Inclinação do braço (ja usei a busca)

    Autor Mensagem
    U1000D
    Veterano
    # dez/07


    Notei q o braço da minha guitarra esta inclinado para frente, fazendo com que as cordas fiquem coladas demais nos primeiros trastes e com ação alta demais do 12 pro final.

    Não há empenamento do braço, ele está retinho, sei regular o tensor para isso.

    Gostaria de saber como corrigir esse problema de inclinação em relação ao corpo, para deixar a ação mais homogênea.

    Aguardo resposta, desde já obrigado.
    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    U1000D
    Estranho que o problema se manifeste do 12º traste para adiante, pois isso configura empeno. Caso contrário vc terá que abaixar a altura da ponte ou colocar um calço sob o braço.
    Abç

    U1000D
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Boa tarde Mauricio! Então, na verdade a ação vai aumentando gradativamente, nos primeiros trastes esta bem baixa e no fim do braço muito alta.

    O braço esta retíssimo, regulei o tensor durante o final de semana.

    Se eu descer um pouco a ponte vai trastejar nos primeiros trastes.

    O problema mesmo é q o braço já sai inclinado desde a junção, é bem perceptível isso ao olhar a guitarra de perfil.

    Andei pesquisando em sites de luthiers, no do Edmar Luighi ele descreve essa situação como "o braço como uma rampa de lançamento de foguete" hehhe. Parece engraçado mas é triste, pois não consigo regular para uma ação baixa e homogênea.

    Sobre calçar o braço, teria como vc falar mais sobre o método? Vai ficar um vão entre o braço e corpo na junção? Que material é utilizado para tal? É uma alternativa definitiva?

    Obrigado pela resposta!
    Aguardo outra!
    Abraço

    pacificpoker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    U1000D
    poste fotos...

    U1000D
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    pacificpoker
    infelizmente ñ possuo camera, e a do meu celular além de ser de pessima definição, eu ñ tenho o cabo para transferir o arquivo pro pc...

    mas posso tentar detalhar melhor, só vc falar qual parte esta confusa?

    Abraço

    U1000D
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    up

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    U1000D
    Retire o braço e corte um cartão de telefone colando-o na ponta da parte de baixo do braço, recoloque o braço no lugar.
    Abç

    U1000D
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    desculpe a palavra? mas esse serviço ñ é meio "PORCO"?

    se eu mandar pra um luthier arrumar essa inclinação é isso q ele faria?

    Ñ tem como lixar a base do braço de modo que ele fique certo?

    kiki
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Retire o braço e corte um cartão de telefone
    eita!

    U1000D
    voce não disse o modelo da guitarra. tem que demontar a guitarra, tirar as cordas e desparafusar o braço. voce cola o cartão telefonico, ocmo sugeriu o bertola, e parafusa de novo. assim voce levanta um pouco o braço.
    é dificil saber se o angulo vai ficar bom, pois só temos certeza ao afinar as cordas de novo.

    kiki
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    U1000D
    Ñ tem como lixar a base do braço de modo que ele fique certo?
    se voce lixra a base do braço tem que dar um novo acabamento. o melhor é acrescentar algum material, por que mantem a reversibilidade. se lixar errado, adeus.
    poderia ser uma plaquinha de madeira, ja vi por ate folhas de sulfite e tampa de toddy. isso em serviços bastante amadores...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    U1000D
    Não, não é "porco" não, é assim que se faz comumente. Para lixar o braço vc teria que refazer o acabamento e nem sempre fica certo se não for feito em uma máquina, assim, o calço (pode ser qualquer material resistente) é a saída mais prática e utilizada.
    Abç

    U1000D
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    kiki
    Mauricio Luiz Bertola
    Muito obrigado!
    Vou levá-la a um luthier e ver o q ele pode fazer, é claro q prefiro que lixe e refaça o acabamento, pois acho q o esquema do calço pode desvalorizar a guita.

    Acho que o assunto se esgotou, e que as alternativas são apenas essas mesmo. Mais uma vez agradeço!

    vou fechar o topico
    Abraços

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Inclinação do braço (ja usei a busca)