos, mas em resumo você tem um leque de opções a mais com os uso dos modos.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P

Depois o Curly responde certo,mas acho q não há pq mudar de modo,já que todos são compostos pelas mesmas notas.Mas não tenho certeza.

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P

se no campo harmonico sao as mesmas notas,,,entao num precisa de modos...vc começa a solar da onde quer ué...

já te expliquei isso acima, lê de novo

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


no meu post onde eu escrevi

em primeiro lugar se vc ataca a escala partindo de uma diferente, vai gerar uma sonoridade diferente, mesmo se estiver tocando apenas C D E F G A B

leia-se

em primeiro lugar se vc ataca a escala partindo de uma NOTA diferente, vai gerar uma sonoridade diferente, mesmo se estiver tocando apenas C D E F G A B

não consigo editar =/

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
Atum Bluesman
Curly
Valeu galera...acho q entendi sim...
Mas eu faço assim , ao inves de ficar decorando nome de modos...
Eu sei a escala maior e menor de Dó por exemplo...
e todas as outras notas...
Daí eu caço as notas do campo e pronto...
Tipo se aparece um C7...eu sei q nao vou usar jonio de Dó...pq no jonio tem B, e no C7 tem Bb...daí eu caço a escala q tenha esse Bb...!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


Pessoal,eu sei que a minha dúvida é pro Penta_Blues,mas alguem ai sabe responde-la?Dá uma olhada lá em cima

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprenda pentatonicas!!!