Como mudar a escala?

    Autor Mensagem
    kohler1000
    Veterano
    # dez/07


    Estou fazendo uma música e no começo eu to usando a escala Harmônica Menor de Si (não sei se fala assim mesmo), mas assim ta dificil sair dela, queria trocar, variar a escala, como isso é possível?

    Estou utilizando esses acordes:
    Bm, G, F#m, Em

    Alex_Guitar
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Camarada, fica meio difícil somente falando assim pq. acho que iria depender da melodia que vc. quer conduzir...
    De qualquer forma, veja se vc. pode fazer uma preparação para ela ir para o campo hamônico de B maior (paralelo ao que vc. está fazendo).
    Como disse, dependeria da melodia, mas está aí uma idéia para vc. "sair" desse centro tonal, se era isso mesmo o que queria...

    kohler1000
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alex_Guitar
    Cara, tipo q eu to querendo uma coisa mais tristinha e leve no começo sabe? Mas dpois vai pra uma coisa mais pesada... isso q eu to pensando em fazer...

    eu não entendi muito bem o lance de como mudar pra B maior.. mas normalmente acordes Maiores não são mais felizes? acho q isso não me atenderia

    eu tive apenas algumas aulas de teoria e não me lembro muita coisa, mas lembro do meu professor falando disso q acordes maiores são mais "alegres" mas agora eu to querendo aprofundar na teoria pq a base q eu tenho é muito precária ainda e to querendo levar mais a sério =p

    vlw pela ajuda até agora

    Alex_Guitar
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    kohler1000
    Cara, tipo q eu to querendo uma coisa mais tristinha e leve no começo sabe...
    Entendi... bom, vc. não acha que o "clima" da menor harmônica já é uma coisa meio "tensa" para o que vc. quer não ?

    ...eu não entendi muito bem o lance de como mudar pra B maior...
    Bom, a princípio, vc. teria que bolar uma sequência de acordes que "puxasse" para esta fuga do centro tonal inicial e indo para o B maior. Mas como não é o que vc. quer, então acho melhor deixar de lado esta idéia...

    acordes Maiores não são mais felizes? acho q isso não me atenderia
    À princípio sim... mas se vc. usar alguns acordes com a intenção Lídio por exemplo, iria ficar um acorde maior mas com um "clima" mais diferente, meio de expectativa entende ?

    mas agora eu to querendo aprofundar na teoria pq a base q eu tenho é muito precária ainda e to querendo levar mais a sério =p
    Pôxa camarada, que legal... pode deixar que aqui no fórum tem muita gente que saca p´ra caramba de harmonia, como o mestre Leandro Panucci por exemplo, que sempre dá um "show" quando explica estas coisas de harmonia.
    Valeu !
    \o/

    kohler1000
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alex_Guitar
    vc. não acha que o "clima" da menor harmônica já é uma coisa meio "tensa" para o que vc. quer não?
    é, realmente... estou alternando entre a Menor e a Menor Hamônica, não sei nem como consigo, mas parece q ta dando certo, meio q na cagada, mas ta hushuehuehuh

    se vc. usar alguns acordes com a intenção Lídio
    oq seriam acordes com a intenção lídio?

    aproveitando o tópico queria fazer outra pergunta: como q seria possivel passar dessa parte mais leve pra parte mais pesada sem ficar muito estranho? tem algum "truque"?

    vlw ai pela compreensão

    kohler1000
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    alguém?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    kohler1000



    A escala de Si menor harmônica funciona bem sobre o acorde Bm, mas entra em choque com o acorde F#m. O intervalo de 7a maior da menor harmônica (nota A#) entra em choque com a 3a menor (nota A) do acorde F#m, transformando este acorde num dominante --> F#7 - F#7(b9) - F#7(b13).^

    Por que você não utiliza a escala menor de Bm ??? A sonoridade triste é característico dos modos menores, e não precisa necessariamente ser uma escala menor harmônica pra resolver a questão.

    Particularmente eu utilizo esta escala sobre o acorde menor somente quando quero uma aproximação em semitom entre a 7a maior e a 8a do acorde. De um modo geral eu utilizo a inversão do Vº grau desta escala, sobre acordes dominantes.

    Bm harmônica:

    B - C# - D - E - F# - G - A# - B --> acorde Bm(7M)

    Inversão desta escala, partindo do Vº grau:

    F# - G - A# - B - C# - D - E - F# --> acorde F#7


    Experimente em duas partes:

    Parte I --> | Bm, G, F#m, Em | ---> escala de Bm natural - Bm eólio

    Parte II --> | Bm, G, F#7(b13), F#7 | --> sobre o F#7, toque a escala de Bm harmônico (partindo, em princípio, do Vº grau desta escala).

    kohler1000
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    LeandroPanucci

    cara vlw pela dica ai... eu vo dar uma olhada amanhã pq agora ta tarde e posso incomodar os vizinhos =p

    eu entendo pouco dessas coisas mas vou me esforçar pra entender ai, vlw! amanhã cedo eu do uma olhada e retorno aki qualquer coisa

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    kohler1000

    Se liga nos intervalos das escalas e nos intervalos dos acordes envolvidos. Eles são a sua referência.

    kohler1000
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alguém poderia me dizer (mostrar) que acorde é esse: F#7(b13) ??

    kohler1000
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    por favor? simsim? hueheuhe

    kohler1000
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alguém???

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar



    F#7(b13) F#7 F#7(b9)
    e------------------------------------------------------
    B------3------------2----------2-----------------------
    G------3------------3----------0-----------------------
    D------2------------2----------2-----------------------
    A------------------------------------------------------
    E------2------------2----------2-----------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como mudar a escala?